Compra semanal ou mensal? O que vale mais a pena?

Compra semanal ou mensal? O que vale mais a pena?

Compras para a semana ou para o mês? O que é mais interessante?

Em pesquisa, não encontrei uma única resposta como a correta. Esta deve ser uma decisão baseada no autoconhecimento, apoiada em alguns fatores importantes: renda, planejamento, número de moradores da residência, organização, interesse de cada consumidor. Podemos listar inúmeros motivos e cabe a você identificar as suas principais razões antes de ir às compras. Quando existe a disciplina e planejamento, você ganha tempo para realizar outras atividades importantes do seu dia a dia.

Imagem_texto_Livia_21082015

Algumas práticas podem ser interessantes para o seu bolso:

  1. Você já viu como um supermercado é organizado e como é a distribuição dos seus produtos? Muitas vezes andamos por todo o supermercado e passamos perto de gôndolas que nos fazem ver algo de que não precisamos e acabamos levando. Tente comprar os itens pela forma como eles se distribuem pelos corredores do supermercado e evite ficar andando de um lado para o outro.
  2. Alimente-se antes de ir às compras. Penso que este item é auto-explicativo.
  3. Nossa grande amiga: a lista de compras. Tenha foco aliado ao planejamento e disciplina, seu bolso agradece.
  4. Alguns produtos podem ser comprados mensalmente, liste-os e economize tempo.
  5. Você tem acesso a mais de um supermercado? Ótima oportunidade de pesquisar preços e economizar.
  6. Alguns produtos da estação tem o preço mais acessível. Fique atento.
  7. Reveja sua geladeira e despensa, o que está sobrando? Vamos substituir ou eliminar da lista de compras?
  8. Atenção ao utilizar cada produto, evite desperdícios.
  9. Como mencionamos no post anterior, atenção às promoções dos folhetos, procure várias marcas, experimente novos produtos.

Lembre-se de realizar sempre um registro das suas despesas com supermercados. Analise para tomar suas futuras decisões. As perguntas “Eu quero?”, “Eu preciso?” e “Eu tenho dinheiro?” podem ser boas aliadas nos momentos das escolhas.

Autor

Lívia Senna
Lívia Senna é mestre em Gestão e Administração Educacional pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e pedagoga graduada pela UFMG. Atua na área de Educação Básica e Ensino Fundamental há 12 anos. Educadora também na área de graduação, concentra seus estudos e pesquisas na área de Educação Financeira para Educação Infantil e Formação de Professores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *