O que você está procurando hoje?

BrasilPrev: Previdência renda fixa com rendimento negativo?

Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
BrasilPrev: Previdência renda fixa com rendimento negativo?
/

A economia anda meio tumultuada ultimamente e o brasileiro está sofrendo com rendimentos negativos em seus investimentos. Nem mesmo aplicações de renda fixa e planos de previdência, como o BrasilPrev dos pais do Marcelo, escaparam. Brasilprev? Marcelo? Aguenta aí que já explicamos.

A Bolsa tem se desvalorizado semana após semana, e vários fundos têm acompanhado a trajetória de queda. Tudo bem. Que a Bolsa era arriscada você já sabia, mas a renda fixa também? A possibilidade de perder parte do principal em PGBLs e VGBLs, que não aplicam em ações, é novidade pra muitos. Será que o Tesouro Direto é uma opção mais segura e rentável que esses planos? Quais são os melhores investimentos financeiros nos tempos atuais? Ou será que a pergunta nem é essa, mas sim: qual é o melhor comportamento do investidor em períodos turbulentos como o atual?

Esse foi o tema da minha conversa com o Pedro Vieira, da Rádio Inconfidência. Aproveitamos uma pergunta enviada pelo nosso leitor e ouvinte Marcelo, que falou das suas dificuldades em gerenciar os recursos dos pais. O investimento deles na BrasilPrev está com rendimento negativo e a família está perdida. O que fazer? Isto é possível?

Neste post vamos comentar tudo isso: investimentos adequados para diferentes fases da vida, bom e mau uso do Tesouro Direto, o que esperar e como agir em 2018 e muito mais.

A pergunta do ouvinte

Vivo o desafio de cuidar das finanças de meus pais para que tenham um final de vida digno. Eles têm os seus recursos investidos no BrasilPrev e estamos muito insatisfeitos com o rendimento dele. A partir do podcast estou ponderando migrar este recurso para o Tesouro Direto, pois gera um rendimento melhor e é seguro. Eu estou correto no meu raciocínio?

Marcelo

Ele acrescentou que o saldo que os pais têm investido diminuiu de um mês para o outro e que outros fundos do BrasilPrev tiveram o mesmo desempenho ruim.

A partir daí, o Pedro Vieira fez boas perguntas que nos possibilitaram comentar bastante essa questão tão complexa.

É normal um fundo de previdência perder dinheiro?

Pode acontecer. O BrasilPrev – a previdência privada do Banco do Brasil – tem mais de 40 fundos diferentes. Desses, apenas 2 não tiveram desempenho negativo nos 30 dias anteriores à nossa análise.

Isto acontece porque os gestores investem em ativos com algum risco, em busca de rentabilidade melhor. Isto significa investir em ações, ou mesmo em renda fixa, que vêm tendo desempenho ruim.

Os gestores podem fazer isso sem minha autorização?

Na verdade, eles têm sua autorização. Ao contratar o plano você comunica expressamente que aceita suas condições. Diferentes planos têm diferentes perfis de risco. Alguns são mais conservadores, outros mais arrojados. De acordo com o perfil, os gestores podem assumir menos ou mais riscos, em busca dos melhores investimentos.

Para um idoso compensa aderir à BrasilPrev?

Boa pergunta. Previdência privada é plano para longo prazo, certo? Muita gente pensa que, por isso, não é um investimento adequado para pessoa idosa.

Ora, depende. Teoricamente, uma pessoa já é considerada idosa aos 65 anos. Hoje em dia, graças aos avanços da medicina e da informação, muitas pessoas têm passado dos 90 anos cheias de saúde e vitalidade. Sendo assim, PGBL e VGBL podem, sim, ser bons negócios até para idosos. Mas é preciso ficar atento às cláusulas dos planos e às suas próprias condições – e esse conselho vale para qualquer idade.

A primeira condição é a pessoa dispor de um dinheiro do qual só vai precisar no longo prazo. Assim ela poderá desfrutar de importantes vantagens tributárias.

Além disso, é importante ler atentamente as cláusulas do plano, especialmente em relação a taxas – de administração, de carregamento etc. – e ao perfil de risco do plano.

Os investimentos e o pão de queijo

Uma das grandes delícias da culinária mineira é o pão de queijo. Se Deus é brasileiro, o pão de queijo é um forte indício de que Ele seja mineiro. Para ficar pronta, essa maravilha leva cerca de 30 minutos. Portanto, se você vai fazer um lanche rápido, porque precisa sair daqui a pouco, a dica é simples: NÃO faça pão de queijo.

investimento e pão de queijoMas você adora pão de queijo, vai lá e põe um tabuleiro para assar. E fica ali, o tempo todo olhando pela janela do forno para ver se ele cresce. Dali a 20 minutos, já atrasado para seu compromisso, você tira do forno. O pão de queijo não cresceu, está branco e massudo. Um sacrilégio.

Bem, com investimentos financeiros acontece a mesma coisa. Uma das primeiras perguntas antes de se investir é: QUANTO TEMPO você tem disponível para deixar os recursos? Se tem bastante tempo, poderá pesquisar investimentos de longo prazo. E, aí sim, deverá avaliar as outras condições para aplicação.

Porém, em muitos casos, a pessoa investe em um ativo tipicamente de longo prazo, com a intenção de deixar o dinheiro quieto, mas fica acompanhando a cotação daquele ativo todos os dias. Aí, se a economia do país passa por uma crise no curto prazo, a cotação daquele ativo cai. A pessoa se assusta e vende o ativo a preço baixo, traindo a si mesma.

É como aquela pessoa que põe o pão de queijo para assar e não espera os 30 minutos. Ela até TEM os 30 minutos disponíveis, mas fica olhando pela janela do forno – como se isso adiantasse alguma coisa –, acha que os pães já deveriam estar maiores e mais corados, acha que se deixar mais tempo eles vão ficar duros por dentro, aí não aguenta e tira antes da hora.

Sem generalizar

Não estou necessariamente dizendo que este seja o caso do  Marcelo, porque não acompanhei de perto o desempenho do fundo em que ele aplicou. Existem ativos que são ruins mesmo. Nesse caso, não resta muita opção a não ser aceitar a derrota, encerrar o prejuízo e partir para outra.

Mas é provável que Marcelo esteja assustado por causa de uma crise que está atingindo à economia como um todo, e não apenas aos ativos dele. Ele fala em sair do BrasilPrev e migrar para o Tesouro Direto.

Sem defender nem atacar o fundo da BrasilPrev – porque, repito, não analisamos detalhadamente a carteira do PGBL/VGBL em que ele aplicou – vamos falar um pouco sobre o Tesouro Direto.

Tesouro Direto

Existem basicamente 3 tipos de títulos do Tesouro Direto:

  • Tesouro Selic: rende o equivalente à Taxa Selic.
  • Tesouro IPCA: rende uma determinada taxa de juros MAIS a inflação medida pelo IPCA
  • Tesouro Pré-fixado: rende uma determinada taxa combinada no momento da aplicação, independentemente de como se comporte a economia, a inflação, a Selic etc.

Desses 3 títulos, o único que nunca perde valor é o Tesouro Selic. Ele rende todos os dias o equivalente à taxa Selic.

No caso dos outros dois, na hora da aplicação o investidor combina as condições da remuneração no vencimento do título. Essas condições estão garantidas pelo Tesouro Nacional. Porém, se decidir se desfazer do título ANTES do vencimento, ele venderá pelo preço que o mercado estiver disposto a pagar.

Isso quer dizer que é possível PERDER dinheiro no Tesouro Direto? Sim, é possível. Se comprar um título de longo prazo e precisar vender antes da hora, é possível perder dinheiro. Se vender na hora certa, não: receberá aquilo que foi combinado no início.

“Ah, Fred, então o melhor título do Tesouro Direto é o Tesouro Selic, que é o único que não se desvaloriza?” Sim, ele é o único que não se desvaloriza, mas nem sempre ele é o melhor.

Em finanças existe o tripé risco-rentabilidade-liquidez. Nenhum investimento tem bom desempenho nesses três fatores ao mesmo tempo. Então, se a pessoa opta pelo baixo risco do Tesouro Selic, ela precisa abrir mão da rentabilidade: este é o título que rende menos.

Isto quer dizer que, se o Marcelo tivesse tirado o dinheiro dos pais dele do fundo BrasilPrev para aplicar no Tesouro Direto por conta própria, possivelmente teria um desempenho semelhante. Quer ver?

Caso prático

Comparamos o desempenho de um fundo da BrasilPrev – Tesouro 2023 – com o Tesouro Selic. O fundo rendeu -3,23% nos 30 dias anteriores à análise, isto é, se desvalorizou. Já o Tesouro Selic rendeu 0,46% no mesmo período. Não é grande coisa, mas é melhor do que perder dinheiro, claro.

Porém, ao analisar um período de 12 meses, o fundo rendeu 8,03%, enquanto o Tesouro Selic rendeu 7,5%.

Ou seja, mesmo que 2018 venha sendo um ano muito ruim para investimentos financeiros, no médio prazo o fundo ainda teve um desempenho melhor que o Tesouro Selic.

Melhores investimentos ou melhores estratégias?

Para identificar os melhores investimentos, cada pessoa precisa de autoconhecimento, planejamento e disciplina. Se tiver um bom montante para investir, é prudente separá-lo em duas partes. A primeira é uma reserva financeira para emergências. Esta deverá ser investida em algo de baixo risco e alta liquidez – e, consequentemente, com rentabilidade não tão alta. A outra é o dinheiro para o futuro. Este poderá ser investido em algo com menos liquidez e com um pouco mais de risco, em busca de melhor rentabilidade. Para isso é preciso ter cautela e saber bem onde se está pisando.

Simulador de investimento

O Educando Seu Bolso oferece gratuitamente um Simulador de Investimento em Renda Fixa. Por meio dele a pessoa consegue identificar os melhores investimentos, de acordo com sua condição – isto é, o valor e o prazo disponíveis. O simulador apresenta diferentes opções e indica aquela que tem a melhor rentabilidade. É muito prático e, claro, muito vantajoso.

O Simulador de Investimentos compara, por exemplo, a tradicional Caderneta de Poupança, o Tesouro Direto e alguns títulos privados, como CDB. Ele pode ajudar muito na construção de uma boa estratégia de investimentos. É isto que define quais são os melhores investimentos: são aqueles mais adequados a cada pessoa.

Falando nisso, e respondendo ao Marcelo, diferentes fases da vida requerem diferentes tipos de investimentos financeiros.

Investimento para crianças

Investimentos para criançasMuitos pais começam a poupar dinheiro para a faculdade dos filhos assim que eles nascem. É uma ótima ideia. Quais são os melhores investimentos, nesse caso?

Bem, é uma clara situação de longo prazo, então pode-se abrir mão da liquidez. Há títulos do Tesouro Direto com vencimento em 15 ou 20 anos, por exemplo. Eles são bem interessantes. O poder dos juros no longo prazo é realmente surpreendente.

É possível também se encontrar bons planos de previdência privada. Repetimos nossa dica: atenção às taxas de administração e de carregamento e ao perfil de risco do plano.

Pais com maior conhecimento sobre investimentos podem colocar parte do dinheiro em algo com um pouco mais de risco, como ações e fundos multimercado.

E nosso Simulador de Investimentos também pode indicar boas opções para prazos mais longos.

E para jovens? Tesouro Direto ou BrasilPrev?

Tesouro Direto ou BrasilPrev para jovensSuponhamos que uma moça acabe de entrar no mercado de trabalho e queira transformar seus sonhos em planos. Casa própria, carro, viagens… Bem, nesse caso os prazos não são tão longos quanto o da faculdade das crianças. Quais são os investimentos financeiros mais adequados?

Primeiro é importante separar algum dinheiro para o curto prazo, para algum imprevisto – bom ou ruim.

Para o restante, há diversas opções no Tesouro Direto para o médio prazo – 3 a 5 anos – e outras para prazos maiores.

Também nesse caso a previdência privada pode ser bastante adequada. Recomendamos especial atenção para a tributação. Dependendo da forma como a pessoa declara seu Imposto de Renda, será mais vantajoso o PGBL ou o VGBL. Está em dúvida? Pergunte para nós!

Se possível, vale a pena procurar saber como funcionam as opções mais arriscadas, como Bolsa de Valores. Jovens têm tempo – não apenas décadas de vida pela frente, mas também tempo no dia a dia. O tempo joga a seu favor nos investimentos.

Nosso Simulador de Investimentos também pode ajudar em seus diversos planos.

E não deixe de conhecer também nosso Simulador de Aposentadoria, para ampliar ainda mais os planos!

BrasilPrev serve para idosos?

Bom, este é o caso que deu origem a este post, o dos pais do Marcelo. A resposta para esta pergunta depende de alguns fatores:

melhores investimentos para idosos

  1. Se o BrasilPrev dos pais dele foi bem escolhido;
  2. se os custos envolvidos (taxas de carregamento e administração) são razoáveis;
  3. se os pais dele vão poder se aproveitar de benefícios tributários, como alíquotas mais baixas de IR ou dedutibilidade;
  4. se é um investimento coerente com o perfil de investidor dos pais; e
  5. se o prazo da aplicação está alinhado com o objetivo de uso estabelecido;

Se todas as perguntas acima foram respondidas positivamente, a princípio, investir na BrasilPrev pode ser uma boa sim, mesmo para idosos. Alô Marcelo, se este é o caso dos seus pais, o que temos a sugerir é que você relaxe, fique tranquilo e foque no médio/longo prazo. Afinal, é neste horizonte temporal que dedutibilidade e tabela regressiva de imposto de renda, ausência de come-cotas e amortização de custos como o de carregamento costumam fazer com que a performance de um plano de previdência privada se sobreponha à de aplicações financeiras feitas diretamente em CDBs, LCIs ou no Tesouro Direto.

Ah, e por falar em Tesouro Direto, fique tranquilo também, pois tivesse você, ao invés da BrasilPrev, escolhido títulos pré-fixados ou atrelados a inflação no Tesouro Direto, estaria enfrentando perdas similares nos últimos meses.

 O que podemos esperar dos próximos meses?

Bem, muitos analistas preveem que os juros e o dólar podem continuar a subir, que a Bolsa de Valores ainda pode cair mais. Segundo eles é hora de cautela.

Humildemente, é o que nós enxergamos também. Muita incerteza, que leva a muito nervosismo, que causa oscilações de valores dos ativos, como os preços dos títulos do Tesouro. Talvez seja hora de preservar o capital, correr pouco risco, e não de buscar grandes rentabilidades. Não há segurança em relação ao futuro político no país e todos sabemos como isto afeta a economia e os preços.

Escolha bem seus investimentos, de acordo com suas necessidades. Não apenas a modalidade – curto, médio e longo prazos, previdência privada, multimercado –, mas também em quais ativos vai investir, dentro de cada uma delas. Entenda bem o que pode esperar de cada modalidade. Se estiver bem informado sobre isso, não é preciso se assustar com pequenos solavancos no curto prazo.

Estamos aqui para ajudar. Use nossas ferramentas, leia nossos textos, ouça nossos podcasts. E, sempre que quiser, entre em contato. Será sempre um prazer!

54 comentários

  • Ola, eu fiz um investimento desse no Brasil prev junior VGBL para meu neto de três anos de idade, pensando no futuro dele daqui uns 15 anos , para ajudar nos seus estudos. Pois bem a pessoa que me atendeu na agência física me apresentou esse brasilprev prev, me convenceu que era um ótimo investimento, que não iria perder dinheiro, que me pagaria muito mais que rendimentos da poupança., Pois deixei claro, que não queria investimentos de riscos, e muito menos com retornos de poupança, porém já tem 8 meses, e se esse dinheiro que investi nesse Brasil prev, teria tido rendimentos muitoais que poupança, te tem mais , estou com saldo negativo, menos do que apliquei, não sei qual a parte que ele não entendeu ,que não tenho dinheiro para aplicar em aplicações de riscos, mil vezes eu tivesse colocado na poupança para ele, só não fiz isso , porque sei que os pais do meu Neto, iriam gastar esse dinheiro antes do tempo e mesmo porque eu não conseguiria abrir uma conta poupança para ele pois não sou responsável legal por ele., E nesse Brasil prev junior eles não conseguem mexer, . Esses foi o motivo principal de eu ter feito esse. Não recomendo para ninguém, pois o dinheiro não é deles, se perder tanto faz, o dinheiro é do cliente, e se ganhar, eles ganham mais que o cliente, simples assim. Vou sair fora .

    Responder
    • Boa tarde, Neide.

      Primeiramente, deixe-me parabenizá-la pela preocupação com seu neto. Feliz dos que tem avós como vocês.

      Em segundo lugar, importante a sua avaliação de que algumas pessoas não podem ter o recurso disponível, pois acabam gastando e comprometendo o futuro dos próprios filhos (objetivo da sua iniciativa). Recebemos muitos casos assim por aqui, infelizmente.

      A previdência privada, seja para a criança propriamente dita, seja tendo a mesma como beneficiária de um adulto, é uma maneira de se fazer essa poupança pra futuro. Muitas vezes, aliada a uma tabela regressiva de IR, que é punitiva para resgates no curto-prazo, acaba por criar o incentivo para a criação de uma reserva de longo-prazo. Mas, não é a única. A própria poupança que você citou, no nome do jovem, seria outra. Mais uma opção seria uma aplicação em título sem liquidez. Nas plataformas de investimentos atualmente se encontram títulos privados com prazo de até 10 anos (LIG, LCI, LCA, CDB).

      Mas, mesmo nos mantendo no mundo da previdência privada, a BrasilPrev não é a única empresa que existe no mercado. Se você não está satisfeita com ela, é possível fazer a portabilidade para outra seguradora, ou para outro plano dentro da própria BrasilPrev sem ter que antecipar o IR. Já pensou nisso?

      Bom, não sei exatamente qual é o plano do seu neto, mas não creio haver motivo para se desesperar. Infelizmente, gerentes bancários vem desinformando seus clientes com muito mais frequência do que se imagina. O importante é que com apenas 8 meses você abriu os olhos e que há caminhos alternativos que você pode tomar sozinha. Se precisar de uma consultoria, saiba que temos profissional que presta esse tipo de atendimento .

      Espero ter ajudado. Se também quiser nos ajudar, gostaríamos de pedir um testemunho sobre o nosso trabalho no linkedin, que assine nossas mídias sociais em youtube, instagram, twitter ou facebook e que compartilhe nosso conteúdo ou clique nos nossos links sempre que possível. Isso não custa nada pra você e nos auxilia a continuar ajudando um montão de gente.

      Responder
  • A funcionária do BB me induziu a aplicar no brasilprev dizendo que a rentabilidade era o dobro da LCA que tenho aplicado no BB. Apliquei dia 15 de outubro de 2021 e em 15 dias já perdi 2 mil reais.. não sei o que fazer, só sei que a funcionária disse que eu iria ganhar o dobro . Brasilprev pura enganação. Aconselho as pessoas que lerem este post , nunca cair na arapuca que eu cai. Brasilprev nunca.

    Responder
    • Boa tarde, Fabiano!

      Primeiramente, lamento sua insatisfação com o plano! Em seguida, te aconselho a conhecer a nossa Consultoria em Previdência , feita pela Vanessa, ela pode te ajudar a encontrar a melhor decisão e te apresentar planos de outras seguradoras com plataformas abertas e que oferecem diversos gestores bastante renomados.

      Espero ter ajudado!
      Eduarda Ferrari
      Equipe Educando Seu Bolso

      Responder
  • BRASILPREV em 2021, muda cláusulas impedindo aportes esporádicos e mudança da data de aposentadoria, os quais estavam no Plano. Extinguiram as cláusulas unilateralmente.

    Responder
  • Insatisfação total com.Brasilprev…….devo aguardar uma ” possível ” recuperação ou migrar para outro plano nesse época de desvalorização?

    Responder
    • Oi Danuza.
      Primeiro preciso dizer que recentemente a maioria dos fundos tem tido performance ruim. Mas, se sua insatisfação já vem de longa data, então provavelmente é hora sim de portar seu plano para um gestor melhor. Se precisar de ajuda com a portabilidade, recomendo nossa corretora parceira [email protected].
      =I

      Responder
  • Boa noite.
    Há uns 6 anos, eu aderi ao Brasilprev Junior do BB(para minha filha) pensando ser este um bom investimento, mas sem saber ao certo do que se tratava. Comecei a assistir a alguns vídeos, a acompanhar o seu blog e a investir no TD recentemente. Percebi que o “bom investimento” não parece ser tão bom assim(ou estou enganado?)… Gostaria, se possível, saber se consigo e como retirar o “investimento” e aplicar em algo mais rentável e mantendo o propósito do investimento para minha filha.

    Responder
    • Boa tarde Bruno.

      Primeiramente, me desculpe pela demora em te responder e meus parabéns por cuidar do futuro da sua filha.

      Veja, previdência privada não é necessariamente um investimento ruim. Inclusive, se o objetivo for mesmo de longo prazo, digamos custear uma faculdade daqui a 10 anos, ele tende a ser até superior do que aplicações em outros instrumentos de renda fixa, como cdbs, fundos de investimentos ou mesmo o Tesouro Direto a que você se referiu. Mas, é claro que isso depende da qualidade do gestor (Brasilprev ou outros).

      Quando escrevemos esse post, havia muita reclamação sobre a performance dos PGBLs e VGBLs dos grandes gestores (BB, CEF, Bradesco, Santander e Itaú) e àquela época a performance de planos de previdência de gestores independentes era superior, o que recomendava portabilidade.

      Sim, você pode portar os recursos do plano da sua filha para um gestor melhor, se estiver mesmo insatisfeito com a Brasilprev. Se precisar de auxílio com isso, sugiro que procure nossa corretora parceira [email protected] para que ela lhe apresente os planos de outras seguradoras com plataformas abertas e que oferecem diversos gestores bastante renomados.

      Se o objetivo desse dinheiro for porém de curto prazo, pode ser melhor mesmo investir em bons istrumentos de renda fixa disponíveis em plataformas abertas ou através de robôs de investimento. Nesse caso, recomendo que visite o nosso simulador de investimentos para ter uma comparação das taxas ofertadas atualmente, ok?

      Bom, acho que era isso, mas se ainda ficou alguma dúvida é só falar.

      Abc

      =]

      Responder
  • Opa, boa tarde e parabéns pelo trabalho. Tenho uma grana investida no CDB DI do Banco do Brasil e sempre deixo rendendo lá (+ou- 80% do CDI). É melhor eu investir no Tesouro Direto, deixar no CDB do BB, ou algum outro investimento?

    Meu perfil é moderado.

    Obrigado pela atenção!

    Responder
    • Obrigado Philippe.

      Pra ficar no CDB, verifique no nosso simulador de investimentos em renda fixa que há opções bem melhores do que os atuais 80% do CDI que você recebe no BB. Algumas ultrapassam 130% do CDI.

      O Tesouro Selic também tende a ser melhor, dependendo da taxa de corretagem cobrada. Em média, te daria algo em torno de 100% do CDI.

      Finalmente, se seu perfil é moderado, talvez haja espaço na sua carteira para algum risco proveniente de renda variável (10% do total ou algo assim). Se for este o caso, pode ser uma boa avaliar serviços de investimentos como por exemplo a Monetus.

      Abc

      =]

      Responder
  • Gostei muito do seu blog, Frederico.
    A respeito do FGC, caso o banco investido venha a quebrar, até que haja o ressarcimento do valor investido, o capital continuará a ser atualizado ?
    Qual o tempo médio para o ressarcimento pelo FGC ?

    Responder
    • Boa tarde Edimilson e obrigado por sua participação.

      Veja, a BrasilPrev que é uma empresa de seguros e previdência do BB tem vários planos, uns mais arriscados e outros menos. Se o seu plano é um dos mais arriscados, há risco de perda de parte do seu capital investido sim. Seria como investir em um fundo de ações, se a bolsa cai, seu patrimônio se desvaloriza, entende?

      Bom, isso é durante o período de contribuição, ou seja, enquanto você está contribuindo mensalmente para o plano, criando sua reserva. Já no período de usufruto, que é quando você já transformou seu patrimônio acumulado em uma renda mensal (seja vitalícia ou seja por prazo determinado), não há mais risco de perda de capital. Se eles investirem mal, é problema deles. Continuam tendo que te pagar o valor combinado, acrescido do IPCA, etc.

      Finalmente, não posso deixar de lhe alertar também para uma possibilidade bastante remota, que é a quebra ou falência de qualquer empresa financeira, ok?

      Abraço.

      =I

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *