O que você está procurando hoje?

Como se livrar do endividamento?

Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Como se livrar do endividamento?
/

Primeiramente, já falamos muito sobre endividamento aqui no Educando Seu Bolso! Ora, fizemos alertas contra o excesso de dívidas, demos dicas sobre como se livrar delas, e falamos até sobre o bom endividamento. E esse foi o tema da nossa conversa com a Mara Pinheiro, da Rede Globo, no programa Bom Dia Minas.

Então, se você se interessou pelo assunto nossa conversa na íntegra pode ser acessada no YouTube. Mas, se preferir, continue a leitura!

.

.

Como identificar o endividamento excessivo?

Desde pequenos nós ouvimos que ninguém pode gastar mais do que ganha, certo? Porém, essa máxima parece não surtir tanto efeito. Afinal, são muitas as famílias brasileiras que se encontram no endividamento

Mas, o que acontece com as famílias endividadas é que elas sequer conseguem perceber o momento em que isso acontece, e é por isso que o endividamento atinge uma boa parte da população, sejam famílias de menor renda ou mesmo quem já tem mais dinheiro.

Ou seja, não importa se você recebe um, dois, três ou dez salários  mínimos, é preciso ficar atento para manter as contas em dia!

No geral, o endividamento ocorre porque as pessoas não organizam bem suas contas. Isto é, sabem quanto ganham, mas não sabem quanto gastam. Então, o primeiro passo é organizar-se e construir um orçamento familiar para fugir do endividamento  e inadimplência

.

É, estou mesmo endividado… O que faço?

Já se organizou e viu que existe um buraco no orçamento? Então, procure tapar o buraco! Ou sejam diminua despesas, tente aumentar renda. Além disso, identifique as dívidas mais caras, isto é, as que tem Custo Efetivo Total mais alto.

.

Trocar dívidas de juros altos por outras com juros menores é uma solução? Quais devem ser os cuidados?

Sempre, dentro e fora do Banco. Dentro, porque dá pra trocar modalidade mais cara por mais barata. Por exemplo, sair de cheque especial e rotativo de cartão de crédito para um consignado ou até mesmo um crédito pessoal. Fora, porque é possível fazer a portabilidade para outras instituições.

Conversamos com a Mara sobre modalidades de crédito. Encontrar a modalidade adequada para cada situação é tão importante quanto procurar juros mais baixos. Você sabe como escolher uma operação de crédito?

.

O consignado é mesmo uma “tábua de salvação”?

Se for para trocar uma dívida cara por outra mais barata, no consignado, é uma boa, sim. O problema é que tem muita gente usando mal esse produto, e entrando no endividamento descontrolado por meio dele. Entenda como isso acontece e evite entrar nessa!

.

Além disso, falamos sobre como é possível, até mesmo para uma pessoa que ganha pouco, evitar endividar-se e até poupar para o futuro. Por fim, saiba mais sobre o endividamento ouvindo nosso podcast!

E aí, se interessou pelo assunto? Então, conheça nossos cursos de Educação Financeira e consiga o passaporte para a saúde do seu bolso e aprenda com os melhores do mercado!

VER CURSOS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *