O que você está procurando hoje?

Passo a passo para escolher a maquineta de cartão

banner maquininha

Olá! Eu gostaria de adquirir minha primeira maquineta de cartão. Porém, como estou entrando no mercado agora, não sei que tipo de máquina me atenderá melhor, quanto vou faturar por mês, que tipo de vendas mais realizarei (débito, crédito à vista, crédito parcelado)… O Educando seu Bolso pode me ajudar?

Abraços!

Clarice

Uma de nossas leitoras nos enviou essa pergunta muito interessante. E resolvemos respondê-la neste post! Se assim como a Clarice você deseja saber qual é a melhor máquina de cartão para seu negócio, não deixe de ler este texto. Com 7 passos muito simples você vai descobrir a opção ideal para você. E o melhor: pagando pouco e sem dor de cabeça!

cartão de crédito para passar na maquineta

Deixar de aceitar cartão não é mais uma opção. Mas isso é ótimo!

Olá, Clarice!

Muitas pessoas ficam na dúvida de como escolher sua primeira maquineta. O motivo é fácil de entender: nos últimos anos, uma quantidade impressionante de empresas surgiram para disputar esse mercado.

Com isso, um número ainda maior de maquininhas, de todos os modelos imagináveis, ficou à disposição do consumidor. Você pode escolher opções com fio, sem fio, para compra, aluguel, entre vários outros.

A situação se torna ainda mais complicada quando você percebe que empresas diferentes oferecem, constantemente, opções muito parecidas. Para quem é novo no assunto, elas podem parecer até mesmo iguais. Mas não caia nessa!

Neste artigo vamos listar os principais pontos para se levar em conta na hora de escolher sua máquina de cartão. Ou até mesmo trocar a que você já tem! Espero que ao final, fique claro como cada detalhe importa na hora de se escolher uma maquininha.

Ranking melhores maquininhas segundo Educando seu Bolso

Posição Maquininha Saiba Mais
1 Moderninha Pro 2
Moderninha Pro 2 73% OFF
73% OFF
2 T3 Básico
T3 Básico 76% OFF
76% OFF
3 Point Pro 2
Point Pro 2 81% OFF
81% OFF
4 Sumup Solo Printer
Sumup Solo Printer 30% OFF
30% OFF
5 InfiniteSmart
InfiniteSmart 7% OFF
7% OFF
6 Minizinha Chip 3
Minizinha Chip 3 72% OFF
72% OFF
7 T2 + Básico
T2 + Básico 76% OFF
76% OFF
8 SumUp TOP
SumUp TOP 54% OFF
54% OFF
9 Point MINI NFC 1
Point MINI NFC 1 87% OFF
87% OFF
10 SafraPay Mini
SafraPay Mini

 

Hoje em dia, quem não tem maquininha de cartão está perdendo vendas…

Há alguns anos, ter uma maquineta era algo restrito a grandes e médias empresas. Entretanto, com a popularização dos cartões de crédito e débito, contratar sua maquininha se tornou essencial.

Isso porque, grande parte da população prefere comprar utilizando cartão a usar dinheiro ou cheque — que já são, muitas vezes, considerados até ultrapassados.

De fato, segundo projeções da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), compras no cartão devem somar 40% de todo o volume de vendas das famílias brasileiras em 2019.

Ainda, os pagamentos no cartão devem crescer cerca de 16% ao longo ano de 2019. Pois, isso representa R$1,8 trilhão transacionados nessa modalidade! Ou seja, a demanda não só é grande, como está aumentando ainda mais.

Neste contexto, até mesmo pequenas e microempresas estão se adaptando a essa nova fase do mercado: com mais dinheiro de plástico e menos dinheiro de papel. Porém, isso não é nenhum problema.

Porque o número de empresas que oferecem máquina de cartões também cresceu. Diversas companhias vieram para democratizar o uso da maquineta, como por exemplo PagSeguro, SumUp, Stone, Mercado Pago… Hoje você consegue comprar um aparelho por menos de 60 reais!

 

Novos hábitos

Os cartões transformaram o modo de se vender e comprar. Sem dúvidas, quem não se adaptou a essa mudança está perdendo vendas. O Educando seu Bolso entrevistou diversos comerciantes que comprovaram: começar a aceitar cartão aumentou o número de clientes.

O problema é que muitos lojistas têm medo de que a máquina de cartão acabe ficando muito cara e roubando todos os lucros da empresa. Porém, isso não precisa ser verdade e nem um sofrimento.

De fato, quando se escolhe uma maquineta que não se adéqua bem ao seu negócio, você pode acabar pagando mais do que deveria. Mas isso não será uma realidade se você tomar todos os cuidados que apresentarei a seguir.

Encontre a melhor máquina de cartão

 

Dificuldades para escolher a maquineta. Quais critérios levar em conta?

Para facilitar a tomada de decisão na hora de eleger qual é a melhor maquininha de cartão para você, fizemos um pequeno passo a passo para que o processo fique bem instrutivo.

 

#PASSO 1: Tipo de negócio. Como isso pode afetar a escolha?

imagem de um estabelecimento comercial

Existem pelo menos 7 critérios para escolher a maquininha perfeita. Você sabe quais são eles?

Em primeiro lugar, enquadrar o seu negócio em alguma categoria é muito importante. Segmentos diferentes têm necessidades muito diferentes.

Se você trabalha em um restaurante, por exemplo, a opção por uma maquininha de cartão que aceite vale refeição é essencial para que nenhuma venda seja perdida.

Se trabalha com delivery, necessitará de uma maquineta móvel. Afinal, os entregadores precisarão carregá-las para receber os pagamentos.

Este primeiro passo também é importante para que você possa decidir quantas máquinas de cartão irá contratar. Nos dois exemplos acima citados, restaurantes e deliveries — assim como mercados e postos de gasolina —, frequentemente uma única maquineta de cartão não é suficiente para cobrir todas as vendas (exceto, claro, se for um negócio bem pequeno).

Portanto, antes de contratar a máquina, pense em como as vendas serão realizadas. No caixa? Se for apenas um caixa, uma maquineta pode bastar. Diretamente na mesa do cliente? Pense em contratar mais de uma.

E se você vende na rua ou porta a porta, não se esqueça de olhar uma maquineta de bolso!

 

#PASSO 2: Localização do negócio.

O local do seu negócio é outro ponto importantíssimo para que você escolher a melhor maquininha de cartão. E, por local, quero dizer tanto cidade, bairro em que ele se localiza, como também se é um estabelecimento a céu aberto, fechado.

O motivo? É simples. Existem algumas cidades em que determinadas operadoras de celular não funcionam muito bem. Se você for contratar uma maquininha de chip, é imprescindível que se lembre disso.

Afinal, você deve escolher uma opção que funcione bem nesse local e não deixe nenhum cliente na mão. Não tem nada pior do que o sinal falhar bem na hora que o cliente for passar a compra, não é?

Em algumas cidades, na realidade, nenhuma operadora de celular funciona muito bem. Nesses casos, pode ser melhor uma maquineta com conexão Wi-fi (caso seu estabelecimento disponha de um). Ou, até mesmo, uma com fio (fixa), que é conectada à linha telefônica ou banda larga.

Encontre a melhor máquina de cartão

 

Subsolo

A preocupação com estabelecimentos a céu aberto, fechados ou subterrâneos é similar. Todo mundo já entrou naquele prédio em que o sinal de telefone não pega muito bem, e sabe como é o sufoco de precisar sair do edifício para conseguir fazer uma ligação, por exemplo.

Com as maquininhas de cartão, não é diferente. Sua loja fica no subsolo ou em qualquer lugar em que o sinal de celular não funciona bem? Então é melhor não se arriscar com maquininhas que dependem dessa conexão. Opte por maquininhas wi-fi ou fixas.

 

Regiões

Por fim, nem a região do país pode ser esquecida. Em algumas regiões, existem bandeiras de cartão que são mais frequentes do que a média nacional.

Por exemplo, a Hiper no Nordeste, ou a Banricard e Banricompras, no Sul. Antes de contratar sua primeira maquineta, pesquise um pouco sobre sua região, na internet ou conversando com vendedores mais experientes.

Assim, você não corre o risco de ser surpreendido com uma maquininha que não funciona bem onde você trabalha. Afinal, de que adianta receber 30 bandeiras de cartão diferentes se não aceita justamente a de onde você mora?

 

#PASSO 3: Fluxo de clientes.

imagem de loja com muitos clientes

O fluxo de clientes impacta na escolha do aparelho.

O seu fluxo de clientes também deve ser levado em conta. Se você tem um negócio maior, é mais provável que você se depare com um grande número de bandeiras de cartão diferentes.

Por causa disso é melhor buscar uma máquina que aceite um leque amplo de opções. Porém, geralmente, as bandeiras mais comuns são Visa, Mastercard e Elo, que são aceitas pela maioria das maquininhas.

Assim, se você tem um pequeno negócio, uma maquininha de cartão que passe apenas essas opções é suficiente. Exceto se for um restaurante, mercado, pelo que expliquei sobre os vales-refeição e alimentação!

Mas cuidado! Não se deixe iludir apenas pela quantidade de bandeiras que uma maquininha aceita.

Muitos comerciantes escolhem sua máquina apenas por ela aceitar um grande número de tipos de cartão. Porém, em muitos negócios, isso nem faz tanta diferença. Você pode acabar pagando mais caro por essas bandeiras extras que nem serão utilizadas.

 

Não se esqueça da velocidade de transação da maquineta!

Ainda, considerar seu fluxo de clientes interfere na velocidade de transação da maquineta. Por exemplo, se você vende em um estabelecimento movimentado, precisa de uma maquininha rápida.

Porque, certamente, não será interessante deixar seus clientes esperando na fila na hora do pagamento. No entanto, se você trabalha como médico, personal trainer, motorista de táxi…

Enfim, como autônomo ou MEI, receberá pagamentos com menos frequência. Nesses casos, uma máquina de cartão de crédito mais básica será suficiente.

 

#PASSO 4: Preço dos produtos.  

Outro aspecto importante para se considerar é o tipo de produto que você vende. Se você trabalha com produtos de ticket baixo ou de saída rápida (lanches, revistas…), provavelmente não vai realizar vendas parceladas, apenas débito e crédito à vista. Nesse caso, é necessário procurar por maquininhas que possuam taxas baixas nas vendas à vista.

Por outro lado, se costuma realizar vendas de produtos mais caros, o cliente vai solicitar por parcelar a venda. Esse é o caso de venda de móveis, vidraçarias, loja de roupas… Aí, maquininhas com taxas de parcelamento baixas são as melhores escolhas.

Mas há também aqueles que vendem tanto produtos baratos como outros mais caros. Para essa situação, é preciso se pensar em uma maquininha de cartão que tenha taxas vantajosas em todos os tipos de venda. Ou então, até mesmo contratar mais de uma maquineta.

Você pode escolher sem dificuldades uma maquininha apenas para passar vendas no débito, outra apenas para vendas no crédito. Tudo depende de sua necessidade.

 

“Melhor maquineta do mercado” não existe…

E, acredite: existem maquininhas que se adequam melhor a cada exemplo que citei acima. Não existe a “melhor maquininha do mercado”, ou, a mais barata, existe a melhor maquininha para você.

Afinal, de que adianta a máquina ter a menor taxa no débito do Brasil se você só vende crédito parcelado? O nosso Simulador de Máquinas de Cartão consegue mostrar muito bem essa diferenciação.

Ele realiza justamente esse trabalho de escolher as maquininhas com as melhores taxas para o seu negócio, já que, baseado no faturamento que você coloca no simulador em cada tipo de venda, ele calcula quanto você pagaria em cada máquina.

Realize o experimento: coloque no simulador um faturamento apenas no débito, outro apenas no parcelado, outro apenas no crédito à vista, misture os três: você ficará surpreso com como a melhor opção de maquininha pode variar.

 

#PASSO 5: Maturidade do negócio. Como saber quando comprar ou alugar a maquineta?

A mensalidade é outra questão de suma importância. Afinal, trata-se de um custo fixo que você terá com a maquininha e que precisará pagar mesmo se não a utilizar em determinado mês, ou a usar muito pouco.

Portanto, para quem ainda não sabe o quanto vai utilizar a maquineta, talvez não seja uma boa pedida escolher logo de início um modelo ou empresa que cobra mensalidade. Em geral, o aluguel de uma maquininha fica em R$150-R$200/mês.

pessoa na dúvida de qual a melhor maquineta

No Educando seu Bolso você tira todas as dúvidas sobre o negócio.

Encontre a melhor máquina de cartão

O rendimento mensal do negócio ajuda a definir se as maquininhas com aluguel são boas possibilidades ou não. Nas micro e pequenas empresas, para quem está começando agora, por exemplo, o valor do aluguel conta muito.

Ele representa uma grande fração do gasto que você terá mensalmente com a maquininha, podendo ser até mesmo maior do que o que você paga efetivamente com as taxas.

Em empresas maiores, em que o faturamento é mais alto, o valor da mensalidade pode ser insignificante perto de todos os outros gastos.

 

Principais pontos a serem considerados:

Portanto, veja abaixo alguns pontos essenciais na hora de tomar a decisão comprar ou alugar:

  • Inconstância nas vendas: vamos supor que você vende o ano todo. Porém, vende muito em alguns meses e quase nada em outros. Pagar mensalidade pode ser um incômodo. Então, comprar máquina de cartão pode ser a melhor opção.
  • Vendas sazonais: por outro lado, você pode vender apenas em alguns meses, como nas férias de fim de ano. Nesse caso, pode ser válido que você alugue uma maquineta para utilizar apenas nos meses desejados. Contudo, hoje em dia é possível encontrar maquininhas no mercado muito baratas. E muitas delas você pode, inclusive, revender após terminar de usar. Portanto, veja qual dessas duas alternativas faz mais sentido para você.
  • Tamanho do negócio: a palavra “mensalidade” assusta muitos lojistas. Mas não precisa ser assim, porque uma maquineta com pagamento de aluguel pode ser, na verdade, a melhor opção para você. Se você tem um grande negócio, provavelmente as maquininhas com mensalidade serão as mais indicadas. Para os pequenos, contudo, comprar vale mais a pena na maior parte das vezes.

 

#PASSO 6: Tecnologia da maquineta. Wi-fi, bluetooth, impressora etc.

Tecnologia: assunto essencial para não dar bobeira na hora de escolher a maquineta! Hoje, no mercado, há um grande rol de opções, com tecnologias de todos os tipos.

Por mais que esse quesito, geralmente, não seja algo que vá inviabilizar a sua venda, a falta de uma determinada característica pode atrapalhar.

Existem, por exemplo, maquinetas que dependem de um aparelho celular para funcionarem. São as maquininhas com conexão bluetooth.

Caso você não possa ficar sempre perto do seu celular na hora de vender, tome muito cuidado com essas opções. Outra situação é a relativa a mercados, restaurantes e lojas maiores: nesses estabelecimentos, máquinas sem impressora podem desagradar clientes mais tradicionais, que preferem receber sua notinha em papel. Assim, pense muito bem antes de contratar sua maquineta.

 

Outras tecnologias de maquineta

O wi-fi é para quem quer ter mais uma garantia de estabilidade na venda. Se seu negócio possui um roteador wi-fi, talvez valha a pena procurar uma máquina que faça esse tipo de conexão, ou até mesmo contratar um roteador para isso.

Muitos lojistas relatam que máquinas conectadas a essa tecnologia ficam sem sinal com menos frequência e, para todos os efeitos, pelo menos é uma segurança a mais na hora de realizar a venda.

Não se esqueça também dos adicionais, como frente de caixa, painel de gestão de vendas, link de pagamento. Diversas empresas oferecem esse tipo de serviço sem você ter que pagar nada a mais. E para quem quer administrar melhor o negócio, ferramentas como essas vão ser de grande ajuda.

melhorando a gestão do negócio

Coloque na ponta do lápis todas os custos com o leitor de cartão.

 

#PASSO 7: Praticidade para acessar o dinheiro.

Por último, a forma como você irá receber o dinheiro proveniente das vendas com a maquineta também deve ser avaliada e é de extrema importância.

Você poderá utilizar a conta de banco que já possui? Precisará abrir uma nova conta? Fique de olho nesses detalhes.

Descobrir que será necessário abrir uma conta de banco de última hora para receber os pagamentos no cartão pode gerar uma dor de cabeça desnecessária. Sempre, antes de contratar, fique atento ao modo que irá receber o seu faturamento.

 

Maquineta de banco

Por exemplo, algumas empresas de maquininhas estão associadas a um banco, como a GetNet com o Santander, a Rede com o Itaú, a Vero com o Banrisul, a SafraPay do Banco Safra…

Então, se você possui conta nesses bancos, talvez valha a pena entrar em contato com a empresa para verificar se existe alguma condição especial para quem já é correntista.

Além disso, nessas situações, possuir a conta no banco afiliado pode facilitar até mesmo o recebimento do dinheiro. Isso conta muito no quesito praticidade.

Mas novamente, TOME CUIDADO! A justificativa da praticidade é utilizada frequentemente por empresas que possuem um banco por trás para atrair clientes. Mas essa comodidade pode custar caro!

Não contrate uma maquininha apenas pela conta que você já possui. Muitas pessoas escolhem a máquina por esse motivo e acabam se dando mal, pagando muito mais do que poderiam caso tivessem, inicialmente, escolhido gastar um tempinho a mais criando uma conta em outro banco.

 

E se eu não tiver conta bancária?

Não é preciso ter conta bancária para contratar uma maquineta! Hoje, existem empresas que oferecem cadastro sem conta bancária. Nesses casos, você recebe o dinheiro em uma conta de pagamento da própria companhia.

Em geral, através delas, você pode pagar contas e fazer transferências. Ainda, é disponibilizado um cartão pré-pago para compras virtuais e online. Tudo isso sem conta em banco!

 

Conciliação bancária 

Manter uma boa gestão das suas contas é essencial para o sucesso do seu negócio. Por isso, é importante checar se o que está caindo na sua conta é o que você espera receber das empresas de maquininhas de cartões. Informações conciliadas significam que você está a par de todos os lançamentos financeiros. A Confere Cartões, oferece esse serviço de conciliação. Conciliação bancária pode ajudar negócios de todos os tamanhos! 


Quero fazer conciliação bancária!

 

BÔNUS: Faça simulações.

O nosso Simulador de Máquinas de Cartão é a melhor ferramenta para que você possa encontrar a maquininha que procura. A Clarice, que nos enviou a pergunta e nos motivou a criar esse post, nunca havia trabalhado com maquininhas.

Por isso, não sabia muito bem como escolher uma, já que não tinha nenhuma noção prévia sobre o assunto. Essa é, igualmente, a dúvida de muitos lojistas. Por esse motivo, montei alguns exemplos com dicas para que vocês, leitores, aprendam a utilizar o simulador.

Mesmo não possuindo ainda um faturamento em cartões.Recomendo que se coloque valores aproximados e fictícios ao menos para se ter uma base.

Por exemplo, se você trabalha como manicure, não realizará tantas transações e venderá principalmente no débito e crédito à vista. Coloque valores aproximados no simulador, como R$ 500 no débito e R$ 800 no crédito à vista. Nada em crédito parcelado.

Maquineta

Os Simuladores do Educando seu Bolso são gratuitos.

Por outro lado, se trabalha com móveis planejados, é mais provável que realize boa parte das vendas no crédito parcelado, então pense em um valor que contemple essa função, com um faturamento fictício de R$ 7000 no crédito parcelado e R$ 500 no crédito à vista. Por mais que os valores não estejam precisos, você já encontrará um resultado voltado ao seu negócio.

E não se esqueça dos filtros avançados! Neles, você poderá selecionar apenas as maquininhas que possuem as características que você deseja.

 

Conclusão: qual a melhor maquineta?

Após esse pequeno tour pelos diversos aspectos que devem ser levados em conta na hora de se escolher uma maquininha de cartão, espero que tenha ficado bem claro para você, leitor, como cada detalhe importa na hora de se eleger a melhor para o seu negócio.

Encontre a melhor máquina de cartão

Nós, do Educando seu Bolso, desejamos toda a sorte para o seu empreendimento. Agradecemos à Clarice pela pergunta e esperamos ter sanado todas as dúvidas quanto ao tema. Se tiver faltando alguma informação, é só comentar aí embaixo.

Grande abraço e obrigada pela confiança!

Leia mais sobre maquininhas de cartão…
Você sabia que já temos no blog diversas análises e comparativos de maquininhas de cartão? Acesse outros textos por aqui: Pop Credicard, SumUp Total, Moderninha Smart, Planos controle, Point Mini, SuperGet, Mini Bin, Stone Mais, Stelo, Minizinha vs. Top, Plus vs. Super, Crefisinha, Sipag, SafraPay, Vero, Point Pro, maquininhas para celular, InfinitePay, Moderninha Pro.

 

Qual a melhor maquininha de cartão?

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *