Search
Search

Saiba tudo sobre como fazer um empréstimo!

Apesar de os empréstimos serem muito comuns entre os brasileiros, realizar um empréstimo não é uma decisão simples. Você precisa se planejar, ver se um ele realmente é a melhor saída, e quando decidir contratá-lo, saber como fazê-lo.

Por isso, saiba qual será a quantia adequada a ser solicitada, entenda qual a melhor modalidade de empréstimo e qual instituição tem as melhores condições. Nesse texto vamos te ajudar com isso!

como fazer empréstimo
Como escolher um empréstimo.

 

Qual valor e prazo escolher?

O primeiro passo para contrair um empréstimo é decidir qual o valor que você precisa, e em quantas parcelas você pretende quitá-lo. Nesse passo é importante analisar bem seu orçamento mensal. Muita gente contrai um empréstimo e, para quitar as parcelas mais rápido e ficar livre da dívida, decide dividi-lo em poucas parcelas. Quanto menos parcelas seu empréstimo for dividido, maiores elas serão. Por isso, veja quanto você ganha em um mês, quanto você gasta, e apenas assim você conseguirá saber o valor que pode pagar numa parcela de empréstimo. 

 

Qual modalidade de empréstimo é a melhor para mim?

Depois disso, você precisa decidir a modalidade que mais se encaixa no seu caso. Isso pode ser analisado a partir das restrições de cada uma e de qual delas tem o menor CET (Custo Efetivo Total). É importante ressaltar o fato de que, para contrair um empréstimo, você deve analisar o Custo Efetivo Total, e não a taxa de juros. O CET é o que você irá pagar efetivamente, pois ele leva em conta os encargos embutidos nas prestações. Aqui resumimos o básico dessas modalidades, para que você possa conhecê-las: 

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é muito usado, pois é liberado em poucos dias e não exige nenhuma garantia de pagamento. Ele, porém, não é muito barato: suas taxas costumam estar entre 4% e 10% ao mês. 

Conheça o crédito pessoal online do Ibi empréstimo!

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado pode ser contraído por pessoas que têm uma renda fixa que possa ser comprovada. Essas pessoas são os funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS e funcionários com carteira assinada do setor privado. Os juros desse tipo de empréstimo são geralmente menores que os de, por exemplo, um empréstimo pessoal.

Isso ocorre pois o risco que o banco ou financeira fornecedor do empréstimo corre é menor, já que você paga as parcelas por débito automático todo mês. É necessário ressaltar que o indicado é que a prestação não exceda 30% do salário mensal.

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia se destaca pois tem baixas taxas de juros. Isso ocorre pois, para contraí-lo, você precisa deixar um bem (automóvel ou imóvel) como garantia, a chamada alienação fiduciária. Sendo assim, a empresa geralmente oferece operações com custos menores e tempo maior para pagar. 

Cheque especial

O cheque especial é um tipo de crédito pré-aprovado. Ele funciona de uma maneira bem diferente dos citados acima: quando você gasta mais dinheiro do que tem em conta, ou seja, fica no vermelho, está entrando no cheque especial. Esse crédito pode ser útil para emergências, mas não é interessante deixar sua conta corrente por muito tempo no vermelho nem recorrer com frequência à essa solução. Isso porque os juros dessa operação são os mais caros do mercado, mesmo com a mudança das regras de utilização do cheque especial. 

Financiamento

O financiamento também é um tipo de crédito que uma instituição financeira oferece ao seu cliente, apesar de ser diferente dos empréstimos. A diferença é que um financiamento é direcionado para um fim específico e acordado entre as duas partes previamente. Por exemplo, você pode financiar um apartamento ou seus estudos, e o banco ou financeira que está fornecendo o dinheiro já deve saber disso no momento da transação.

 

Onde procurar por um empréstimo? 

Escolher a modalidade com as menores taxas pode te poupar um bom dinheiro. Entretanto, não basta apenas ter a modalidade correta, mas também o lugar correto. Os juros variam entre instituições diferentes, mesmo quando tratamos da mesma modalidade. 

Todos sabem que os bancos tradicionais oferecem linhas de crédito, porém é bom lembrar que nem sempre os juros oferecidos são os melhores. Portanto, é importante ressaltar o papel das fintechs na concessão do crédito. Além de menos burocracia e mais praticidade, você pode comparar os preços e ver com clareza qual o melhor. 

Para fazer essa comparação de preços oferecemos no nosso site uma ferramenta gratuita, o nosso Simulador de Empréstimo. Nele, você preenche algumas informações sobre o empréstimo desejado e nós te mostramos bancos e financeiras que conseguem te atender, com uma previsão do preço das parcelas em cada uma delas. É bom lembrar que todas as empresas que mostramos em nosso simulador são seguras e de confiança. 

Quando fizer sua simulação e descobrir qual empresa fornece crédito com menor CET, você faz seu cadastro no site da empresa. A instituição fará uma análise de crédito e decidirá se você se enquadra ou não nas restrições. Se tudo der certo, você poderá seguir com o processo, fornecer sua documentação, e o crédito será liberado.

Atenção

É preciso ter bastante atenção em várias etapas da contratação de um empréstimo.

O primeiro ponto que se deve ter atenção é à veracidade da empresa escolhida. Se você solicitar crédito numa empresa que te pedir o pagamento de algum valor adiantado para prosseguir com a concessão, ela se trata de uma fraude! Nenhuma instituição pode pedir o pagamento de nenhum valor antecipado para só assim conceder o crédito, mas esse é um golpe bem comum.

Quando você se deparar com alguma empresa da qual nunca ouviu falar, procure indicações de pessoas que já usaram, de sites confiáveis que a indicaram etc. Além disso, caso a oferta do empréstimo seja muito fácil e sem análise de crédito prévia, desconfie. Encontramos um artigo que mostra alguns cuidados que você deve tomar antes de contratar um empréstimo online

Além disso, fique atento quanto ao vencimento e valor de suas parcelas, para mantê-las sempre em dia. Muitas instituições cobram multas em caso de atraso do pagamento.

Leia mais sobre empréstimo: “Quais são os erros mais comuns na hora de fazer um empréstimo” e “Por que meu empréstimo foi negado?Guia definitivo do empréstimo.

 

Vale a pena tomar um empréstimo?

Por fim, vale lembrar mais uma vez que um empréstimo não é uma coisa simples. Entretanto, quando ele é tomado com cuidado e da maneira correta pode ajudar bastante. Para isso, conte com o Educando Seu Bolso! Temos muitos outros artigos sobre empréstimo, inclusive nosso guia definitivo do empréstimo, que você encontra aqui. Ele é um texto bastante detalhado e informativo, com muitas informações úteis. Caso ainda tenha restado alguma dúvida, pode deixar nos comentários que a gente te ajuda!

💭 Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima