O que você está procurando hoje?

Não tem tempo e acha difícil investir? Conheça o C6 Invest!

Banner_afiliado_XP
Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Não tem tempo e acha difícil investir? Conheça o C6 Invest!
/

O Banco C6 lançou o C6 Invest através de uma propaganda com a modelo Gisele Bundchen. Nessa propaganda, a modelo ressalta que o produto não tem falsas promessas, possui regras claras e que ele atende o seu interesse e não os dos outros.

Parece bom demais para ser verdade, né? Então, para conhecer essas promessas, a conversa de hoje é com o Igor Rongel, Head de Investimentos do Banco C6, que vai falar o que você precisa saber sobre o C6 Invest.

Logo, se você deseja evitar perdas nos seus investimentos, confira esse episódio do nosso podcast em todos os players acima, se preferir, assista ao vídeo no nosso canal no Youtube ou continue a leitura!

Prós x Contras

C6 TechInvest

Prós
  • Diversificação, ou seja, há a oferta de ativos de renda fixa e renda variável, ativos do Brasil e do exterior, além de um pouco de proteção da carteira com metais preciosos que o TechInvest indica. Esse tipo de carteira é bom para o investidor iniciante entender as possibilidades de investimentos existentes ou para ter maior clareza sobre as melhores opções de investimentos no Brasil ou no exterior.

  • Quando você usa o TechInvest há a liquidez D+1, isto é, depois de um dia da solicitação do resgate, o dinheiro está na conta.
Contras
  • Taxa cobrada de 0,7% a.a, para ter acesso ao serviço TechInvest, essa taxa é superior as taxas de administração relacionadas aos ETFs, ou seja, normalmente, a taxa de administração sobre um ETF é de 0,5%.

 

C6 Invest

Prós
  • Praticidade, com o aplicativo do C6 Invest, no seu celular, você consegue ter uma carteira diversificada.
  • Quando você tem acesso à conta global, você não precisa abrir outra conta em corretora internacional.
Contras
  • Alto custo para se ter acesso à conta global;
  • A assessoria humana é restrita apenas para aqueles com investimentos mais sofisticados, isto é, correntistas com investimentos menos sofisticados têm acesso à assessoria somente pelo TechInvest;
  • Quando comparado às outras corretoras de investimentos, como exemplo, o Inter Invest, o C6 Invest não oferece opções de aplicações em que o banco devolve uma parte da comissão que recebe com o cliente.

O que é o C6 Invest?

O banco C6 desenvolveu a plataforma de investimento a aproximadamente dois anos e, nos últimos meses, lançou o C6 Invest, com a promessa de ativos diversificados, para atender a todos os tipos de investidores. 

Ou seja, se você é um investidor iniciante ou avançado, o C6 promete que dentro da plataforma terá algo para você!

Descubra se o C6 Bank é o melhor banco digital do mercado!

 

TechInvest: Você trocaria seu consultor de investimentos por um robô? 

O C6 TechInvest, um dos serviços do C6 Invest, une a experiência de especialistas junto a um algoritmo, com isso, esse algoritmo monitora as mudanças do mercado e, quando necessário, ajusta a sua carteira de investimentos automaticamente em busca de maior rentabilidade. Claro, você pode alterar as opções de investimentos sugeridas pelo algoritmo caso desejar.

Ou seja, a promessa do Banco C6 com relação ao TechInvest é proporcionar para o cliente uma assessoria digital.

Em outras palavras, você pode montar sua carteira com investimentos nacionais e internacionais e personalizá-la conforme as suas necessidades, mesmo que você não seja um especialista da área. 

Vale destacar que a assessoria humana está disponível para aqueles com carteira de investimentos mais sofisticada, enquanto a assessoria digital é disponibilizada para todos os clientes do Banco C6.

 

O que o TechInvest Promete?

  • Facilidade, pois através do aplicativo do C6, você monta a sua carteira com ativos rapidamente;
  • Personalização, uma vez que é possível você personalizar os investimentos para criar as carteiras de acordo com os seus objetivos;
  • Liquidez, isto é, você pode fazer o resgate e terá o dinheiro em 1 dia útil;
  • Acompanhamento, ou seja, o C6 monitora o mercado para identificar oportunidades e ajustar a sua carteira;
  • Diversificação: O C6 TechInvest dá acesso a diversas classes de ativos para garantir a diversificação dos seus investimentos. Inclusive, vamos falar mais sobre diversificação mais para frente.

 

Então é uma assessoria de investimentos gratuita?

Não, para usar a assessoria digital, o Banco cobra 0,7% ao ano sobre o total investido para fazer a gestão da sua carteira. Além disso, o investimento inicial necessário é a partir de R$1.000.

Confira o conteúdo sobre a XP Investimentos, Toro e outras corretoras x Grandes Bancos: a guerra da tarifa zero!

 

Como funciona investir com o C6 TechInvest?

Para investir com a assessoria digital, você precisa:

  1. Preencher o questionário no app, pois o C6 precisa entender o seu perfil de risco e montar sua carteira.
  2. Avaliar a sugestão de investimentos do C6, ou seja, você verá como o C6  pretende alocar o seu dinheiro e, também, se você desejar, pode alterar a composição da carteira.
  3. Decidir o valor que será investido, lembrando que o C6 TechInvest permite investimentos a partir de R$1.000,00.

Veja como investir em ações aqui!

 

E os resgates dos meus investimentos?

As solicitações de aportes e resgates em Techinvest podem ser feitas em qualquer dia e horário. No entanto, elas são processadas somente nos dias úteis das 8h às 13h. Após esse horário, o processamento ocorre no próximo dia útil.

Também, você poderá realizar resgates totais ou parciais das suas carteiras quando quiser. Porém, o dinheiro resgatado cai na sua conta em 1 dia útil.

Ainda, é possível programar aportes recorrentes para a sua carteira do TechInvest. Logo, é feito um débito automático da conta corrente com a frequência e valor definidos pelo cliente no momento da contratação.

 

Techinvest: antes só do que mal aconselhado!

Investir sem um intermediário ou assessor? Rola? 

Segundo o Igor, investir sem um intermediário é uma vantagem em dois aspectos. 

1° Se você é aquele cliente que não quer falar com o assessor…

Se você é o cliente que não tem tempo em horário comercial para falar com um consultor ou, como eu, prefere atendimento automatizado do que conversas telefônicas ou reuniões, você pode evitar esses problemas e, dessa forma, ser assessorado de forma digital em qualquer lugar e hora.

 

2° Evitar o viés de recomendação do assessor…

Nesse caso, é comum que em alguns tipos de assessoria humana possa haver viés de recomendação do assessor para o cliente. 

Em outras palavras, isso ocorre porque o assessor recebe sua remuneração de acordo com a comissão baseada no investimento, consequentemente, ele pode tentar direcionar os investimentos do cliente de acordo com o que é melhor para ele e não para o cliente.

 

Aprenda mais sobre finanças com um profissional da área de forma 100% online e se organize melhor para alcançar os seus sonhos através do nosso curso Jornada Para o Equilíbrio Financeiro!

 

Para quem é o C6 TechInvest?

Para que você veja se o C6 TechInvest é para você, entenda como a carteira é formada. A carteira do C6 TechInvest é composta por nove tipos de ativos, sendo eles:

  • Renda fixa Brasil, com títulos de Inflação Brasil e Juros pré-fixados Brasil; 
  • Dois ativos de renda fixa americanos, um título do tesouro de 2 anos e outro de 10 anos;
  • Ibovespa; 
  • As principais bolsas americanas, S&P500 e Nasdaq; 
  • Duas commodities, são elas: ouro e prata. 

Um problema antigo no mundo dos investimentos é que a diversificação mais eficiente sempre foi disponível para pessoas de mais alta renda, pois esse público consegue investir internacionalmente, visto que os aportes para investimentos iniciais no exterior são altos.

Por exemplo, se você quer comprar prata no exterior, mas você não tem a renda e nem o conhecimento técnico necessário para essa aplicação, o seu acesso a esse tipo de investimento se torna mais difícil.

Logo, com a ajuda do algoritmo do C6 Techinvest, o Banco C6 promete que você consiga investir em produtos mais sofisticados com valores mais acessíveis.

 

Qual é o meu perfil de investidor?

No aplicativo do C6 você definirá seu perfil respondendo algumas perguntas, com isso, o perfil de risco do investidor é dividido em três categorias

  • Nível 1: Conservador, ou seja, você não expõe seu patrimônio a produtos com muito risco e prefere produtos com maior previsibilidade.
  • Nível 2: Moderado, logo, você prefere investir boa parte da sua riqueza em investimentos mais seguros e aceita correr um pouco de risco para um pouco mais de rentabilidade.
  • Nível 3: Arrojado, isto é, você provavelmente é o investidor com bastante conhecimento e está disposto a correr maior risco em busca de rentabilidades mais altas.

Descubra mais sobre a 99PAY: A carteira digital da 99 que rende 220% do CDI!

Você acha que sua carteira de investimentos está bem diversificada? Que tal conferir?

Diversificar tem a ver com aquela famosa frase: não coloque todos os ovos na mesma cesta, pois basta que ela caia e todos se quebram ao mesmo tempo, dessa forma, o mesmo vale para seus investimentos.

Com isso, muitas pessoas acreditam que ter o dinheiro aplicado em muitos ativos é suficiente para evitar perdas. 

Porém, existe a falsa diversificação, que é quando o investidor tem muitos ativos mas com riscos semelhantes, consequentemente, se um ativo vai mal, muito provavelmente, o outro ativo vai mal também, impactando negativamente a sua carteira de investimentos.

Para um melhor entendimento, vamos usar dois exemplos, um quando a diversificação ocorre da maneira incorreta e outro quando ocorre da forma correta.

Se você é um iniciante no mundo dos investimentos veja como investir na bolsa!

 

Quando a diversificação é incorreta?

A falsa diversificação ocorre quando, por exemplo, você decide comprar ações de empresas do mesmo setor, pois você fica exposto aos mesmos cenários e aos mesmos riscos.

Então, suponha que você tenha ações em empresas estatais, isto é, você tem ações na Eletrobrás, Petrobrás, Light, Banco do Brasil e Cemig. 

Por meio de um ato político de um governante, todas as empresas podem ter prejuízo ao mesmo tempo. Consequentemente, todo o setor apresenta prejuízo, o valor das suas ações despencam e, como resultado, você perde dinheiro.

 

Quando a diversificação é correta?

Bom, já vimos que o fato de você ter uma grande quantidade de investimentos aplicados não necessariamente proporciona uma diversificação eficiente da sua carteira.

Logo, para evitar a falsa diversificação, é importante analisar com cautela todos os ativos que compõem seu portfólio

Com isso, busque informações sobre o risco, a liquidez, o prazo do investimento e o segmento da empresa, além de evitar a aplicação em ativos semelhantes.

Vamos supor a diversificação de investimentos entre países, ou seja, a sua carteira é composta por investimentos no Brasil, Estados Unidos, União Europeia, Japão e China. 

Esse planejamento te protege dos riscos, pois em um cenário em que o Brasil não cresce,  mas que os Estados Unidos, a União Europeia, o Japão ou a China crescem, as suas perdas serão menores, pois os seus investimentos estarão aplicados em diferentes economias e setores de mercado. 

 

Tenho 1000 reais para investir, é possível fazer a diversificação correta?

De acordo com o Igor, é possível! Quando você investe 1000 reais na plataforma, esse investimento é alocado pelo algoritmo para cada tipo de fundo e isso ocorre de acordo com o seu perfil de risco, consequentemente, você terá uma carteira diversificada!

Confira outras opções de investimento no nosso ranking!

Prazo: 3 Meses.
Título/
Emissor
Taxa
(CDI)
Taxa Eq CDB MínimoInstituiçãoQuer aplicar?
CDB 
BANCO SEMEAR
105% 105% R$ 1.000 Toro
CDB 
BANCOSEGURO SA
101% 101% R$ 500 Pagbank
Prazo: 12 Meses.
Título/
Emissor
Taxa
(CDI)
Taxa Eq CDB MínimoInstituiçãoQuer aplicar?
CDB 
BANCOSEGURO SA
103% 103% R$ 500 Pagbank
Prazo: 24 Meses.
Título/
Emissor
Taxa
(CDI)
Taxa Eq CDB MínimoInstituiçãoQuer aplicar?
Prazo: 36 Meses.
Título/
Emissor
Taxa
(CDI)
Taxa Eq CDB MínimoInstituiçãoQuer aplicar?
LCI  
BANCO BARI
100% 117.65% R$ 1.000 Banco Bari
Dados fornecidos por App Renda Fixa. App Renda Fixa

Então investir no C6 Invest não tem erro? Calma!

É importante destacar que todo investimento tem risco, mesmo que pequeno, mas é possível reduzir seu risco através de aplicações em uma carteira, ao invés de em um investimento apenas.

Além disso, na plataforma C6 Invest existem opções que, individualmente, apresentam riscos diferentes, por exemplo, investimentos em renda fixa ou variável, investimentos garantidos pelo FGC ou não.

Ainda, vale ressaltar que o Banco C6 é uma instituição financeira autorizada e supervisionada pelo Banco Central, o que garante certa confiança.

 

Rebalanceamento da sua carteira na C6: Como funciona?

Ao longo do tempo, alguns ativos podem trazer maior rentabilidade, enquanto outros podem render menos.

Dessa forma, a carteira se torna menos equilibrada do que deveria, por exemplo, ela pode estar mais concentrada em um ativo quando comparado aos outros. 

Com isso, se o algoritmo que monitora a carteira entende que ela saiu do seu ponto de equilíbrio, o algoritmo balanceia a carteira novamente, por meio da realocação dos ativos, ou seja, é feita uma compra e venda de ativos com o objetivo de deixá-la mais adequada às suas necessidades.

Esse mecanismo do TechInvest não tem custo e é feito de maneira automática pelo algoritmo, além disso, o cliente é sempre avisado quando essas mudanças ocorrem.

Confira as carteiras recomendadas da Nova Futura e veja se vale a pena para você!

 

Quais são os outros produtos ofertados no C6 Invest?

Agora, veja abaixo, detalhadamente, os produtos ofertados na plataforma do C6 Invest, sendo eles: Renda Fixa, Fundos de Investimentos, Renda Variável, Fundos de Previdência Privada, a Conta Global e o C6 TechInvest.

 

Renda Fixa

O Banco C6 oferta em renda fixa Certificados de Depósito Bancário (CDBs), pré e pós-fixados. Além disso, houve o incremento de outras opções de CDBs atrelados à inflação. 

Também, você pode investir sem taxa a partir de R$20, com valores de até R$250 mil assegurados pelo FGC e CDBs com liquidez diária até investimentos com vencimento em 7 anos .

Ainda, para cada real investido, você ganha R$1 de limite no cartão do C6, dessa forma, o crédito é liberado para investimentos entre R$100 e R$10 mil. Também, o CDB Crédito está disponível para MEI e PJ.

Confira nesse post como a taxa SELIC pode impactar investimentos de Renda Fixa!

 

Portfólio de Fundos

Um fundo de investimento, basicamente, é a união de pessoas, que formam um grupo, com interesses em investimentos semelhantes, que têm o mesmo risco e o mesmo retorno. Com isso, a plataforma conta com mais de 200 fundos de investimentos, sendo eles:

  • Fundo de renda fixa, que é um fundo composto por títulos de renda fixa de instituições, como governos e empresas;
  • Fundo cambial, é um tipo de fundo de investimento que faz aplicações em ativos atrelados a moedas estrangeiras;
  • Fundo multimercado, é um fundo que aloca o capital dos seus cotistas em diferentes opções financeiras do mercado, tanto em renda variável, quanto renda fixa;
  • Fundos de ações são fundos constituídos com o objetivo de investir no mercado de ações; 
  • Criptomoedas, que são fundos que possuem parte de seus investimentos alocados em ativos de criptomoedas, alguns exemplos brasileiros são o BLP Crypto Assets e o QR Blockchain Assets. .

O Banco C6 oferece fundos com liquidez em que a aplicação pode ser resgatada em um dia útil após a solicitação, ou produtos para quem pode investir por um período mais longo de tempo. Além disso, você encontra fundos com investimento inicial a partir de apenas R$1.

Entenda mais sobre Fundos de investimentos: veja os tipos, custos e suas taxas!

 

Renda Variável

Nesse tipo de investimento, você pode fazer aplicações em:

Esse tipo de investimento tem taxa zero de corretagem e custódia.

Confira essas dicas de aplicação financeira com profissionais do mercado!

 

Fundos de Previdência Privada

Nos Fundos de Previdência Privada do Banco C6 estão disponíveis cerca de 36 produtos. Alguns deles são:

  • Multimercado Livre, que são fundos sem compromisso de concentração em uma estratégia específica de investimento; 
  • Multimercado Previdenciário, ou seja, esses fundos têm grande liberdade para realizar suas aplicações. Isso significa que os recursos podem ser investidos em qualquer mercado, tanto nacional quanto internacional;
  • Renda Fixa Previdenciário. 

Vale destacar que a aplicação mínima é de R$1000.

Confira quando é melhor fazer o Resgate da Previdência Privada!

 

Conta Global de Investimentos

Também, há a possibilidade da abertura da conta global de investimento, que é destinada para o público que deseja investir no exterior e que tem renda mínima de investimento de US$10.000 e, após isso, o valor de remessa é de US$1.000.

Nessa modalidade, você paga Imposto de Renda ao resgatar seus investimentos e trazê-los de volta para o Brasil. e quando você possui uma conta global você conta com uma equipe de assessoria. 

Diante disso, os custos relacionados à Conta Global de Investimentos do Banco C6 estão destacados na tabela abaixo:

Custo de manutenção

Entre 0,1% a.a e 0,6% a.a

Custo por aplicação e resgate

US$ 28 por operação

Anuidade

US$ 500 / ano

Spread cambial

1%

Imposto

IOF: 0,38%
IR: 15% a 22%

Veja como abrir uma conta para investir na bolsa de valores americana.

 

C6 Invest é inovador como dizem? Vale a pena?

Então, se você é um investidor iniciante e deseja conhecer um pouco como os ativos se comportam, pode ser uma boa opção você investir no C6 Invest, usando o TechInvest.

Por outro lado, se você já está por dentro do mundo dos investimentos não pense que você também não pode se beneficiar com o C6 Invest! Essa pode ser a sua hora de melhorar ainda mais a sua carteira de investimentos e sua diversificação de ativos!

Agora, se você ainda está em dúvida sobre quais investimento atendem as suas necessidades, confira o nosso simulador de investimentos e tire as suas dúvidas!

QUERO ENCONTRAR O MELHOR INVESTIMENTO!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *