TELEFONIA E INTERNET: Repensando os planos

TELEFONIA E INTERNET: Repensando os planos

 Quero ouvir a sua voz
Vou telefonar dizendo
que eu estou quase morrendo
de saudades de você.
(Roberto Carlos, “Eu te amo, te amo, te amo”)

 

 

Nesses dias dediquei-me a uma pesquisa que gosto de fazer de tempos em tempos. Fui conhecer o que as operadoras de telefonia, internet e TV estão oferecendo. A grana que eu pago por esses serviços não é pouca, talvez eu conseguisse planos melhores ou mais baratos.

A primeira coisa é lembrar um dos pilares da santíssima trindade da educação financeira: o autoconhecimento. Enxergar com clareza o próprio perfil de consumidor de telecomunicações.

Eu moro com meu filho de 19 anos, que usa muito a internet para jogos online, que exigem um serviço estável e de boa qualidade. Temos banda larga de 25 MB, com tráfego ilimitado. Vemos TV moderadamente, com perfil variado. Não temos o hábito de assistir a filmes na TV, então temos um pacote com boa variedade de canais, sem extras de cinema ou futebol. Gosto de ter telefone fixo, tenho um plano básico. Pelo celular, acesso a internet a qualquer hora do dia, para e-mail, Whatsapp, pequenas pesquisas via Google, Waze de vez em quando. Deixo para ver vídeos em casa, via Wi Fi. 600MB de franquia têm sido suficientes. Falo pouco ao celular, quase todas as pessoas com quem mais converso são clientes da mesma operadora que eu, ou seja, custo zero. Um plano de 200 minutos tem atendido bem.

Recentemente, porém, tenho precisado ligar bastante para outra operadora. Decidi, então, fazer uma pesquisa ampla, em todas as operadoras de todos os serviços, para ver se seria a hora de alguma mudança. Deu um pouco de trabalho, pois os sites geralmente não são muito claros, as operadoras oferecem planos muito diferentes uns dos outros e algumas informações importantes só se consegue via telefone ou chat.

Meu plano de celular é da Tim. Atualmente custa R$144,80 (eu pago R$ 134, porque sou cliente antigo). Entre os semelhantes ao meu, o da Oi está um pouco mais barato.

 

Operadora

Característica

Preço

Vivo 300 min + 4GB R$ 259,99
Claro 200 min + 500MB R$ 155,00
Tim 200 min + 600MB R$ 144,80
Oi 250 min + 500MB R$ 119,00

 

 

A Oi também apresentou preços melhores nos planos de internet para casa.

 

Operadora

Franquia de tráfego

Velocidade

Preço

Vivo

12GB 5MB R$ 99,90
20GB 5MB R$ 129,90

Claro

12GB 5MB R$ 99,90
20GB 5MB R$ 129,90

Tim

10GB 5MB R$ 119,90
20GB 5MB R$ 159,90

Oi

Ilimitado 10MB R$ 59,90
Ilimitado 15MB R$ 69,90

GVT

Ilimitado 15MB R$ 79,90
Ilimitado 25MB R$ 89,90

Net

20 GB 10MB R$ 69,90
80 GB 10MB R$ 99,90

 

 

Entre os preços de pacotes de TV, os melhores preços mais uma vez foram da Oi.

 

Operadora

Preço

Oi R$ 89,90
GVT R$ 149,90
Net R$ 139,90
Sky R$ 109,90

 

 

Para telefonia fixa, Vivo e Claro apresentaram os melhores preços.

 

Operadora

Preço

Vivo R$ 29,90
Claro R$ 29,90
Tim R$ 44,90
Oi R$ 49,90
GVT R$ 49,90

 

 

Comparei também os pacotes combo, que combinam vários desses serviços. Nem todas as operadoras apareceram na pesquisa, porque algumas apresentam informações de forma confusa, ou direcionam o internauta para uma página que não funciona, além de não atenderem decentemente por telefone. Paciência.

Operadora

Celular (minutos)

Internet móvel (tráfego)

Internet casa (velocidade)

TV

Fixo (minutos)

Preço

Oi

500

500MB

10MB

Não incluído

Ilimitado

R$ 279,00
GVT

25MB

Incluído

Ilimitado

R$ 279,70
Net

30MB

Incluído

110 minutos

R$ 220,00

A minha conclusão é que não devo mudar de operadora de celular. Tenho usado em média 160 minutos do meu plano de 200. Creio que consiga me manter dentro da franquia ou, no máximo, passar apenas um pouco. Nesse caso, compensaria pagar o consumo extra (R$1,08 por minuto na Tim).

Quanto aos outros serviços, atualmente tenho um combo da GVT. Estou satisfeito com o serviço, mas a Net tem um preço melhor (R$60 mais barato, mais de 20%). É o caso de investigar. Telefonar para lá, conversar sobre todos os detalhes, para que não pairem dúvidas. E conversar com os amigos que têm esse plano, saber se estão satisfeitos, se há alguma ressalva.

Cabe ressaltar que esses foram apenas alguns dos resultados da pesquisa, aqueles com perfil de consumidor semelhante ao meu. E você? Está bem atendido com seus planos? Tem certeza? Ou será que é hora de pensar em mudar? Se quiser saber mais resultados da pesquisa, para outros perfis de consumo, entre em contato conosco.

Autor

Ewerton Veloso
Ewerton Veloso é bacharel e mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha há mais de 10 anos na área de monitoramento do Sistema Financeiro Nacional e é professor de Administração. Neste espaço, pretende convidar o leitor à organização das suas finanças e à reflexão quanto ao seu comportamento como consumidor e investidor.

2 comments

    • Ewerton Veloso

      Oi, Sandra! Que bom que você gostou do post.

      Eu acho muito importante avaliar, não apenas antes de contratar um plano, mas periodicamente, para ver se há alguma novidade no mercado.

      Na semana passada eu liguei para a GVT para assinar o pacote HBO (meu filho assiste a Game of Thrones, assinamos o pacote quando a temporada vai começar). O atendente me informou, sem eu perguntar, que meu plano havia sido “modernizado”, e ficou R$ 20 mais barato. O pacote HBO, assim, saiu quase de graça.

      Então, eu recomendo que a pessoa, anualmente, confira os planos da sua operadora e da concorrência e avalie se está realmente contratando o serviço mais adequado.

      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *