O que você está procurando hoje?

Maquininhas de Cartão – Vale a pena ter uma?

banner maquininha
Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Maquininhas de Cartão - Vale a pena ter uma?
/

Hoje, há cada vez mais pessoas se aventurando a se tornarem empreendedores. Muitos na informalidade, outros que se formalizaram tornando-se MEI. E tem sido comum que os empreendedores – os novos e os antigos – procurem cada vez mais pelas maquininhas de cartão, para oferecer mais comodidade aos seus clientes e não perderem vendas.

Segundo o Sebrae, há, no Brasil, 45 milhões de pessoas com atividade empresarial. Porém, há apenas 4 milhões de maquininhas de cartão.  O número vem aumentando, mas ainda há muito espaço para crescer.

Afinal, o número de usuários de cartões de crédito e débito também não para de crescer. É mais prático, mais seguro, pode render pontos em programas de milhagem – embora, como já dissemos aqui, exija disciplina por parte de quem usa, para não criar dívidas perigosas.

Confira aqui as 10 melhores maquininhas de cartão, segundo nosso Simulador de Máquinas de Cartão :

Ranking melhores maquininhas segundo Educando seu Bolso

Posição Maquininha Saiba Mais
1 Moderninha Pro 2
Moderninha Pro 2 73% OFF
73% OFF
2 T3 Básico
T3 Básico 76% OFF
76% OFF
3 Point Pro 2
Point Pro 2 81% OFF
81% OFF
4 Sumup Solo Printer
Sumup Solo Printer 30% OFF
30% OFF
5 InfiniteSmart
InfiniteSmart 7% OFF
7% OFF
6 Minizinha Chip 3
Minizinha Chip 3 72% OFF
72% OFF
7 T2 + Básico
T2 + Básico 76% OFF
76% OFF
8 SumUp TOP
SumUp TOP 54% OFF
54% OFF
9 Point MINI NFC 1
Point MINI NFC 1 87% OFF
87% OFF
10 SafraPay Mini
SafraPay Mini

Novas marcas, novos usuários

Lembra-se de que, quando você ia pagar algo com cartão, o vendedor te perguntava “Visa ou Master”? E, dependendo da sua resposta, ele usava uma maquininha ou a outra? Pois é, isso acabou. Uma mudança na norma pôs fim à exclusividade de bandeiras e permitiu que operadoras menores entrassem no mercado em igualdade de condições com marcas mais tradicionais.

Com isso, já reparou em quantas novas marcas de maquininhas de cartão estão por aí? Muitas empresas menores vêm entrando no mercado, conseguindo prestar serviços tão bons quanto as marcas mais antigas e tradicionais. O melhor é que estão oferecendo soluções inovadoras a um custo mais baixo.

A consequência é que muitos pequenos empreendedores que antes não aceitavam cartões passaram a aceitar. Meu barbeiro, por exemplo, não aceitava pagamento em cartão, e passou a aceitar. Me explicou que vinha perdendo muitos clientes por não oferecer essa opção. A pessoa entrava na barbearia, perguntava se ele aceitava cartão e, diante da resposta negativa, ia embora.

Ele passou, então, a aceitar cartão de débito. Fez as contas, viu que as taxas da maquininha de cartão para esta modalidade eram razoáveis, resolveu aderir.

Para o comerciante, há vantagens muito claras. Por exemplo, a redução nas vendas frustradas, por não aceitar cartões, e a diminuição das perdas por inadimplência. Afinal, a administradora arca com o risco do calote do seu cliente.

Máquinas de cartão

Como escolher dentre as várias marcas de maquininhas de cartão? Qual é a mais adequada?

São muitos fatores:

  • o preço da máquina. E mais: ela é comprada ou alugada?
  • as taxas cobradas em vendas no débito, no crédito à vista ou parcelado
  • as funcionalidades
  • a tecnologia que ela requer. É autônoma ou precisa de um smartphone ao lado?
  • imprime recibos ou envia por mensagem?
  • quais bandeiras aceita? Só Mastercard e Visa ou também as outras, como Elo, HiperCard, Cabal, Amex, Diners…?

É até meio contraditório. De um lado, a facilidade que as maquininhas oferecem a você e aos seus clientes para concretizar os pagamentos/recebimentos. Do outro, a dificuldade de comparar preços, taxas de desconto, de antecipação, aluguéis ou as parcelas das maquininhas de cartão.

Mesmo quando você consegue encontrar as taxas cobradas, ainda assim é difícil saber exatamente quanto e quando você vai receber. Outra decisão difícil é se vale a pena escolher um plano onde você recebe logo, ou outro onde tem que esperar mais.

Podcast

Na conversa com o Pedro Vieira, da Rádio Inconfidência, falamos sobre tudo isso, e ainda conversamos com ouvintes. E, se você é empreendedor, está pensando em ter uma maquininha de cartão e não sabe bem qual escolher, conheça nosso Simulador de Máquinas de Cartão. Lá, você vai encontrar uma maneira simples de comparar Payleven, Maquinão e Izettle Lite, Sumup, as MercadoPago Point H e Point Mini, Pago, ContaMobi, Vero, e outras variações da PagSeguro, como a Minizinha, Moderninha e Moderninha Pro, além de outras opções da Rede e da Cielo, como Cielo Mobile e a Smart Rede. Agora, com apenas um clique você fica sabendo qual é a maquininha de cartão mais vantajosa para o seu negócio. Faça sua simulação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *