O que você está procurando hoje?

Como economizar gasolina: dicas práticas para economizar no combustível

Banner Localiza

Se você tem um carro, provavelmente pode já ter se assustado com o preço do combustível. Afinal, quem nunca se surpreendeu ao ver os dígitos girando rapidamente na bomba de combustível, ou sentiu um aperto no bolso ao calcular as despesas mensais com transporte? Pensando nisso, elaboramos esse texto com dicas práticas sobre como economizar gasolina.

Continue a leitura e descubra 10 dicas simples que podem ajudar você a gastar menos com combustível.

Como economizar gasolina

Como economizar gasolina

Ao contrário do que se diz por aí, o consumo de combustível não está ligado apenas ao modelo do carro, distância percorrida e trânsito. Claro, esses fatores interferem no gasto de gasolina ou etanol, porém, não são os únicos que devem ser levados em consideração quando se quer economizar combustível.

Por isso, se você está se perguntando “Como economizar gasolina?” não aceite uma resposta tão simples como “tenha um carro mais econômico” ou “ande mais a pé”. Afinal, nem sempre podemos trocar de veículo com facilidade ou temos uma rotina que possibilite deixar o carro na garagem, não é?

Pensando que, em média, encher o tanque de gasolina consumiu até 12,1% da renda das famílias brasileiras no segundo trimestre de 2023, de acordo um estudo divulgado pela Veloe, nós, do Educando Seu Bolso, decidimos responder, de forma direta e prática, essa pergunta: como economizar gasolina?

Para simplificar, separamos os fatores que interferem no consumo do seu carro em duas categorias: hábitos do motorista e defeitos no veículo.

Então, continue a leitura para saber como diminuir seus gastos com combustível.

Hábitos que fazem seu carro gastar mais combustível

Como economizar gasolina

Certos hábitos podem aumentar significativamente o consumo de combustível. Por exemplo, acelerar bruscamente, apoiar o pé na embreagem e aquecer o motor antes de andar são alguns hábitos desnecessários que elevam o gasto de gasolina.

Defeitos no seu carro que aumentam o gasto de combustível

Como economizar combustível

Defeitos no seu veículo como sistema de injeção desgastado, filtros de ar e combustível antigos, pneus descalibrados, óleo vencido e até mesmo falta de aditivo também podem aumentar o consumo de gasolina. Portanto, antes de ligar o carro, confira a água e o óleo do motor e fique atento a qualquer luz que possa acender no painel, também, certifique-se de levá-lo para fazer manutenção.

Nenhum carro vive só de gasolina e, por isso, é essencial mantê-lo bem cuidado, com manutenção regular, troca de óleo a cada 5 mil quilômetros rodados e troca de filtro de combustível a cada 10 mil quilômetros rodados, por exemplo.

Quer saber mais sobre o serviço de manutenção preventiva? Confira nosso artigo!

Como economizar gasolina mudando hábitos

A seguir, vamos apresentar 5 formas de como economizar combustível mudando certos hábitos como motorista.

1. Saiba quando usar o ar condicionado e quando abrir a janela

Enquanto o ar condicionado exige potência do motor para funcionar, a janela aberta aumenta a resistência do ar, o que também exige mais do motor. Por isso, dependendo da sua velocidade, pode ser mais econômico usar o ar condicionado ou abrir a janela.

Sendo assim, é importante saber que o mais econômico é manter a janela aberta caso esteja em baixa velocidade, em áreas urbanas, por exemplo, pois a resistência do ar será menor, e usar o ar caso esteja andando em velocidade acelerada, como na estrada, por exemplo.

Seguindo essa dica, você pode economizar até 10% de combustível em 1 mês.

2. Olhe o GPS antes de sair de casa

Apesar da praticidade de seguir o caminho já conhecido, planejar sua rota com antecedência pode evitar com que você fique preso em engarrafamentos ou percursos mais longos, economizando gasolina.

3. Evite fazer manobras bruscas

Ao dirigir de forma mais suave, evitando acelerar e frear bruscamente, fazer curvas em alta velocidade e ultrapassagens desnecessárias, você economiza combustível, evita multas e desgasta menos seu veículo. Além disso, você ainda terá mais segurança no seu percurso.

Seguindo essa dica, você consegue economizar até 10% de combustível em 1 mês.

4. Tenha cuidado ao abastecer

Fique de olho nos números na bomba de combustível, se a mangueira está encaixada no tanque de combustível do seu carro e se a gasolina está com um cheiro diferente do comum. Infelizmente, precisamos ficar atentos quando abastecemos em postos de gasolina, pois os golpes são recorrentes.

Caso esteja inseguro quanto à qualidade do combustível, saiba que você pode pedir ao frentista que faça o teste de qualidade do combustível na sua frente de forma gratuita. De acordo com o especialista em combustíveis da Raízen, Gilberto Pose, “O teste da proveta é simples e indica a quantidade de etanol anidro na gasolina, que pelas regras da ANP deve ser de 27% para as gasolinas comum e aditivada. Para as gasolinas premium, o valor é de 25%”.

Caso o posto se recuse a realizar o teste, você pode fazer uma denúncia à ANP e ao Procon, basta ligar no número 0800 970 0267 ou visitar o site da ANP.

Por isso, recomendamos que tenha um posto de confiança, onde você já tenha confirmado, por meio do teste, que o combustível não é adulterado e saiba que não será vítima de golpe.

5. Fique de olho no hodômetro

Hodômetro total

Primeiro, é importante diferenciar o hodômetro total do parcial. O hodômetro total é o medidor de quantos quilômetros o seu veículo andou desde quando foi tirado da concessionária, este medidor não pode ser zerado ou adulterado, caracterizando crime de estelionato caso o faça. O hodômetro parcial funciona de forma semelhante ao total, porém, você pode zerar a contagem a qualquer momento.

Explicada a diferença, sempre que abastecer, certifique-se de anotar a quantidade de combustível que foi colocada e zerar o hodômetro parcial. Assim, fica fácil acompanhar o consumo do seu veículo, o que pode ajudar a identificar problemas que impliquem no aumento do consumo de gasolina.

Outra opção é utilizar a tecnologia do seu veículo. Muitos carros mais novos já calculam a autonomia e consumo de combustível do veículo, basta você procurar no manual como conseguir essa informação no painel.

Um benefício de acompanhar o consumo do seu veículo é conseguir identificar qual o mais econômico para você: gasolina, álcool ou diesel.  Mas, lembre-se de verificar quais combustíveis seu carro aceita, pois colocar etanol em um motor movido à gasolina, por exemplo, pode ocasionar o travamento da bomba injetora.

O Simulador de Combustível do Educando seu Bolso é 100% gratuito e online. Lá você descobre qual o combustível mais econômico para o seu veículo de forma simples e rápida. Clique e confira!

Como economizar gasolina cuidando do seu carro

A seguir, vamos apresentar 5 formas de como economizar gasolina cuidando do seu veículo.

1. Mantenha os pneus calibrados

Pneus descalibrados podem aumentar o consumo de combustível significativamente.Isso ocorre pois, quanto mais vazio o pneu, maior a área de contato com o asfalto, o que aumenta o atrito, exigindo mais potência do motor para acelerar o carro.

Veja a imagem: nela ambos os carros estão a 50 km/h, porém, como o carro da direita está com o pneu vazio, precisa acelerar mais para manter a velocidade (seta verde) por conta da resistência do atrito (seta vermelha).

Diferença de atrito do pneu calibrado e descalibrado
Diferença de atrito do pneu calibrado e descalibrado

Então, para evitar maior consumo de combustível, verifique a calibragem do pneu sempre que abastecer

Não se esqueça! Cada carro possui uma calibragem ideal para o pneu, normalmente, você consegue descobrir procurando um adesivo na porta do motorista ou na tampa do tanque de combustível. Caso não encontre o adesivo não se preocupe, essa informação também está disponível no manual do veículo.

Seguindo essa dica, você consegue economizar até 3% de combustível em 1 mês.

2. Não esqueça dos filtros

Filtros de ar e combustível desgastados ou sujos podem prejudicar o desempenho do motor, aumentando o consumo de gasolina. Além disso, um entupimento pode gerar um problema muito maior, chegando até mesmo a fundir o motor.

Sendo assim, certifique-se de trocar os filtros, em média, a cada 10 mil quilômetros rodados.

3. Coloque aditivo periodicamente

Como explicamos, sujeira no motor do veículo aumenta o consumo de combustível e pode gerar um problema maior em caso de entupimento. Os aditivos ajudam a manter o sistema de combustível limpo e eficiente, evitando consumo de gasolina desnecessário e possíveis complicações. Por isso, coloque aditivo, em média, a cada 5 mil quilômetros rodados.

4. Não carregue peso desnecessário

Quanto mais pesado o carro, maior o consumo de combustível e desgaste do veículo, afinal, exige muito mais do motor movimentar um carro pesado do que um carro leve. Por isso, evite carregar peso desnecessário.

O consumo médio do veículo chega a aumentar em até 2% a cada 50 kg a mais.

5. Faça manutenção preventiva

A manutenção preventiva é indispensável para garantir que o veículo esteja sempre funcionando de maneira eficiente. É uma forma de prevenir defeitos no motor que possam prejudicar o seu desempenho, aumentando o consumo de combustível, por exemplo.

Manutenção preventiva é ainda uma forma de evitar o risco de ser surpreendido por uma pane e ficar a qualquer momento. Para isso, é essencial fazer a troca regular de óleo e filtros, a verificação de sistemas, como o de injeção, a atenção à vida útil das peças, dentre outros serviços, sem esperar o problema aparecer.

Você pode simplesmente levar o carro a uma oficina e pagar pela manutenção de uma só vez, ou adotar um serviço de revisão preventiva programada, oferecido por algumas empresas em forma de assinatura, como é o caso da Localiza.

A rede de aluguel e venda de carros disponibiliza um serviço de revisão preventiva especializada para veículos pessoais, o Localiza Mais. Você não precisa ter um carro locado ou comprado na Localiza para aderir ao serviço.

Saiba como funciona o Localiza Mais:

Ah! E o Educando Seu Bolso possui parceria com a Localiza Mais. Ou seja, contratando o serviço de revisão e manutenção preventiva pelo nosso link você consegue condições exclusivas: um desconto de 10% no seu plano!

Para contratar o Localiza Mais com desconto de 10%, basta clicar no botão abaixo e inserir o cupom EDUCANDO10:

Seguindo essa dica, você consegue economizar até 4% de combustível em 1 mês.

Conclusão: como economizar na gasolina e quanto você pode guardar

Economizar gasolina não é apenas uma questão de modelo do carro, distância percorrida e trânsito, mas também envolve dirigir de forma consciente e cuidar do seu veículo.

Para colocar em valores reais, vamos pensar assim: se um carro faz 10km com um litro de gasolina e você anda 1.000km por mês, você usa 100 litros de gasolina. Com as nossas dicas, você pode economizar de 15% a 25% de combustível. Isso significa que, nesse exemplo, você economizaria entre 15 e 25 litros por mês. Se pensar no preço da gasolina, isso faz uma boa diferença no fim das contas.

Então, seguindo as dicas que demos, você pode diminuir o consumo de combustível e desgaste do seu veículo, economizar dinheiro e contribuir para um meio ambiente mais limpo.

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *