Você conhece a regra do 1-3-6-9?

O assunto hoje é uma regrinha para avaliar se sua reserva financeira é adequada à sua idade, já de olho na sua aposentadoria.

A maior parte da população não está preparada para se aposentar. Não estamos falando da preparação psicológica, mas da financeira, mesmo. Isto é, para a provável queda nos rendimentos, comum em quem se aposenta. Hoje o Fred apresenta a “Regra do 1-3-6-9”. Você sabe o que é isso? É uma fórmula muito usada para avaliar se a pessoa está financeiramente preparada para a aposentadoria. Além disso, ele sugere opções de investimento adequadas para quem quer se preparar para essa etapa tão importante da vida.

Assine nosso Podcast no

CastBox - Download no Google Play

2 comentários

  • Frederico….excelente matéria e fico feliz está por cima do previsto…..porém necessito de um conselho ….tenho uma previdência em Gestor privado pequeno (empresa….previdencia fechada)…..
    – Por se pequena tenho medo de problemas e não ter proteção FGC……ė recomendável fazer portabilidade para um Gesror maior?
    – Tenho uma oferta de um Gestor grande (sem taxas de entrada e saída)…..uma rentabilidade para 15 anos de IPCA+3%…..ė um bom negócio? ou ė melhor ficar onde estou com renda fixa mesmo tendo risco por ser um Gestor pequeno?
    -Também existe a proposta de tornar benefício 70% do montante com IPCA+3% por 15 años e o restante em fundo de renda fixa por 15 anos…..seria uma boa alternativa?
    Obrigado

    Responder
    • Frederico Torres

      Caro Hailton,

      Realmente quando pensamos no nosso futuro, não há decisão fácil e totalmente previsível.

      No seu caso, olhando para o passado a renda fixa foi a melhor opção, tal como trouxe o nosso colega do blog Quintiliano!

      Mas olhando para o futuro e torcendo, claro, para que o Brasil faça todas reformas necessárias para atingir taxas de juros de países de desenvolvidos, a opção de IPCA + 3% garantido seria uma alternativa bem interessante. Mas infelizmente não temos uma bola de cristal para saber se certamente caminharemos para um cenário onde teremos taxas reais mais baixas, mas o fato de portar para uma grande instituição também faz diferença principalmente em termos de segurança.

      Importante destacar que você também é um privilegiado, pois os planos de previdência atualmente não tem oferecido aumentos reais no benefício, com no seu caso de 3% ao ano. Em geral, somente a correção do benefício pela inflação (IPCA).

      Caso opte pela portabilidade, tome cuidado de ler atentamente todas as condições contratuais, pois de fato é uma decisão muito importante na sua vida. Na conversão em benefício, fique atento a tabua atuarial do plano para o qual está portanto, pois o valor do seu benefício dependerá do fator aplicado ao montante que acumulou.

      Realmente não sabemos se no seu caso trouxemos mais dúvidas que respostas, mas para te orientar, precisaríamos de mais detalhes dos seus planos de previdência atuais. Se quiser, pode nos enviar por e-mail que avaliamos com mais dados e podemos te fornecer uma resposta mais completa.

      Esperamos ter ajudado e ficamos a disposição.

      Grande abraço,

      Frederico Torres
      Equipe Educando Seu Bolso

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *