O que você está procurando hoje?

Cartão Virtual Caixa: você sabe como ele funciona?

A Caixa Econômica Federal passou a oferecer aos seus clientes o cartão virtual Caixa. Ele é um cartão de débito virtual que pode ser usado em lojas online e físicas, e que facilitou o uso do dinheiro do auxílio emergencial recebido por muitos brasileiros em decorrência da crise do coronavírus. Caso você queira conhecê-lo em detalhes e saber como usar o cartão digital, basta continuar lendo esse texto!

Caixa Tem

Aplicativo Caixa Tem e cartão virtual.

 

Quais são as características desse produto?

Esse cartão é o primeiro no Brasil a oferecer a possibilidade de se fazer compras online no débito de forma segura, em decorrência do código de segurança dinâmico, que explicaremos mais à frente. É importante ressaltar já no início do texto: este não é um cartão físico, ou seja, você não recebe o plástico na sua casa.

Ele pode ser útil para as pessoas que não têm cartão de crédito mas desejam fazer compras online. Além disso (e essa talvez seja sua principal função), ele é ótimo para quem recebeu o auxílio emergencial do governo na Conta Social Caixa. Com ele, o beneficiado não precisará comparecer em uma agência para sacar o dinheiro, basta utilizar o cartão Caixa online.

Vale ressaltar que esse cartão é totalmente gratuito, ou seja, não há anuidade nem tarifa de manutenção. No entanto, ele tem limite de 10 transações por dia.

Qual é a modalidade do cartão?

Por ser um cartão de débito, você só consegue fazer compras com o saldo que tem em conta. O valor da sua compra será debitado imediatamente de sua conta bancária. Além disso, não é possível fazer compras parceladas.

É importante ressaltar que não estamos nos referindo nesse texto ao cartão de crédito virtual caixa. O crédito virtual é um produto destinado apenas aos clientes Caixa que já tenham um cartão de crédito físico em sua conta bancária.

 

Quem pode ter um Cartão Virtual Caixa?

Todos os clientes de conta corrente, poupança ou Caixa Fácil podem emitir um cartão de débito virtual.

Além disso, quem possui conta social caixa também pode fazê-lo. Isto é, quem recebeu o auxílio emergencial pela Caixa tem direito a esse cartão.

Ele pode ser usado tanto para movimentar o dinheiro do auxílio quanto para movimentar outras quantias que você desejar, já que a “Caixa Tem” é uma conta poupança na qual você consegue fazer depósitos, transferências, e, agora, utilizar o cartão virtual.

Você está em busca pela maquininha ideal para o seu negócio? Não deixe de conferir o nosso Simulador de Máquina de Cartões! Nele você consegue encontrar, de forma gratuita, a que mais se encaixa nas suas necessidades e tem o melhor preço!

 

Como fazer um Cartão Virtual Caixa?

O cartão pode ser gerado tanto pelo Internet Banking quanto pelo aplicativo da Caixa para todos os clientes de conta corrente, poupança ou Caixa Fácil. Os clientes da conta social conseguem gerar o cartão virtual pelo App Caixa Tem. Em ambos os casos a emissão é bem simples, e faremos um passo a passo a seguir:

Pelo Internet Banking ou App Caixa

  1. clicar no ícone “cartões”;
  2. selecionar “cartão de débito virtual” e em seguida “gerar cartão”;
  3. escolher a bandeira do cartão e clicar em “confirmar”;
  4. digitar a sua assinatura eletrônica;
  5. pronto! Todas as informações sobre seu cartão já estarão disponíveis (nome, número do cartão de débito Caixa, validade e código de segurança).

Pelo App Caixa Tem

  1. Selecionar a opção “cartão de débito virtual”;
  2. Escolher a opção “código de segurança – gerar”.

 

Como fazer compras online com esse cartão de débito?

As compras online de um modo geral sempre puderam ser feitas apenas pelo cartão de crédito, e não pelo de débito. O novo cartão da Caixa online, porém, permite que sejam feitas compras em sites e aplicativos.

O processo de compra é o convencional: você, no site da loja em que irá comprar, primeiramente seleciona a forma de pagamento. Depois, basta preencher as informações do seu cartão (nome, número e CVV do cartão Caixa), que podem ser encontradas no seu aplicativo, e pronto. É necessário, porém que o estabelecimento em que você esteja comprando aceite essa modalidade de pagamento.

Precisa de cartão de crédito? Conheça o cartão do Digio!

Onde comprar com cartão virtual?

Alguns sites que aceitam cartão de débito Caixa são muito usadas pelos brasileiros de modo geral. Sendo assim, caso você prefira utilizar seu saldo do auxílio emergencial sem sair de casa, você não terá dificuldade em encontrar produtos de que precisa nas lojas que aceitam o cartão.

Algumas das lojas são: Extra, Pernambucanas, Submarino, Magalu, Americanas, Casas Bahia, Ponto Frio, Drogaria Pague Menos, PicPay, Claro, Tim, Vivo, Oi, McDonalds (delivery), Burger King (delivery), entre outras.

 

O Cartão Virtual Caixa é seguro?

Esse cartão é, sim. seguro. Muitas pessoas podem não se sentir à vontade em fazer compras online num cartão de débito, com medo de possíveis fraudes ou clonagens. Entretanto, não é preciso se preocupar com isso.

Uma das informações do seu cartão que os sites pedem no momento da compra é o CVV, ou código de segurança, que são aqueles 3 números que ficam no verso dele. Não é possível concluir uma compra sem preencher esses números do seu cartão.

No cartão virtual da caixa, por motivos de segurança, cada compra efetuada tem um CVV diferente. Ou seja, todas as vezes que você utiliza seu cartão numa compra online, é gerado um novo código de segurança para ele. Cada código pode ser usado apenas uma vez, e, sendo assim, você pode passar seu cartão online com tranquilidade, pois ele não será clonado.

 

É possível fazer compras presenciais com esse cartão virtual?

Sim! Você poderá fazer compras presenciais, ou seja, em lojas físicas, utilizando esse cartão virtual nos estabelecimentos que tenham maquininhas de cartão da Cielo, Getnet ou Rede. A única coisa que você precisa ter consigo para efetuar esse pagamento é o seu SmartPhone.

O pagamento será feito via QR Code, que é uma espécie de código de barras que será gerado na tela da maquininha do vendedor, como na imagem abaixo:

comprar via QR Code

Comprar presencialmente com o Cartão Virtual Caixa via QR Code.

Você precisa, então, entrar no seu aplicativo Caixa Tem e selecionar a opção “pagar na maquininha”. Depois disso, basta apontar a câmera do seu celular para o código que foi gerado pelo vendedor. Pronto! A venda será efetuada e o dinheiro será debitado da sua conta.

Por falar em maquininha, você está em busca pela ideal para o seu negócio? Não deixe de conferir o nosso Simulador de Máquina de Cartões!

 

Por fim, vale a pena fazer o Cartão Virtual Caixa?

Sim! Caso você seja cliente Caixa e sinta a necessidade de ter um cartão digital para alguma das funções citadas acima, ele pode ser bem útil. Além disso, é uma vantagem o fato de ele não representar um gasto a mais no seu orçamento!

Se, entretanto, você precisar de um cartão na modalidade crédito, confira nosso Simulador de Contas Digitais! Hoje são muitas as contas digitais que podem te atender e que oferecem cartões de crédito gratuitos aos seus clientes. Nosso simulador te mostra qual é a ideal para você!

Finalmente, você pode deixar qualquer dúvida ou sugestão para nós nos comentários desse artigo, que ficaremos felizes em responder! Se sua dúvida for mais específica (por exemplo algum problema com sua conta na Caixa), você pode entrar em contato diretamente com o banco por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *