O que você está procurando hoje?

A revolução do Pix: o que vem por aí?

Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
A revolução do Pix: o que vem por aí?
/

“Aceita Pix?” Tenho certeza que essa pergunta já faz parte do seu dia a dia. Isso porque a transferência Pix foi amplamente aceita pelo brasileiro, por ser a forma mais rápida de se transferir dinheiro com baixo custo atualmente.

Mas não pense que a revolução do Pix para por aí, ok? Ainda haverá muitas novidades relacionadas ao Pix e, para falar delas, nosso bate-papo de hoje é com a Priscilla Wilkens, Chefe da Divisão de Gestão do Pix do Banco Central.

Nesse post, você vai conferir as vantagens da adoção do Pix, as novas funcionalidades que estão por vir, os benefícios que as empresas têm ao oferecer o meio de pagamento instantâneo para o seu cliente e muito mais!

Caso prefira, ouça o podcast, essa conversa está disponível em todos os players acima!

Confira 6 dicas para usar o Pix com segurança!

Quais fatores influenciaram no sucesso do Pix?

O terreno já estava preparado para receber o Pix

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a quantidade de acessos de dispositivos móveis no Brasil é de 256,4 milhões, ou seja, a era digital já é uma realidade para muitos brasileiros.

Logo, a base para a adoção da transferência Pix já existia, o que fez com que a população brasileira aderisse a novidade facilmente.

Fazer TED é muito caro

Se realizar transferência Pix é barato e rápido, o custo para se fazer transferência TED é alto e só pode ser feito em horário comercial. 

Além disso, apesar de alguns bancos já oferecerem o serviço gratuitamente, muitos ainda cobram uma taxa para a realização de uma transferência TED. Veja alguns exemplos:

valor transferência TED dos principais bancos

Veja os valores da transferência TED dos principais bancos do mercado!

Então, com o Pix você não precisa mais juntar uma quantia de dinheiro maior para realizar apenas uma transferência e, consequentemente, pagar pela taxa uma vez só.

O sistema de pagamentos não era integrado

O BC opera o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), responsável por todas as TEDs e pelo Sistema de Transferências de Reservas, que faz a transferência de recursos entre instituições financeiras.

Porém, apesar de funcionar muito bem, o SPB sempre enfrentou problemas causados pela não integração do Sistema de Pagamentos, como a compatibilidade das bandeiras de cartão com as maquininhas.

Veja, antigamente, quando você ia ao mercado, você encontrava diversas maquininhas de cartão. Pois, para cada bandeira de cartão de crédito, havia uma maquininha exclusiva. 

Então, por exemplo, se o seu cartão era da Mastercard, o comerciante deveria ter uma maquininha da Rede, já para o cartão Visa, o lojista precisava oferecer uma maquininha Cielo. Resultado, o estabelecimento tinha que manter duas maquininhas (1 de cada) para poder passar os dois tipos de cartões, pois os sistemas das maquininhas e bandeiras de cartão não eram integrados.

Conheça mais a transferência Pix aqui! Descubra como usar e cadastrar.

 

Quais as próximas novidades do Pix?

O Brasil é o país que teve a adoção mais rápida do sistema de pagamentos instantâneos do planeta.  A Dinamarca, por exemplo, um país menor e mais desenvolvido que o Brasil, levou 4 anos para atingir o número de transações por pessoa que o Brasil levou em apenas um ano.

Apesar disso, de acordo com Priscila, a transferência Pix ainda tem muito para avançar, principalmente para a pessoa jurídica. Isso porque as transferências entre pessoas e empresas correspondem a apenas 18% do total de transações realizadas via Pix.

Diante disso, o Banco Central estuda novas possibilidades para o Pix. São elas:

Compras com o Pix parcelado

É possível pagar o picolé da praia ou a compra do mercado com a transferência imediata, mas e uma geladeira?  Como comprar algo que seja mais caro através do Pix?

Imagine que sua geladeira pifou e você precisa comprar uma nova pois uma geladeira não é algo que dá pra viver sem, mas você está na seguinte situação:

  • você não tem R$1.500 reais sobrando na conta para comprar uma geladeira nova no Pix;
  • você não tem um cartão de crédito para parcelar a compra.

Sendo assim, a ideia do Banco Central é criar o Pix parcelado. Ou seja, lançar o “Pix garantido” que, em outras palavras, é uma transferência agendada com a garantia de pagamento ao longo do tempo.

O Pix parcelado será vantajoso tanto para o consumidor, que poderá pagar pela compra ao longo do tempo, quanto para o lojista, que não precisará esperar meses para receber todo o valor da venda.

Esclareça as suas dúvidas sobre antecipação de recebíveis para não ficar sem grana!

 

Melhorar a experiência do varejo com a transferência Pix

O Bacen estuda a possibilidade do Pix por aproximação, com o objetivo de melhorar a forma de pagamento em mercados e em compras online.

Ou seja, daqui um tempo, quando você for ao mercado e o atendente perguntar qual a forma de pagamento, você poderá responder: Pix e realizar a compra aproximando o seu celular da maquininha de cartão.

Pagar pedágio com o Pix

Chega de catar moedinhas no porta luvas para conseguir pagar a tarifa do pedágio!

Nesse caso, a ideia é que você receba um código autenticado e faça a transferência via Pix, de forma rápida, simples e sem precisar usar uma TAG de pedágio.

Ranking melhores empresas de pedágio expresso segundo Educando seu Bolso

Posição Empresa Nota Interessado?
1 C6 Tag
C6 Tag

3.96

2 ConectCar
ConectCar

3.61

3 Veloe
Veloe

3.52

4 Sem Parar
Sem Parar

3.50

5 Move Mais
Move Mais

3.35

6 Zul +
Zul +

3.13

Atualizado em 27/03/2024

Biometria facial

Parece conversa de outro mundo, mas o BC já estuda adotar a biometria facial. Que poderá funcionar assim como já é feito pela Amazon, que aceita pagamentos via reconhecimento biométrico.

Pagamento de contas através do Pix automático

Sabe o débito automático? E se ele se tornar o Pix automático? Ou seja, você poderá fazer pagamentos de contas recorrentes por uma transferência Pix, evitando esquecimento e, consequentemente, multas e juros

E como a transferência Pix impactará o Débito Direto Autorizado (DDA)?

Com o débito automático, a empresa envia o boleto, que é pago automaticamente, sem precisar que você faça algo. 

Já com o DDA, você possui o controle, ou seja, você precisa escolher qual pagamento aceitar. Portanto, com o Pix, a ideia é que todo QR CODE gerado para você, poderá ser pago na sua conta.

Novidades para um futuro mais distante

O Banco Central do Brasil pensa também em incorporar o Delivery Versus Payment (DVP), que são compras vinculadas a um contrato, ao Pix.

Então, a ideia é que quando você for vender seu carro, por exemplo, a troca da documentação e o pagamento sejam feitos simultaneamente e de forma automática. Sendo assim, você não precisará ter medo de passar seu carro para o nome de outra pessoa e não receber o dinheiro e vice e versa.

Boleto parcelado Mercado Crédito: vale a pena?

 

3 vantagens que as empresas têm ao usar o Pix

A adoção do Pix pelas empresas pode trazer uma série de vantagens. Veja:

1) Você pode aumentar a quantidade de clientes

Mais pessoas têm acesso ao Pix do que outros tipos de meios de pagamento. Portanto, quando uma empresa aceita pagamentos via Pix o número de clientes pode aumentar.

A Priscilla disse que uma empresa aumentou a sua base de clientes com a adoção do Pix. Isso porque se tratava de uma plataforma digital, logo, para realizar uma compra era necessário ter um cartão de crédito ou fazer uma transferência.

Ou seja, muitas vezes, diante da restrição dos meios de pagamento, você pode perder uma boa quantidade de clientes. Sabendo disso, veja nosso ranking e conheça as melhores maquininhas de cartão de crédito segundo o Educando seu Bolso.

Ranking melhores maquininhas segundo Educando seu Bolso

Posição Maquininha Saiba Mais
1 Moderninha Pro 2
Moderninha Pro 2 73% OFF
73% OFF
2 T3 Básico
T3 Básico 76% OFF
76% OFF
3 Point Pro 2
Point Pro 2 81% OFF
81% OFF
4 Sumup Solo Printer
Sumup Solo Printer 30% OFF
30% OFF
5 InfiniteSmart
InfiniteSmart 7% OFF
7% OFF
6 Minizinha Chip 3
Minizinha Chip 3 72% OFF
72% OFF
7 T2 + Básico
T2 + Básico 76% OFF
76% OFF
8 SumUp TOP
SumUp TOP 54% OFF
54% OFF
9 Point MINI NFC 1
Point MINI NFC 1 87% OFF
87% OFF
10 SafraPay Mini
SafraPay Mini

2) Com a transferência Pix você gasta menos

Essa vantagem é do consumidor! O Pix custa menos para os bancos, as instituições de pagamento ou empresas de maquininhas do que outras formas de pagamento como cartões, TEDs ou boletos.

Sendo assim, o Pix é a forma mais barata de se fazer uma transferência e, normalmente, é possível encontrar lojas que dão descontos caso o pagamento seja feito via transferência Pix.

Pix Banco Central: conheça mais esse meio de pagamentos instantâneos!

3) Portabilidade Pix em poucos passos

passo a passo para descadastrar uma chave PIX no picpay

Passo a passo para descadastrar uma chave Pix!

Se o serviço de uma instituição não está te agradando, realizar a portabilidade do Pix é muito simples: você só precisa ir na área Pix da sua conta digital, clicar em minhas chaves e descadastrar a chave Pix.

Depois, encontre a conta digital que atenda às suas necessidades (não deixe de conhecer nosso Simulador de Contas Digitais!) e faça o cadastro da sua chave Pix.

O WhatsApp Pay é o novo Pix? Descubra aqui!

 

A transferência Pix é mais barata que as outras transações. É verdade sempre?

Não! Segundo a Priscilla, o Pix deveria ser sempre mais barato que os outros tipos de transferência. Porém, há alguns intermediários, como softwares de automação comercial e operadores de maquininha, que podem estar cobrando pelo Pix.

Consequentemente, se o menor custo do Pix não estiver sendo repassado para você, pessoa física e jurídica, procure outra das quase 800 instituições que ofereçam o Pix .

Lembrando que esse mercado está crescendo muito e a tendência é que a concorrência cresça junto. Consequentemente, o Pix deve se tornar mais barato para a sociedade.

 

Outros benefícios do Pix

A criação do Pix fez com que a competição do mercado financeiro aumentasse, isso porque você não precisa mais procurar qual banco oferece a transferência TED mais barata, por exemplo.

Então, com a adoção de novas funcionalidades, como a função de débito automático no Pix, é esperado um crescimento ainda maior na concorrência no mercado.

Para quem não sabe, para que uma empresa consiga ofertar o débito automático, ela precisa abrir uma conta em diversas instituições. Por exemplo, para uma escola oferecer aos pais a forma de pagamento débito automático, ela deve abrir conta no Inter, Nubank, C6, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil e tantas outras.

Consequentemente, essa ação é muito difícil para as empresas, pois como gerenciar tantas contas bancárias diferentes?  E à medida que as empresas são maiores esse problema é ainda pior, pois esse sistema vai se tornando mais complexo e custoso, forçando a empresa abrir centenas de contas.

Ou seja, cada funcionalidade agregada ao Pix irá aumentar a competitividade do mercado financeiro, pois os produtos e serviços oferecidos ficarão cada vez mais semelhantes e os bancos e instituições terão que buscar novas formas de se destacar.

Como prosperar sendo Microempreendedor Individual? Confira!

 

Pix: Quando vale a pena?

Como você viu ao longo do texto, usar a transferência Pix como meio de pagamento já é vantajoso, e será ainda mais no futuro, com o Pix automático, saque, troco, parcelado e garantido! 

Portanto, se você é PJ, não perca a oportunidade de aumentar seus clientes e suas vendas oferecendo o Pix como meio de pagamentos. Já que usar o Pix é uma forma do cliente realizar uma transferência barata e imediata. 

No entanto, como dito acima, há algumas instituições que, infelizmente, cobram pela transferência imediata. Por isso, compare os bancos e não aceite ser cobrado por um método de pagamento que é de baixo custo para os bancos. Por isso, use o nosso simulador de contas digitais e confira aquelas que, normalmente, não possuem custos de transferência.

Agora, se você é PF, não pense duas vezes em cadastrar uma chave Pix no seu banco de preferência! Você poderá fazer transações ilimitadas e a qualquer hora do dia de forma fácil e rápida!

Por fim, se você ainda não encontrou uma conta digital que atenda as suas necessidades, não deixe de conhecer nosso Simulador de Contas Digitais!

ENCONTRE A MELHOR CONTA DIGITAL!

 Já realiza a transferência Pix? Conte-nos aqui nos comentários a sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *