O que você está procurando hoje?

Pix automático: conheça essa e outras novas regras do Pix em 2024

É difícil conhecer alguém que não use Pix. Seja para pagar contas ou comprar uma balinha no sinal, o Pix trouxe muita praticidade para nossas vidas. Então, dá até medo ouvir que o Pix vai ser taxado ou vai acabar, certo? Mas não é bem assim.

O Pix é revolucionário e está sempre sendo aprimorado, para funcionar cada vez melhor. Como novas regras estão sendo criadas para o Pix, vem mudanças por aí, mas pode respirar que ele não vai acabar.

Para te ajudar, continue a leitura e entenda as novas regras do Pix e como elas podem mudar o seu dia a dia.

Quais as novas regras do Pix?

O Pix vem sofrendo alterações desde o seu lançamento, para que fique cada vez mais completo e prático. Em 2023 tivemos três novas regras, anunciadas pela Instrução Normativa Bacen Nº 331/2022, que merecem destaque, são elas:

  • alteração nos limites diários de transação via Pix;
  • mudança no limite do Pix Saque e Pix troco;
  • lançamento de novas regras de segurança para o Pix; 

Para o ano de 2024 a principal novidade é o lançamento do Pix automático, que vai acontecer em outubro.

Então, para entender em detalhes sobre as novas regras do Pix, confira os detalhes abaixo: 

Regras do Pix vigentes desde 2023

Limite do PIX

Desde 2023 o Banco Central acabou com o limite máximo para cada pagamento ou transferência feita pelo Pix e criou um limite que varia conforme o horário do dia. 

Isso quer dizer que agora existe um valor limite que você pode enviar pelo Pix durante o dia e outro valor diferente para a noite. Além disso, você tem a opção de pedir para o seu banco ajustar esses limites da sua conta.

Para o período noturno, geralmente entre 20:00 e 6:00, o limite é de 1000 reais. Durante o dia não existe um limite para o Pix. 

Ou seja, ao usar o Pix para fazer pagamentos ou transferências durante o dia, você não tem um limite fixo imposto pelo sistema do Pix em si. No entanto, o valor que você pode transferir ainda está limitado ao máximo que você poderia enviar através de uma transferência TED ou ao limite do seu cartão de débito, dependendo de qual desses valores for o critério adotado pelo seu banco.

Caso você precise mudar o limite do Pix para períodos noturnos é preciso comunicar diretamente com o seu Banco ou Instituição Financeira. 

Apesar dessas mudanças trazerem mais flexibilidade, é preciso redobrar a atenção com relação aos golpes. Além disso, uma dica é considerar a contratação do Seguro Pix. 

disclaimer CUIDADOS COM AS TRANSFERÊNCIAS VIA PIX

Sempre confirme para quem você está fazendo o Pix, afinal, é muito difícil reverter essa transferência. Evite decisões financeiras impulsivas para não se arrepender depois. 
E lembre-se, com a facilidade de fazer transações altas, o risco de se endividar também cresce. Mantenha o controle das suas finanças e evite dívidas que não pode pagar. 

O que é o Seguro Pix? 

O Seguro Pix é um serviço que algumas instituições oferecem para proteger você contra perdas de dinheiro em fraudes ou erros nas transações Pix. Você paga uma taxa para ter direito a um reembolso se for vítima de um golpe ou enviar dinheiro por engano.

Para usar o seguro, se algo der errado, você precisa avisar a seguradora e mostrar o que aconteceu. Se a situação estiver coberta pelo seu seguro, a seguradora devolve o dinheiro perdido, respeitando o limite máximo definido no contrato.

Antes de contratar, é importante ler bem as regras para saber o que o seguro cobre e como pedir o reembolso se precisar.

PIX saque e PIX troco

O Pix saque é uma modalidade que permite que você retire dinheiro em espécie em locais como lojas e estabelecimentos comerciais. Você faz um Pix para o estabelecimento e recebe o valor em dinheiro.

Já o Pix troco funciona de forma semelhante ao Pix Saque, mas, ao fazer uma compra, você pode pagar um valor maior via Pix e receber a diferença em dinheiro, como um troco. Então, por exemplo, Ana compra um café que custa 5 reais e paga com um Pix de 20 reais. Ao fazer isso, ela pode receber 15 reais de volta em dinheiro, diretamente no caixa da cafeteria.

Mas, o Pix Saque e o Pix troco por si só não são a novidade lançada em 2023, mas sim a mudança no limite dessas modalidades. A partir da normativa do Bacen, houve uma ampliação dos limites dessas funcionalidades para 3.000 reais durante o dia e para 1.000 reais à noite.

Novas regras de segurança 

Em relação à segurança das transações, o que foi anunciado pelo Banco Central são medidas para diminuir os golpes impulsionados por inteligência artificial. São elas: 

  • Bloqueio e desbloqueio de funções: possibilidade dos usuários bloquearem e desbloquearem a função recebimento de PIX, aumentando o controle sobre as transações.
  • Tempo de espera para aumento de limites: introdução de um período de espera após a solicitação de aumento do limite de transferência, permitindo tempo para avaliação e prevenção de fraudes.
  • Marcação de contas suspeitas: contas que movimentam muitos recursos rapidamente podem ser marcadas para investigação, podendo ser bloqueadas temporariamente.
  • Educação para usuários: iniciativas do Banco Central e das instituições financeiras para ensinar os usuários a realizar transações seguras e identificar tentativas de golpes.

E se você quer se proteger ainda melhor contra golpes financeiros, confira nosso podcast sobre o assunto. Com a participação de especialistas, neste episódio você confere dicas valiosas e estratégias eficazes. 

Além disso, leia nosso texto sobre como se prevenir de golpes financeiros e veja dicas práticas para o seu dia a dia. 

Novas regras do PIX para 2024

Pix automático

A nova regra do Pix que será lançada em 2024 é o Pix automático. Essa funcionalidade permite que empresas solicitem autorização para cobrar pagamentos de forma recorrente diretamente de sua conta, através do Pix. 

Qual a diferença entre o Pix automático e o Pix agendado? 

Diferente do Pix agendado, em que você escolhe e programa pagamentos regulares para pessoas ou empresas, no Pix Automático é a empresa que inicia o pedido de autorização para debitar os valores automaticamente.

Isso é útil para pagamentos de assinaturas, mensalidades ou contas regulares, facilitando que as cobranças sejam feitas sem que você precise se lembrar de fazer o pagamento todo mês.

Por exemplo, imagine que você tem uma assinatura da Netflix. Ao invés de você ter que lembrar de pagar a mensalidade todo mês, a Netflix pode solicitar a autorização para debitar o valor da assinatura diretamente da sua conta via Pix Automático. Uma vez que você autorize, o pagamento será feito automaticamente todo mês, garantindo que seu acesso aos serviços não seja interrompido por esquecimento do pagamento.

Qual a diferença entre o Pix automático e o débito automático?

A principal diferença entre o Pix automático e o débito automático é a velocidade com que o pagamento é processado e reconhecido. No Pix automático a transferência do dinheiro é instantânea, enquanto no débito automático ela pode levar alguns dias para ser completamente processada.

Pix vai cobrar taxa? 

Não! Não há nenhuma previsão no momento para que aconteça a taxação do Pix para pessoas físicas. No caso de empresas, existe uma taxa para PIX feitos a partir de uma conta de pessoa jurídica ou recebidos por meio de uma maquininha de cartão. 

O custo do Pix para empresas pode ser de 0,99% a 1,45% do valor transferido, com o valor cobrado sendo pelo menos 1 real e no máximo 10 reais. 

Atualmente, para pessoas físicas, a única situação em que há cobrança de taxa no Pix é se você optar pelo Pix parcelado, também conhecido como Pix no crédito. Isso significa que, no momento, a taxa aplicada não é pelo uso do Pix em si, mas pelo serviço de parcelamento.

O que é o Pix parcelado e como ele funciona? 

O Pix parcelado é uma modalidade que permite fazer um Pix usando o limite do seu cartão de crédito. Ao usá-lo, é preciso pagar uma taxa sobre a transação, que é definida pelo banco ou instituição financeira na qual você realizou o pagamento. 

Conclusão: O que muda na prática com as novas regras do Pix? 

Em suma, as atualizações do Pix estão aqui para tornar sua vida financeira ainda mais prática. Agora, com o Pix Saque e o Pix Troco, você não precisa mais correr atrás de um caixa eletrônico ou agência bancária para ter dinheiro em mãos. 

E se você é daqueles que não tem cartão de crédito mas quer assinar serviços recorrentes, o Pix Automático vai ser perfeito para você. Isso sem falar que pode dar adeus à dependência do cartão de crédito em várias situações.

Essas mudanças vão ajudar principalmente quem precisa movimentar quantias maiores de dinheiro. Aumentar os limites diários do Pix significa menos dor de cabeça para você nas suas transações mais pesadas. 

Mas é preciso atenção: com mais liberdade, vem mais responsabilidade. Tem gente por aí que pode tentar se aproveitar dessas novidades para aplicar golpes. Então, sempre que algo parecer suspeito, melhor pensar duas vezes.

Além disso, uma opção é contratar o seguro Pix. Assim você consegue se prevenir de grandes perdas causadas por golpes ou roubo de celular, por exemplo. 

E aí, quer ficar por dentro de como essas e outras mudanças no Pix podem afetar seu bolso? Dá uma olhada nos nossos conteúdos sobre educação financeira. Vamos juntos descomplicar sua vida financeira!

Também achamos que você vai gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *