Melhor maquininha de cartão: o que você precisa saber

Qual a melhor maquininha de cartão?

Qual é a melhor maquininha de cartão? Eu preciso de uma maquininha de cartão? Qual devo comprar? Devo comprar ou alugar?

Estas perguntas são apenas variantes daquela que é a “Pergunta do Milhão” e só você conseguirá responder corretamente. Na verdade, você está querendo saber qual a melhor maquininha de cartão para o seu negócio. Para tanto, você não tem os universitários para ajudar, mas tem o simulador de maquininha de cartão que o Educando seu Bolso lhe oferece. Esta pergunta só pode ser respondida porque, em função do seu perfil de uso, uma maquininha de cartão pode ser melhor que outra. Em outros casos a situação se inverte. Ou até uma terceira maquininha desponta como vencedora desta enorme corrida pelo seu negócio!

Resolvi escrever diante destas perguntas que temos recebido desde que começamos a abordar a difícil tarefa de se escolher a melhor maquininha de cartão de crédito aqui no Educando seu Bolso. Espero, então, com este texto que é quase um FAQ (Frequently Asked Question ou, em português, Perguntas Frequentes) que você consiga sanar a maior parte das suas dúvidas e ainda criar novas. Afinal, nada supera a criatividade humana…

Maquininha de cartão: o que é?

Maquininha de cartão, seja de crédito, débito, refeição ou alimentação, é qualquer equipamento que possa ser usado para fazer pagamento físico com cartão de crédito. Portanto, compras virtuais não utilizam máquinas de cartão conforme este conceito.

Ou seja, nem tudo que permite pagamento com cartão pode ser considerado maquininha de cartão. Apesar de cada vez mais o universo virtual avançar para cima de nós, ainda não vamos tratar disto aqui.

Não descarto, todavia, tratar futuramente também dos aplicativos para compras virtuais. Só não vou arriscar agora falar sobre isso porque meu conhecimento do assunto não é suficiente. Não que eu considere que meu conhecimento de maquininha de cartão seja. Seria muita pretensão minha achar isto. Mas meu desconhecimento quanto ao funcionando dos aplicativos virtuais é ainda maior, acredite!

Para que maquininha de cartão?

Isto posto, vamos à utilidades de uma máquina de cartão. Não: não estou pensando – neste momento – em utilizar como peso de papel. Não neste momento. Estou pensando em uma maquininha de cartão operando para pagamentos utilizando… BINGO! Cartões! Sejam cartões de crédito ou débito, que são os mais conhecidos e comuns, sejam de alimentação ou refeição, apenas como exemplos. Existem também outras modalidades, ainda menos utilizadas, como vale combustível, que não trataremos aqui. Não que não sejam úteis ou importantes, mas como a escala de utilização não é tão significativa e a aplicação é muito específica, fica para a próxima…

Vale lembrar que é crescente o uso de cartões no país. Maior segurança, maior comodidade, mais controle de gastos, não necessariamente nesta ordem, são alguns dos benefícios advindos do uso do cartão pelo brasileiro.

Assim, cada vez mais o comércio se flexiona ao uso dos cartões e, por conseguinte, de maquininha de cartão. Se você é comerciante e não tem uma maquininha de cartão, talvez seja interessante começar a pensar nisso.

melhor maquininha de cartão

Toda maquininha de cartão é igual?

Não! Definitivamente não! As principais diferenças estão nas taxas e nas bandeiras que são aceitas por cada maquininha de cartão . Mas não são as únicas diferenças. Tem maquininha de cartão que tem impressora e tem maquininha que não tem. A forma de suporte técnico do fornecedor de maquininha de cartão varia conforme o fornecedor. E às vezes até entre as maquininhas de cartão de um mesmo fornecedor. Há suporte com 0800 e suporte só com telefonia convencional. Tem suporte com call center, por e-mail, pelo site, por chat, etc. Enfim, a diversidade é enorme. Sugerimos não considerar apenas taxas e bandeiras ao definir qual melhor máquina de cartão de crédito para o seu negócio.

Simulador de Maquininhas de Cartão

O Educando Seu Bolso lançou o Simulador de Máquinas de Cartão! Agora, com apenas um clique você fica sabendo qual a melhor maquininha de cartão para o seu negócio. Não deixe de conhecer. E bons negócios!

Quais as bandeiras aceitas?

Boa parte delas aceita apenas Mastercard/Maestro ou Visa/Visanet. Outras aceitam também Elo, Hipercard, dentre tantas outras bandeiras que o mercado oferece. Em supermercados (além de mercearias e correlatas), é comum encontrarmos maquininha de cartão que aceita cartões alimentação com bandeiras como Visa Vale, Sodexo, VR, apenas para citar três dentre tantas outras bandeiras.

O mesmo podemos falar em relação aos cartões refeição: neste caso, a maquininha de cartão é encontrada em restaurantes (também em bares, padarias, etc.).

Tanto para aceitar cartão alimentação quanto cartão refeição, o estabelecimento (respectivamente supermercado ou restaurante) devem ser previamente cadastrados como tais. Lembrando que estas duas variantes de cartões tem finalidades específicas, quais sejam, comprar alimentos. Bebidas alcoólicas, cigarros, dentre tantas outras coisas, estão excluídas deste rol de possibilidades. Nem cerveja sem álcool pode. Muito menos crédito para o celular. Ou pelo menos não conheço estabelecimento que aceite. Se descobrir algum, conte para nós…

Comparação de taxas de máquinas de cartão

Pelo menos taxa é tudo igual? Realmente, se você achava que já estava difícil escolher, agora é que o bicho pega de vez! Cada fornecedor cobra de uma forma, e as taxas são as mais diversas possíveis. Tem maquininha de cartão que é alugada. Tem maquininha que é vendida (você faz um investimento inicial maior mas não precisa pagar aluguel). Tem fornecedor de maquininha de cartão que cobra juros por dentro. Tem fornecedor que cobra juros por fora. Qual a maquininha com a menor taxa do mercado? Depende de alguns fatores, como por exemplo seu faturamento. Descubra qual a máquina de cartão com menor taxa de juros para o seu negócio através do nosso simulador de maquininhas de cartão.

Parcelamento e Antecipação de Recebíveis

Digamos que você seja Micro Empreendedor Individual (MEI), então é só contratar uma maquineta de cartão e pronto? Mais uma vez, muita calma nesta hora. Mesmo que esteja decidido em contratar a melhor maquininha de cartão, você ainda terá que escolher se quer alugar ou comprar, para ficar com uma maquininha de cartão sem mensalidade. E ainda deverá estar atento sobre as opções de parcelamento e antecipação de recebíveis, caso precise de capital de giro.

Repare bem que a taxa da antecipação, que infelizmente a maioria dos pequenos negócios acaba usando rotineiramente, por falta de acesso a boas linhas de capital de giro, não é para qualquer cliente. Ela é sujeita à análise de crédito, e dependendo da maquininha de cartão, essa antecipação já é automática! Quer saber mais sobre essa tal antecipação? Tiramos várias dúvidas neste post e detalhamos vários exemplos que podem te ajudar.

Existem maquininhas de cartão diferentes?

Nossa… Se há! E é briga de cachorro grande pelo filé enquanto sobra até para os menores players neste mercado. Aliás, no mercado financeiro como um todo, como você já deve ter percebido com a chegada das chamadas Fintech. Mas isso já é outra história…

Na busca pela melhor maquininha de cartão, você já deve ter ouvido falar da Cielo, PagSeguro, Rede, Mercado Pago, Pago, Moderninha, Vermelhinha, da Azulzinha, Payleven, SumUp… Já deve ter ouvido falar de outras. De muitas outras. Se fizer uma pesquisa, descobrirá muitas, mas muitas mesmo.

E o pior: cada uma com condições comerciais bem distintas. Você já deve ter ouvido falar também de maquininha de cartão sem mensalidade, sem anuidade, sem impressora,

Então, como comparar tantas opções de maquininhas de cartão?

Vou te contar um segredo… Mas é um segredo que, se você quiser, pode contar pra todo mundo.  O Educando seu Bolso tem um simulador de maquininha de cartão gratuito, que fica no site público, disponível para simulações 24 horas por dia, 7 dias por semana para você se divertir à vontade comparando as taxas que são publicadas. Use e compartilhe! Dali você pode até ir direto para o site de comercialização da maquininha de cartão de alguns dos principais fornecedores.

O simulador de maquininha de cartão do Educando Seu Bolso é perfeito?

Não: o simulador de maquininha de cartão não é Deus. Como só Deus é perfeito (pelo menos creio nisto piamente), o simulador também falha. Nem sempre conseguimos acompanhar – em tempo real – as oscilações de mercado, as promoções, as mudanças de condições comerciais, enfim, o simulador de maquininha de cartão busca sempre pelo melhor esforço oferecer a você o melhor serviço. Este é o compromisso do Educando seu Bolso com você: prestar o melhor serviço de educação financeira dentro de nossas limitadas possibilidades. Se você descobrir alguma inconsistência, ou perceber como podemos aprimorar o nosso serviço, por favor, envie sua sugestão pela nossa página de contato, ou através de um comentário por aqui mesmo.

Simulador de Maquininhas de Cartão

O Educando Seu Bolso lançou o Simulador de Máquinas de Cartão! Agora, com apenas um clique você fica sabendo qual é a melhor maquininha de cartão para o seu negócio. Não deixe de conhecer. E bons negócios!

 

Vale lembrar também que o simulador de maquininha de cartão do Educando seu Bolso trabalha apenas com taxas informadas ao mercado amplo. Para clientes com maior volume de vendas, os fornecedores costumam praticar taxas e condições especiais. Como em quase tudo na vida, ou no mercado, não é verdade? Quem compra muito costuma pagar mais barato. O que, diga-se de passagem, nem sempre é um bom negócio, pois você pode acabar comprando mais do que precisa. Sei de gente que comprou um produto por, digamos, 10. Minutos depois encontrou em outra loja por 9, mas já não precisava comprar. Comprou mesmo assim, para ficar com preço médio de 9,5. Não me pergunte o que fez com o segundo produto porque eu prefiro nem saber…

O Educando Seu Bolso é fornecedor de maquininha de cartão?

Nâo, e não é nossa intenção fornecer máquina de cartão. Pretendemos oferecer serviços com isenção e isto poderia realmente por em xeque a credibilidade de nosso simulador. Nosso objetivo é te ajudar a encontrar a melhor maquininha de cartão para seu negócio. Entretanto, caso o leitor deseje, após a comparação ele pode clicar e ir direto para o fornecedor escolhido. E vamos combinar: competir neste mercado não seria fácil para nós, inviável talvez até, é que somos pequenininhos…

Todas as empresas estão no simulador de máquina de cartão?

Opa! Você conhece alguma maquininha de cartão que não esteja no simulador do Educando seu Bolso? Sabe as condições comerciais que eles praticam? Mande para nós as informações que tiver nos comentários abaixo, inclusive os contatos. Pode ser o site, e-mail, telefone, WhatsApp, Tinder (ops, Tinder não precisa)! Teremos o máximo interesse em incluí-la. O Educando seu Bolso agradece! E acredito que os demais visitantes também. Lembrando que você poderá voltar a usar o simulador (este ou outro) do Educando seu Bolso. Desta forma, ajudando o Educando seu Bolso agora você poderá se beneficiar futuramente…

Por fim, vale a pena ter mais de uma maquininha de cartão?

Olha, esta é uma pergunta muito interessante! Às vezes vale, sim, a pena ter mais de uma maquininha de cartão para o seu negócio. Principalmente quando o volume de vendas é mais alto. Há estabelecimentos que usam determinada maquineta de cartão para determinadas bandeiras, ou tipo de venda (cartão de crédito, cartão de débito, cartão alimentação, etc.). Sei de casos em que o estabelecimento tem 5 maquininhas de cartão diferentes, de diversos fornecedores, cada uma com uma aplicação. Claro: trata-se de um estabelecimento maior, com volume de transações em cartões muito elevado. Mas avalie com carinho. Faça as contas. Pode ser interessante sim. E conte com o Educando seu Bolso.

Espero ter sido útil. Até a próxima!

9 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *