ranking maquininha de cartao descontos educando seu bolso

Por que meu empréstimo foi negado?

Ter o seu pedido de empréstimo negado pode ser muito frustrante. Mas, você sabe quais são os motivos que podem te impedir de conseguir um? Neste post, vamos te contar alguns deles. Além disso, iremos dar algumas dicas de como você pode ter o crédito aprovado de uma maneira mais fácil! 

empréstimo negado, foto de uma pessoa fazendo contas

Empréstimo: o que é?

Antes de mais nada, é necessário entender do que se trata esse serviço. Quando você pega algo emprestado com o seu irmão, por exemplo, em algum momento você irá devolver. No caso do empréstimo, que é um produto financeiro, os bancos e financeiras te emprestam dinheiro e cobram por isso.

Essa cobrança é feita por meio de juros, que variam de acordo com a modalidade do empréstimo, o histórico do cliente, score de crédito, entre outros fatores. Nesse sentido, você realiza um contrato com a instituição financeira e é definido o valor que será emprestado e o prazo de pagamento.

Vale ressaltar que um empréstimo pode ajudar muito em algumas situações, mas em outras pode ser um grande problema. Por isso, antes de fazer o seu pedido de crédito, tenha certeza de que as parcelas irão caber no seu orçamento e de que irá conseguir quitar a sua dívida!

 

Meu empréstimo foi negado. Por quê?

1. Nome sujo: CPF com dívidas ativas

Grande parte dos empréstimos são concedidos para pessoas que estão com o nome limpo. O que quer dizer que, caso você tenha pendências em seu CPF, as chances de não ter o crédito aprovado aumentam. Algumas empresas, no entanto, possuem segmento especial para quem está com o nome sujo, os chamados empréstimos para negativados.

Confira algumas das empresas no nosso Ranking de Empréstimo e escolha a melhor opção para você por meio do nosso Simulador de Empréstimo!

Crédito Pessoal
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
GERU
Crédito Pessoal4.20%
2
Ibi Digital
Crédito Pessoal5.99%
3
Credisfera
Crédito Pessoal6.15%
4
Just.
Crédito Pessoal6.35%
5
Rebel
Crédito Pessoal6.65%
Consignado
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Agibank
Consignado - INSS2.03%
2
bxblue
Consignado - INSS2.22%
3
bxblue
Consignado - Público2.22%
4
Agibank
Consignado - Privado2.42%
5
Creditoo
Consignado - Privado4.89%
Negativados
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Livre.digital
Crédito Pessoal3.47%
2
Ferratum
Crédito Pessoal13.10%
3
Agibank
Crédito Pessoal17.91%
4
Crefisa
Crédito Pessoal21.77%
5
Unobank
Crédito Pessoal22.45%
6
Simplic
Crédito Pessoal22.45%
7
Moneyman
Crédito Pessoal28.44%
Empréstimo
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Bcredi
Empréstimo com Imóvel em garantia1.82%
2
Creditas
Empréstimo com Imóvel em garantia2.67%
3
Tutu Digital
Peer-To-Peer PJ2.80%
4
Nexoos
Peer-To-Peer PJ3.54%
5
Kavod Landing
Peer-To-Peer PJ4.40%

 

Mas, fique atento! Na modalidade empréstimo para negativados, os juros costumam ser muito maiores do que nos demais tipos. Por isso, nossa dica é: caso você tenha alguma dívida ativa, tente quitá-la ou renegociá-la antes de pedir um empréstimo. Assim, as chances de ter o montante negado diminuem.

 

2. Informações pessoais erradas

Outro fator que pode fazer com que você tenha o empréstimo negado é fornecer informações equivocadas diante do cadastro do crédito, como CPF, endereço residencial, RG, dentre outras.

Portanto, na hora de solicitar o serviço, tome cuidado e tenha certeza de que todas suas informações estão corretas e atualizadas.

 

3. Histórico de crédito

Mesmo que o seu CPF não indique nenhuma dívida a ser paga, ou seja, mesmo que o seu nome esteja limpo, pode ser difícil conseguir um empréstimo se você não tem um bom histórico de crédito, tendo em vista que possuir um bom score é um dos fatores que facilita o acesso ao crédito.

Mas como ter um histórico bom?

Se você sempre paga suas contas em dia e não costuma entrar no cheque especial, as suas chances de ter o score alto e, consequentemente ter o empréstimo aprovado, serão maiores. 

 

4. Idade

Para requerer um empréstimo, você precisa ter entre 18 e 70 anos. Mas, normalmente, só são liberados empréstimos para maiores de 21 anos. Então, se você ainda não completou 21 anos, as chances de ter o empréstimo negado são enormes! Mesmo após os 21, especialmente até os 25, ainda não é fácil ter o crédito aprovado.

 

5. Comprovação da capacidade para pagarfoto de uma carteira no bolso

Para não ter o empréstimo negado, você precisa comprovar que pode pagá-lo. Isso é intuitivo. Mas, essa comprovação não precisa ser necessariamente por contra-cheque, ou seja, não é necessariamente quem possui carteira assinada que consegue ter o crédito aprovado.

Se você trabalha como autônomo, por exemplo, essa comprovação pode ser feita por meio de movimentações bancárias e extrato do cartão. 

Ressalta-se que, caso você não tenha conta em algum banco para poder comprovar a sua capacidade de pagar pelo empréstimo, a probabilidade de ter o pedido negado aumenta. 

Então, nossa dica é: se você não trabalha com carteira assinada e também não possui conta em banco, abra uma conta e faça movimentações nela. Aproveite, ainda, para poupar algum dinheiro e fazê-lo render!

Acesse gratuitamente o nosso Simulador de Contas Digitais e descubra a melhor opção para você!

Confira, ainda, outras dicas que você precisa saber antes de pegar um empréstimo.

 

6. Tempo de duração e valor do empréstimo

Como falamos anteriormente, você precisa comprovar que pode pagar pelo empréstimo solicitado. Para isso, a maioria das empresas exige que o valor das parcelas do empréstimo não ultrapasse 30% da sua renda, nos moldes do Banco Central.

Ou seja, se você ganha R$2.000,00 por mês, as parcelas do empréstimo teriam que ser de no máximo R$600,00. Isso acontece, pois os bancos entendem que existe menos inadimplência quando as parcelas não comprometem grande parte da sua renda. Sendo assim, quanto menor a porcentagem comprometida, maiores as chances de conseguir um empréstimo.

Outro fator que pode fazer você ter o crédito negado é o tempo de vida do empréstimo. Quando é solicitado um período muito longo para a quitação da dívida, existe uma possibilidade do pedido ser negado (exceto em caso de financiamento de imóveis).  

 

7. Empréstimo com garantia

Diferentemente do empréstimo para negativado, que possui altas taxas de juros, o empréstimo com garantia, além de possuir taxas de juros mais baixas, pode fazer com que seu empréstimo seja aprovado. Nessa modalidade, você oferece um bem – imóvel ou veículo – como garantia. Mas, é importante lembrar que quando você coloca seu imóvel em garantia, a cidade do bem precisa ter no mínimo de 50 a 100 mil habitantes para que as chances de o seu empréstimo ser aprovado aumentem.

Assim, os bancos possuem mais segurança na hora de emprestar o dinheiro, pois caso você não pague, eles possuem uma garantia. No entanto, isso implica no fato de que o bem que você colocou em garantia pode ser tomado caso não haja o pagamento da dívida.

 

Empréstimo negado para CNPJ

Caso você requeira um empréstimo em nome da empresa, os critérios são diferentes. Então, é bom ficar atento a todas as dicas para que você tenha o seu crédito aprovado!

 

1. Tempo de CNPJ ativo

Se sua empresa é recente, conseguir um empréstimo será mais difícil. Geralmente, as financeiras concedem empréstimos para aquelas que tenham no mínimo um ano de funcionamento. Então, se seu negócio ainda não completou o primeiro ano, provavelmente não terá o crédito aprovado.

 

2.  Faturamento da empresa

Cada banco exige um faturamento mínimo para aprovar o empréstimo. Então, antes de fazer seu pedido, confira na financeira qual é o faturamento mínimo exigido.

 

3. Restrição no CNPJ da empresa ou no nome dos sócios

Caso exista alguma restrição no CNPJ, ou seja, se a empresa possuir dívidas, as chances de ter o empréstimo negado aumentam muito. O mesmo acontece se algum dos sócios estiver com o nome sujo. Por isso, se este for o caso, é bom colocar as contas em dia.

 

4. Tipo da empresa

Se o CNPJ for de MEI ou de EIRELI, as chances do empréstimo ser aprovado diminuem muito! Se esse é o seu caso, procure um banco ou uma financeira especializada para esse tipo de empréstimo.

 

Empréstimo negado para MEI

Muitas vezes, o pedido de empréstimo é para investir em um negócio, sendo que muitos MEIs, então, solicitam crédito. Mas, infelizmente é mais difícil ter o crédito aprovado nesse caso, tendo em vista que não é incomum que o microempreendedor confunda as contas individuais e as contas da empresa.

Por isso, caso você queira pegar o empréstimo pelo seu CPF para investir em uma empresa, tome muito cuidado com o planejamento. Não deixe de fazer todos os cálculos e tenha certeza de que o empréstimo não irá te afetar de maneira negativa na suas contas pessoais.

 

Ranking e Simulador de Empréstimo

Como vimos, inúmeros motivos podem fazer com que você tenha o empréstimo negado.

Fique atento antes de solicitar um empréstimo, pesquise bastante para achar as melhores condições para o seu bolso e faça todas as contas para ter certeza que é a melhor opção para você e que não irá te causar mais problemas.

No nosso Ranking de Empréstimo, você encontra as empresas que cobram as melhores taxas. Agora, se você quiser ter um resultado personalizado, acesse nosso Simulador de Empréstimo. Nele, nós te indicaremos o melhor empréstimo para o seu caso!

Para saber mais sobre empréstimos, confira também o nosso Guia Definitivo do Empréstimo.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários para a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *