O que você está procurando hoje?

Como funciona o Pix Parcelado: tudo que você precisa saber antes de usar 

Você já precisou fazer um Pix e não tinha o saldo disponível na conta? Sabia que é possível pagar o Pix usando o limite do cartão de crédito?! Pois é, isso agora é possível com o Pix parcelado, também chamado de Pix no crédito. Para entender como funciona, quais bancos oferecem e quando você deve usá-lo, continue a leitura. 

O que é Pix parcelado? 

O Pix parcelado é uma funcionalidade de alguns bancos, como Inter e Nubank, que permite que você faça o Pix usando o limite do seu cartão de crédito. Com essa opção você consegue parcelar seu pagamento, enquanto o vendedor, por exemplo, continua recebendo o dinheiro na hora. 

Ou seja, o Pix no crédito funciona como um empréstimo que você pode parcelar em até 12 vezes. E assim como ocorre em outros empréstimos, você tem que pagar uma taxa de juros sobre o valor. 

Resumindo, as principais diferenças entre o Pix e o Pix parcelado são: 

CaracterísticasPixPix parcelado
Como o dinheiro sai da sua conta?Dinheiro usado para fazer o Pix sai da conta correnteO dinheiro usado para o Pix no crédito vem do limite do cartão, podendo ser parcelado em até 12x. 
Quanto tempo leva para cair na conta do recebedor? instantaneamenteinstantaneamente
Qual o prazo do pagamento?à vistaparcelado em até 12 vezes 
Têm taxas? Não tem taxas para pessoas físicas. Podem ser cobradas taxas para PJ Sim. Taxas variam com o banco 
Qual o limite de valor?Limite de 3000 reais durante o dia e de 1000 reais, para períodos noturnos O limite é definido pelo banco ou carteira digital. 

Quem pode usar o Pix parcelado?

A função está disponível tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas que tenham contas em bancos com a funcionalidade do Pix no cartão de crédito.  

Ou seja, para usar o Pix pagando com o limite do cartão você precisa ter:

  • Um cartão de crédito 
  • Cadastro em uma conta ou banco que tenha essa funcionalidade 
  • limite disponível 

Quais bancos ou contas oferecem o Pix no crédito? 

Atualmente, os bancos e contas digitais que oferecem o Pix no crédito são: 

  • Banco Inter 
  • Nubank
  • Digio
  • Banco BV
  • 99Pay 
  • RecargaPay
  • Ame Digital 
  • PicPay

Como o Pix parcelado funciona? 

pix no crédito
Imagem de um celular com um Pix QR code

O Pix no crédito funciona permitindo que você pague usando o limite do seu cartão de crédito. É como se fosse um empréstimo instantâneo que pode ser parcelado. 

Assim, você faz a transação usando uma chave-Pix ou QR Code, o valor é descontado do limite do seu cartão, e, se optar por parcelar, pagará conforme as condições do seu cartão, sujeito a juros. 

Porém, no caso das carteiras digitais, como 99Pay, PicPay e Ame Digital, basta cadastrar um cartão de qualquer outra instituição. Então você consegue usar o cartão de outro banco e fazer o Pix no crédito a partir da carteira digital. 

Taxas de juros do Pix parcelado

As taxas do Pix parcelado são bem altas, podendo chegar a quase 10% ao mês! Ou seja, é preciso muita atenção na hora de usar essa funcionalidade. 

Além da taxa de juros, muitas instituições também cobram o IOF, imposto sobre operações financeiras. Abaixo, veja as taxas cobradas: 

InstituiçãoTaxa de juros (ao mês) 

Logo-banco-inter pix no credito
4.99% a.m + 0,05 reais (IOF) 
Nubank_logo pix no credito3,99% a.m + IOF (varia entre 0,38% e 3,38%) 
Logotipo_do_Banco_Dígioaté 9,9% a.m 
banco bv logo pix no crédito é cobrado só o IOF (0,38% + 0,011% ao dia) 
Logo99app4,99% a.m
recarga pay3,49% a.m 
logo-ame  pix no crédito 5,59% a.m 
picpay-logo-23,99% a.m

Mas atenção, as taxas do Pix no crédito são diferentes das taxas do rotativo do cartão de crédito, que representam os juros que você paga quando não quita o valor integral da sua fatura.  Ou seja, toda vez que você usa o pix a partir do limite do cartão, você paga uma taxa de juros específica.

As pessoas também perguntam:

O valor do Pix parcelado diminui o limite do cartão? 

Sim, para exemplificar vamos usar o limite médio do brasileiro conforme o SPC.org de 1400 reais. 

Imagine que seu limite no cartão é de 1.400 reais e que os gastos na sua fatura correspondem a 700 reais. 

Nessa situação você ainda teria 700 reais disponíveis no seu limite. Então, caso fizesse um Pix com cartão de crédito de 300 reais seu limite, após a transação, seria de 400 reais. 

Tem limite de valor para fazer o Pix no cartão de crédito?

Sim, o Pix com cartão de crédito pode ter limite. Mas, essa definição depende de cada banco ou conta digital. 

Quanto tempo demora para o Pix no cartão de crédito cair na conta do recebedor? 

Quando você faz um Pix no crédito seu recebedor ganha o dinheiro na hora. Ou seja, a transação é instantânea para quem recebe o dinheiro. 

Tem como cancelar Pix no crédito?

Infelizmente não. Uma vez que você fez a transação não é possível cancelá-la. 

Quando devo usar o Pix crédito? 

Existem algumas situações que o pix no limite do cartão pode ser especialmente útil: 

1. Quando você precisa fazer um Pix e não tem o saldo disponível na conta

2. Quando, apesar de ter o dinheiro na sua conta, você precisa fazer um Pix e não quer comprometer seu orçamento do mês

Nesses dois casos, optar pelo Pix no crédito pode ser uma alternativa. Porém, é preciso muito cuidado: não é só porque é fácil que você deve fazer o Pix cartão de crédito sempre que precisar. 

Como mostramos, o Pix no crédito funciona como um empréstimo e toda vez que você usa essa funcionalidade é preciso pagar juros sobre a transação. Então o ideal é que você não use o Pix no crédito, exceto em casos de extrema necessidade. 

Cuidados que você deve ter com o Pix parcelado 

Antes de usar o Pix cartão de crédito é importante se atentar a alguns pontos: 

1. Os juros podem ser muito altos

Como mostramos, as taxas de juros cobradas para o pagamento do Pix no crédito são bem altas, podendo chegar a quase 10% ao mês. Então é preciso atenção para que a dívida não vire uma bola de neve. 

Para ficar mais claro, trouxemos a situação de Bel, que usou o Pix no crédito para fazer uma compra de 400 reais e decidiu parcelar em 4 vezes. A taxa de juros do seu banco para essa transação é de 4.99% a.m. Assim, o valor total a ser pago por ela, ao final desse prazo, será de 486,02 reais. 

Então, devemos usar o pix crédito somente quando for estritamente necessário e, de preferência, sem fazer o parcelamento.

2. Você pode comprometer o limite do seu cartão ou ficar com nome sujo

Lembre-se de que o valor do Pix será descontado do limite do seu cartão de crédito. Então, é preciso muita atenção para não comprometer o limite disponível e, principalmente, ter certeza de que você conseguirá pagar a dívida. 

Afinal, caso você não consiga pagar sua fatura, além das taxas do Pix no crédito você terá que pagar as taxas do rotativo do cartão. Então saiba com o que você está gastando e, principalmente, quanto você pode gastar.  

Caso você queira saber como organizar melhor seu orçamento pessoal, veja nossos conteúdos sobre o assunto: 

Além disso, você também deve sempre tomar cuidados com golpes. Afinal, apesar do Pix ter facilitado nossas vidas, ele também permitiu que pessoas mal intencionadas usassem essa praticidade a seu favor. Então, se você quer saber como não cair em golpes, confira nosso vídeo abaixo:

Conclusão: usar o Pix no cartão de crédito vale a pena? 

Em suma, entendemos que usar o Pix parcelado pode ser bom em situações específicas, como emergências. Mas, ainda assim é preciso muito cuidado, já que sempre que você usar essa modalidade de Pix precisará pagar juros. 

Antes de decidir se você vai usar ou não essa funcionalidade é útil avaliar suas finanças e, se necessário, buscar alternativas. Se estiver buscando opções de crédito, considere usar nosso simulador de empréstimos para entender melhor as condições disponíveis e fazer escolhas financeiramente conscientes. 

SIMULAR EMPRÉSTIMO

Além disso, um caminho para evitar usar o Pix no crédito é construir uma reserva de emergência. Essa reserva é um dinheiro que você guarda para conseguir usar em situações inesperadas. Para saber como construir a sua, leia nosso artigo sobre o assunto: 

Também achamos que você vai gostar: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *