Regularização do CPF: como fazê-la sem sair de casa

Ter o CPF regular é importante por várias razões. Nos últimos meses, no entanto, vimos a importância da regularização do CPF aumentar. Isso ocorreu porque o governo está checando os CPFs dos brasileiros para liberar o auxílio emergencial em função da pandemia do novo coronavírus, também conhecido como Coronavoucher.

Se você está buscando a regularização do CPF, por esse ou outros motivos, continue lendo esse texto que vamos te mostrar como você pode fazer isso sem sair de casa! 

regularização do CPF

Regularização do CPF online

Qual a importância da regularização do CPF?

Você precisa ter um CPF regular por diversas razões além da mais vista ultimamente, que é conseguir o auxílio emergencial. Alguns exemplos são:

  • Fazer um empréstimo
  • Abrir uma conta corrente; 
  • Abrir uma poupança;
  • Receber aposentadoria;
  • Tirar passaporte.

Como consultar meu CPF?

O primeiro passo que deve ser tomado por você, que acredita não estar com o CPF regular, é consultar sua situação. Isso pode ser feito no site da Receita Federal. Você preenche seu CPF, sua data de nascimento e seleciona o campo “não sou um robô”, e o site já te mostra o estado do seu CPF. 

O que fazer quando o CPF está regular

Quando seu CPF está “regular” significa que não há nenhuma pendência a ser resolvida nele. Caso você tenha solicitado o auxílio emergencial e ele não tenha sido liberado, mas seu CPF esteja regular, o erro pode ter sido na própria página da Receita Federal. Sendo assim, a Receita recomenda que você solicite o auxílio novamente. 

O que fazer quando o CPF está pendente de regularização

Caso a situação do seu CPF seja “pendente de regularização” significa que você deixou de entregar alguma Declaração do Imposto de Renda nos últimos 5 anos. Nesse caso, você precisa regularizar a situação da sua DIRPF com a Receita, o que pode ser feito também pelo site da Receita.

O que fazer quando o CPF está suspenso

Por fim, seu CPF também pode estar “suspenso”, que é quando o cadastro está incompleto ou incorreto. Esse é o caso da grande maioria dos CPFs irregulares, e é no que vamos focar nesse texto.


Como fazer a regularização do CPF quando estiver suspenso?

Caso o seu CPF esteja suspenso, há maneiras de regularizá-lo. Comece pelo mais simples, que é através do site da Receita Federal.  Caso não seja solucionado, opte pelas opções seguintes, que trataremos na sequência:

Pelo site 

No site da Receita Federal você tem a opção de regularizar seu CPF de forma prática. Por esse link você é direcionado a uma página que vai solicitar os seguintes dados:

regularizar o CPF

Regularização do CPF suspenso

Se, mesmo assim, seu problema não for resolvido, você tem outras duas opções, explicadas a seguir.

Por e-mail

Você deve enviar um e-mail com o assunto “Regularização do CPF” com fotos de alguns documentos anexadas:

  • Documento de identificação que comprove naturalidade, data de nascimento e filiação (carteira de identidade, por exemplo);
  • Título de eleitor ou qualquer outro documento que comprove o alistamento eleitoral e o número de inscrição do seu CPF.  (Se você tem entre 16 e 18 anos, porém, não há necessidade de título de eleitor.)

Por fim, você deve anexar ao e-mail duas fotografias suas segurando o seu documento de identidade ao lado do seu rosto, uma da frente e outra do verso. A foto precisa mostrar apenas seu rosto e o documento com nitidez, com a fotografia e o número do documento legíveis.

Você pode fazê-lo enviando um e-mail a um dos seguintes endereços, de acordo com seu estado:

1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO): atendimentorfb.01@rfb.gov.br

2ª Região Fiscal (ACM AM, AP, PA, RO e RR): atendimentorfb.02@rfb.gov.br

3ª Região Fiscal (CE, MA e PI): atendimentorfb.03@rfb.gov.br

4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN): atendimentorfb.04@rfb.gov.br

5ª Região Fiscal (BA e SE): atendimentorfb.05@rfb.gov.br

6ª Região Fiscal (MG): atendimentorfb.06@rfb.gov.br

7ª Região Fiscal (ES e RJ): atendimentorfb.07@rfb.gov.br

8ª Região Fiscal (SP): atendimentorfb.08@rfb.gov.br

9ª Região Fiscal (PR e SC): atendimentorfb.09@rfb.gov.br

10ª Região Fiscal (RS): atendimentorfb.10@rfb.gov.br

Depois de enviado, basta aguardar uma resposta sobre sua situação.

Presencialmente

Se você já tentou resolver seu problema pela internet e ainda não conseguiu, a saída é resolvê-lo presencialmente. Essa não é a maneira mais indicada, em primeiro lugar devido ao isolamento social proposto. Em segundo lugar, devido ao fato de que você precisa pagar uma pequena taxa para fazer a regularização do seu CPF em uma Unidade de Atendimento ao Contribuinte. Entretanto, essa continua sendo uma opção. 

Para ser atendido presencialmente, você precisa checar a disponibilidade da Unidade de Atendimento da sua cidade, o que pode ser feito por aqui. Você deve comparecer ao local com a carteira de identidade, um documento com CPF, título de eleitor e, caso você seja casado, sua certidão de casamento. É cobrada uma taxa de R$7,00 por esse serviço. 

Você está com o nome sujo e quer regularizar essa situação também? Temos um texto e podcast que te mostram o que você precisa saber para renegociar suas dívidas e ter o nome limpo!

Regularização do CPF com outros fins

Por fim, vale dizer que, se você chegou a esse texto porque deseja regularizar seu CPF por outro motivo que não seja conseguir o auxílio do governo, nós também podemos te ajudar.

Se o objetivo da sua regularização de CPF é conseguir um empréstimo, nós recomendamos fortemente que você visite nosso Simulador de Empréstimos. Ele é uma ferramenta gratuita que compara diferentes instituições de crédito e te ajuda a encontrar a mais barata. Se o seu caso for este, temos conteúdos que te ajudam a entender quais são os tipos de créditos que existem no mercado. Recomendo que comece pelo Guia Definitivo do Empréstimo.

Mas se o seu objetivo for outro, como abrir uma conta bancária, é interessante que você conheça também opções de bancos digitais. Para isso temos nosso Simulador de Contas Digitais, no qual você preenche alguns dados sobre o que busca numa conta bancária e nós de mostramos a conta digital que mais se encaixa no seu perfil.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Caso você tenha mais dúvidas ou sugestões é só deixar nos comentários que respondemos a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *