Como se livrar do endividamento?

Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Apple Podcasts
Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Spotify
Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Google Podcasts
Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Castbox

Já falamos muito sobre endividamento aqui no Educando Seu Bolso. Fizemos alertas contra o excesso de dívidas, demos dicas sobre como se livrar delas, e falamos até sobre o bom endividamento. Esse foi o tema da nossa conversa com a Mara Pinheiro, da Rede Globo, no programa Bom Dia Minas.

.

.

Como identificar o endividamento excessivo?

Desde pequenos nós ouvimos que ninguém pode gastar mais do que ganha, certo? O problema é que muitas pessoas não conseguem perceber quando isso acontece, porque não organizam bem suas contas. Sabem quanto ganham, mas não sabem quanto gastam. Então, o primeiro passo é organizar-se e construir um orçamento familiar.

.

É, estou mesmo endividado… O que faço?

Já se organizou e viu que existe um buraco no orçamento? Procure tapar o buraco! Diminua despesas, tente aumentar renda. Identifique as dívidas mais caras, isto é, as que tem Custo Efetivo Total mais alto.

.

Trocar dívidas de juros altos por outras com juros menores é uma solução? Quais devem ser os cuidados?

Sempre. Dentro e fora do Banco. Dentro, porque dá pra trocar modalidade mais cara por mais barata. Por exemplo, sair de cheque especial e rotativo de cartão de crédito para um consignado ou até mesmo um crédito pessoal. Fora, porque é possível fazer a portabilidade para outras instituições.

Conversamos com a Mara sobre modalidades de crédito. Encontrar a modalidade adequada para cada situação é tão importante quanto procurar juros mais baixos. Você sabe como escolher uma operação de crédito?

.

O consignado é mesmo uma “tábua de salvação”?

Se for para trocar uma dívida cara por outra mais barata, no consignado, é uma boa, sim. O problema é que tem muita gente usando mal esse produto, e entrando no endividamento descontrolado por meio dele. Entenda como isso acontece e evite entrar nessa!

.

Além disso, falamos sobre como é possível, até mesmo para uma pessoa que ganha pouco, evitar endividar-se e até poupar para o futuro.

Saiba mais sobre o assunto ouvindo nosso podcast:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *