O que você está procurando hoje?

Entenda como o empréstimo pessoal com garantia vai te ajudar a quitar suas dívidas

banner-afiliados-468×90-bpc

Está endividado e deseja quitar suas dívidas? O empréstimo pessoal com garantia pode te ajudar nesse projeto…

Você sabia que o principal motivo pelo qual as pessoas buscam empréstimo pessoal é para quitação de dívidas? Segundo uma pesquisa divulgada em 2018 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 24% das pessoas que procuram empréstimo pessoal o fazem para pagar dívidas de outros empréstimos, cartão de crédito, prestações… Você se enquadra nessa categoria? Então o empréstimo pessoal com garantia, também conhecido como refinanciamento, pode ser um excelente primeiro passo para você solucionar de vez seus problemas financeiros.

 

Por que o empréstimo pessoal com garantia é uma solução inteligente?

Antes de tudo, é preciso entender do que se trata esse tipo de crédito. De forma geral, é o empréstimo em que você deixa um bem, imóvel ou veículo, alienado como garantia de pagamento para o banco ou financeira. Portanto, para ter acesso a esse crédito é preciso que você tenha um desses dois bens em seu nome (não necessariamente quitados, mas isso varia de acordo com a política de cada instituição).

 

Dito isso, o motivo de o empréstimo pessoal com garantia ser uma boa opção é bem simples: as taxas de juros são bem mais baixas! E por que isso acontece? Porque são dois os principais elementos que definem o valor das taxas de juros de um empréstimo: o risco de inadimplência e os custos da operação. Logo, quando você coloca um bem como garantia, a instituição entende que o risco de inadimplência é menor. Como você também está assumindo parte do risco, a operação é mais segura para a instituição. Justamente por isso as taxas cobradas são muito inferiores às de outro tipo de empréstimo pessoal.

 

Caso concreto

Então, vamos supor que você se embolou na hora de fazer as compras no cartão de crédito e acabou gastando mais do que deveria. Por isso, sabe que não vai conseguir pagar a fatura no final do mês.  O que fazer? Deixar de pagar a fatura para pagar no mês seguinte? Não! Por mais que essa seja uma solução simples, não é a mais vantajosa. As taxas do rotativo do cartão de crédito são uma das mais caras do mercado, e é muito comum que as pessoas acabem se enrolando nesses juros. Assim, ficam presas na bola de neve de taxas exorbitantes por vários meses. E não é isso que você quer, certo?

 

Então, existe essa solução inteligente, que nem todos conhecem, mas que estou te contando neste texto. Trata-se de substituir uma dívida cara por uma mais barata. Ao invés de deixar de pagar a fatura do cartão, você pode optar por fazer um empréstimo mais barato e quitar sua dívida cara.

 

Você procura uma instituição responsável, solicita o empréstimo pessoal com garantia, quita sua dívida e vai ter um problema a menos para se preocupar! A partir daí, só terá que arcar com as parcelas do empréstimo com garantia, em que as taxas são bem mais em conta.

 

Para que você entenda um pouco melhor o quão desiguais as taxas são, montamos um pequeno gráfico que diferencia as taxas de diferentes tipos de empréstimo:

 

empréstimo pessoal com garantia

Os dados apresentam taxas médias mensais. Eles foram divulgados pelo Banco Central em fev/2018 e por empresas privadas que concedem crédito.

 

Além disso, caso você deseje comparar algumas das principais taxas de empréstimo do mercado, o Educando seu Bolso possui um ranking para ajudar na sua decisão! Os valores nele apresentados são os mais baixos do mercado atualmente, segundo dados fornecidos pelo Banco Central. No ranking, as taxas de refinanciamento de imóveis e veículos estão apresentadas junto com as de empréstimo para empresas. Porém, tome cuidado para não confundir as duas categorias!

Crédito Pessoal
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
GERU
Crédito Pessoal4.20%
2
Provu
Crédito Pessoal4.80%
3
Bom Pra Crédito
Crédito Pessoal8.00%
Consignado
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Creditas
Consignado - Privado1.80%
2
bxblue
Consignado - Público2.05%
3
bxblue
Consignado - INSS2.14%
Negativados
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Moneyman
Crédito Pessoal8.75%
2
Simplic
Crédito Pessoal17.90%
Empréstimo
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Bom Pra Crédito
Empréstimo com Imóvel em garantia1.00%
2
Creditas
Empréstimo com Imóvel em garantia1.36%
3
Tutu Digital
Peer-To-Peer PJ2.83%
4
Nexoos
Peer-To-Peer PJ4.18%
5
IOUU.
Peer-To-Peer PJ4.40%

 

Empréstimo pessoal com garantia de veículo

Pronto! Agora que você já entendeu o que é um empréstimo com garantia, vamos explicar um pouco sobre cada tipo. O primeiro deles é com veículo em garantia. Embora seja menos comum do que o de imóveis, o de automóveis é uma solução muito interessante. De fato, ele é o mais indicado para a quitação de dívidas de um valor mais baixo, como as do cartão de crédito, por exemplo. Aqui, o valor do empréstimo geralmente é concedido a partir de R$5.000,00.

Nessa modalidade, o bem que fica alienado é seu veículo. Em geral, é mais frequente que as instituições aceitem carros como garantia (é menos comum que se aceite motocicletas, por exemplo). Além de bancos e financeiras, empresas como Creditas oferecem esse tipo de crédito.

 

empréstimo pessoal com garantia

 

Empréstimo pessoal com garantia de imóvel

Assim como o refinanciamento de veículos, diversos bancos e financeiras fornecem o empréstimo com imóvel em garantia. Mas não só eles! Algumas empresas também merecem destaque na prestação desse serviço, como a Creditas e a Bcredi.

 

E o que você precisa saber sobre isso? Bem, em primeiro lugar, nem sempre é necessário que seu imóvel esteja quitado. Além disso, ele pode ser do tipo residencial, comercial, misto… Não é preciso que seja uma casa ou apartamento, por exemplo. Ainda, é importante comentar que o empréstimo pessoal com imóvel em garantia é voltado para quem precisa fazer um empréstimo com valor mais alto. Em geral, esse tipo de empréstimo só é concedido a partir de um valor mínimo de R$50.000,00.

 

 

O veredicto

Enfim, o empréstimo pessoal com garantia é vantajoso para substituir dívidas caras por mais baratas? Grosso modo, sim. Mas é importante que você sempre fique atento a alguns detalhes. Em primeiro lugar, esse tipo de empréstimo exige planejamento financeiro. Por exemplo, em um empréstimo com imóvel em garantia, é possível que você amortize sua dívida em até 15 anos. Ou seja, é um tempo bem grande que você terá que lidar com as parcelas desse empréstimo em suas contas no fim do mês. No caso do automóvel, o prazo é mais curto. Em geral, de até 5 anos. Mas, ainda assim, é um tempo considerável, mesmo a taxas mais baratas.

 

Outro ponto importante: o crédito com garantia nem sempre é fácil e rápido de ser conseguido. Então, ele dificilmente pode ser usado como uma solução de última hora. Imagine: é preciso que seu bem seja avaliado, que todos os documentos sejam colocados em dia… Logo, caso você perceba que esse tipo de empréstimo pode ser interessante para você, tente programá-lo com antecedência.

 

É vantajoso, basta se planejar

empréstimo pessoal com garantia

Na maior parte das vezes, realmente essa solução é muito interessante. Basta que você se planeje financeiramente para solicitar o empréstimo pessoal com garantia. Aliás, é importante que você sempre saiba qual tipo de empréstimo é melhor para o seu caso. Para saber mais, consulte nosso simulador de empréstimo. Por fim, pense que você está se programando para quitar suas dívidas e sair do vermelho de uma vez por todas. Seria ótimo, certo? Então invista nesse projeto corretamente, e conte com o Educando seu Bolso para tudo o que precisar no caminho!

Atenção

Quer encontrar o melhor empréstimo para você? Então não deixe de conhecer o Simulador de Empréstimo Pessoal do Educando seu Bolso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *