Respondendo às 13 principais dúvidas sobre a Unidas Livre!

Nossa avaliação do produto:

4.75 / 5

Está pensando em contratar um carro por assinatura? O Educando seu Bolso teve um bate papo com o Breno Campolina, CEO da Unidas. Nele, abordamos as principais dúvidas que as pessoas têm antes de contratar esse serviço. Escute o áudio que acompanha este texto!

Esse conteúdo, porém, é útil para todos que desejam conhecer o aluguel de longo prazo, seja qual for sua empresa escolhida. Portanto, pare de perder dinheiro no seu financiamento de veículos e conheça a Unidas Livre!

 

Sobre a Unidas Livre

Em primeiro lugar, é importante conhecer o serviço. A Unidas já é uma empresa tradicional no mercado de locadoras de veículos (rent a car). Além disso, há a Unidas Seminovos, para venda de carros usados.

Neste texto vamos tratar do Unidas Livre, o programa de carro por assinatura da empresa.

imagem azul, com uma pessoa feliz segurando uma chave de carro. ao fundo, um carro. em letrar brancas, escrito "unidas livre: seu carro por assinatura"

Confira se o serviço da Unidas Locadora é o mais indicado para seu perfil.

QUERO CONHECER UNIDAS

 

1. O que é carro por assinatura?

O modelo de carro por assinatura nada mais é do que uma locação de longo prazo. Isto é, você não tem a posse do veículo, mas paga um valor mensal para utilizá-lo, com algumas vantagens.

Por exemplo, isso leva um conceito de comodidade. Afinal, andar de carro implica em uma série de custos associados:

  • seguro;
  • IPVA;
  • licenciamento;
  • manutenções;
  • sinistro;
  • venda do carro;
  • desativação…

Com a assinatura, você não tem nenhuma dessas preocupações.

Funciona da seguinte forma: o carro é comprado 0 km para você, pela Unidas Locadora. Então, ele é entregue e você faz uso desse veículo durante o prazo de vigência do contrato, que vai de 12 a 48 meses (1 a 4 anos).

Todos os serviços inerentes ao uso de um carro estão no pacote da assinatura (exceto combustível, pedágio expresso). Ao longo de todas as mensalidades o preço é o mesmo.

Devido ao prazo longo de contrato, as parcelas são mais baratas do que em um aluguel de carros tradicional. Além disso, as mensalidades ficam mais baratas quanto maior for o prazo de contratação.

E há desconto nas 8 primeiras mensalidades, válido para contratos maiores.

Ranking de Carro por Assinatura

PosiçãoPlanoNotaInteressado?
1Unidas
Unidas

4.75

2Movida
Movida

4.60

3Localiza
Localiza

4.50

4Moove
Moove

4.30

5UseCar
UseCar

4.20

6Porto Seguro
Porto Seguro

3.37

Atualizado em 17/09/2020

 

2. Contratar um carro por assinatura é mais barato que comprar um carro?

Dependendo do prazo do contrato, o carro por assinatura pode ser, sim, mais vantajoso financeiramente do que comprar um carro. Essa é a principal vantagem, além da comodidade do serviço. Afinal, ser bom para o bolso é essencial!

No Brasil, 78% dos carros vendidos são financiados. Dessa forma, uma grande parcela da população tem o custo adicional dos juros de financiamento.

Para além dos outros custos já mencionados, há também as questões do comprometimento de renda com as parcelas (que não pode exceder 30% da renda) e o montante destinado à entrada.

No site da Unidas é possível fazer uma simulação caso a caso. Porém, a empresa afirma que a economia pode ser de 10% a 20% ao mês, se comparado com quem compra à vista, indo a até 30% a 40% em relação a quem possui um financiamento.

 

Mas é preciso avaliar caso a caso

A diferença pode ser grande. mas não em todos os casos. Na verdade, o carro por assinatura é vantajoso em situações específicas. Assim, é essencial simular o seu perfil.

A conta é feita comparando-se o aluguel de carro na locadora com a compra de um carro para ser utilizado pelo mesmo prazo. Por exemplo:

  • contrato Unidas Livre de 2 anos, vs.;
  • compra de um carro 0 km para ser utilizado por 2 anos.

No entanto, se você costuma comprar veículos novos para usar por prazos maiores, a conta é diferente para você. Então esteja atento a isso.

Além disso, caso você não costume contratar seguros, por exemplo, é possível que o carro por assinatura não seja assim tão vantajoso. Porque a comparação leva em conta o mesmo número de vantagens.

 

3. A Unidas Livre oferece apenas carros 0 km?

Sim. O programa de carro por assinatura é apenas de veículos novos. Afinal, é voltado para a pessoa que deseja ter a experiência de ter um carro na garagem com a sensação de seu.

Porém, a Unidas Locadora trabalha com carros usados para outros produtos, como gestão de frotas, ou rent a car tradicional.

 

4. O cliente pode escolher o carro? Cor, modelo, final da placa?

Sim. A empresa conta com um catálogo com mais de 70 modelos, sendo possível customização: cor, modelo, final de placa. E além dos catalogados, é possível fazer cotação para outras opções.

Isso é possível porque o carro é comprado 0 km, feito sob encomenda para aquele assinante. O prazo de entrega é de até 60 dias.

Porém, para que o cliente não fique a pé nesse prazo, a empresa oferece a comodidade de um aluguel substituto em loja de rent a car. Válido para o período de espera, pelo mesmo preço que pagaria no carro por assinatura Unidas Livre.

Já fizemos um review do serviço da Unidas em um conteúdo anterior. Saiba como contratar o produto passo a passo.

 

5. Quilometragem: posso andar quantos km eu quiser por mês?

A Unidas oferece planos de quilometragem. Assim, você escolhe o pacote que melhor atenda às suas necessidades.

Por exemplo, um brasileiro médio roda em torno de 1.500km/mês. Dessa maneira, você contrata essa quilometragem por mês.

No entanto, caso você exceda o limite contratado, não há problema algum. Na verdade, a quilometragem não é apurada mês a mês.

Por exemplo, vamos supor que você fechou um contrato de 1.500km/mês por 12 meses. Isso é equivalente a 18.000km/ano.

Dessa forma, ao final é apurada a quilometragem do contrato todo. Isso dá ao cliente maior flexibilidade para rodar mais ou menos em cada período. O que é muito positivo.

Então, nas férias de final de ano é possível fazer a viagem com a família, sem se preocupar em rodar um pouco a mais. Ao final, é cobrado um custo adicional de R$0,20 a R$0,50 por km excedido, se for o caso.

unidas logo

Encontre o melhor plano para seu perfil.

QUERO CONHECER UNIDAS

 

6. Quais as formas de pagamento da Unidas?

Boleto, cartão de crédito e débito em conta em breve. Para cartão de crédito, não é cobrado o valor integral do contrato no cartão de uma vez. Dessa forma, seu limite não fica bloqueado.

Trata-se de uma cobrança recorrente, que utiliza apenas o limite da parcela daquele mês. Isso é outro ponto positivo.

Ainda, é possível dividir a cobrança em mais de um cartão de crédito. Então, se você divide o uso do carro com outra pessoa da sua casa, a cobrança já pode vir separada em cada cartão!

 

7. Outra pessoa pode dirigir o meu carro?

Sim, é possível ter condutores adicionais ilimitados, sem cobrança de valor extra. Para a Unidas locadora, como o objetivo é simular a experiência de um carro próprio, não faria sentido fazer essa restrição.

Além disso, não há aumento de preço nas mensalidades caso você tenha filhos jovens em casa. Diferentemente da contratação de seguros, que leva esse ponto em consideração, encarecendo o seguro. E eles também podem dirigir o carro.

 

8. Há penalidade no caso de sinistro?

Há um custo adicional, mas não se trata de uma penalidade. E, sim, uma coparticipação.

Ela é de 5% do valor do veículo e acontece no caso de roubo, furto não recuperado, perda total ou manutenções que excedam o valor usual. Essa cláusula é prevista no contrato.

 

9. Quando acontece o pagamento da 1º parcela?

Na assinatura do contrato há o adiantamento da 1º parcela.

Isto é, trata-se de uma garantia à Unidas. Afinal, ela vai comprar um veículo novo para o usuário.

Porém, o prazo do contrato só começa a valer quando você recebe o veículo. Assim, se você tem que aguardar o recebimento do carro, não tem que pagar mensalidade alguma. E a próxima parcela vem apenas após 1 mês de uso (porque você já pagou a 1º na assinatura do contrato).

 

10. Posso cancelar o contrato a qualquer momento?

Pode, mas há uma taxa referente à desvalorização antecipada. Ou seja, a Unidas esperava que o carro “duraria” 3 anos, porém você resolve devolvê-lo na metade desse tempo.

A taxa é de 10% a 50% do saldo residual do contrato. Na medida que o tempo passa, a taxa se reduz. Dessa forma, se faltam poucos meses, a taxa será menor. Enquanto, se for nos primeiros meses, será maior.

mão segurando a chave de um carro. financiar carro sem entrada pode ser uma opção para quem precisa de um carro

A taxa de cancelamento não é alta. Em um contrato de 4 anos, no último ano já é taxa de 10%. O que é o equivalente a 1 parcela, praticamente.

 

11. O carro fica no meu nome?

Não, ele fica no nome da Unidas locadora durante todo o tempo do contrato.

 

12. Por que a Unidas consegue disponibilizar carro mais barato do que uma pessoa física conseguiria comprar?

Principalmente, por três motivos:

  • Escala de compra: Unidas compra muitos carros de uma vez, o que permite barganha de negociação com as montadoras. Compra-se com desconto. Da mesma forma há a escala de compra nas peças, manutenção, pneus…
  • O custo de capital de locadoras é barato. Em outras palavras, os investimentos têm uma boa taxa de retorno.
  • Finalmente, há um incentivo no tributo. O IPVA é mais barato para locadoras do que para pessoa física.

São três grandes linhas de custo. Dessa forma, as locadoras possuem algumas vantagens em relação a uma pessoa física.

 

13. Como é o operacional da manutenção Unidas?

Você aciona a locadora por telefone, portal, aplicativo… Então, indica o local em que se encontra. Em seguida, a Unidas fará um agendamento em alguma mecânica da região, segundo seus horários possíveis. E você leva o carro ao local.

Os serviços já estarão pré-autorizados. Além disso, há o serviço adicional, que você pode contratar extra, de carro reserva nesses momentos de manutenção.

Unidas telefone: 0800-942-1993

 

Conclusão: Unidas Livre compensa?

Segundo análise do Educando seu Bolso, sim. O aluguel de longo prazo é um produto novo, para o qual as pessoas ainda “torcem o nariz”.

Mas que vale a pena conhecer, porque o modelo chegou para ficar. Quando for trocar de carro, compare a compra com a contratação de um carro por assinatura.

Além disso, vale lembrar que o Educando seu Bolso é um blog de finanças! Assim, indicamos que você simule se esse produto é, de fato, financeiramente vantajoso para você.

SIMULE UNIDAS LIVRE

Breno Campolina, da Unidas Locadora, afirma que o boca a boca fala muito por esse produto. Então, converse com alguém que o utiliza, porque pode te ajudar ainda mais na melhor decisão.

Ficou com alguma dúvida? Comente aí embaixo!

Avaliação Educando seu Bolso
Preço
Nossa avaliação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *