O que você está procurando hoje?

C6 Taggy vale a pena?

Banner Localiza

Já conhece a C6 Taggy? Sabe como ela funciona? Qual a sua aplicação e seus benefícios? No post de hoje vamos te explicar tudo!

Quem viaja de carro e passa por praças de pedágio certamente já reparou naquelas cancelas de pagamento expresso. Geralmente são as que ficam à direita da pista e dispensam o pagamento em dinheiro, poupando tempo e esbanjando praticidade. E quem navega pelo Educando Seu Bolso sabe que pedágio expresso é uma das nossas especialidades.

Já falamos e escrevemos muito sobre esse assunto e procuramos nos manter sempre atualizados. Vamos falar hoje sobre a C6 Taggy, tag nascida da parceria entre o banco C6 e a empresa de pedágio expresso Taggy. A grande vantagem da C6 Taggy é ser totalmente gratuita.

Tag de pedágio expresso grátis

A C6 Taggy é gratuita.

O banco C6 chegou ao mercado com apetite para inovação. Além da C6 Taggy, o banco oferece outros serviços bem interessantes. E, por ser gratuito, pode ser uma alternativa bem interessante para muito serviços. Nesse texto vamos falar bastante sobre a C6 Taggy, suas vantagens e desvantagens e sobre outros serviços do banco C6 e da empresa Taggy. Vale a pena conferir.

 

Pedágio expresso

Desde 2015 acompanhamos de perto o mercado de tags de pedágio expresso. Consideramos este serviço muito interessante e útil. A vantagem mais evidente é economizar tempo de viagem.

Evitar filas nas cancelas de pedágio economiza combustível e reduz poluição, por exemplo. E, em tempos de coronavírus, evitar o manuseio de dinheiro, além de ser prático, evita exposição a contágio.

No nosso primeiro post, testamos o Conect Car, e depois não paramos mais. Comparamos o Conect Car com Sem Parar e a Move, as outras empresas que havia à época. Depois, falamos sobre a Veloe e a própria C6 Taggy. E, finalmente, desenvolvemos nosso Ranking de Pedágio Expresso, que compara as empresas em suas diversas vantagens e desvantagens.

 

A origem da C6 Taggy

Como dissemos, a C6 Taggy é fruto de uma parceria entre a empresa de pedágio expresso Taggy e o banco digital C6. A Taggy é a primeira empresa a comercializar tags por meio sistema conhecido por white label. Isto é, o produto poderá aparecer no mercado em parceria com outras empresas – aliás, isto já está acontecendo, como falaremos adiante.

Antes de analisarmos as vantagens e desvantagens da C6 Taggy, vamos falar um pouco sobre as duas empresas que deram origem ao produto.

 

Banco C6

O banco digital C6 chegou ao mercado em 2019, com a ousada proposta de ser uma plataforma para diversos serviços – financeiros ou não. É semelhante ao que faz o Banco Inter: oferece opções de investimento, cartão de crédito, possibilidade de pagar boletos, fazer transferências etc.

A base dos serviços do banco C6 é sua conta digital. Fizemos uma análise bem completa sobre ela, vale a pena conferir. No texto, você pode conhecer outros serviços oferecidos pelo banco. E se quiser saber qual é a conta digital mais adequada para suas necessidades, confira nosso Comparador de Contas Digitais.

Além disso, o C6 também atende quem quer criar uma conta corrente empresarial contando com uma série de vantagens, 100% digital e com direito a maquininha C6 Pay sem custo mensal!

Recentemente falamos também sobre a máquina de cartão C6 Pay. Vale a pena ler a análise. E, se quiser saber qual é a máquina de cartão mais adequada para seu negócio, não deixe de conferir nosso Simulador de Máquinas de Cartão.

 

Taggy

A Taggy é uma marca de tags de pedágio expresso da empresa Green Pass. Como dissemos, ela é comercializada por meio de white label. Assim, está no mercado associada a diferentes empresas. Uma delas é o banco C6.

Outras parcerias da Taggy são as empresas Zul Digital, eFrete e Eucard, que pertencem a setores diferentes. A Zul Digital é uma empresa de pagamento de estacionamento rotativo. A eFrete oferece serviços para transportadores. E a Eucard é uma empresa de cartões. Todas elas decidiram oferecer a seus clientes também o serviço de pedágio expresso.

O fato de empresas de setores distintos oferecerem o mesmo serviço a seus clientes diz muito sobre uma nova realidade de mercado. Cada vez mais, estão desaparecendo as fronteiras entre os ramos de atividades das empresas.  Empresas que antes atuavam em setores completamente distintos, de repente tornam-se concorrentes. E concorrência pode significar oferta de serviços melhores aos clientes.

Por isso é importante ficar de olho. E, como não é fácil acompanhar tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, conte com a parceria do Educando Seu Bolso. Estamos atentos às novidades e aos movimentos do mercado.

 

Como funciona a C6 Taggy

Para contratar a C6 Taggy, primeiro é preciso abrir uma conta digital no banco C6. O processo de abertura é bastante simples. Eu abri a minha pelo aplicativo do celular. Após baixar o aplicativo, informei dados pessoais, enviei fotos dos meus documentos, e no dia seguinte a conta estava aberta.

Depois de aberta a conta, basta acessá-la e, já na primeira tela, procurar a opção C6 Taggy. Clicando em “Quero saber mais”, abre-se uma tela de confirmação de endereço e, em seguida, é apresentado o contrato. Após lê-lo, é basta clicar em “Declaro que li e estou de acordo”.

A tag chega pelo correio em até 10 dias. É um adesivo que deve ser colado na parte superior do para-brisa do veículo. As instruções de instalação vêm junto da tag e precisam ser seguidas à risca, para que o dispositivo funcione perfeitamente.

Quando você passa pelo pedágio, a antena da cancela reconhece a C6 Taggy e debita o valor do pedágio diretamente na conta corrente do usuário. Ou seja, para usar a tag é preciso manter algum dinheiro na conta. Caso contrário, a abertura da cancela não será autorizada.

Por enquanto não existe a possibilidade de ter mais de uma tag vinculada à mesma conta. Para cada dispositivo, é necessário abrir uma conta separada.

 

Vantagens e desvantagens da C6 Taggy

A grande vantagem da C6 Taggy é ser totalmente gratuita. E o interessante é que o C6 Bank paga para a Green Pass um valor por cada C6 Taggy vendida, mas não repassa essa cobrança para o usuário.

Como em finanças “não existe almoço grátis”, por que o C6 Bank faz isso? A resposta é simples: para atrair e reter o cliente. Eu, mesmo, talvez não abrisse minha conta no C6, se não fosse pela C6 Taggy. Depois que a pessoa torna-se cliente, fica mais fácil oferecer a ela outros serviços, que é onde o C6 Bank realmente ganha dinheiro.

A principal desvantagem da C6 Taggy é não ser aceita em estacionamentos. Outras tags, como Concectcar, Sem Parar e Veloe, oferecem essa comodidade a seus usuários. Consideramos este serviço bastante importante para uma tag. No nosso Ranking de Pedágio Expresso, isto conta pontos para a empresa. Então, neste aspecto, a C6 Taggy ainda está devendo.

Ranking melhores empresas de pedágio expresso segundo Educando seu Bolso

Posição Empresa Nota Interessado?
1 C6 Tag
C6 Tag

3.96

2 ConectCar
ConectCar

3.61

3 Veloe
Veloe

3.52

4 Sem Parar
Sem Parar

3.50

5 Move Mais
Move Mais

3.35

6 Zul +
Zul +

3.13

Atualizado em 30/04/2024

Mas, para amenizar esta deficiência, a conta digital do C6 oferece o serviço de pagamento de estacionamentos. Basta inserir no aplicativo os dados do ticket do estacionamento – digitando, lendo QR Code ou aproximando o smartphone, dependendo da tecnologia usada pelo estacionamento. O valor é debitado imediatamente na conta e a cancela do estacionamento reconhecerá o pagamento e liberará a saída.

Por enquanto, esta comodidade é oferecida por apenas 41 estacionamentos de shopping centers no Brasil inteiro. A maior parte deles, em São Paulo – 21 ao todo, sendo 12 na capital. Estes dados foram colhidos em 26 de abril de 2020. A C6 Taggy afirma que está empenhada em aumentar o número de estacionamentos conveniados.

 

Em resumo

Vantagens:

-Totalmente gratuita

-Opção, ainda em estágio inicial, de pagar estacionamentos por meio do aplicativo

Desvantagem:

-Não oferece a opção de passar diretamente pelas cancelas de estacionamentos.

 

Seguros C6

Agora, os clientes C6Taggy conseguem contratar serviços de seguro, para ampliar a comodidade e tranquilidade com o seu veículo.

Esses seguros são destinados a veículos leves, não incluindo veículos de carga ou transporte coletivo, e para contratá-los basta clicar no ícone Seguros e Planos na página inicial do aplicativo do C6 Bank e seguir o passo a passo. 

Bom, vamos ao que interessa. Basicamente, existem 2 principais seguros, confira:

 

Seguro C6 Estacionamento

O seguro C6 estacionamento oferece cobertura para pequenos danos em estacionamentos conveniados ao C6 Bank (467 estacionamentos conveniados em todo o país). Essa cobertura é de até R$5.000,00, para danos em veículo próprio ou de terceiros e inclui serviços como reparos em vidros, farol, lanterna, retrovisor, lataria e pintura, além de reboque, socorro elétrico ou mecânico, troca de pneu e chaveiro, além de possuir assistência 24 horas.

E tudo isso, por R$ 10 por mês. 

Seguro C6 Rodovia

O seguro C6 rodovia, por sua vez, cobre situações de acidentes em estradas, além de oferecer guincho em situações de pane mecânica ou elétrica, tudo por apenas 10 reais mensais.

 

Reclame Aqui

Não basta que um serviço seja bem desenhado, ele precisa funcionar bem. Uma forma de avaliar isso é por meio dos sites de reclamações, como o Reclame Aqui. Neste site não há uma sessão específica para a C6 Taggy, mas sim para o C6 Bank como um todo. O banco recebe nota 8,2, considerada ótima.

Em abril de 2020, o banco tinha 3063 reclamações, tendo respondido a 3060 delas, com prazo de resposta de 7 dias. Fizemos uma pesquisa pelo Google e localizamos 28 reclamações específicas para a C6 Taggy.

12 usuários reclamaram de cobrança indevida – em valor incorreto ou cobrança sem uso. 10 reclamavam de mau funcionamento, 5 por não receberem a tag ou não conseguirem ativá-la. E uma, bastante curiosa, reclamava de cobrança durante viagem de ônibus, em que a tag estava dentro de uma mochila.

Destas 28 reclamações, 11 foram consideradas resolvidas, 13 apenas respondidas, 2 estavam em réplica e 2 reclamantes afirmaram que não voltariam a fazer negócio com a empresa.

 

Conclusão

A C6 Taggy parece ser produto com custo/benefício interessante, especialmente para quem pretende utilizar apenas em pedágios. O custo é o melhor possível: zero. Quanto ao benefício, alguns usuários relataram problemas no funcionamento e na cobrança, com alguma demora na resposta e na resolução.

Vamos continuar analisando este e outros serviços e marcas que interessem ao nosso público. Se você é cliente da C6 Taggy, ou de qualquer outra empresa de pedágio expresso, conte-nos sua experiência. Certamente vai ajudar a outros leitores. E continue contando sempre conosco!

Peça seu orçamento para a Localiza Meoo!

77 comentários

  • Estou aguardando meu Taggy ainda! Eu poderei trocar o veículo cadastrado com frequência, pois viajo bastante: ora com meu próprio carro, ora com carro da empresa e ora com carro alugado. Grato.

    Responder
    • Cláudio, obrigado pela sua mensagem!

      Que bom. Qual é seu plano? Cada tag precisa estar vinculada a um veículo. Pelo que as empresas nos informam, não é possível transferir a tag de um veículo para o outro. Abç!

      Responder
  • Boa noite, já tenho colado em meu carro o Conectcar no qual já uso a alguns anos, e recebi o Taggy da C6, gostaria de saber se há a possibilidade de haver algum conflito nas informações das duas operadoras na hora de abrir a cancela, é qual o critério utilizado para definir de qual operadora será debitado o valor do pedágio?

    Responder
    • Olá, Clayton, obrigado pela sua mensagem.

      Nós não chegamos a testar essa situação, apenas perguntamos para as empresas de tags. A maioria informa que a tarifa será cobrada em dobro, pois as duas tags captam o sinal da cancela.

      Abç!

      Responder
    • Bruno, obrigado pela sua mensagem! Dei muita risada com ela… 😀

      É, acho que é um sintoma dos nossos tempos. Todos estamos submetidos a muita informação e pouco tempo para assimilá-la. Você deve passar por isso com seus alunos.

      Abraço!

      Responder
    • Boa tarde Celso!
      Não, cada conta no C6 dá direito a apenas 1 Taggy. Para instalar em um segundo veículo você precisaria ter 2 contas no banco.
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

      Responder
    • Olá, Ivan, obrigado pela sua mensagem.

      É necessário cadastrar o veículo. Um dos motivos para isso é quando o sensor do pedágio falha, e o atendente precisa liberar manualmente a cancela. Ele comunica a placa do veículo e, se não houver tag vinculada a ele, o proprietário fica sujeito a multa.

      Abraço!

      Responder
    • Márcia, obrigado pela sua mensagem.

      O esperado é que haja placas, sim, mas nem sempre isso acontece. Quando surgiram Conect Car e Move Mais, as placas sinalizadoras chegaram rapidamente. Mas eu percebi, por experiência própria em estradas, que as placas da Veloe demoraram um pouco a chegar, e as da C6 ainda mais.

      A C6 afirma que está presente em todas as rodovias federais pedagiadas, e que estava caminhando para estar presente em todas as estaduais. Mas o mais prudente é fazer uma pesquisa antes de pegar estrada.

      Abç!

      Responder
        • Oi, Márcia, nós é que agradecemos por retornar.

          Achei que você se referia apenas aos pedágios. Quanto aos estacionamentos, de fato a C6 Taggy ainda não é aceita. O máximo que oferece é um aplicativo para pagamento do estacionamento. Se algum dia vier a ser aceita em estacionamentos, vai tornar-se praticamente imbatível, pois será uma tag completa e a custo zero.

          Abraço!

          Responder
  • Que site interessante! Gostei da matéria e vou passar a ler suas publicações sempre que possível. Me tirou muito a insegurança nesse serviço do C6 taggy.
    Abraço.

    Responder
    • Olá, João, obrigado pela sua mensagem!

      Ficamos felizes por termos te ajudado e conquistado seu apreço. Volte sim, comente, participe, pergunte, será sempre um prazer.

      Abraço!

      Responder
  • O C6 Bank em parceria com Taggy ainda tem muito o que melhorar, utilizei por 3 vezes e não deu problema. Fui utilizar novamente no mesmo pedágio que passei das outras vezes e a cancela não levantou, tendo saldo em conta e estando a Taggy liberada. Contar com a sorte para utilizar esse serviço ainda é complicado. E parece que as atendentes tentam te deixar mais em dúvida do que resolver o problema. Só sabem dizer que está ativo e autorizado, mas pelo que me disseram, não sei se é verdade, todas vez que fazem manutenção nesses equipamentos só dá problemas nos outros serviços e o “SEM PARAR” continua funcionando.

    Responder
    • Adriano, obrigado pela sua mensagem!

      É sempre bom quando os leitores trazem suas experiências com os diversos fornecedores de tags de pedágio expresso. Em breve publicaremos um novo texto sobre o assunto, trazendo experiência real de cancelamento e contratação de tag. Abraço!

      Responder
  • PARABÉNS pelo seu Post amigo, presta um excelente serviço aos usuários.
    Tenho o SemParar a alguns anos, pago mensalidade, (nunca tive problema) mas com seus esclarecimentos estou pensando em experimentar esse sistema de taggy da c6.
    Obrigado.

    Responder
    • William, obrigado pela sua mensagem e pelos elogios.

      Sim, a C6 Taggy tem a grande vantagem de ser gratuita. Para quem utiliza apenas pedágios, é uma boa opção, sem dúvida. Para quem pretende usar em estacionamentos de shopping, eles vêm com a novidade de permitir pagar pelo serviço por meio do aplicativo. Não é a mesma coisa que pagar pela tag, mas já é algum avanço. Abç!

      Responder
  • Olá, parabéns pelo conteúdo, através dele tirei muitas dúvidas.

    Foi uma jogada e tanto o C6 oferecer este serviço, a muito tempo eles vem me oferente a conta por eu ser cliente TIM, porém por ter conta em outros bancos não me interessei em abrir mais uma. Depois de oferecido o serviço de Taggy, me despertou o interesse de abrir a minha.

    Só uma dúvida, acostumado a usar o Sem Parar, que passa em todo lugar que vou, como posso identificar onde o C6 Taggy é aceito em uma viagem pra um lugar desconhecido, tem alguma bandeira ou preciso pesquisar a rota toda antes pra não passar vergonha? kkkk

    Responder
    • Eduardo, obrigado pela sua mensagem!

      Também achei interessante essa estratégia do C6 para tornar-se conhecido. A Taggy, aliás, faz parte dessa estratégia.

      Quanto às praças de pedágio em que a C6 Taggy é aceita, eles afirmam serem aceitos em todas as rodovias federais, além do compromisso de trabalharem para serem aceitos nas estaduais também. Não consigo afirmar em que pé está a situação deles. Mas o melhor é conferir antes de viajar, no site do próprio C6 ou no da concessionária da rodovia.

      Abç!

      Responder
  • Ewerton, boa tarde! Primeiramente, parabéns pelo conteúdo, me ajudou muito a decidir de qual empresa contratar o serviço.
    Não conhecia o blog e achei bem interessante, vou vasculhar outras coisas!
    Também irei adquirir o c6 Taggy e depois digo como está sendo.
    Abraço.

    Responder
    • Ricardo, obrigado pela sua mensagem.

      Quanta coisa boa você nos falou aí! Que bom que te ajudamos a decidir. Que bom que gostou do blog e que vai conhecer melhor nosso conteúdo. E que bom que pretende voltar para nos contar sobre a experiência com a Taggy! Desde já agradecemos. Abraço!

      Responder
    • Mário, obrigado pela sua mensagem.

      Nos pedágios federais, a C6 Taggy é aceita, sim. Nos estaduais, até a época em que atualizamos as informações, nem todos. Mas afirmaram o objetivo de, o mais breve possível, serem aceitos em todas. Abç!

      Responder
    • Tatiana, muito obrigado pela sua mensagem! Que pergunta interessante, eu confesso que não havia pensado nesse serviço específico para as tags.

      O Banco C6, quando lançou sua Taggy, me parecia bastante disposto a ampliar os serviços para diversas direções (estacionamentos, principalmente, mas não somente). Pelo que venho acompanhando, eles ainda não ampliaram. É possível pagar estacionamento em alguns shopping centers usando o aplicativo do C6, mas ainda não com a C6 Taggy. Aos poucos eles vão ampliando, espero.

      A Sem Parar costuma ser pioneira nas inovações nessa área. Foi a primeira empresa de pedágio expresso mais bem estruturada (com atuação nacional), depois foi a primeira a ser aceita em estacionamentos, depois em outros serviços (drive thru de lanchonete, por exemplo) e, pelo que pesquisei, em algumas balsas ela é a única aceita (Ilhabela, por exemplo).

      Ela abre o caminho e as outras empresas costumam segui-la. Tem sido assim. Creio (e espero) que, em breve, as outras passem a ser aceitas também.

      É isso. Mais uma vez agradeço pela oportunidade de aumentar ainda mais as informações aqui no nosso post. Abraço!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *