O que você está procurando hoje?

Como funciona o carro por assinatura: descubra se vale a pena

Banner Localiza
Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Como funciona o carro por assinatura: descubra se vale a pena
/

Se você precisa ter um carro, seja porque faz parte de um sonho ou porque o veículo é necessário na sua rotina, deve saber o quanto esse item pode pesar no orçamento. Mas, você já pensou em poder andar de carro zero km, sem se preocupar com manutenção, impostos e revenda? Então te apresentamos o carro por assinatura. Para entender como funciona o carro por assinatura, continue a leitura!

Essa modalidade tem ganhado cada vez mais espaço no mercado como uma opção para aqueles que não estão mais interessados em financiar ou comprar um veículo à vista.

Você já sabe como esse modelo funciona? Será que é melhor opção para o seu bolso? Continue lendo este post e descubra!

O que é o carro por assinatura?

O carro por assinatura é basicamente um aluguel de veículos por um longo período de tempo, os contratos costumam ser de dois ou três anos.

Geralmente, a assinatura de carros é feita por locadoras, e grande parte das despesas já são incluídas na mensalidade. Vale lembrar, no entanto, que o carro não é seu e nem será, visto que estamos falando de uma espécie de aluguel.

Várias empresas no país já oferecem esse serviço como Localiza, Moove, Movida, Flua!, UseCar e Unidas já estão nesse mercado.

Aqui nós fizemos um ranking com as melhores empresas de carros por assinatura, confira abaixo! 

Ranking de Carro por Assinatura

Posição Plano Nota Interessado?
1 Localiza Meoo
Localiza Meoo

4.46

2 Renault On Demand
Renault On Demand

4.31

3 Movida
Movida

4.10

4 V1
V1

4.08

5 UseCar
UseCar

3.95

6 Moove
Moove

3.59

7 VW Sign and Drive
VW Sign and Drive

3.56

8 Porto Seguro Carro Fácil
Porto Seguro Carro Fácil

3.33

9 Unidas
Unidas

3.28

10 Flua!
Flua!

3.27

Atualizado em 25/02/2024

Inclusive, usuários do Educando Seu Bolso possuem um desconto exclusivo na mensalidade do Localiza Meoo. Confira abaixo o desconto vigente neste mês:

QUERO ASSINAR O MEOO COM DESCONTO!

Como funciona o carro por assinatura?

carro suv: como funciona o carro por assunatura
Carro SUV

Para entender como funciona o carro por assinatura basta compreender que ele é um serviço de mensalidade: você faz um pagamento mensal e pode usufruir do carro, durante o tempo estipulado no contrato. Ou seja, na modalidade de assinatura você precisa escolher:

  • Qual carro você quer assinar
  • O pacote de quilometragem mensal (que representa uma média de quantos quilometros você roda por mês)
  • O tempo do contrato

Com isso escolhido, basta concluir sua assinatura e aproveitar seu zero km. Conversamos sobre isso

Quais são as vantagens do carro por assinatura?

1. Você evita burocracias

A empresa fica responsável por toda a parte burocrática do serviço. Quem vai se preocupar com IPVA, documentação, assistência 24h, seguro auto e manutenção é a empresa e não você.

Ou seja, a empresa fica por conta, inclusive, de levar e buscar o seu carro para as revisões, dependendo do plano escolhido.

Dessa forma, você não precisa se preocupar com nenhum gasto além da mensalidade e, é claro, do combustível.

2. Você não se preocupa com a revenda do veículo

Não ter que se preocupar com a revenda do veículo é uma mão na roda. Quando você tem um carro próprio e pretende trocar de modelo, antes é preciso enfrentar o processo de revenda do seu carro atual: Quanto seu carro desvalorizou? Quanto ele vale hoje? Onde anunciar? Como achar um comprador confiável?


No carro por assinatura, a revenda do carro é menos uma dor de cabeça. Ao final do contrato, você devolve o veículo e já faz uma nova assinatura.


Além disso, o carro por assinatura pode substituir o Financiamento Balão, por exemplo, para quem vinha pensando em fazê-lo.

3. Você tem a possibilidade de economizar

Em muitos casos, o carro por assinatura pode ser mais vantajoso financeiramente, principalmente se você gosta de ter carro zero km. Ou seja, além de todos esses benefícios, você ainda pode economizar bastante. Vamos fazer algumas comparações logo adiante no texto e mostraremos como isso é possível.

Pontos negativos de como funciona o carro por assinatura

Nem tudo são flores, e alguns pontos desse estilo de contrato podem não ser tão atrativos para você. 

1. O carro não é seu

Para as pessoas que gostam ou sentem necessidade de possuir o bem, a ideia de assinatura de veículos não é vista com bons olhos. Se para você é essencial que o veículo esteja em seu nome, o serviço de carro por assinatura pode não ser uma boa alternativa.

Se você é uma dessas pessoas, temos um Simulador de Financiamento de Veículos que pode te ajudar a descobrir quais são as melhores opções de financiamento para você!

2. Limite de quilometragem

Existem vários tipos de contratações de serviços de carro por assinatura, mas as mais baratas contam com um limite de quilometragem que pode não atender a todos.

Então, é bom ficar atento para não ultrapassar o limite e ter que pagar a mais por isso. Ainda assim, para quem anda de forma moderada na cidade, os planos mais baratos atendem perfeitamente.

Então, para quem o carro por assinatura vale a pena?

1. Para quem não tem dinheiro para comprar à vista ou não consegue crédito no banco para financiar a compra do carro próprio

Se você precisa do carro e não consegue ter acesso ao crédito no banco e nem tem o dinheiro à vista, o carro por assinatura pode ser uma boa opção.

Antes de fechar o contrato, você passará por uma análise de crédito, ou seja, não é todo mundo que é autorizado a contratar. Mas, as suas chances de ter acesso ao carro são bem maiores do que em um financiamento, mesmo que o seu score não seja tão alto. 

2. Se você não vai utilizar o veículo por muitos anos

Vamos imaginar que Jéssica vá morar em outro estado por um ano, para fazer o seu mestrado. Em sua cidade natal, ela não tinha necessidade de ter um carro, pois tinha fácil acesso aos lugares que frequentava. Agora, na nova cidade, o uso do veículo é essencial durante a sua estadia. Sendo assim, para não ter que se preocupar com os inúmeros problemas e gastos que um carro próprio pode lhe trazer, o veículo por assinatura seria uma boa saída para Jéssica.

3. Se você gosta de andar de carro zero 0km ou trocar de veículo a cada 2 ou 3 anos

Andar sempre de carro novo é uma vantagem para quem não quer ter dor de cabeça com manutenção ou não quer lidar com a depreciação do veículo ano após ano. Neste caso, se você já é uma pessoa que troca de carro a cada 2 ou 3 anos para ter sempre um carro zero, a assinatura pode ser bem vantajosa.

Isso se deve a diversas razões, sendo uma delas a depreciação que os carros experimentam nos primeiros anos de uso. Ao escolher um serviço de assinatura, a preocupação com a revenda do veículo usado é eliminada, proporcionando uma solução conveniente e sem os desafios associados à depreciação acentuada nos primeiros anos.

Além disso, os serviços de assinatura cobrem os custos básicos de manutenção. Com isso você tem uma previsibilidade muito maior, já que não vai precisar arcar com os custos inesperados relacionados a manutenção.

E para quem não vale a pena o carro por assinatura?

Para quem utiliza o veículo por mais de 3 anos

Caso o seu plano seja ficar por bastante tempo com o carro, acima de 3 anos, por exemplo, contratar um serviço por assinatura não pode não ser a melhor decisão.

Para motoristas de aplicativos que desejam utilizar o carro para trabalhar

Os carros por assinatura não podem ser utilizados em aplicativos de transporte. Logo, se você pensa em alugar um carro para trabalhar em aplicativos como Uber, Cabify, ou 99 pop, cuidado, a assinatura não é uma alternativa possível.

Porém, a Localiza, por exemplo, possui a Localiza Zarp, que é especializada em aluguel de carros para motoristas de aplicativos. Não deixe de conferir nosso review sobre clicando aqui!

Como funciona o carro por assinatura para encerrar o contrato

Se por algum motivo você ficar insatisfeito e quiser cancelar o serviço, saiba que, no caso de automóvel por assinatura é preciso pagar uma multa para encerrar o contrato antes do tempo previsto.

Normalmente as multas se baseiam na quantidade de tempo restante no contrato e cobram uma porcentagem desse valor.

VER MELHORES EMPRESAS CARRO POR ASSINATURA

Carro próprio X Carro por assinatura

Fazer comparações antes de decidir comprar, financiar ou assinar é essencial para saber qual é a melhor opção para você. Por exemplo: pode ser que, para o seu caso, a opção ideal seja fazer um financiamento e, no caso do seu irmão, assinar um carro. Por isso, comparar é muito importante.

Vai comprar à vista?

Na primeira situação, vamos imaginar que você vá comprar um carro à vista e ficará com ele por 36 meses. O carro simulado foi o Renegade Longitude.

Nos nossos cálculos, levamos em conta o valor do carro, emplacamento, IPVA, licenciamento, revisões, seguro e custo de oportunidade. Este último diz respeito ao valor que você poderia ter ganhado com o dinheiro se tivesse investido em renda fixa ao invés de comprar o veículo. Por exemplo, nesse tempo você poderia ter aplicado esse dinheiro e obtido rendimento! Para a simulação, utilizamos o nosso simulador de investimentos! Não deixe de conferir.

Comprando à vistaAssinatura de carros
Valor do carro à vista150.990 reais 
Valor da assinatura 2899 reais
Emplacamento placa Mercosul170 reais incluso nos custos da assinatura
IPVA (três anos) 11.445  reais incluso nos custos da assinatura
DPVAT15 reais incluso nos custos da assinatura
Licenciamento (três anos)465 reais incluso nos custos da assinatura
Revisão Concessionária preço fixo (três anos, três revisões) 3897 reais incluso nos custos da assinatura
Seguro (três  anos) 10.800 reais incluso nos custos da assinatura
Custo de oportunidade59.680,23 reais 
Total de despesas em 36 meses177.782 reais104.364 reais 
Média mensal de gastos4.938,39 reais 2899 reais

Ou seja a média mensal de gastos ao comprar um carro à vista, nesse caso, é de 4.938,39 reais  enquanto na assinatura é de 2899 reais, o que representa uma diferença de 2039,39 reais por mês ou 24.472,68 reais em um ano.

Além disso, imagine que você pode arcar com os 4.938,39 reais/mês referente aos custos da compra do carro à vista. Caso você optasse pelo carro por assinatura, pagando a mensalidade de 2899 reais e investindo o restante, de 2039 reais mensalmente ao final de 3 anos seu dinheiro teria rendido cerca de 15.000 reais.

Vai fazer um financiamento? Compare!

Se você não tem o dinheiro para comprar à vista e precisa de um financiamento, os juros podem fazer o seu carro custar muito mais caro. Por isso, fizemos uma simulação entre financiamento e carro por assinatura. Lembrando que em nosso Simulador de Financiamento de Veículos você encontra as melhores opções.

Para a nossa simulação, vamos supor uma entrada de R$30.000,00, e um prazo de financiamento de 36 meses, assim como uma assinatura de 36 meses.

Financiamento de veículos Assinatura de carros
Valor da entrada 30.000 reais 
Valor da parcela/mensalidade4.366,80 reais 2899 reais
Emplacamento placa Mercosul170 reais incluso nos custos da assinatura
IPVA (três anos) 11.445  reais incluso nos custos da assinatura
DPVAT15 reais incluso nos custos da assinatura
Licenciamento (três anos)465 reais incluso nos custos da assinatura
Revisão Concessionária preço fixo (três anos, três revisões) 3897 reais incluso nos custos da assinatura
Seguro (três  anos) 10.800 reais incluso nos custos da assinatura
Custo de oportunidade(quanto você ganharia ao investir o dinheiro da entrada em 36 meses) 11.479 reais  
Total de despesas em 36 meses213.996,80 reais 104.364 reais 
Média mensal de gastos 5.944,35 reais2899 reais

Comparando os gastos mensais, percebemos que assinar um carro, por 2.899 reais, é bem mais econômico do que financiar, que tem uma média de gastos mensais de 5.944,35 reais. Além de ser mais barato, a assinatura é prática, sem preocupação com depreciação e manutenção. Se quer economizar e ter mais flexibilidade, aproveite. Clique aqui para conseguir um desconto de 1000 reais na assinatura de veículos da Localiza Meoo.

Quem pode contratar o serviço de carro por assinatura?

Ter mais de 18 anos e possuir carteira de motorista são requisitos para alugar os carros na maioria das empresas. Além disso, é feita uma análise de crédito e, só depois de aceito, seu contrato será realmente finalizado.

Documentos para conseguir um carro por assinatura

Os documentos necessários para a análise de crédito e fechamento do contrato variam de empresa para empresa. Entretanto, em geral, é requisitado o seguinte:

  • Comprovante de rendimento (pode ser contra-cheque, notas fiscais dos 3 últimos meses com comprovação de recebimento/3 últimas faturas do cartão de crédito/3 últimos extratos bancários);
  • Comprovante de endereço;
  • Telefone fixo e celular;
  • Endereço de e-mail;
  • RG e CPF;
  • Carteira Nacional de Habilitação.

Formas de pagamento de um carro por assinatura

As formas de pagamento são variadas e mudam de empresa para empresa. Mas geralmente são duas: boleto ou cartão de crédito. Se a escolha for por boleto, o pagamento acontecerá todo mês na data acordada.

Caso você opte pelo pagamento com cartão de crédito, você tem duas opções: dividir o valor anual em 12 vezes no cartão, ou realizar o pagamento mensal, com uma pré-autorização resguardada de limite para o próximo mês.

Conclusão: já vimos como funciona o carro por assinatura, ele vale a pena?

A decisão de escolher um serviço de carro por assinatura depende de vários fatores individuais, necessidades e preferências. Então, se a flexibilidade de trocar de veículo com frequência, adaptando-se às suas necessidades do momento, e a conveniência de ter serviços incluídos na assinatura como manutenção , IPVA, licenciamento fazem diferença para você, então, o carro por assinatura pode ser uma grande vantagem.

Mas, antes de se decidir, compare o custo total do serviço de assinatura, incluindo o pagamento mensal fixo, com os custos totais de propriedade de um veículo, como seguro, manutenção, depreciação e impostos.

Também considere se você utiliza o veículo regularmente e deseja evitar o compromisso de possuir um carro a longo prazo. Ora, se você gosta de ter sempre os modelos mais recentes e tecnologicamente avançados, a assinatura pode oferecer a oportunidade de dirigir veículos novos com mais frequência do que seria possível por meio da compra.

Finalmente, pense sobre seu estilo de vida e a importância da mobilidade sem as preocupações associadas à propriedade de um carro. Se a flexibilidade e a simplicidade são prioridades para você, a assinatura pode ser uma escolha atrativa.


Peça seu orçamento para a Localiza Meoo!

Achamos que você também vai gostar: 

259 comentários

  • Olá, bom dia! Muito legal a matéria, como faz um certo tempo que fizeram, apareceu uma nova opção, que é a locação com opção de compra do mesmo, seria legal falar sobre isso, não achei muitas informações rodando a web! Abraços 🙂

    Responder
    • Obrigado, Thiago. Ótima sugestão. Anotado!

      Agora, se você já tiver aí alguma informação, cotações, quem oferece essa solução, etc… Pode compartilhar por aqui ou no nosso email de [email protected] que já nos adianta a vida.

      Espero ter ajudado. Se também quiser nos ajudar, gostaríamos de pedir um testemunho sobre o nosso trabalho no linkedin, que assine nossas mídias sociais em youtube, instagram, twitter ou facebook, que compartilhe nosso conteúdo ou clique nos nossos links sempre que possível. Isso não custa nada pra você e nos auxilia a continuar ajudando um montão de gente.

      Abc
      =]

      Responder
  • Um dos raros lugares que achei onde fala de forma sincera os contras sobre assinatura de veículos.
    Uma coisa que me incomoda é que mesmo você rodando pouco com o carro, é muito caro o valor da assinatura. Pois você também tem que pensar no fator combustível. Imagina você pagar R$1600,00 e ainda pelo menos de R$400 à R$800,00 de combustível. Fora os gastos como pedágio, estacionamento.
    Eu ainda acho que os preços ainda são proibitivos no Brasil para planos básicos para um serviço.

    Responder
    • Obrigado Rui.

      Nosso objetivo é esse mesmo, falar o que precisa ser dito, seja bom ou ruim. Temos muito conteúdo sobre o carro por assinatura, inclusive alguns bons podcasts, espero que aproveite.

      Espero ter ajudado. Ah e, se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nosso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso!

      =)

      Responder
    • Olá, Rogério!

      Que bom que gostou do nosso conteúdo, muito obrigada, feedbacks são muito importantes para nós!

      Ah e, se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nosso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso!

      Eduarda Ferrari, Equipe Educando Seu Bolso

      Responder
  • fiz uma pesquisa rápida e seria importante considerar nas análises um reajuste anual do valor do aluguel e taxas de contratação. No caso da compra por 24 meses seria válido fazer a comparação com o aluguel por 24 meses tambem. Gostei bastante das planilhas e tenho certeza que para o estilo de vida que levo hoje o aluguel não é uma opção e aconselho a todos fazerem os calculos pois na grande maioria dos casos não vale a pena.

    Responder
  • Estou fazendo uma pesquisa entre algumas locadoras e fiquei muito em dúvida quanto ao seguro, coparticipação e cobertura de manutenção entre as empresas. Teria um relatório desses assuntos?

    Responder
    • Já respondemos algumas dúvidas sobre o assunto, inclusive apontando uma diferença importante entre o seguro do carro por assinatura e aquele que você contrata independentemente, pro carro próprio. No contrato de assinatura que analisamos a franquia se aplicava também aos casos de perda total, o que não é comum nos seguros separados. Apontamos isso em alguns dos nossos conteúdos inclusive. É a isso que se refere Lucimaira?

      Responder
  • Só esqueceu de colocar a opção de compra de veículo usado em um bom estado e de baixa kilometragem! Essa é a melhor opção de todos os sentidos, por exemplo eu comprei uma SUV tucson de 2008 com 40 mil km em 2016, por 34mil de único dono, sendo q ele pagou quando zero por 86 mil. Ou seja de 07/2016 a 09/2021 não tive gasto nenhum além da gasolina, troca de óleo e seguro, Hoje está com 80 mil km em perfeita condições! (Sou de SP e já viajei com ela para MG, BH, RS, PR e SE) é um baita SUV! Penso em trocar futuramente? Sim! por um outro usado segundo dono no máximo 50 mil km rodado e feitas toda as revisões! Se eu vender hoje ainda consigo vender por 28 a 30 mil, ou seja, até 11% de depreciação do paguei contra 60% de depreciação do primeiro dono, Essa opçao na minha opinião é muito melhor do que comprar carro zero ou alugar!! Prefiro investir a diferença do carro zero e comprar um usado a vista! Nunca tive problema com isso! Mas ótima matéria para conhecimento

    Responder
    • Sem dúvidas Braz.

      Para quem tem o tempo ou o conhecimento para conseguir comprar um seminovo com o cuidado que você teve, essa pessoa elimina os primeiros anos de depreciação (mais alta) e não incorre em grande parte dos custos com manutenção de um carro mais velho. Parabéns! Deu aula. =)

      Grande abraço, muito obrigado pelo seu comentário e se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nosso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso.

      Abraço.

      Responder
    • Isso mesmo amigo. Li o texto e achei muito interessante, mas pra mim, comprar semi novo em excelente estado continua sendo a melhor opção. Tem que ter paciência pra procurar, mas vale a pena principalmente se pagar a vista. A economia no meu caso foi garantida.

      Responder
  • muito bom o conteúdo, estão de parabéns. conciso, coeso e totalmente alinhado com a realidade do mercado. sem tendência ou favorecimento de nenhuma modalidade de aquisição ou empresa.

    Responder
    • Que ótimo ouvir isso Vitor Hugo!

      Muito feliz mesmo por ter conseguido ajudá-lo e muito obrigado pelo comentário.

      Ah e se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nosso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso.

      Abraço.

      Responder
    • Que bom que gostou Graziele!

      Se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nosso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso.

      =]

      Responder
    • Bom dia Maria Helena.

      Veja abaixo alguns preços praticados pela Unidas

      Modelo Valor mensal R$
      C4 Cactus Feel AT 1.6 4P R$ 2.240,01
      Duster Iconic AT SCe 1.6 4P R$ 2.161,35
      Kwid Zen 1.0 4P R$ 1.139,87
      i3 Bev Full 0.7 4P R$ 5.673,79
      Tracker Premier AT Turbo 1.2 4P R$ 2.517,41
      Argo Drive 1.0 4P R$ 1.434,41
      Renegade Longitude Flex 4×2 AT 1.8 4P R$ 1.954,12
      Tracker Premier AT Turbo 1.2 4P R$ 2.279,05
      Argo Drive 1.0 4P R$ 1.334,00

      Obrigado pela dúvida e se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nosso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso.

      =]

      Responder
    • Bom dia Roberto.

      No podcast que fizemos com o representante da Unidas, ele disse que é possível encomendar um carro com todo tipo de customização. Me lembro dele falar, feito pra você, do jeito que você quer… Portanto, acredito que seja bem possível. Confira com eles lá e depois volte aqui pra nos contar, ok?

      No mais, abraço e, se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nossso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso, ok?

      =]

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *