O que você está procurando hoje?

Influencers digitais e finanças: milagre não existe!

Banner_afiliado_XP
Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Influencers digitais e finanças: milagre não existe!
/

Você sabia que 44% dos jovens se baseiam nas redes sociais para investir?! Pois é, no Instagram, no TikTok, no Youtube… São quase 255 influencers criando conteúdo sobre temas financeiros no Brasil, e, juntos, contam com quase 95 milhões de seguidores.

Mas, é claro que para a rapaziada mais jovem é mais fácil acreditar nas informações da internet, agora, para os mais velhos, já pode ser mais complicado. Até porque, é claro que existem aquelas pessoas que publicam qualquer conteúdo, sem a menor credibilidade, apenas por views.

Influencers no mundo das finanças foi o assunto do programa Opinião Minas, da Rede Minas de Comunicação. Nesse episódio, participamos juntamente com Ellen Silvério,  e batemos um papo com a âncora Érica Vieira. Foi uma conversa bem rica, por isso recomendamos que assista no YouTube ou escute o áudio do podcast no seu agregador favorito,  mas se preferir ler, segue abaixo um texto com as principais ideias.

A pandemia e o impacto no número de investidores

Que a pandemia impactou todos os setores das nossas vidas todo mundo já sabe. Agora, você já parou para pensar em qual foi o impacto que esse período teve no mundo dos investimentos?

Bom, de acordo com a entrevistadora do Rede Minas, o número de investidores na bolsa de valores saltou de aproximadamente 700 mil CPFs em 2018, para 4 milhões e 400 mil CPFs em junho de 2022. 

Pois é, a necessidade de ficar em casa fez com que muitas pessoas acabassem poupando algum dinheiro, principalmente os jovens, que, muitas vezes, ainda não pagam contas ou não têm maiores compromissos financeiros.

Assim sendo, esses jovens procuraram formas de fazer esse dinheiro render, e é aí que entra o papel dos influencers. 

Ficando em casa, e cada dia mais imersos no mundo das redes sociais, os jovens começaram a buscar informações necessárias para começar a investir e fazer o dinheiro render. 

Mas os influencers só falam de investimentos?

Não! Os influencers abordam vários temas dentro do mundo das finanças. 

Inclusive, na época da pandemia, buscou-se muito nesses influenciadores digitais dicas de outras fontes de renda, de organização financeira e de como sair das dívidas.

Ou seja, nesse período de permanência em casa, esses influenciadores foram, para muitos, a fonte de informação para se reposicionar no mercado, já que esse período foi marcado por demissões e interrupções da capacidade de prestar serviços (manicures, ambulantes, autônomos, MEIs acabaram sem conseguir trabalhar).

Como exemplo desse auxílio prestado pelos influencers, podemos citar a Nathalia Arcuri, que falou sobre o benefício emergencial, e demais influencers, que falaram sobre empréstimo Caixa Tem e empréstimos emergenciais para MEIs.

 

A influência da internet no mercado financeiro

Com certeza você já escutou o seguinte ditado: “existem quatro coisas que não se falam sobre: futebol, política, religião e dinheiro”, pois esses sempre foram assuntos delicados.

Porém, com a evolução da internet e o aparecimento dos influencers de assuntos financeiros, essa barreira foi rompida. Cada vez mais se fala de dinheiro, e se ensina a usar o dinheiro e o mercado a seu favor.

Inclusive, vale ressaltar a importância de terem influencers e pessoas no  geral falando de dinheiro, já que a educação financeira no Brasil, de modo geral, ainda é muito pobre.

Então, além da internet colocar em pauta assuntos financeiros, tanto por meio de influencers, quanto por meio de sites e blogs de educação financeira, a internet também facilitou o acesso aos produtos financeiros: contas digitais, carteiras de investimentos, empréstimos, financiamentos – você tem acesso à tudo isso com apenas alguns cliques no seu celular, ou computador. 

Cuidados na hora de seguir as dicas dos influencers! 

É claro que boas dicas e bons conselhos são sempre bem-vindos, ainda mais quando o assunto é mercado financeiro! Mas, como saber se as dicas são realmente boas, ou se enquadram na sua realidade? É disso que vamos falar agora!

O primeiro passo é saber de quem a dica está vindo. Ora, antes de seguir o conselho que alguém dá na internet, não custa nada entrar no perfil do influencer em questão, avaliar o conteúdo dele como um todo, ver o número de seguidores e pesquisar sobre a sua carreira.

Depois de fazer isso e sentir confiança no influenciador, você deve ver se o que ele está falando se enquadra na sua realidade. Isso porque os influencers financeiros falam para um público grande, e nem sempre a dica dele vai se encaixar com a sua realidade. 

Logo, cabe a você, potencial investidor, conseguir filtrar as dicas que se enquadram na sua realidade e aquelas que não se enquadram. Por exemplo, se um influencer recomenda que você invista R$1.000,00 em um ativo, mas você não tem esse dinheiro disponível, então, essa dica não se enquadra na sua realidade, não é mesmo?!

Mas como filtrar os conteúdos?

Bom, além de seguir as duas dicas acima, você também consegue pesquisar por tópicos do seu interesse, além do mundo dos investimentos. 

Por exemplo, se você vai viajar ou então receber um dinheiro do exterior, o conteúdo que você precisa é de alguém que fale de contas e cartões internacionais. Ou então, se você quer dicas de como resolver sozinho a burocracia de um MEI, você terá que procurar influencers que falam do assunto, ou ai ainda, se deseja aprender a se organizar financeiramente…

Para todos esses tópicos existem conteúdos de qualidade disponíveis na internet, em diversos formatos (vídeos curtos, vídeos longos, reviews, cursos…). Basta saber a sua necessidade, e buscar o conteúdo em influencers de credibilidade! Tem pra todo gosto, assunto, interesse, inclinação.

Agora, se o seu desejo é aprender a se organizar financeiramente, não deixe de conhecer o nosso curso Jornada para o Equilíbrio Financeiro!

Que tal conhecer alguns influencers do mercado financeiro? 

Que tal agora falarmos de alguns dos influencers do mundo financeiro aqui do Brasil? A Érica trouxe uma pesquisa com os 5 mais influentes, vamos conferir abaixo as principais características de cada um!

Influencer Thiago Nigro (O Primo Rico)

O Thiago Nigro, além de influencer nas redes sociais, lançou também o seu livro e curso, onde ele fala muito sobre investimentos, dando ênfase para os mais arriscados, como investimentos em bolsa de valores e alavancagem (basicamente é como se o investidor pegasse dinheiro emprestado para aumentar o seu capital investido e aumentasse assim, os lucros). 

Além do livro e do curso, o seu canal do Youtube é uma das suas principais plataformas, onde ele fala muito de ações promissoras e fundos de investimentos, além de dar dicas de investimentos em renda fixa para iniciantes.

Ele também tem um diferencial que fala das finanças atreladas à política e a tudo que está acontecendo no mundo. 

Influencer Nathalia Arcuri

Já a influencer Nathalia Arcuri, por sua vez, costuma dar dicas de como economizar aos poucos, seja no cafezinho depois do almoço, ou em como dobrar o papel higiênico para gastar menos.

No seu canal do Youtube, ela dá dicas de melhores e piores investimentos para o ano que vêm chegando, tanto de renda fixa como renda variável. Além disso, ela fala muito sobre a necessidade de se ter uma reserva de emergência, e dá dicas sobre como obter uma renda extra!

Influencer Gustavo Cerbasi

O Gustavo Cerbasi trabalhou um tempo com consultoria de investimentos, e possui vários livros de referência no mercado. Nas suas redes sociais ele fala sobre investimentos mais conservadores, e cuidados que os investidores devem tomar.

Como exemplo, no seu canal do Youtube, ele fala muito sobre economias cotidianas da vida em casal, além de falar da importância de se ter objetivos de curto e objetivos de longo prazo. Por fim, ele aborda também temas como crédito, fundo de garantia e carteiras de investimentos.

Influencer Bruno Perini

Já o Bruno Perini, assim como o Thiago Nigro, dá dicas de investimentos mais ousadas, principalmente em investimentos de renda variável. Além disso, ele sempre incentiva os seus seguidores a começarem a investir e cuidar do seu dinheiro o quanto antes.

No seu canal do Youtube, ele dá dicas de leituras essenciais para quem quer conhecer melhor o mundo das finanças, além de dar dicas sobre investimentos e impostos, atrelando esses dois temas à política atual.

Influencer Carol Dias

Por fim, a Carol Dias, autora do best-seller “Rumo à riqueza”, fala o básico, de forma simples. Ela ajuda os seguidores a começarem a investir e economizar a partir dos pequenos passos, com cuidados no dia a dia.

No seu Instagram, ala dá dicas de investimentos e de pequenas economias que se pode fazer no dia a dia!

E aí… Influencers no mercado financeiro são uma boa influência?

Para finalizar esse texto, vamos ao nosso veredicto: será que é realmente positivo termos esses influencers falando sobre temas financeiros? E a resposta é: sim!

Mas, é claro que os seguidores têm que se atentar em quem seguir e quais dicas se enquadram ou não na sua realidade, pois, como dissemos, existem muitos criadores que produzem conteúdo sem o menor conhecimento do assunto, e mesmo aqueles que produzem conteúdo de qualidade, falam para um público geral, que, muitas vezes, pode viver uma realidade diferente da sua. 

Então, cabe a você, filtrar quem acompanhar, e qual conteúdo te atende. Do que você precisa? De que tipo de profissional? Que tipo de linguagem? Que grau de envolvimento? Qual formato Cabe a você 

Agora, tomando os cuidados necessários, é muito produtivo acompanhar essa galera que citamos, até porque eles produzem conteúdo de extrema qualidade, fácil acesso, e gratuito!

Além disso, esse ramo de influencers vem crescendo tanto, que a CVM já pensa em uma regularização para essa galera, sabia?!

Mas e aí, conta pra gente, o que você achou deste conteúdo? Já conhece ou segue os influencers que falamos aqui? Conta pra gente nos comentários!

E, caso você queira começar a investir, não deixe de conferir o nosso ranking e nosso simulador de investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *