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Conect Car, Sem Parar, Move Mais: qual é melhor?

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Fim de ano chegando, muita gente gosta de pegar estrada. Mas o que ninguém gosta é de parar em postos de pedágio. Não apenas pelo custo, mas também pelo incômodo de enfrentar fila, mexer com dinheiro, pegar troco… Para aliviar pelo menos esse incômodo surgiram empresas como Sem Parar, ConectCar, Move Mais e outras. Elas fornecem o serviço de pedágio expresso. Você já deve ter ouvido falar nesse serviço. Mas sabe como funciona? E sabia que elas vão passar a oferecer outros serviços?

Esse foi o tema da nossa conversa com o Pedro Vieira, no programa Em Boa Companhia da Rádio Inconfidência. Explicamos como funcionam esses serviços, apresentando as empresas que atuam no mercado e seus respectivos planos. Orientamos sobre como avaliar se vale a pena contratar o serviço e como escolher o plano mais adequado. E falamos sobre o que esperar do futuro, não apenas para esse tipo de serviço, mas para outros. O bom e velho cartão de crédito, por exemplo.

Já escrevi sobre isso aqui no blog em 2015, e fiz uma atualização em 2016. Na época apresentei os planos, os preços, vantagens e desvantagens de cada um e contei minha experiência com a ConectCar. Mas chegou a hora de fazer um post novo sobre o assunto. Não apenas atualizando informações, mas alçando um voo maior, falando sobre o que vem por aí.

O que é pedágio expresso?

Quem costuma pegar estrada já se acostumou também com os postos de pedágio. Eles estão espalhados pelas rodovias das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e em alguns estados do Nordeste. A tendência é que cheguem a cada vez mais estradas nos próximos anos.

Junto com as praças de pedágio vieram as empresas de pedágio expresso – Sem Parar, ConectCar, Move Mais e Veloe. Esse serviço consiste basicamente na instalação de um dispositivo – chamado de tag – no para-brisa do carro. Ao aproximar-se da cancela do pedágio, a tag é reconhecida por um sensor e a passagem é liberada. O pagamento do pedágio e do serviço pode ser feito de diferentes formas, que vamos explicar aqui.

Quem não contrata os serviços de pedágio expresso já deve ter passado pela experiência de, parado na fila do pedágio, ver carros passando tranquilamente pelas cancelas lá da direita, sem parar. Dá vontade de ir para aquela fila, não dá?

Por outro lado, quem contrata pedágio expresso talvez já tenha passado pelo dissabor de ficar parado na fila porque a cancela não abriu. Ou de se esquecer de carregar créditos e ficar na mão na hora H. E certamente passa pelo desgosto de pagar uma taxa que, muitas vezes, é bastante salgada.

E aí? Compensa ou não compensa?

Eu, particularmente, gosto bastante. Mas meu plano é antigo, pago um valor de mensalidade bem baixo, que não existe mais. Para quem ainda não contratou o serviço, recomendo que avalie seu perfil de utilização, procure o plano mais adequado e avalie se o benefício compensa o custo.

Vamos mostrar como fazer isso. Mas antes, vamos conhecer as empresas e seus planos.

Sem Parar

A Sem Parar é a maior empresa de pedágio expresso do país. Segundo seu site, está presente “em todas as estradas pedagiadas do Brasil”. Além de passar pelos postos de pedágio, os clientes da Sem Parar podem usar estacionamentos e abastecer em postos Shell.

Por enquanto, a Sem Parar funciona melhor no estado de São Paulo. É lá que está disponível a maior variedades de planos. Aos poucos eles serão expandidos para outros estados.

Atualmente, a Sem Parar oferece dois planos cobertura nacional: Adesão Zero e Sem Parar Automático. Ambos têm mensalidade fixa de R$ 23,53 e não cobram taxa de adesão. O usuário tem uma conta em seu nome, onde é mantido o saldo que ele poderá usar nos serviços.

A diferença entre os planos é que, no Adesão Zero, as recargas precisam ser comandadas pelo usuário. No plano Sem Parar Automático, como o próprio nome diz, elas são automáticas. Sempre que o saldo atinge um valor mínimo, determinado pelo usuário, é comandada uma recarga.

Para as rodovias estaduais de São Paulo, a Sem Parar oferece planos com mensalidade de R$ 11,45.

Há também um plano sem mensalidade, o Pré-Pago Paulista. Nele, em cada recarga é cobrada uma taxa que fica em torno de 10% do valor carregado – varia conforme o valor. Veja as taxas:

Sem Parar

Além disso, para clientes de São Paulo, a Sem Parar oferece um plano para ser usado exclusivamente em estacionamentos. Tem mensalidade de R$ 9,45.

ConectCar

Empresa pertencente à Companhia de Petróleo Ipiranga e ao Banco Itaú Unibanco, a ConectCar é a grande concorrente da Sem Parar. Opera em todo o país e é aceito em praticamente as mesmas praças de pedágios que a Sem Parar.

Na época em que fiz a pesquisa para este post – início de novembro de 2018 – a taxa de adesão era de R$ 35,00 e o site oferecia apenas o Plano Completo. Quando telefonei para a empresa, me ofereceram também o Plano Básico.

No Plano Completo é cobrada uma mensalidade de R$ 19,90. As recargas são feitas automaticamente, por meio de cartão de crédito. O usuário define o saldo mínimo que quer manter em sua conta, e o valor das recargas. Sempre que o saldo ficar inferior ao valor mínimo, é comandada uma nova recarga.

No Plano Básico não é cobrada mensalidade, mas em cada recarga é cobrada uma taxa. Semelhante ao que ocorre no plano Pré-Pago Paulista da Sem Parar.

Veja as taxas do Plano Básico da ConectCar:

ConectCar

Repare que, na recarga de R$ 30,00, são cobrados R$ 6,49, ou 21,6%. É muito. Na recarga de R$ 220,00 são cobrados R$ 20,80, ou 9,5%. É menos, mas ainda é bastante. É preciso avaliar bem antes de contratar.

Além desses dois planos para pessoas físicas, a ConectCar oferece o Plano Empresarial, para pessoas jurídicas. Funcionam de forma semelhante ao Plano Completo, mas com mensalidades menores, quando a empresa contrata mais de 50 tags.

Minha experiência

Sou cliente dos produtos da Ipiranga há quase 10 anos. Minha tag é ConectCar, abasteço meu carro com Abastece Aí e uso Km de Vantagens. Sinto-me bastante à vontade para falar da empresa. Minha relação com ela é de afeição e pânico – eu ia dizer amor e ódio, mas seria um certo exagero.

Afeição porque, de modo geral, gosto dos produtos. Os descontos do Abastece Aí são razoáveis, o atendimento que recebo no posto próximo à minha casa é ótimo, os Km de Vantagens podem ser trocados por serviços interessantes e o ConectCar funciona bem.

E pânico porque já passei por emoções fortes nessa relação. Minha conta já foi roubada por hackers – ressalto que a Ipiranga me ressarciu direitinho. Minha senha já parou de funcionar. O aplicativo já me deixou na mão algumas vezes.

Mas o que quero destacar aqui é a mania que a Ipiranga tem de mudar seus produtos e procedimentos. Perdi a conta de quantas vezes mudaram a sistemática dos descontos no abastecimento e o nome do meu plano ConectCar.

Mudaram o nome, mas pelo menos mantiveram o preço. Hoje pago pelo plano completo R$ 4,90 por mês. Uma pechincha, se comparado com os atuais R$ 19,90 dos novos planos. Se mantiverem o preço nesse nível, é nele que eu fico. A tag funciona bem – raramente apresenta falhas nos pedágios – e não tenho tido problemas com a cobrança.

Se a condição ficar ruim, vou reavaliar. Aliás, como devemos fazer em tudo na vida.

Move Mais

A Move Mais é menor que a Sem Parar e a ConectCar, mas vem buscando aumentar seu espaço no mercado.

Oferece planos para pessoas físicas, com taxa de adesão de R$ 29,90, sem mensalidade, e com taxas de serviço que variam de 5% a 10% do valor recarregado. Veja só:

Move Mais

O esquema é o mesmo de ConectCar e Sem Parar: o usuário comanda uma recarga, e é creditado o valor na conta, já descontando a taxa de serviço. A pessoa pode optar por recargas automáticas ou manuais.

Para pessoas jurídicas a Move Mais oferece os planos Controle e Estradeiro. A diferença básica é que no primeiro a recarga é manual, e no segundo é automática. A taxa de adesão é de R$ 39,90.

Existe ainda o Plano Frota, também para empresas. Nele, a mensalidade é de R$ 25,80 e o pagamento ocorre após a utilização. A cada 10 dias a Move Mais envia um boleto com o valor utilizado.

Veloe

Além dessas três empresas, daqui para a frente você vai começar a ouvir falar bastante na Veloe. É a empresa de pedágio expresso da Alelo, que comanda também os cartões Elo, e o programa de pontos Livelo. A Alelo é controlada por Bradesco e Banco do Brasil. Isso, por si só, dá a ideia do poder de fogo da Veloe.

A empresa iniciou suas atividades muito recentemente, e por enquanto atua apenas no estado de São Paulo. Pretende expandir sua ação para as outras rodovias brasileiras em 2019.

A Veloe oferece dois planos. O Total tem mensalidade de R$ 18,90 e pode ser usado em pedágios e estacionamentos. O Estrada custa R$ 14,90 mensais e é mais voltado para pedágios, mas o usuário também pode usar em estacionamentos. Só que, nesse caso, vai pagar R$ 1,90 a mais por uso.

Ambos têm recarga automática e não têm taxa adicional por recarga.

Green Pass

Outra empresa que está chegando ao mercado é a GreenPass. Mas ela deve entrar em operação apenas no primeiro semestre de 2019, atuando inicialmente apenas no estado de São Paulo. A tag da GreenPass vai se chamar Taggy. Até a publicação deste post ainda não havia detalhes sobre os serviços, apenas que haveria quatro opções de planos. Aguardemos.

Auto Expresso e Passe Expresso

Quem utiliza serviços de pedágio expresso há mais tempo pode se lembrar dessas duas empresas. Bem, elas não estão mais operando. A Passe Expresso encerrou suas atividades e a Auto Expresso, que chegou a ter uma boa colocação no mercado – até entrou no nosso post de 2015 –, foi incorporada pela Sem Parar.

Como escolher o melhor plano?

O mercado de pedágio expresso está em constante modificação. Por isso, minha preocupação neste momento não é indicar o melhor plano, e sim te ajudar a escolher. Os planos podem mudar de um dia para o outro, mas as dicas para escolhê-los permanecem as mesmas.

Cobertura

A primeira coisa é avaliar quais operadoras funcionam melhor na sua região. Hoje a Sem Parar e a ConectCar são as que oferecem maior cobertura. Praticamente todos os postos de pedágio de rodovias federais aceitam as duas. A Move Mais está aumentando sua cobertura.

Minha recomendação: visite os sites das empresas e verifique como anda a atuação delas nas estradas que você mais utiliza.

Preço

Definidas quais operadoras podem te atender, o próximo passo é encontrar a mais barata. Em meio a tantos planos e preços, para descobrir qual é a melhor para você é preciso identificar seu perfil. O principal fator: QUANTO você utiliza de serviços mensalmente?

Dependendo do valor consumido, pode compensar mais contratar um plano COM ou SEM mensalidade.

Fizemos um quadro comparativo entre as empresas com atuação nacional, com diferentes níveis de utilização, ressaltando o plano mais barato em cada um deles:

Pedágio Expresso

Levando em conta o preço, vemos que, para quem utiliza até R$ 250,00, o plano que compensa mais é o da Move Mais – sem mensalidade, com recarga manual ou automática.

Lembrando que, antes de comparar preços, é preciso saber se a Move Mais atende as estradas pelas quais você costuma passar.

Caso ela ainda não atenda, a melhor opção é o Conect Car. Para quem usa até R$ 150,00 compensa contratar o Plano Básico, sem mensalidade e com tarifas proporcionais às recargas. Mas para quem utiliza mais de R$ 150,00 já compensa contratar o Plano Completo, com mensalidade fixa de R$ 19,90.

Outros serviços

“Ah, Ewerton, quer dizer que essa Sem Parar só tem nome, já que os serviços dela são mais caros…”

Olha, eu não diria isso. HOJE pode até parecer que é assim. Mas lembre-se: o mercado de pedágio expresso está se tornando muito dinâmico. Novos agentes estão entrando, novos serviços vêm sendo oferecidos. Quem já está no mercado vai ter que se mexer mais rápido, por isso não se espante se amanhã a Sem Parar modificar seus planos.

Além disso, pode esperar muita, muita novidade por aí. Por exemplo: a própria Sem Parar firmou parceria com o McDonalds. As tags passarão a ser aceitas para pagar pelos lanches nos drive-thru da rede.

Quanto mais agentes entrarem no mercado, mais e melhores produtos surgirão. Mais ou menos como aconteceu no mercado de máquinas de cartão de crédito. Pode apostar.

Concluindo

Na hora de decidir que tag contratar, olhe para a FORMA como fizemos a pesquisa, mais do que para os NÚMEROS do post.

Portanto, procure saber primeiro quais empresas atendem a região em que você costuma trafegar. Depois avalie como funcionam os planos das empresas disponíveis – recarga automática ou manual, débito ou crédito etc. Avalie também que outros serviços as tags oferecem – estacionamentos, drive thru, convênios e programas de pontos. Finalmente, claro, avalie o preço.

Vamos procurar atualizar este post frequentemente, para acompanhar as mudanças nos planos e os novos agentes do mercado. Enquanto isso, se você vir alguma novidade por aí, ou quiser contar sua experiência com sua tag, fale conosco aí nos comentários!

Se você quiser conferir novidades de apps no mundo automatístico confira esse post

136 comentários

  • Prezado Ewerton estou para escolher uma operadora, porém, o mais difícil não é comprar e sim cancelar o plano. A pergunta como cancelar o plano da Conectcar?

    Responder
    • Ewerton Veloso

      Floriano, obrigado pela sua mensagem.

      Eu confesso que nunca acompanhei de perto um processo de cancelamento de ConectCar. E não temos muitos relatos sobre isso nos comentários.

      O discurso deles é que o cancelamento é simples, sem multa, sem carência, devolvem o saldo que está na conta, tudo muito simples.

      Se você puder e quiser nos contar sua experiência, se de fato for cancelar seu plano, desde já agradeço. Abraço!

      Responder
  • Caro professor, estou atualmente com 2 tags movemais que já tinha (sem saldo) e Veloe que aproveitei a promoção de 24 meses free, ainda não usei em pedágios, estando as duas instaladas pode dar algum tipo de conflito e não liberar?
    Por hora não quero tirar a tag da MoveMais pq qdo terminar a carência da Veloe pretendo voltar a usar.

    Grande abraço

    Responder
    • Ewerton Veloso

      Luiz, obrigado pela sua mensagem!

      Pois é… Quando fiz minha primeira pesquisa, as empresas disseram que se você passasse com duas tags, ambas seriam debitadas. Agora a fala deles é outra: apenas uma delas será debitada (não sendo possível dizer qual).

      Se sua tag Move Mais não tem saldo, então creio que não haverá problema. Abç!

      Responder
      • Bom dia!
        Obrigado pela resposta.. e agilidade..
        Acabei de ver isso no próprio site da Movemais.
        (P-Tenho dois equipamentos instalados no meu veículo (Move Mais e outro). Isto pode causar problema na leitura das TAGs ou confusão nos sistemas de captação do sinal?
        R-O sinal será captado por todos os leitores e o usuário deve ser cobrado em apenas um sistema. O sistema da concessionária irá atribuir a cobrança a TAG que foi lida primeiro e descartará a leitura do segundo aparelho.)

        Responder
        • Ewerton Veloso

          Luiz, mais uma vez agradeço pela mensagem!

          Pois é, creio (quero crer, rs) que a antena vai captar suas duas tags, apenas uma vai autorizar a abertura da cancela (a da Veloe, que tem créditos), e você seguirá viagem normalmente.

          Não creio (não quero crer!) que haja risco de o sistema ler primeiro o da Move Mais (sem saldo), ignorar a leitura da Veloe, e não abrir a cancela por você não ter saldo na Move Mais.

          Responder
          • Bom dia!
            Também quero crer que será assim…
            Sexta agora vou testar na Bandeirantes.. segunda-feira coloco aqui o resultado da façanha..rs
            Se não abrir a cancela, vamos que vamos, atropelo ela (isopor mesmo) encosto e eles que resolvam… rs.

            Grande abraço

            Responder
            • Ewerton Veloso

              Grande Luiz, se puder mesmo vir nos contar como foi, será ótimo.

              Espero que não precise atropelar a cancela, rs. Outro dia vi um sujeito fazer isso. A cancela não abriu, ele buzinou para chamar o funcionário, esperou alguns segundos, ninguém veio, e ele pá!!, atropelou a cancela e foi embora. Até compreendo a raiva e a pressa, são tristes sinais dos nossos tempos. Mas não compensa, e geralmente não há necessidade.

              Mas com você vai dar tudo certo, tenho fé. Abraço!

              Responder
  • Como saber se a veloe eh confiavel? Vou viajar prox feriado dia 12 estava vendo que a veloe quem tem plano sem mensalidade 12 meses gratis , mas tem fidelidade? Nao sei rses

    A tag funciona bem? Nao sei
    Nunca utilizei desse serviço eletronico, viajo muito pouco, eh beem raro

    Estarei utilizando a mogi bertioga rumo a sao sebastiao, praia de juquehy

    Quem puder me ajudar , fico agradecido

    Responder
    • Ewerton Veloso

      Fernando, obrigado pela sua mensagem.

      Quando publiquei o post sobre a Veloe, nenhuma empresa exigia fidelidade em seus planos. A única diferença da Veloe em relação às outras é que ela cobrava R$ 7,50 para a devolução do saldo que o cliente tem em conta, caso ele queira cancelar.

      Aliás, recomendo o post. O link é https://educandoseubolso.blog.br/2019/08/01/veloe-e-taggy-as-novidades-em-pedagio-expresso/

      Se funciona bem, não posso garantir. Dê uma olhada nos comentários deste post e do outro que indiquei. Eles estão muito bons! Os leitores vêm trazendo suas experiências com as empresas. Lá você poderá ver algumas opiniões sobre a Veloe e sobre as outras.

      Abraço!

      Responder
  • Oi Ewerton. Tudo bem?

    Tenho um AVISO a quem está pensando em ser um novo cliente SEM PARAR ou quem já é.

    Tenho usado o sem parar por alguns anos, mas, nos últimos meses bastante, inclusive em estacionamentos.

    No mês de Setembro/2019 tive 3 (TRÊS) experiências ruins:
    1 – No dia 13-09-2019 eu entrei no estacionamento VIP do Shopping Iguatemi em São Paulo (Av. Faria Lima) para buscar uma pessoa. A pessoa entrou no carro, fiz o retorno e saí. A pessoa já estava lá aguardando e o pessoal do valet veio em minha direção e eu falei que não iria ficar (só pegar uma pessoa).
    Para minha surpresa… veio uma cobrança de 27,00 dizendo que tive uma permanência de 18 minutos. Liguei no Sem Parar pra reclamar… 5 dias depois consideraram improcedente, pois foi o estabelecimento que enviou a cobrança.

    2 – No dia 17-09-2019 deixei o carro estacionado no Aeroporto de Guarulhos (Premium) que custa 26,00 a primeira hora e 48,00 acima de 1h até 2h. FIQUEI EXATAMENTE 1h 0m 0s e me cobraram 48,00. Solicitei revisão da cobrança e deram como improcedente. Pois foi o estabelecimento que enviou e pronto.

    3 – No dia 24-09-2019 eu entrei novamente no estacionamento VIP do Shopping Iguatemi para buscar outra pessoa (e aproveitar para pegar um telefone de contato deles). A pessoa colocou uma caixa no carro, entrou no carro, fiz o retorno e saí. A pessoa já estava lá aguardando e o pessoal do valet veio em minha direção e eu falei que não iria ficar (só pegar uma pessoa).
    Veio a cobrança de 27,00 novamente, dizendo que tive uma permanência de 16 minutos desta vez. Liguei no Sem Parar pra reclamar novamente… mais 5 dias aguardando retorno!!!

    Acabei de ligar pra fazer a terceira reclamação e disse que queria revisão novamente de todas as cobranças. Vou usar o ReclameAqui e a Internet para avisar o que eles fazem, e se for o caso, entrarei com um processo judicial contra eles, pois como falei a eles, cobrança indevida o consumidor tem direito de receber o valor em dobro (conforme o CDC). Debitaram de minha conta indevidamente… Tenho os comprovantes e eles têm câmeras e os devidos registros para analisar tudo isso.

    Responder
    • Ewerton Veloso

      Jairo, obrigado pela sua mensagem.

      Antes de qualquer coisa, desejo boa sorte para resolver esses problemas. É muito irritante esse tipo de ocorrência, pois, a princípio, o consumidor fica à mercê da atitude do fornecedor.

      Pois é… Vou investigar junto às empresas como é o processo de captação da informação pelas cancelas (isto é, o reconhecimento da sua tag) e de contagem do tempo. Se as antenas servirem apenas para reconhecer seu carro, então o argumento da Sem Parar faz sentido. Por contrato, eles precisam confiar na informação que vem do estacionamento. Mas se o equipamento servir também para contar o tempo, então o argumento não faz sentido.

      Faço um paralelo com as compras feitas por fraudadores usando nossos cartões de crédito. As empresas de cartão adotaram a postura de confiar na palavra do cliente, suspender a cobrança, e depois investigar. Mas é uma situação um pouco diferente. Nesse caso é um agente externo que INVADE a relação entre cliente, fornecedor e intermediário. No seu relato, o problema ocorre DENTRO dessa relação, dentro do processo de contagem do tempo.

      Enfim. Desejo boa sorte nessa batalha. Se puder voltar aqui e contar o desenrolar da história, agradeço muito. E quando eu tiver mais informação sobre esse processo de captação da informação, conto aqui para os leitores.

      Abraço!

      Responder
  • Ewerton obrigado por ajudar, sou da area de logistica de um empresa e estamos pensando em implantar este serviço, e estava em duvida em qual escolher, vou fazer a opção do MoveMais, entrei em contato com eles e fui muito bem atendido, abraços

    Responder
  • Parabéns!! Uma pena não ter tido acesso a um trabalho desses quando fui contratar um tag de pedágio expresso, precisei fazer eu mesmo esse trabalho de pesquisar!! Precisava de algo sem mensalidade pois fico meses sem passar em, rodovias pedagiadas, escolhi a tag do move mais, estavam começando na época. Tive certo receio, depois de apenas um ou outro uso, em dois meses, chegou outra tag mais moderna, para troca sem custo. O motivo era evitar que a tag pudesse não funcionar. Fiquei receoso, mas com o tempo a atitude da empresa se mostrou como zelo e interesse em manter um cliente,já que há mais de seis anos sou e nunca tive nenhum problema, seja indo para capital, litoral ou demais regiões do interior de SP. Os créditos ficam meses lá e nada é cobrado indevido. O serviço ConetCar cheguei a sondar mas só achei rentável para quem usa serviços ipiranga, mas como raramente abasteço neles não seria interessante. A Sem Parar nem preciso comentar, a empresa que tem merchandisung do governo estadual simplesmente não faz questão de ter clientes, na época só era possivel contratar o pré pago na loja física, pagar não aceitavam cartão de crédito nem meu banco de relacionamento, além do custo ser o pior de todos. Mas já tinha colhido relatos de clientes antigos que tiveram as piores experiências… Como se não bastasse termos que pagar impostos para manter a malha viária e depois pagar pedágios a empresas subsidiadas pelo estado para fazer o mesmo serviço… ao menos se não der pra evitar o pedágio que não precisse ficar parando para pagar… Obs; moro a 70KM de araraquara e para utilizar 5KM da péssima Washigton Luiz pago R$15,70. Obrigado governo de são paulo.

    Responder
    • Ewerton Veloso

      Grande Antenor, obrigado pela sua mensagem!

      Olha aí, mais um belo relato de usuário.

      (não sei, mas acho que nossos posts de pedágio expresso têm os melhores comentários de leitores aqui do Educando Seu Bolso. #sóacho. Agradeço demais por cada relato desses)

      Nem tenho muito a acrescentar. Aliás, tenho sim. Antenor, continue nos acompanhando. Vamos atualizar frequentemente as novidades sobre esse mercado.

      Abraço!

      Responder
  • Prezado Ewerton
    Importantíssimo a discussão em cima de assuntos que nos permitem visualizar a economia X conforto, comodidade e atendimento.
    Minha experiência com pedágio expresso é apenas com a Empresa Sem Parar, da qual sou cliente há muito tempo, tive alguns transtornos há 3 anos devido um problema com a interface do Banco do Brasil e deixaram de cobrar uma parcela e somente foi solucionado após a troca por uma conta que tenho em outro banco. Considero o valor de cobrança de R$ 25,00 mensais (R$ 300,00 por ano), fora a utilização, muito alto, mas minha opção foi pelo conforto, só que recentemente eu fiz a substituição do meu veículo e a empresa incluiu ao invés de substituir e paguei várias parcelas a mais, quando fiz a reclamação sobre o fato, mesmo o outro veículo não tendo nenhuma utilização porque eu retirei o “tag”, eles negaram qualquer restituição, sem justificativas. Estou acionando os órgãos de Defesa do Consumidor, até porque o novo proprietário do veículo que eu vendi, tem Sem Parar ativo no nome e CPF dele, caracterizando má fé da empresa.
    Fica portanto meu descontentamento na utilização dos serviços de uma Empresa que, embora seja a maior do País, não possui respeito e consideração por seus clientes.
    Estou migrando para a ConectCar.
    Parabéns pelo post e obrigada pela oportunidade.
    Mari

    Responder
  • O que você acha do texto abaixo encaminho por Sem Parar …. acredito que venha a infrigir o Cód. Do Consumidor ….

    COMUNICADO IMPORTANTE
    Olá RICARDO
    O plano Sem Mensalidade será descontinuado em 30 (trinta) dias, mas fique tranquilo! Você poderá escolher um dos planos disponíveis em nosso portfolio.

    No plano completo a mensalidade sai por R$24,90/mês mas, para você, pré-selecionamos o Plano Econômico onde você paga R$9,90/mês e pode usar até 3 dias por mês em pedágios, estacionar em mais de 1.000 estabelecimentos, pagar seu lanche no drive-thru do McDonalds e muito mais.

    Conheça melhor as características do seu novo plano em: semparar.com.br/plano-economico-3-dias

    Caso queira abastecer com o seu Sem Parar nas redes dos postos Shell e Petrobras, você deverá alterar o seu método de pagamento para cartão de crédito.

    Se estiver de acordo com a nossa sugestão, não há necessidade de tomar nenhuma ação que em 30 dias seu plano será alterado automaticamente para o Plano Econômico.

    Caso queira mais informações ou conhecer outros planos ligue para a nossa Central de Relacionamento.
    Atenciosamente
    Equipe Sem Parar

    Responder
    • Ewerton Veloso

      Ricardo, obrigado pela sua mensagem!

      Obrigado por compartilhar essa informação importante. Certamente enriquece nosso post.

      Rapaz, não sou especialista no Código de Defesa do Consumidor, mas creio que eles tenham direito de interromper o fornecimento de um serviço. A menos que no contrato estivesse prevista cláusula de duração do serviço.

      Mas isso é apenas minha impressão.

      Abraço!

      Responder
    • Eles só podem descontinuar o serviço se este se tornar impossível ou se a empresa fechar.. É o caso de planos de TV a Cabo Way, comprada pela Oi. A tecnologia ficou tão obsoleta que a Oi descontinuou o serviço, oferecendo outro pelo mesmo valor.

      Responder
  • Puxa, obrigado Ewerton pelo trabalho em pesquisar e resumir o que muitos querem saber, incluindo-se eu! Cheguei aqui pesquisando qual operadora compensa mais, no caso, que vou começar a rodar diariamente entre Campinas e Jaguariúna. Abraço!

    Responder
  • Olá Ewerton, boa tarde!

    Atualmente sou cliente do Sem Parar. Porém ao checar meu extrato do cartão, percebi que estão debitando uma quantia de gatos de 5 em 5 dias aproximadamente. Não me avisaram absolutamente nada e, ao ligar, me disseram que é assim mesmo agora. Normas da empresa. Achei bem interessante sua matéria, me ajudou bastante, pois estou bem inclinado a mudar de empresa.

    Responder
    • Ewerton Veloso

      Olá, Antônio, obrigado pela sua mensagem!

      Pois é, olha aí mais uma “novidade” vinda das empresas tradicionais de pedágio expresso. Esses débitos se referem a gastos que você realmente fez? Ou são tarifas?

      Abç.

      Responder
    • Ewerton Veloso

      Olá, Alexandre, obrigado pela sua mensagem.

      Na nossa pesquisa mais recente, todas as empresas disseram que os créditos não expiram nunca. Abç!

      Responder
    • Ewerton Veloso

      Osmar, obrigado pela mensagem!

      Que bom, ficamos felizes de diferentes formas. Pela mensagem, pelos elogios e por saber que as empresas estão se mexendo, investindo em marketing. Vem coisa boa por aí, então.

      Abraço!

      Responder

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