O que você está procurando hoje?

Crédito consignado para quem não é servidor público!

banner-afiliados-468×90-bpc
Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Crédito consignado para quem não é servidor público!
/

“Vish, não paguei a fatura do cartão de crédito e os juros são altos! O que vou fazer?” Já pensou que o crédito consignado pode ser uma boa saída para se livrar dessa dívida? Então, vamos falar do crédito consignado da Paketá, voltado para funcionários da iniciativa privada!

Crédito consignado é uma forma mais saudável de tomar crédito. Isso acontece pois, quando a instituição financeira tem maior certeza da liquidação da dívida, a taxa dessa modalidade de empréstimo pode ser menor.

E para falar não só do funcionamento do crédito consignado, mas também do saque aniversário FGTS e antecipação de salário, a nossa conversa de hoje é com o Fabian Valverde, CEO da Paketá Crédito.

Nesse post você verá:

 

Como funciona o crédito consignado para a empresas privadas

O crédito consignado é um tipo de crédito concedido a um funcionário, em que o desconto ocorre na folha de pagamento.

Em outras palavras, imagine que você receba 2 mil reais por mês e que você pegou um empréstimo consignado. Desse modo, para liquidar a dívida, todo mês será descontado, antes de você receber o salário, cerca de 600 reais do seu pagamento.

Por isso, a instituição financeira que concede o crédito tem maior certeza da liquidação da dívida, já que será descontado direto do salário do devedor.

Entretanto a tomada do crédito consignado ainda é pouco comum entre os funcionários CLT, já que é pouco ofertado pelas empresas privadas. Inclusive, de acordo com o Bacen, apenas 6% do crédito consignado é destinado ao setor privado. Então dezenas de milhões de funcionários da iniciativa privada já ouviram falar do consignado, que é uma dívida melhor e mais barata, mas não conseguem tomá-lo!

Regrinhas do crédito consignado

É determinado por lei que a parcela do empréstimo não pode comprometer mais do que 30% do salário líquido do funcionário

Além disso, as parcelas do crédito consignado são descontadas na folha de pagamento. Sendo assim, enquanto o funcionário estiver empregado, existe a garantia de recebimento, consequentemente, a taxa de inadimplência tende a ser menor do que a de outros tipos de empréstimo e o risco é mais baixo.

Logo, a taxa do crédito consignado é mais em conta quando comparada aos juros do cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo pessoal.

O que você precisa saber sobre empréstimo consignado aqui!

 

Como funciona o crédito consignado da Paketá:

Mas antes vamos entender o que é a Paketá Crédito…

A Paketá realizou a primeira operação em agosto de 2019. Desde então, ela atua como uma empresa de crédito consignado para funcionários da iniciativa privada. Além disso, hoje, ela oferece também a antecipação de salário e saque aniversário FGTS.

A Paketá atende empresas com 3 até 70 mil funcionários. Portanto, se a sua empresa é pequena ou grande, ela pode ser atendida pela Paketá.

1. Minha empresa pode me oferecer crédito consignado pela Paketá?

Como a responsabilidade pela quitação da dívida é tanto da empresa quanto do funcionário, é preciso que a Paketá faça uma análise da saúde financeira da empresa.

Sendo assim, primeiro, a Paketá faz uma análise minuciosa da empresa do funcionário para entender se ela é saudável financeiramente, já que o risco do crédito está ligado principalmente à empresa não ter capacidade de honrar com a remuneração dos funcionários e se, no longo prazo, a empresa continuará existindo.

A análise em grandes empresas

Em relação às empresas maiores a Paketá possui maior facilidade de análise, uma vez que elas realizam uma série de demonstrações financeiras que são públicas, e assim, facilmente acessadas.

A análise em pequenas empresas

Nas empresas menores a Paketá avalia se elas estão faturando, emitindo nota e a rotatividade dos funcionários.

Com isso, dada a situação da empresa, ocorre a determinação da taxa do crédito consignado.

2. Como ocorre a determinação da taxa de crédito consignado?

Para entender melhor, Fabian nos deu um exemplo dos funcionários do agronegócio que, normalmente, trabalham de 10 a 20 anos na mesma empresa. Logo, se tem um funcionário que já trabalha na manutenção das máquinas há uns 5 anos, provavelmente, ele ainda permanecerá na empresa por pelo menos mais 5 anos.

Ou seja, não há problema se a Paketá decide emprestar dinheiro para esse funcionário para que ele pague a dívida em 36 meses.

Por outro lado, há empresas em que entram e saem funcionários com maior frequência, como ocorre em call centers. Diante disso, a Paketá empresta o crédito com a condição de liquidação da dívida em menor tempo, geralmente, em até 24 meses.

Em outras palavras, a Paketá tem uma maior segurança para conceder o crédito consignado por acreditar na permanência daquele funcionário na empresa por mais tempo. Desse modo, a taxa do empréstimo pode ser um pouco mais baixa. Agora, caso a rotatividade de funcionários seja alta, a Paketá possui menos segurança da permanência de um funcionário na empresa, e com isso a taxa é mais elevada.

3. Quem é responsável pela dívida? A empresa ou o funcionário?

A empresa é a responsável pela dívida enquanto o funcionário está trabalhando. Sendo assim, se o trabalhador recebe uns 2.000 reais e tem parcelas de R$300 por mês, é dever da empresa reter esse valor e pagar ao funcionário somente os 1.700 reais restantes.

Agora, se o funcionário é desligado da empresa, a dívida deixa de ser paga pela companhia e o funcionário toma a responsabilidade de liquidá-la.

4. A Paketá faz uso do seguro prestamista do crédito consignado?

Sim! O seguro da Paketá cobre até 5 mil reais de empréstimo e pode ser acionado quando o funcionário é desligado ou afastado da empresa por motivos de saúde. Lembrando que o seguro não tem custo adicional para o funcionário. 

Guia definitivo do empréstimo: crédito pessoal, consignado e com garantia

 

Tomar crédito consignado é benéfico?

Fabian nos disse que alguns RHs têm uma visão negativa quando se trata de crédito, pois há o receio de que o funcionário venha se endividar. Porém, muitos funcionários que tomam o crédito consignado usam esse dinheiro para pagar uma dívida mais cara.

Por exemplo, para alguns tipos de empresas, como uma padaria com cerca de 30 funcionários, geralmente, os bancos não têm crédito consignado.

Sendo assim, no momento de urgência, um funcionário pega dinheiro emprestado com algum familiar, recorre ao cheque especial ou até ao cartão de crédito e acaba adquirindo uma dívida mais cara. Situação que poderia ser evitada caso a empresa oferecesse o crédito consignado.

Cartão consignado: saiba os detalhes sobre essa modalidade de crédito

Para os funcionários

Fabian nos contou o caso de uma senhora de São Paulo, vamos chamá-la de Maria.

Maria tomou um empréstimo consignado com parcelas de 250 reais e comprou uma moto para se locomover até o trabalho. Isso porque ela gastava três horas para ir e voltar do trabalho de ônibus.

Ainda, como Maria chegava tarde do trabalho, ela contratava uma babá por 150 reais para ficar com seu filho de 5 anos após a escola até ela chegar em casa. Com a moto, Maria passou a gastar apenas 40 minutos de locomoção e, com isso, não precisou dos serviços da babá.

Com o tempo otimizado, Maria ainda deve uma brechinha e disposição para fazer uma renda extra e faxinar um apartamento 1 sábado ao mês, ganhando 150 reais.

Sendo assim, com a economia gerada com a dispensa dos serviços da babá mais o ganho com a faxina mensal (300 reais),  Maria passou a economizar 50 reais por mês.

Consórcio de moto é mais barato do que não ter moto? Descubra aqui!

Para os RHs

RHs de empresas maiores

Os RHs de empresas maiores normalmente são mais estruturados e possuem a consciência de implantar o crédito consignado.

Sendo assim, muitas vezes, já se tem o banco atuando junto ao RH na empresa, mas a Paketá vem para atender pessoas com nome negativado ou nos casos em que a taxa do banco é maior do que a taxa da Paketá.

Como conseguir um cartão de crédito para negativado?

RHs das pequenas empresas

As empresas menores normalmente são mais resistentes a oferecerem para seus funcionários o crédito consignado. Isso pois elas têm o receio de que seus funcionários se endividem. Porém, algumas vezes, esses funcionários estão querendo adquirir o crédito para pagar uma dívida mais cara.

Para essas empresas, em que não se tem um RH formado, a Paketá criou um portal de autosserviço. Nesse portal, alguém da empresa precisa dedicar apenas 1 hora por mês para resolver as pendências relacionadas ao crédito consignado Paketá. Ou seja, não é preciso ter alguém do RH apenas por conta disso.

Crédito Pessoal
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
GERU
Crédito Pessoal4.20%
2
Provu
Crédito Pessoal4.80%
3
Bom Pra Crédito
Crédito Pessoal8.00%
Consignado
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Creditas
Consignado - Privado1.80%
2
bxblue
Consignado - Público2.05%
3
bxblue
Consignado - INSS2.14%
Negativados
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Moneyman
Crédito Pessoal8.75%
2
Simplic
Crédito Pessoal17.90%
Empréstimo
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Bom Pra Crédito
Empréstimo com Imóvel em garantia1.00%
2
Creditas
Empréstimo com Imóvel em garantia1.36%
3
Tutu Digital
Peer-To-Peer PJ2.83%
4
Nexoos
Peer-To-Peer PJ4.18%
5
IOUU.
Peer-To-Peer PJ4.40%

 

Quais outros produtos a Paketá oferece?

Além do crédito consignado, a Paketá oferece aos seus clientes a antecipação de salário e o Saque Aniversário do FGTS. Veja em seguida:

1. Antecipação de salário

Percebendo que às vezes um funcionário não queria tomar emprestado um valor alto, mas, às vezes, apenas uns 200 reais, a Paketá criou a antecipação de salário.

Isto é, em qualquer momento do mês, você pode realizar a antecipação de parte do seu salário, por exemplo. Vale destacar que você não precisa pagar nada para que o crédito seja liberado, apenas os juros pela antecipação, e o desconto do valor ocorre diretamente no pagamento do funcionário.

Suponha que você precisou de uns 200 reais para pagar uma conta de luz. Desse modo, serão descontados 200 reais mais os juros no seu próximo pagamento.

Não consegue empréstimo? Que tal antecipação? Conheça a SumUp Antecipa!

2. Saque Aniversário FGTS

Nessa modalidade o funcionário pode antecipar o saque do seu FGTS. Imagine que você queira um empréstimo de 3 salários, ou seja, as taxas do crédito consignado podem não ser vantajosas para essa situação, visto que o prazo de pagamento não seria tão longo.

Logo, você pode sacar o seu FGTS aproveitar uma taxa de juros menor do que a do crédito consignado.

Confira aqui as modalidades de saque FGTS!

 

Pegar crédito consignado na Paketá vale a pena?

Bom, como percebemos ao longo do post a proposta da Paketá é levar a modalidade do crédito consignado onde ela não conseguiu chegar nos seus 20 anos de existência: os funcionários CLT.

Mas não somente na Paketá, optar pelo crédito consignado em outros bancos e financeiras pode valer a pena. Isso porque os juros do crédito consignado costumam ser menores do que as taxas de um cartão de crédito ou cheque especial. Por isso, veja as dicas para se dar bem na sua contratação:

  1. Coloque todos os custos na ponta do lápis! Anote as taxas de juros, quanto você deseja tomar emprestado, se realmente é necessário tomar esse dinheiro emprestado;
  2. Pesquise onde vai pegar o crédito. Infelizmente, muitas empresas não possuem bom atendimento ou podem não ser regulamentadas. Desse modo, pesquise sobre elas em sites confiáveis, como o Reclame Aqui!
  3. Compare os custos! Após analisar a reputação das empresas e selecionar aquelas que são confiáveis, compare os custos dessas! Aproveite e use o nosso simulador de empréstimos, ele te mostrará opções de créditos mais em conta para o seu perfil!

Se restaram dúvidas sobre o crédito consignado, vale saber que o Banco Central elaborou um FAQ com as principais dúvidas dos clientes. Consulte, se necessário!

Quero a melhor opção de empréstimo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *