Search
Search

Como funciona o carro por assinatura: veja se vale a pena para você

Educando seu Bolso 728x90px
Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Como funciona o carro por assinatura: veja se vale a pena para você
/

O carro por assinatura é a saída para quem troca de carro a cada dois ou três anos e não quer lidar com seguro, manutenção, IPVA, desvalorização e revenda do carro. Nessa modalidade você só paga uma assinatura e pronto, pode andar de carro zero. Mas, será que a assinatura vale a pena? Para responder a essa pergunta vamos te explicar de vez como funciona o carro por assinatura.

Vamos destrinchar todas as vantagens e desvantagens dessa modalidade, além de trazer um comparativo financeiro entre a assinatura e outras modalidades, como o financiamento e a compra do carro à vista. Afinal, também precisamos entender se a assinatura vale a pena para o seu bolso, não é mesmo?! Continue a leitura e saiba tudo sobre.

O que é o carro por assinatura?

O carro por assinatura é basicamente um aluguel de veículos por um longo período de tempo, os contratos costumam ser de dois ou três anos. Durante o tempo desse contrato você usufrui de um carro zero e não tem que se preocupar com manutenção, revenda, IPVA, seguro e todas as burocracias que envolvem a posse de um carro. É uma alternativa para quem faz questão de ter um carro à disposção e quer uma comodidade a mais no dia a dia.

A assinatura de carros é feita por locadoras ou montadoras de carros e grande parte das despesas já são incluídas na mensalidade. A exceção é o combustível, que você continua pagando normalmente. Vale lembrar, no entanto, que o carro não é seu e nem será, visto que estamos falando de uma espécie de aluguel.

Como funciona o carro por assinatura?

carro suv: como funciona o carro por assunatura
Carro SUV

Para entender como funciona o carro por assinatura basta compreender que ele é um serviço de mensalidade: você faz um pagamento mensal e pode usufruir do carro, durante o tempo estipulado no contrato. Ou seja, na modalidade de assinatura você precisa escolher:

  • Qual carro você quer assinar
  • O pacote de franquia de quilometragem mensal (que representa uma média de quantos quilometros você roda por mês)
  • O tempo do contrato

Com isso escolhido, basta concluir sua assinatura e aproveitar seu zero km.

Quais são as vantagens do carro por assinatura?

1. Você evita burocracias

A empresa fica responsável por toda a parte burocrática do serviço. Quem vai se preocupar com IPVA, documentação, assistência 24h, seguro auto e manutenção é a empresa e não você.

Ou seja, a empresa fica por conta, inclusive, de levar e buscar o seu carro para as revisões, dependendo do plano escolhido.

Dessa forma, você não precisa se preocupar com nenhum gasto além da mensalidade e, é claro, do combustível.

2. Você não se preocupa com a revenda do veículo

Não ter que se preocupar com a revenda do veículo é uma mão na roda. Quando você tem um carro próprio e pretende trocar de modelo, antes é preciso enfrentar o processo de revenda do seu carro atual: Quanto seu carro desvalorizou? Quanto ele vale hoje? Onde anunciar? Como achar um comprador confiável?


No carro por assinatura, a revenda do carro é menos uma dor de cabeça. Ao final do contrato, você devolve o veículo e já faz uma nova assinatura.


Além disso, o carro por assinatura pode substituir o Financiamento Balão, por exemplo, para quem vinha pensando em fazê-lo.

3. Você tem a possibilidade de economizar

Em muitos casos, o carro por assinatura pode ser mais vantajoso financeiramente, principalmente se você gosta de ter carro zero km. Ou seja, além de todos esses benefícios, você ainda pode economizar bastante. Vamos fazer algumas comparações logo adiante no texto e mostraremos como isso é possível.

Desvantagens de como funciona o carro por assinatura

Nem tudo são flores, e alguns pontos desse estilo de contrato podem não ser tão atrativos para você. 

1. O carro não é seu

Para as pessoas que gostam ou sentem necessidade de possuir o bem, a ideia de assinatura de veículos não é vista com bons olhos. Se para você é essencial que o veículo esteja em seu nome, o serviço de carro por assinatura pode não ser uma boa alternativa.

Se você é uma dessas pessoas, temos um Simulador de Financiamento de Veículos que pode te ajudar a descobrir quais são as melhores opções de financiamento para você!

2. Limite de quilometragem

Existem vários tipos de contratações de serviços de carro por assinatura, mas as mais baratas contam com um limite de quilometragem que pode não atender a todos.

Então, é bom ficar atento para não ultrapassar o limite e ter que pagar a mais por isso. Ainda assim, para quem anda de forma moderada na cidade, os planos mais baratos atendem perfeitamente.

Para quem o carro por assinatura vale a pena?

1. Para quem não tem dinheiro para comprar à vista ou não consegue crédito no banco para financiar a compra do carro próprio

Se você precisa do carro e não consegue ter acesso ao crédito no banco e nem tem o dinheiro à vista, o carro por assinatura pode ser uma boa opção.

Antes de fechar o contrato, você passará por uma análise de crédito, ou seja, não é todo mundo que é autorizado a contratar. Mas, as suas chances de ter acesso ao carro são bem maiores do que em um financiamento, mesmo que o seu score não seja tão alto. 

2. Se você não vai utilizar o veículo por muitos anos

Vamos imaginar que Jéssica vá morar em outro estado por um ano, para fazer o seu mestrado. Em sua cidade natal, ela não tinha necessidade de ter um carro, pois tinha fácil acesso aos lugares que frequentava. Agora, na nova cidade, o uso do veículo é essencial durante a sua estadia. Sendo assim, para não ter que se preocupar com os inúmeros problemas e gastos que um carro próprio pode lhe trazer, o veículo por assinatura seria uma boa saída para Jéssica.

3. Se você gosta de andar de carro zero 0km ou trocar de veículo a cada 2 ou 3 anos

Andar sempre de carro novo é uma vantagem para quem não quer ter dor de cabeça com manutenção ou não quer lidar com a depreciação do veículo ano após ano. Neste caso, se você já é uma pessoa que troca de carro a cada 2 ou 3 anos para ter sempre um carro zero, a assinatura pode ser bem vantajosa.

Isso se deve a diversas razões, sendo uma delas a depreciação que os carros experimentam nos primeiros anos de uso. Ao escolher um serviço de assinatura, a preocupação com a revenda do veículo usado é eliminada, proporcionando uma solução conveniente e sem os desafios associados à depreciação acentuada nos primeiros anos.

Além disso, os serviços de assinatura cobrem os custos básicos de manutenção. Com isso você tem uma previsibilidade muito maior, já que não vai precisar arcar com os custos inesperados relacionados a manutenção.

4. Para quem quer tem o dinheiro da entrada ou do carro à vista e tem disciplina para investir

Financeiramente, quando colocamos os custos de um carro por assinatura comparados com os gastos de um carro próprio, a assinatura costuma ser mais vantajsa. Isso porque quando compramos um carro, lidamos com a desvlorização do veículo e com o custo de oportunidade, além de todas as despesas básicas como manutenção, seguro e IPVA.

Dizer que na compra do carro à vista e no financiamento existe um custo de oportunidade significa que você deixa de ganhar um dinheiro pelo investimento do valor que você tem dispon´vel. Isto é, quando você compra um carro de 150 mil à vista, caso você investisse esse dinheiro em renda fixa, você poderia ganhar cerca de 20.000 reais com os juros do investimento. Usando o mesmo exemplo de um carro de 150 mil financiado, caso você investisse os 30.000 reais referente à entrada, você poderia ganhar cerca de 4.000 reais.

Esse valor que você poderia ganhar caso investisse o dinheiro disponível é o custo de oportunidade.

Mas por que falamos sobre a disciplina de investir? Ora, porque não é nada fácil deixar o dinheiro “parado”. Seja porque algum familiar está passando por um aperto, ou porque você decidiu usar o dinheiro para outro fim, muitas pessoas não tem a disciplina de deixar o dinheiro render e fazem o resgate antecipado.

Então, se pergunte: você consegue deixar essa grana investida durante o tempo do contrato da assinatura, seja ele de 1 ou até 4 anos? Se sim, então a assinatura muito provavelmente compensa para você.

E para quem não vale a pena o carro por assinatura?

1. Para quem utiliza o veículo por mais de 3 anos

Caso o seu plano seja ficar por bastante tempo com o carro, acima de 3 anos, por exemplo, contratar um serviço por assinatura não pode não ser a melhor decisão.

2. Para motoristas de aplicativos que desejam utilizar o carro para trabalhar

Os carros por assinatura não podem ser utilizados em aplicativos de transporte. Logo, se você pensa em alugar um carro para trabalhar em aplicativos como Uber, Cabify, ou 99 pop, cuidado, a assinatura não é uma alternativa possível.

Porém, a Localiza, por exemplo, possui a Localiza Zarp, que é especializada em aluguel de carros para motoristas de aplicativos.

Quais são os requisitos para contratar um carro por assinatura

Ter mais de 18 anos e possuir carteira de motorista são requisitos para alugar os carros na maioria das empresas. Além disso, é feita uma análise de crédito e, só depois de aceito, seu contrato será realmente finalizado.

Documentos para conseguir um carro por assinatura

Os documentos necessários para a análise de crédito e fechamento do contrato variam de empresa para empresa. Entretanto, em geral, é requisitado o seguinte:

  • Comprovante de rendimento (pode ser contra-cheque, notas fiscais dos 3 últimos meses com comprovação de recebimento/3 últimas faturas do cartão de crédito/3 últimos extratos bancários);
  • Comprovante de endereço;
  • Telefone fixo e celular;
  • Endereço de e-mail;
  • RG e CPF;
  • Carteira Nacional de Habilitação.

O carro por assinatura vale a pena financeiramente? Compare com o carro próprio

Fazer comparações antes de decidir comprar, financiar ou assinar é essencial para saber qual é a melhor opção para você. Por exemplo: pode ser que, para o seu caso, a opção ideal seja fazer um financiamento e, no caso do seu irmão, assinar um carro. Por isso, comparar é muito importante.

Compra de carro à vista x assinatura de carros

Na primeira situação, vamos imaginar que você vá comprar um carro à vista e ficará com ele por 36 meses. O carro simulado foi o Renegade Longitude.

Nos nossos cálculos, levamos em conta o valor do carro, emplacamento, IPVA, licenciamento, revisões, seguro e custo de oportunidade. Este último diz respeito ao valor que você poderia ter ganhado com o dinheiro se tivesse investido em renda fixa ao invés de comprar o veículo. Por exemplo, nesse tempo você poderia ter aplicado esse dinheiro e obtido rendimento! Para a simulação, utilizamos o nosso simulador de investimentos! Não deixe de conferir.

GastoCompra de carro à vistaCarro por assinatura
VALOR DO CARRO À VISTA155.894 reais3.009 reais
IPVA16.946 reais
EMPLACAMENTO340 reais
LICENCIAMENTO503 reais
SEGURO17.794 reais
MANUTENÇÃO22.878 reais
CUSTO DE OPORTUNIDADE
(investimento em Tesouro Direto e IR de 15%)
36.189 reais
VALOR DE CUSTOS214.356 reais113.830 reais
Valor de venda do carro120.001 reais
TOTAL GASTO
(Valor de custos – valor de venda do carro)
94.355 reais113.830 reais
MÉDIA MENSAL DE PERDA FINANCEIRA2.620 reais3.161 reais
** Licenciamento consideramos o valor de São Paulo.**

Assim, podemos perceber que a compra a vista pode ser mais vantajosa financeiramente do que a assinatura. Mas caso você deseja andar de carro sempre novo, e não se preeocupar com manutenções, seguro e revisões, o carro por assinatura por ser uma boa opção.


Financiamento de veículos x assinatura de carros

Se você não tem o dinheiro para comprar à vista e precisa de um financiamento, os juros podem fazer o seu carro custar muito mais caro. Por isso, fizemos uma simulação entre financiamento e carro por assinatura. Lembrando que em nosso Simulador de Financiamento de Veículos você encontra as melhores opções.

Para a nossa simulação, vamos supor uma entrada de R$30.000,00, e um prazo de financiamento de 36 meses, assim como uma assinatura de 36 meses. Além disso, consideramos os preços da assinatura de carros da Localiza Meoo.

GastoFinanciamentoCarro por assinatura
MENSALIDADE3.009 reais
ENTRADA31.179 reais
IPVA16.946 reais
EMPLACAMENTO340 reais
LICENCIAMENTO503 reais
SEGURO17.794 reais
MANUTENÇÃO22.878 reais
VALOR PARCELAS FINANCIAMENTO175.298 reais
VALOR DE CUSTOS264.939 reais113.830 reais
Valor de venda do carro120.001 reais
TOTAL GASTO
(Valor de custos – valor de venda do carro)
144.938 reais113.830 reais
MÉDIA MENSAL DE PERDA FINANCEIRA4.026 reais3.161 reais

Comparando os gastos mensais, percebemos que assinar um carro, por 3.009 reais, é bem mais econômico do que financiar, que tem uma média de gastos mensais de 4.697 reais. Além de ser mais barato, a assinatura é prática, sem preocupação com depreciação e manutenção. Se quer economizar e ter mais flexibilidade, aproveite para conseguir um desconto de 1000 reais na assinatura de veículos da Localiza Meoo.

Conclusão: o carro por assinatura vale a pena?

A decisão de escolher um serviço de carro por assinatura depende de vários fatores individuais, necessidades e preferências. Então, se a flexibilidade de trocar de veículo com frequência, adaptando-se às suas necessidades do momento, e a conveniência de ter serviços incluídos na assinatura como manutenção , IPVA, licenciamento fazem diferença para você, então, o carro por assinatura pode ser uma grande vantagem.

Mas, antes de se decidir, compare o custo total do serviço de assinatura, incluindo o pagamento mensal fixo, com os custos totais de propriedade de um veículo, como seguro, manutenção, depreciação e impostos.

Também considere se você utiliza o veículo regularmente e deseja evitar o compromisso de possuir um carro a longo prazo. Ora, se você gosta de ter sempre os modelos mais recentes e tecnologicamente avançados, a assinatura pode oferecer a oportunidade de dirigir veículos novos com mais frequência do que seria possível por meio da compra.

Finalmente, pense sobre seu estilo de vida e a importância da mobilidade sem as preocupações associadas à propriedade de um carro. Se a flexibilidade e a simplicidade são prioridades para você, a assinatura pode ser uma escolha atrativa.

Achamos que você também vai gostar: 

Perguntas frequentes sobre como funciona carro por assinatura

259 Comentários

  • Foto perfil
    Thiago Farias

    Olá, bom dia! Muito legal a matéria, como faz um certo tempo que fizeram, apareceu uma nova opção, que é a locação com opção de compra do mesmo, seria legal falar sobre isso, não achei muitas informações rodando a web! Abraços 🙂

    • Foto perfil
      Frederico Torres

      Obrigado, Thiago. Ótima sugestão. Anotado!

      Agora, se você já tiver aí alguma informação, cotações, quem oferece essa solução, etc… Pode compartilhar por aqui ou no nosso email de [email protected] que já nos adianta a vida.

      Espero ter ajudado. Se também quiser nos ajudar, gostaríamos de pedir um testemunho sobre o nosso trabalho no linkedin, que assine nossas mídias sociais em youtube, instagram, twitter ou facebook, que compartilhe nosso conteúdo ou clique nos nossos links sempre que possível. Isso não custa nada pra você e nos auxilia a continuar ajudando um montão de gente.

      Abc
      =]

  • Foto perfil
    Rui Moraes

    Um dos raros lugares que achei onde fala de forma sincera os contras sobre assinatura de veículos.
    Uma coisa que me incomoda é que mesmo você rodando pouco com o carro, é muito caro o valor da assinatura. Pois você também tem que pensar no fator combustível. Imagina você pagar R$1600,00 e ainda pelo menos de R$400 à R$800,00 de combustível. Fora os gastos como pedágio, estacionamento.
    Eu ainda acho que os preços ainda são proibitivos no Brasil para planos básicos para um serviço.

    • Foto perfil
      Frederico Torres

      Obrigado Rui.

      Nosso objetivo é esse mesmo, falar o que precisa ser dito, seja bom ou ruim. Temos muito conteúdo sobre o carro por assinatura, inclusive alguns bons podcasts, espero que aproveite.

      Espero ter ajudado. Ah e, se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nosso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso!

      =)

  • Foto perfil
    Rogerio Faria

    Excelente texto. Parabéns! Utilidade pública.

    • Foto perfil
      Eduarda Ferrari

      Olá, Rogério!

      Que bom que gostou do nosso conteúdo, muito obrigada, feedbacks são muito importantes para nós!

      Ah e, se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nosso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso!

      Eduarda Ferrari, Equipe Educando Seu Bolso

  • Foto perfil
    Gabriel

    fiz uma pesquisa rápida e seria importante considerar nas análises um reajuste anual do valor do aluguel e taxas de contratação. No caso da compra por 24 meses seria válido fazer a comparação com o aluguel por 24 meses tambem. Gostei bastante das planilhas e tenho certeza que para o estilo de vida que levo hoje o aluguel não é uma opção e aconselho a todos fazerem os calculos pois na grande maioria dos casos não vale a pena.

  • Foto perfil
    Lucimaira

    Estou fazendo uma pesquisa entre algumas locadoras e fiquei muito em dúvida quanto ao seguro, coparticipação e cobertura de manutenção entre as empresas. Teria um relatório desses assuntos?

    • Foto perfil
      Frederico Torres

      Já respondemos algumas dúvidas sobre o assunto, inclusive apontando uma diferença importante entre o seguro do carro por assinatura e aquele que você contrata independentemente, pro carro próprio. No contrato de assinatura que analisamos a franquia se aplicava também aos casos de perda total, o que não é comum nos seguros separados. Apontamos isso em alguns dos nossos conteúdos inclusive. É a isso que se refere Lucimaira?

  • Foto perfil
    Braz

    Só esqueceu de colocar a opção de compra de veículo usado em um bom estado e de baixa kilometragem! Essa é a melhor opção de todos os sentidos, por exemplo eu comprei uma SUV tucson de 2008 com 40 mil km em 2016, por 34mil de único dono, sendo q ele pagou quando zero por 86 mil. Ou seja de 07/2016 a 09/2021 não tive gasto nenhum além da gasolina, troca de óleo e seguro, Hoje está com 80 mil km em perfeita condições! (Sou de SP e já viajei com ela para MG, BH, RS, PR e SE) é um baita SUV! Penso em trocar futuramente? Sim! por um outro usado segundo dono no máximo 50 mil km rodado e feitas toda as revisões! Se eu vender hoje ainda consigo vender por 28 a 30 mil, ou seja, até 11% de depreciação do paguei contra 60% de depreciação do primeiro dono, Essa opçao na minha opinião é muito melhor do que comprar carro zero ou alugar!! Prefiro investir a diferença do carro zero e comprar um usado a vista! Nunca tive problema com isso! Mas ótima matéria para conhecimento

    • Foto perfil
      Frederico Torres

      Sem dúvidas Braz.

      Para quem tem o tempo ou o conhecimento para conseguir comprar um seminovo com o cuidado que você teve, essa pessoa elimina os primeiros anos de depreciação (mais alta) e não incorre em grande parte dos custos com manutenção de um carro mais velho. Parabéns! Deu aula. =)

      Grande abraço, muito obrigado pelo seu comentário e se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nosso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso.

      Abraço.

    • Foto perfil
      Rogerio Faria

      Isso mesmo amigo. Li o texto e achei muito interessante, mas pra mim, comprar semi novo em excelente estado continua sendo a melhor opção. Tem que ter paciência pra procurar, mas vale a pena principalmente se pagar a vista. A economia no meu caso foi garantida.

  • Foto perfil
    vitor hugo

    muito bom o conteúdo, estão de parabéns. conciso, coeso e totalmente alinhado com a realidade do mercado. sem tendência ou favorecimento de nenhuma modalidade de aquisição ou empresa.

    • Foto perfil
      Frederico Torres

      Que ótimo ouvir isso Vitor Hugo!

      Muito feliz mesmo por ter conseguido ajudá-lo e muito obrigado pelo comentário.

      Ah e se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nosso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso.

      Abraço.

  • Foto perfil
    Graziele

    Que maravilha essa explicação, ajuda muitooo de verdade. Muito obrigada por compartilhar um conteúdo de utilidade tão importante.

    • Foto perfil
      Frederico Torres

      Que bom que gostou Graziele!

      Se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nosso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso.

      =]

  • Foto perfil
    Maria Helena

    Quanto fica o aluguel de um carro durante 2anos

    • Foto perfil
      Frederico Torres

      Bom dia Maria Helena.

      Veja abaixo alguns preços praticados pela Unidas

      Modelo Valor mensal R$
      C4 Cactus Feel AT 1.6 4P R$ 2.240,01
      Duster Iconic AT SCe 1.6 4P R$ 2.161,35
      Kwid Zen 1.0 4P R$ 1.139,87
      i3 Bev Full 0.7 4P R$ 5.673,79
      Tracker Premier AT Turbo 1.2 4P R$ 2.517,41
      Argo Drive 1.0 4P R$ 1.434,41
      Renegade Longitude Flex 4×2 AT 1.8 4P R$ 1.954,12
      Tracker Premier AT Turbo 1.2 4P R$ 2.279,05
      Argo Drive 1.0 4P R$ 1.334,00

      Obrigado pela dúvida e se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nosso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso.

      =]

  • Foto perfil
    Roberto

    Bom dia. Existe aluguel de carro blindado?

    • Foto perfil
      Frederico Torres

      Bom dia Roberto.

      No podcast que fizemos com o representante da Unidas, ele disse que é possível encomendar um carro com todo tipo de customização. Me lembro dele falar, feito pra você, do jeito que você quer… Portanto, acredito que seja bem possível. Confira com eles lá e depois volte aqui pra nos contar, ok?

      No mais, abraço e, se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nossso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso, ok?

      =]

  • Foto perfil
    FELIPE SIQUEIRA SILVA

    muito boa a explicação

    • Foto perfil
      Frederico Torres

      Que bom que gostou Felipe!

      No mais, abraço e, se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nossso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso, ok?

      =]

  • Foto perfil
    Raphael Soares

    Bom dia.

    Elucidativo o artigo e informações apresentadas, porém, o nome do blog é “educandoseubolso” , então gostaria de contribuir com a discussão acrescentando algumas informações :

    1 – um grande fundamento da educação financeira é o planejamento. Faltou comparar a compra por consórcio, com taxas de administração que variam de 16 a 23% em planos de 60 meses, dão banho em qualquer financiamento.

    2 – carro zero é para quem já tem independência financeira, para quem está buscando o melhor é um carro com 2 anos de uso, já depreciou bastante e ainda tem pelo menos um ano de garantia de fábrica para algum problema grave que porventura aconteça.

    3 – essa dica não serve para todos, é mais avançada, seguro não é obrigatório, tem quem quer. Existe a possibilidade de fazer seu próprio seguro, deixando um caixa de dinheiro particular investido para eventualidades. Faço isso e já juntei 2x o valor do meu carro, vale a pena.

    Abraço.

    • Foto perfil
      Ewerton Veloso

      Raphael, o Educando Seu Bolso agradece pela sua mensagem e por contribuir para a discussão. São bons temas, esses que você trouxe.

      Vamos lá.

      1) A proposta do post é comparar o carro por assinatura com a aquisição do carro. Poderia, de fato, ser acrescentada a comparação com consórcio, ou com a opção de não possuir veículo (e usar transporte por aplicativo e aluguel eventual), ou com outras opções. Mas a opção editorial, desta vez, foi comparar essas duas situações específicas.

      Mesmo porque, quanto a o consórcio “dar banho” em qualquer financiamento, eu não seria tão taxativo assim. Primeiro, porque se compararmos apenas a parte financeira, nem sempre o consórcio vai ganhar. E, principalmente, o consórcio tem vários senões que o financiamento não tem. Portanto, embora tenham semelhanças, não são perfeitamente comparáveis.

      2) Sem dúvida, carro zero é para quem tem independência financeira. Certamente o conteúdo do post não cabe a todos os tipos de público. Sua sugestão do carro com 2 anos de uso (que também não é algo acessível para a imensa maioria da população) é interessante, mas não é comparável com o carro por assinatura (que, na verdade, compete mesmo é com o carro novo).

      3) Não gosto dessa sua estratégia. Eu tenho um carro que vale aproximadamente R$ 40.000. Se eu for esperar juntar duas vezes esse valor apenas guardando o que pago em anuidade de seguro, vou demorar mais de 50 anos. E, ainda assim, talvez não fosse o suficiente para custear o conserto de uma batida em um carro importado, por exemplo.

      O seguro é opcional, claro, mas eu considero muito importante. Não é barato, mas prejuízos envolvendo carros também nunca são.

      É isso. Mais uma vez, receba os agradecimentos por sua mensagem. Abraço.

  • Foto perfil
    Allony

    Rapaz, não sei em que país vocês vivem, mais queria saber onde vocês tem aplicações que pagam 8 ou 10%, caiam na real, não vale a pena esse tipo de negócio de assinatura, se adequem as suas realidades e comprem um carro usado, óbvio, que em nom estado ou para aqueles que tem condições comprem a vista ou na pior das hipóteses financiem com a menor taxa, não precisa calculos cálculos pra isso. Só basta usar critério.
    Simples assim….

    • Foto perfil
      Ewerton Veloso

      Allony, obrigado pela sua mensagem! É ótimo ter uma opinião contundente assim, para fomentar o debate.

      Você se refere ao leitor que citou “aplicação conservadora de 8 a 10% ao ano”, depois falou em 10% de rendimento na Poupança em 2 anos. De fato, esses números estão acima do que se vê por aí, mas, apenas reforçando uma explicação que o Fred deu em um comentário anterior, nós não usamos no cálculo simplesmente a Taxa Selic (que atualmente é de 2%), mas sim outros títulos do Tesouro Direto, que têm rendimento bastante superiores a isso.

      Quanto a ter um carro usado, sem dúvida fica mais barato. Mas é outra proposta, que evidentemente tem suas desvantagens. A começar pela que você mesmo citou: “…carro usado, óbvio que em bom estado”. Nem todo seminovo que parece bom de fato está bom. Além disso, dependendo da idade do carro, em breve ele começará a demandar manutenção.

      O carro por assinatura pode, de fato, ficar mais caro, mas tem o conforto de proporcionar um carro sempre novo.

      Abraço!

  • Foto perfil
    Marco

    Ola.

    No link para o desconto não é possível fazer assinatura online.
    Após selecionar modelo/prazo/km/cor e clicar no botão “Continuar assinatura online” nada acontece.
    (testei no PC e no Cel Android)

    • Foto perfil
      Ewerton Veloso

      Marco, obrigado pela sua mensagem!

      A equipe técnica do Educando Seu Bolso está apurando o que houve. Os primeiros testes não identificaram problema. Mas prosseguem os testes para investigar o que houve. Abraço!

      • Foto perfil
        Marco

        Ola Ewerton

        Agradeco retorno e dando-lhe feedback… consegui seguir com processo online.
        Estava fortemente inclinado a assinar com Livre Unidas, mas após pesquisar reclamações no Reclame Aqui, desisti da empresa.
        Abç

        • Foto perfil
          Ewerton Veloso

          Olá, Marco, agradecemos novamente pela mensagem.

          Que bom que conseguiu prosseguir com o processo. A equipe técnica do Educando Seu Bolso fez alguns testes e levantou algumas hipóteses para o que pode ter acontecido para suas primeiras tentativas não terem dado certo. Mas que bom que resolveu.

          E parabéns pelo cuidado ao tomar sua decisão. É isso aí, é preciso pesquisar bastante, saber as características do serviço, os problemas relatados por outros usuários, avaliar se, pesando as coisas, compensa contratar. Informação clara e isenta são fundamentais para os mercados se fortalecerem.

          Abraço!

  • Foto perfil
    Ulysses Barbosa de Almeida

    Estou pensando realmente fazer a assinatura da Unidas, vocês sabem informar se a kilometragem pode ir acumulando? No contrato tem valor de caução? Normalmente de quanto é a franquia? E se demora muito a eles disponibilizarem o carro?
    Estes artigos sobre o carro por assinatura me ajudou muito a tomar a decisão. Parabéns a todos.
    Obrigado.
    Ulysses Almeida

    • Foto perfil
      Clara Sardenberg

      Bom dia Ulysses!
      – a quilometragem é apurada apenas uma vez ao ano, e não mês a mês. Ou seja, se você fizer um contrato de 1000km/mês, é possível andar mais de 1000 km em alguns meses, desde que o limite total do ano não exceda 12 mil km.
      – o contrato tem valor caução, que fica reservado no cartão de crédito do responsável e é debitado apenas em caso de avaria, multa etc.
      – o valor pago depende muito do modelo do carro e do contrato (tempo, limite de quilometragem etc).
      – como o cliente pode escolher o modelo do carro, cor, placa, etc, o prazo para disponibilização do veículo é de até 60 dias. Nesse período, porém, a Unidas oferece um carro substituto.
      Ficamos muito felizes que você tenha gostado do nosso artigo, e fique à vontade para indicá-lo a pessoas que você acha que também podem se interessar por ele!
      Nós temos também um artigo completo apenas sobre a Unidas Livre, que pode te ajudar na sua decisão.
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

      • Foto perfil
        Ulysses Barbosa de Almeida

        Obrigado pelas respostas, gostaria saber se vocês tem algum cupom promocional para inserir na Unidas Livre? E se pode ser cumulativo com as promoções deles. Obrigado

        • Foto perfil
          Fernanda Almeida

          Olá, Ulysses! Tudo bem?

          Com o link do Educando seu Bolso, além dos descontos do site da Unidas, você consegue 5% de desconto adicional em todo o valor do contrato! Acesse por aqui.

          Fernanda Almeida, Equipe Educando Seu Bolso

  • Foto perfil
    Agnaldo Barbosa

    O pobre mais uma vez dançou ,os valores das mensalidades são altos por serem carros 0 deveria ter opções de carros usados de no máximo 500 reais acredito que a clientela aumentaria e muito

    • Foto perfil
      Ewerton Veloso

      Agnaldo, obrigado pela sua mensagem!

      Concordo com você, mas faço ressalvas. É importante lembrar que o carro por assinatura é uma opção para quem quer ter um carro sempre novo ou seminovo, de forma prática. Ou seja, o público alvo principal não é o de baixa renda.

      Seria ótimo se, como você disse, as empresas oferecessem a opção de alugar carros com mais tempo de uso e, portanto, mais baratos.

      Abraço!

  • Foto perfil
    Herbert

    Meu caso específico. Faço em torno de 2500 a 3000 km por mês, não tenho apego por veículo, acho inclusive um desperdício de grana comprar um veículo, porém para este perfil de km por mês o aluguel atual de um modelo da categoria do novo polo automático (sim automático pois dirigir 2500 km manual eh desconfortável), encarece muito, gira em torno de 1700 a 1900,00 por mês. Tenho disponibilidade financeira pra comprar o mesmo modelo a vista porém em um ano o carro vai tá muito rodado e lógico terá grande desvalorização (sem contar gasto com revisões pneu, etc etc). Alguém pode auxiliar no cálculo neste caso específico ? Ao meu ver tá empatado, uma vez que o modelo citado custa em torno de 55 a 60 k (seminovo)

    • Foto perfil
      Ewerton Veloso

      Herbert, obrigado pela sua mensagem!

      Fiz os cálculos a partir dos dados que você informou: veículo de R$ 60 mil e assinatura mensal de R$ 1.800. Levei em conta o período de 4 anos, com IPVA de 3,5% sobre o valor do veículo.

      Se você comprasse o veículo à vista, teria um gasto aproximado de R$ 67.500, levando em conta o valor pago na aquisição, os custos com IPVA, seguro, manutenção, depreciação e custo de oportunidade, e descontando o valor de revenda do veículo ao final dos 4 anos. Se contratasse o carro por assinatura, pagaria R$ 86.400 no período. Seria mais vantajoso, portanto, comprar o veículo.

      Porém, se você comprar o veículo financiado, dando 20% de entrada, teria um gasto total de cerca de R$ 91.500. Nesse caso, portanto, seria mais vantajoso contratar o carro por assinatura.

      Isso tudo, claro, levando em conta apenas os fatores financeiros. Existem também fatores não financeiros, isto é, as comodidades oferecidas pelo carro por assinatura: você dirige sempre um carro do ano, não precisa se preocupar com manutenção, nem com revenda do veículo.

      Agora que você já sabe as vantagens de se ter um carro por assinatura, te indicamos uma de nossas empresas parceiras, a Unidas Livre. A Unidas, é uma das empresas mais bem avaliadas pelo Educando seu Bolso na modalidade de carro por assinatura.
      Para ter **5% de desconto** no valor total do seu contrato, [nós disponibilizamos um link especial para você](https://educandoseubolso.blog.br/externo/carro-por-assinatura_unidas/). Aproveite! Esse desconto é cumulativo com as outras promoções no site da Unidas!

  • Foto perfil
    Marcos Esteves

    Olá, fiquei com uma curiosidade. Esse tipo de aluguel não é dedutível no IR, não é? Nem de pessoa física e nem de jurídica?

    • Foto perfil
      Ewerton Veloso

      Marcos, obrigado pela sua mensagem!

      No Imposto de Renda de pessoa física não é, não. Mas para o de pessoa jurídica pode ser. Desde que a empresa seja optante pelo regime de apuração do imposto por Lucro Real, e desde que o aluguel do veículo seja diretamente ligado à atividade fim da empresa.

      Abraço!

  • Foto perfil
    wagner leite

    Ola, otimo texto e análise…so fiquei com duvida com relação a troca de carro todo ano…fiz com unidas de 4 anos e não me recordo se é um carro zero todo ano…outra duvida é com relação a sua tabela, vc não considerou o ganho de capital que vc pode ter aplicando o dinheiro do veiculo, quando alugar…isso em 4 anos deve ser ainda mais considerado. Uma aplicação conservadora da de 8 a 10% ao ano, que ja e um bom valor…abraços e parabens.

    • Foto perfil
      Frederico Torres

      Obrigado Wagner.

      Foi considerado sim. Talvez não tenha ficado claro mas o retorno financeiro da aplicação dos recuros não utlizados na compra entra como custo de oportunidade na coluna da própria compra. Ou seja, ele aumenta o custo total de comprar em 4,6mil porque é uma grana que você deixa de receber e que receberia se optasse pelo plano de carro por assinatura.

      Abraço e, se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nossso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso, ok?

      =]

  • Foto perfil
    PEDRO

    Olá, Letícia, bom dia!!
    Primeiramente parabéns pelo texto, muito bom!
    Gostaria de saber se poderia disponibilizar a planilha para nós, assim eu poderia alterar os dados para o meu caso e estudar melhor.

    • Foto perfil
      Ewerton Veloso

      Pedro, obrigado pela mensagem e pelos elogios!

      Essa planilha eu infelizmente não consigo disponibilizar. Contamos com a compreensão dos leitores quanto a isso. Temos pensando em formas de possibilitar aos usuários adequar os cálculos às sua particularidades. Abç!

  • Foto perfil
    Vinicius

    Boa tarde Letícia, vendi meu carro e trabalho com vendas externo. Tenho a quantia de 65 mil, porém tenho que troco de carro de 2 em 2 ano, pois rodo entre 15 a 20 mil km/ano.
    O que seria mais vantajoso alugar um sedan médio no plano de assinatura e investir esse dinheiro, ou dar esse valor de entrada e financiar o restante 35 mil para um sedan premium 2019 ?

    • Foto perfil
      Ewerton Veloso

      Vinícius, obrigado pela sua mensagem.

      É preciso colocar tudo na ponta do lápis e comparar as duas situações. Você pode tomar por base uma das tabelas que apresentamos no post e adaptá-la à sua realidade. Procurando sempre pelas melhores condições, tanto para assinatura quanto para financiamento, e lançando todos os custos que listamos na tabela.

      Abç!

    • Foto perfil
      wagner leite

      Amigo, considere também que vc pode pegar esses R$ 65mil e aplica-los tb, nem que seja na poupança, tendo assim mais 10% no minimo de rendimento nesses dois anos…e olha que tem invetimentos bem mais lucrativos e também conservadores do que a poupança.

  • Foto perfil
    Grazieli Regina Gonçalves

    Tenho um carro que é de “luxo” só que como tudo tem validade começou a me dar muita despesas com manutenção….minha intenção é vender e aplicar o dinheiro e ficar tranquila de carro novo hehe….qual link que consigo desconto na unidas? Esse da publicação? Grata pela atenção!!

    • Foto perfil
      Clara Sardenberg

      Bom dia Grazieli!
      Sim, o link de desconto é o da publicação! Vou deixá-lo aqui novamente para facilitar: link com desconto.
      Nós é que agradecemos! 🙂
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

  • Foto perfil
    Lalíta Sumáni Satya

    Boa tarde Letícia!
    Muito bom seu conteúdo! Obrigada por esclarecer tantos pontos. Os carros por assinatura são somente carros zero? Acredito que um carro semi-novo já atenderia minha expectativa, uma vez que a depreciação passa a ser bem menor do que no primeiro ano de compra de um veículo. Eu ainda estou achando as assinaturas com valores muito altos! Consegue indicar alguma que trabalhe com semi-novos?

    • Foto perfil
      Clara Sardenberg

      Bom dia Lalíta!
      Muito obrigada pelos elogios, ficamos felizes em ter ajudado.
      Sobre sua dúvida, o serviço de carro por assinatura realmente oferece apenas veículos zero. 🙁

  • Foto perfil
    Georges Zouein

    o custo de oportunidade está subestimado

    • Foto perfil
      Frederico Torres

      De fato, fomos bastante conservadores na conta Georges, assumindo um rendimento próximo a Selic, que está bem baixa.
      É possível sim obter retornos maiores, como você aponta. Isso só faria com que a vantagem do carro por assinatura fosse ainda maior né?
      Obrigado pela participação de qualquer maneira.
      =]

      • Foto perfil
        Thiago

        Eu diria que não está subestimada não. Inclusive acho que foi bem agressiva dada as circunstâncias.

        O custo de oportunidade para 2 anos deveria ser algo próximo a uma taxa livre de risco. Que levando em conta os 2% da nossa atual SELIC daria em torno de 0,16% a.m.

        Nos seus cálculos a taxa usada foi de 0,57% a.m.

        • Foto perfil
          Frederico Torres

          Pois é Thiago. Uns acham que subestimamos outros que fomos agressivos… rss.

          Imagino que você não necessite das nossas explicações, mas vou dá-las mesmo assim. Em tempos de SELIC muuuuito baixa, temos usado as taxas de outros Títulos Públicos Federais (veja o Tesouro Direto pfv) para cálculo de custos de oportunidade. Por lá, você verá que taxas de 5 ou 6 não são difíceis de se encontrar, dependendo do prazo é claro..

          Imagino que vocês entendam que de uma tacada só, não é simples agradar a todos, afinal cada um tem sua taxa de referência. Entretanto, acho legal os comentários de vocês. Significam que estão acompanhando, fazendo as contas e tomando boas decisões. Parabéns!

      • Foto perfil
        Thiago

        Ótimo post. Vou usar pra fazer as minhas simulações.

        Grande abraço.

        • Foto perfil
          Frederico Torres

          Muito obrigado Thiago. Ficamos muito felizes em ajudar.

          Abraço e, se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nossso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso, ok?

          =]

  • Foto perfil
    Leonardo Oliveira

    Olá Letícia, tudo bem. Parabens pela matéria. Gostaria de uma ajuda sua, tenho um carro que vale atualmente 9 mil. Trabalho com vendas externas geralmente de segunda a sexta, nesse período devo rodar em média de 1000 a 1500km por mês. Já tentei financiamento algumas vezes e devido a burocracia no nosso país e a famosa frase BAIXA PONTUACAO DO CPF, não consigo financiar nenhum automóvel. Pensei em vender meu carro pelo valor citado, investir o dinheiro em algo e optar por alugar um carro. Só achei o valor um pouco alto, o mais em conta que achei foi em média 755,00 q seria um Fiat Argo. Acha q seria vantajoso? Muito obrigado .

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá, Leonardo. Muito obrigada pelo comentário.

      Realmente financiar um veículo não é algo fácil, nem algo barato! A assinatura pode sim ser vantajosa para você, mas é difícil achar uma mensalidade menor do que a que você me disse. Então se esse valor é maior do que 30% da sua renda, a melhor opção é guardar uma quantia mensal para poder comprar um carro à vista, ou ter uma entrada maior para um financiamento.

      Espero ter ajudado!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Ronaldo

    Parabéns pela matéria. Comparações muito bem feitas.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Muito obrigada, Ronaldo!

      Aproveito para disponibilizar um link com até 30% de desconto nos primeiros 8 meses da sua assinatura na Unidas Livre!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Érick Guedes

    Parabéns pelo material, Letícia! Encontrei poucos artigos com qualidade semelhante.

    Vocês disponibilizaram as planilhas mostradas em algum lugar? Podem disponibilizá-las?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Érick, tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário!

      Infelizmente eu não consigo disponibilizá-las :(. Mas elas são bem simples e fáceis de serem replicadas, no excel ou em outra ferramenta similar. Nesse texto, as planilhas possuem só fórmula simples de soma.

      Espero que consiga replicá-la! Garanto que não terá dificuldades 🙂

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Ricardo Pinheiro Santana

    Olá! Estou sem carro há dois anos e meio, pois morava em Sao Paulo capital e usava aplicativos no dia a dia e para viagem eu alugava carro.
    Agora voltei a morar no interior e o uso de aplicativos é limitado, pois não tem muitas opções.
    Estou em dúvida se faço a assinatura de carro ou compro. Tenho capital investido com boa rentabilidade e meu banco oferece taxa de 0,75% am para financiamento.
    Por favor, me ajuda nessa escolha.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá, Ricardo. Tudo bem?

      Bom, a resposta exata depende de algumas informações extras: qual carro você deseja comprar? Quanto tempo quer ficar com o carro? Qual é o valor que você tem de entrada? Com essas respostas consigo te ajudar melhor!
      Mas, de modo geral, se você pretende ficar com o carro até 3 anos a assinatura é mais vantajosa. Além disso os juros do financiamento podem ficar muito pesados.

      Para economizar ainda mais, com esse link você tem desconto de até 30% nos 8 primeiros meses do seu carro por assinatura da Unidas.

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      • Foto perfil
        Ricardo Pinheiro Santana

        Muito obrigado Letícia.
        O carro que pretendo alugar é um Ônix Hatch.
        O valor de entrada, no caso de compra, seria de 20%.
        O prazo que costumo ficar com carros é de 3 anos.
        Para aluguel, pretendo fazer contrato entre 18 e 24 meses.
        Consigo financiamento com taxa de 0,86%am.
        OBS.: tenho dinheiro aplicado com taxa superior à do financiamento.
        Espero que essas informações ajudem para uma resposta.
        Muito obrigado.
        Ricardo

        • Foto perfil
          Leticia Vilela

          Oi Ricardo, tudo bem?

          Fazendo as contas, no seu caso a melhor opção é a assinatura! Em 3 anos, você vai economizar aproximadamente 12 mil reais se optar por essa modalidade. Espero ter ajudado!

          Além disso, disponibilizo um link da Unidas Livre, com até 30% de desconto nas 8 primeiras mensalidades!

          Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Leonardo Nunes

    Olá Letícia! Excelente texto! Quais são os critérios para seu Ranking?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Leonardo, tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário. Levamos em conta, principalmente, 4 critérios, que são: abrangência territorial, custo, serviços oferecidos e atendimento. Aqui tem uma explicação completa sobre os critérios e também como o ranking funciona https://educandoseubolso.blog.br/ranking-de-carro-por-assinatura/ .

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Matheus Brasil

    Parabéns Leticia!
    Material muito bom, ajudou bastante para entender esse sistema e montar algumas planilhas
    Obrigado!

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Matheus, tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário! Fico feliz em ter ajudado.

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Marcus Lemos

    Primeiro lugar Parabéns pela material, sensacional.
    Fiz umas contas e gostaria de sua opinião.
    Tenho um Renegade 2017 que deve valer umas 60k.
    Se eu vender a aplicar esse dinheiro e alugar outro Renegade por 24 meses, vale a pena ?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi, Marcus. Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário. Bom, no seu caso eu supus que você iria financiar o restante do calor do carro novo. Se esse for o caso, a melhor opção para o seu bolso é a Assinatura!

      Aproveito para deixar um link com até 30% de desconto nos 8 primeiros meses do programa de assinatura da Unidas! Confira as condições no site. Assim, você pode economizar ainda mais!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Soraya

    Olá!!!
    Tenho um Sandero 2012 quitado, já estou vendendo. Minha dúvida é para a diferença é comprar outro Sandero 2019, ou fazer uma assinatura. Pegar o dinheiro da venda e aplicar! Trabalho com vendas e necessito de um carro trabalhar.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Soraya, muitas variáveis são importantes na hora de tomar sua decisão. Como quanto tempo você pretende ficar com o carro, se o novo carro será financiado ou não, quantos km você roda por mês. Sem essas informações é difícil te dizer ao certo qual é a melhor opção para o seu bolso.
      Sugiro que use nossas tabelas como base para sua realidade. Ou, ainda, me mande essas informações para que eu possa te ajudar de uma maneira melhor.

      Aproveito para te mandar um link com 10% de desconto na primeira mensalidade do programa de carro por assinatura da Unidas. Assim, você pode economizar ainda mais. Não deixe de conferir os carros e ofertas!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Marcelo

    Site sensacional! Parabéns aos envolvidos… uma sugestão… poderiam realizar um comparativo entre os planos de assinatura? Unidas, Movida, Localiza, Moove, UseCar e Carro Fácil… assim seria possível saber o que cada uma oferece de fato e entender os seus respectivos valores e não somente preço. Parabéns à todos pelo conteúdo!

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Marcelo. Tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário e pela sugestão. Vamos colocar essa comparação na nossa pauta! Se quiser saber um pouco mais sobre algumas dessas empresas, sugiro os nossos reviews: Review Unidas, e Review Movida.

      Aproveito para deixar um link da Unidas Livre que te dá 10% de desconto na primeira mensalidade do seu Carro por Assinatura!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu bolso

  • Foto perfil
    Sandra Regina

    Ola!
    Tenho um Logan 2012 e quando o comprei trabalhava fora em 2 escolas diferentes então me foi muito útil. Porém, agora me aposentei. Carro pra mim e para fazer uma compra, ir a uma consulta, tudo bem básico. Pelo que entendi, no meu caso, o mais vantajoso seria um Uber ou aluguel esporádico, certo?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Sandra, realmente no seu caso o veículo pode acabar sendo um peso no orçamento, sem necessidade.

      Afinal, mesmo parado o carro custa caro. IPVA, manutenção e seguro podem pesar no bolso. Com a venda do carro, você pode aproveitar e fazer um bom investimento. Aproveito para deixar um conteúdo sobre investimento e o nosso Simulador de Investimentos. O seu bolso vai agradecer!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    TIAGO AMARAL DE CASTRO

    Letícia, seu site é maravilhoso. Ótimas análises e ótimas tabelas de comparação.
    Sobre o assunto, parece ficar claro que o carro por assinatura é bem vantajoso.
    Contudo senti falta de uma análise sobre as pegadinhas envolvidas nesse negócio.
    Voce saberia informar quais taxas surpresa as empresas fazem na devolução dos automóveis? Como é cobrado eventual arranhão ou batida? Há experiência de cobrança abusiva na entrega dos veículos??
    Obrigado

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá, Tiago. Tudo bem?

      Não encontramos nenhum relato de abuso na cobrança de taxas nesse tipo de serviço. Não sei lhe informar se existe algum tipo de taxa surpresa, mas buscarei essas informações e te retorno o mais rápido possível.

      Sobre batidas e arranhões segue a mesma linha da locação normal, e quanto ao seguro, o valor da franquia gira em torno de 5% do valor do veículo 0km na tabela fipe. Franquia bem parecida com a dos seguros para carros particulares.

      Fico com o dever de procurar informações sobre possíveis taxas surpresas para te responder! Enriquecendo ainda mais nosso conteúdo. Muito obrigada pelo comentário e parabéns pelo cuidado e preocupação na hora de contratar um serviço.

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Rodrigo Gontijo

    Bom dia Letícia,

    Apenas realizar uma ressalva pra qualquer modalidade de compra x assinatura, insira o valor investido na compra total, parcial ou só a entrada como uma parte do valor que fica retido em caso de assinatura e avalie os ganhos do capital rendendo enquanto ele não é utilizado em compra do veículo e irá perceber que em diversas situações entre 12 meses e 24 meses, assinar é muito mais vantajoso financeiramente do que comprar. Segue só sugestão pra agregar as informações repassadas no post/matéria ref o tema.

    Obrigado e à disposição

    Rodrigo Gontijo
    Administrador/Consultor em Mobilidade
    R Gontijo Serv. Adm & Consultoria Mobilidade PF e PJ

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá, Rodrigo. Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário e sua sugestão! Nós incluímos esse ganho de rendimento na conta, e ele está representado na linha “custo de oportunidade”. Agradeço, novamente, seu comentário.

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Kesia

    Bom dia, gostaria de saber quanto custa a franquia do carro em caso de sinistro optando pelo aluguel ?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi, Kesia! Tudo bem?

      A franquia do carro é parecida com o seguro para seu carro próprio. A coparticipação no caso de sinistro fica por volta de 5% (cinco por cento) do valor calculado do veículo zero km conforme tabela Fipe do veículo.

      Sugiro que faça a cotação do seu Carro por Assinatura na Unidas. Com esse link você tem 10% de desconto na primeira mensalidade do seu veículo.

      Espero ter ajudado!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Ana Carolina

    Tenho um carro quitado, queria saber se vale a pena vender e investir o dinheiro e usar o assinatura.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Ana Carolina, tudo bem?

      Em grande parte dos casos o Carro por Assinatura é sim mais vantajoso financeiramente! Além de proporcionar um conforto extra. Mas, é preciso que você coloque sua realidade na ponta do lápis. Sugiro que use alguma tabela do texto como referência e adapte à sua realidade.

      Para que sua economia seja maior ainda, sugiro a Unidas Livre, serviço de assinatura da Unidas. Com esse link você tem 10% de desconto na primeira mensalidade do seu carro.

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Cassio Alexandre Domiciano

    acho super valido a tabela de comparativo para a compra para 18 meses e 4 anos, mas no custo de oportunidade você considerou um “rendimento” de somente 0,45% aproximadamente sobre o valor total do carro… acho pouco.
    Se pegar o valor do carro é possível encontrar aplicações que pagam facilmente 0,80% ao mês…

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá, Cassio. Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário. Realmente existem investimentos que podem gerar mais ou menos lucro do que na simulação. Você pode usar esses valores como base e fazer uma tabela de acordo com sua realidade. Espero que ache a melhor solução para o seu bolso.

      Para economizar ainda mais, te disponibilizo esse link com 10% de desconto na primeira mensalidade do seu carro por assinatura na Unidas!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Vinicius Rodrigues

    Os kms são verificados mensalmente ou é verificado no fim de 12 meses?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Vinicius, tudo bem?

      A quilometragem geralmente é conferida no final do contrato. Então, se o contrato for de um ano, após um ano e assim por diante. Para economizar ainda mais, nesse link você tem 10% de desconto na primeira mensalidade do seu Carro por Assinatura da Unidas.

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Rogers

    Olá, hoje tenho 2 carros uma peugeot 2008 ano 2019 (Fipe 68k) ( feita revisao 10mil km) financiado em 24x 1473 sem juros ( termina em janeiro) e tenho um polo 1.0 turbo highline 2018 ( fipe 62k) (feito revisão de 20mil km ) financiado 15x 1120 ( saldo devedor 16.8k, liquidação 15k)

    Estou pensando em vender os 2 e alugar 2 carros similares 1 captur e 1 hb20 turbo
    vi na unidas captur por 1769 no plano 24meses 1500km e o hb20 TGDI está 1359 no plano 24 meses ( tenho preferencia pelo plano 12meses, mas o valor sobe muito comparado ao 24meses)
    e investir o valor dos carros em um rendimento de 2% am. Sabe me dizer se compensa agora ou se espero mais final do ano?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Rogers, tudo bem?

      Bom, em relação à dúvida entre vender agora ou ao final do ano, lhe sugiro vender agora! Quanto mais você adiantar as parcelas do seu financiamento, mais barato ele vai ficar. Além disso, a desvalorização do seu carro será menor.

      Com esse link você tem 10% de desconto na primeira mensalidade do seu veículo na Unidas!

      Espero ter ajudado!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    José Carlos Batista De Oliveira

    Boa tarde, gostaria de alugar um carro apenas 3 ou 4 meses …me indiquei qual melhor vantagem.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá José, tudo bem?

      Bom, no seu caso o ideal não é a modalidade de Carro por Assinatura, pois esse modalidade é indicada para períodos maiores, a partir de 12 meses. Mas, te sugiro o aluguel tradicional da Unidas. É possível encontrar ótimos preços com esse link!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Alex Oliveira

    Olá Letícia,

    Primeiro gostaria de parabenizar pelo conteúdo e a disposição em ajudar a todos que estão com dúvidas! De fato, o seu conteúdo é o mais completo, e olha que eu pesquisei bastante! Mas, apesar de ter pesquisado muito, ainda me resta uma carência de uma maior subsídio de informação para decidir, poderia me auxiliar?

    Eu estou avaliando se vale a pena Comprar uma Tucson 2018, no valor de 62k, sendo 29k de entrada e financiar 33k em 12x (sendo que TALVEZ eu a após esse período). Do contrário eu optaria pelo aluguel de uma Renegade/Creta ou similar, pelo mesmo período.

    O que seria mais vantajoso?? Vc tem algum tipo de planilha para disponibilizar nesse cálculo??

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Alex. Muito obrigada pelo seu comentário.

      Bom, levei em conta que você ficaria um ano com o veículo. Acho que faltou alguma palavra na parte “(sendo que TALVEZ eu a após esse período)” imaginei que seria “sendo que talvez eu venda após esse período”. Se não foi isso que você quis dizer, por favor, me corrija.

      Então, se o tempo de troca fosse em um ano, a opção mais vantajosa para você é a assinatura. Como é possível ver na tabela abaixo.

      Alex Oliveira - comparação assinatura

      A linha “Ativo” para o carro próprio é o valor que você venderia seu carro e na assinatura é o valor do investimento feito com os 29 mil de entrada. Ao final do ano, com a assinatura você teria pouco mais de R$2.100,00 e com a compra algo em torno de R$1.400,00.

      Para te ajudar ainda mais, vou deixa um link com desconto de 10% na primeira mensalidade do carro por assinatura da Unidas!

      Espero ter ajudado!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      • Foto perfil
        Alex Oliveira

        Olá, era isso mesmo… esqueci de colocar “eu venda”. Excelente! Agradeço Letícia e a equipe educando o seu bolso, pela disponibilidade em ensinar e compartilhar!

        att.

  • Foto perfil
    Carlos José de Lima Júnior

    Tenho um automóvel com valor de mercado 15k, penhorado em parcelas mensais de R$400, 28meses restantes kilometragem 1.200km mensal. ano do meu carro 2011…penso em vendê-lo e partir para investimentos…e dai pagar assinatura de.0km ou seminovo.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Carlos, essa é uma boa ideia mesmo.

      Para eu ter uma noção mais concreta com números seria legal saber quais são os juros do seu financiamento. Mas, na maioria dos casos é muito vantajoso deixar o financiamento, parar de pagar juros e optar pelo Carro por Assinatura.

      Outra dica para você economizar mais é o Unidas Livre, o programa de assinatura da Unidas. Com esse link você tem 10% de desconto na sua primeira mensalidade.

      Espero ter ajudado!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    KATIA zanvettor ferreira

    Ola! No meu caso eu gostaria de alugar um segundo carro da familia. Sendo que precisamos do segundo carro apenas no período de 8 meses! 2 meses por ano o segundo carro fica parado na garagem! Assim, estou pensando em vender o segundo carro e passar a alugar. O que acha?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Katia. Tudo bem?

      Acredito que para o seu caso o carro por assinatura é uma ótima opção! Ainda mais pelo fato de que você não usa o carro durante o ano todo. É uma ótima saída para economizar.

      Espero ter ajudado !

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    EDUARDO K YAMASAKI

    Olá Letícia!
    Gostaria de comprar um jeep compass (123k).
    Tenho 25k para entrada e faria o financiamento em 48x.

    Vi que o aluguel desse carro sai 2500(24x)

    Qual sua opinião sobre esse negócio?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Eduardo. Tudo bem?

      No seu caso, o carro por assinatura é a melhor opção. Veja a simulação que eu fiz usando os dados que você me informou.

      Simulação Assinatura Eduardo Yamasaki

      A parte “ATIVO” no caso da compra é o preço que você venderia seu carro daqui 4 anos, e na assinatura é o valor que você teria se investisse os R$25.000,00 da sua entrada.

      Gostaria, ainda, de te dar uma dica para você economizar ainda mais com o programa Unidas Livre, que é a assinatura da Unidas. Com esse link você tem 10% de desconto na sua primeira mensalidade.

      Espero ter ajudado!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Rogério Freitas

    Olá Letícia. Parabéns pela matéria, realmente esclarece bastante dúvidas.
    No meu caso, pretendo adquirir um veículo utilitário na faixa de 140 mil financiado total em 60x. Na minha simulação deu parcela de 3.509,54. O valor do aluguel seria próximo desse valor, na casa de 3.400,00. Nesse caso qual seria mais vantajoso? Sem querer abusar, seria possível vc disponibilizar a sua tabela de comparativos? Abraços.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Rogério, tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário. No seu caso, calculei com o tempo de 5 anos (tempo do seu financiamento), e como você verá na tabela abaixo a assinatura é mais vantajosa para você.

      Tabela de comparação - Rogério Freitas

      A penúltima linha, “ATIVO” representa o valor que você irá vender o carro. Alguns valores podem sofrer pequena alteração, como no caso do financiamento, consideramos um valor de R$ 3.374,00 (um pouco mais baixo que sua simulação). Mas, mesmo assim a assinatura mostra uma grande vantagem financeira.

      Por último, quero te indicar o programa Unidas Livre. É uma ótima opção de empresa de aluguel de carros por assinatura! Nesse link você terá um desconto de 10% na primeira mensalidade.

      Espero ter ajudado!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Elziene nogueira soares

    Já fiz as contas por várias vezes,a conta não fecha,vendi meu carro que era um valor alto de mercado 80 Mil Okm que eu tinha,peguei o dinheiro coloquei no banco ta guardadinho la,passei a alugarJá tem 3 meses que alugo carro,estou amando e simplesmente maravilhoso,quase que troco de roupa como troco de carro mês a mês.NAO PRETENDO CONPRAR MAIS CARRO,ATÉ PQ O ÚLTIMO CARRO OKM QUE COMPREI ELE VEIO COM DEFEITO DE FABRICA,FIQUEI Á PÉ POR 48 DIAS,MIM LIVREI DESSAS SUCATAS,SAI DA LOJA POUCOS ANOS SE TORNAM SUCATAS.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Elziene, tudo bem?

      Muito obrigada por compartilhar sua experiência! Sugiro que você conheça o programa de assinatura da Unidas, com esse link você tem 10% de desconto na sua primeira mensalidade!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Jonas Kroll

    Oi Letícia
    No cálculo do pagamento mensal pela assinatura você estimou o mesmo valor (R$ 980) tanto para 18 quanto para 48 meses. Por isso que a compra do carro pareceu mais vantajosa. Mas eu acho que quanto mais longo for o contrato, mais baixo vai ficar o valor da parcela, pois esta é calculada com base no valor de revenda do veículo ao final, não?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Jonas, muito obrigada pelo comentário e pela observação.

      Realmente faz sentido o que você falou! A maioria das empresas oferecem preços mais baixos quando os contratos são maiores, e usei uma empresa que não oferecia essa redução nas comparações. Iremos rever as contas para conseguirmos mostrar uma simulação mais próxima da realidade.

      Obrigada, novamente!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Délio Barbeta Rodrigues

    Olá Letícia. Primeira matéria completa que vejo sobre esse tema. Estou querendo vender meu usado (30k) e financiar os 23 (36meses) pra trocar por um zero. Porém, ando na média de 2 a 2.5mil km por mês. Troco a cada 3 anos. Valeria a pena o aluguel? Obrigado

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Délio. Obrigada pelo comentário.

      Não sei se consegui entender direito, o carro novo que você pretende comprar custa R$ 53.000,00 ? E você pretende dar R$ 30.000,00 de entrada e financiar o restante?

      Se esse for o caso, a assinatura é mais vantajosa para você. Se essa não for sua realidade pode mandar outra mensagem explicando melhor o seu cado para que eu possa te ajudar!

      Para a economia ser ainda maior, temos um cupom de 10% de desconto na primeira mensalidade do programa de assinatura da Unidas.

      Espero ter ajudado!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      • Foto perfil
        DELIO BARBETA RODRIGUES

        Obrigado Letícia. O caso é esse mesmo. Um problema que vi pesquisando é que essa modalidade não está disponível em todo o Brasil (principais capitais). Aqui em Salvador mesmo estou tendo dificuldades em contratar.

        • Foto perfil
          Leticia Vilela

          Por ser um serviço relativamente novo, imagino que possa encontrar algumas dificuldades mesmo.

          Sugiro que você entre em contato com a Unidas, o programa de assinatura Unidas Livre atende o Brasil inteiro, inclusive Salvador. Nesse link você consegue fazer seu cadastro com 10% de desconto na primeira mensalidade.

          Espero que consiga contratar o carro por assinatura sem grandes dificuldades.

          Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Vinicius Cardin

    Então, eu tenho um carro quitado no valor aproximado de R$ 70.000,00. Pago de IPVA R$ 1.500,00 e seguro mais R$ 2.000,00, ou seja, gasto em media uns R$ 4.000,00 (incluindo manutenção preventiva), isso sem contar qlqr “extra” que possa aparecer (devo ter que troca 2 pneus por esses dias). Se eu alugar um carro, gastando esse valor em media por ano, valeria a pena? Já pensando na desvalorização do bem (paguei no meu R$ 80.000,00 a 2 anos)? Pensei em pegar o dinh e investir, msm q na poupança, o que render já me ajudaria a pagar a parcela.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Vinicius, tudo bem?

      Realmente em casos como o seu o Carro por Assinatura pode ser muito vantajoso. Mas é importante que você saiba que o preço do carro por assinatura vai ficar mais alto do que os R$4.000,00 por ano, as mensalidades desse serviço giram em torno de R$ 1.000,00 por mês. Por outro lado, é preciso entrar na conta o rendimento do seu dinheiro e também a desvalorização que você teria se continuasse com o veículo.

      Sugiro que você procure outros investimentos seguros, no Educando seu Bolso nós temos um Simulador de Investimento. Lá você encontra boas opções de investimento.

      Para a economia ser maior ainda, nós temos um link com 10% de desconto na primeira mensalidade do programa de assinatura da Unidas, a Unidas Livre.

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    JORGE WELLINGTON MANOEL RODRIGUES

    Boa tarde eu tambem estou com essa dúvida pois tenho 25k para dar de entrada em um jetta ok mas olhando esses seus parâmetros fico em dúvida em financiar. Vc poderia me dar a melhor condição pois não tenho interesse em ficar por mais de 2 anos com o carro.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Jorge, tudo bem?

      Bom, no seu caso o valor do financiamento ficaria maior do que o valor da mensalidade. Em um financiamento de 75 mil, você pagaria por volta de R$3.500,00 por mês (em dois anos). Já na assinatura, é possível ver no mercado carros como o Jetta a partir de R$2.600,00. Outro fator que conta a favor da assinatura é que na compra, além da mensalidade do financiamento você terá que arcar com gastos de manutenção, IPVA e seguro, já na assinatura você só se preocupará com a mensalidade. Por isso, acredito que para você, a opção de assinatura é mais vantajosa.
      Mas é importante que você faça uma tabela com os gastos de cada opção. Assim, verá qual é a melhor para o seu caso.

      Com o link do Educando seu Bolso você tem 10% de desconto na primeira mensalidade da Unidas Livre, que é o programa de assinatura da Unidas.

      Espero ter ajudado!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Leonardo Freitas

    Eu observei que na opção aluguel x carro próprio 18 meses, vc usou custos de aluguel de 18 meses enquanto que todas as despesa são de 24 meses.

    E ainda, o custo de oportunidade de quase 10% não existe no mercado. E ainda, o emplacamento vc ganha de qq concessionária.

    Dessa forma o uso do carro proprio torna-se mais em conta !!!

    E em geral, a franquia do seguro próprio é bem menor que o da empresa de aluguel de carro.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Leonardo, muito obrigada pelo seu comentário.

      Realmente as outras despesas são para 24 meses pois se você quiser vender seu carro antes, terá que arcar com o IPVA, licenciamento e DPVAT do ano inteiro. Outro ponto mencionado é o custo de oportunidade, em um período de dois anos não é muito difícil achar retorno de 9,7%. Essas comparações foram feitas em agosto de 2019, quando os rendimentos estavam um pouco mais altos. Existem casos onde realmente o carro próprio vale a pena, mas também existem casos onde o Carro por Assinatura claramente é mais vantajoso!

      Por isso é muito importante que todos façam as contas e entendam o que é melhor para o seu caso específico.

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    I. Alex

    Leticia, boa tarde, excelente matéria.
    Olha só… Sou do depto de vendas da minha empresa, tenho um carro próprio no valor de 30k e utilizo para trabalho. Recebo R$1,00 por KM rodado e dirijo em média 2 mil KM/mês sendo o combustível minha responsabilidade.
    Gostaria de saber sua opinião e se possível cálculos pois eu gostaria entender:
    Neste caso vale a pena ter o carro por assinatura mensal por 4 anos ( aluguel + combustível) e investir o valor do meu carro com liquidez destes 48 meses?

    Obrigado!!

    Muito obrigado!

    • Foto perfil
      I. Alex

      …..considerando pagar 1500 no aluguel mensal.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Alex, muito obrigada pelo comentário!

      No seu caso o Carro por Assinatura não é muito vantajoso. Atualmente, os investimentos “seguros” não estão com um bom rendimento. Como o seu carro já está quitado, e você não precisa pagar nenhum tipo de juros, ficar com o carro próprio ganha vantagem.

      Fiz uma tabela em que você pode comparar os dois casos.

      Resposta I. Alex - Carro por Assinatura

      O retorno do rendimento está na parte “custo de oportunidade” e ele entra na coluna do carro próprio como um “gasto”. Estimei outros custos como IPVA e gastos com combustível. Você pode deixar a tabela mais próxima da realidade colocando os valores que você gasta em cada um desses tópicos. Mas, de modo geral, acredito que essa realidade a favor da compra, no seu caso, irá continuar.

      Claro que você pode levar em conta outros fatores como o conforto do carro por assinatura e também a sensação de ter um carro novo sempre na garagem! Por isso, deixo aqui o nosso Ranking de Carro por Assinatura, com as melhores empresas desse mercado!

      Espero ter ajudado Alex!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      • Foto perfil
        I. Alex

        Muito obrigado por sua resposta Letícia! Deixou claro alguns pontos que eu tinha duvida!

        • Foto perfil
          Leticia Vilela

          Fico feliz em ter ajudado, Alex!

          Aproveito esse espaço e te convido à curtir as nossas redes sociais também!
          Nelas, você pode acompanhar as novidades do Educando seu Bolso, e compartilhar conteúdos interessantes com seus amigos!
          Instagram
          Facebook
          LinkedIn

          Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    BRUNO TAVARES

    Meu cenário é o seguinte: tenho R$ 70k. Estou considerando comprar financiando + 50 K um SUV compacto que hoje custa em torno de 120k. No geral troco de carro a cada 2 anos. Os aluguéis estão aparecendo por contratos de 2 anos, R$ 3,7k mensais, para rodar 1000 Km mensais. O que você recomendaria para mim? Aluguel ou comprar?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Bruno, tudo bem?
      O seu caso não está muito claro pois você vai financiar uma parte do veículo e dependendo de qual financiamento optar você pode pagar uma grande quantia de juros. Mas por outro lado, se achar um bom financiamento pode pagar juros baixíssimos, levando em conta a grande entrada que você dará.
      Caso você ache um bom financiamento, creio que no seu caso a compra seja mais vantajosa. Mas é importante colocar todos os gastos na ponta do lápis, o custo do financiamento, IPVA, manutenção, seguro e etc. E só depois de saber quais serão todos os seus gastos, fazer a melhor escolha para o seu caso.

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Vinicius

    Olá Letícia, boa noite.
    Gostei demais da sua matéria. venho acompanhando algumas postagens suas que me auxiliam muito. E neste em específico, gostaria de uma opnião pois não achei uma que poderia me mostrar minha situação. Adquiri um veículo no ano passado no valor de R$ 45000,00 usando R$ 500,00 de entrada e dividido em 60 de R$ 1005,00 e pago R$ 136,00 mensais de seguro e IPVA de R$ 1700(ipva + licenciamento). Por já ter adquirido este bem, ter pago o ipva e a única despesa prevista até então será a manutenção tabelada em R$ 386,00. Valeria a pena manter este veículo, visto que muitas taxas já foram pagas (faltam 53 parcelas) ou valeria a pena vender e adquirir um plano de assinatura com um carro similar?
    Muito obrigado!

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Vinicius, tudo bem?

      Desculpe a demora, o seu caso é um pouco mais complicado pois você já optou pelo financiamento. Não sei quantos quilômetros você costuma rodar por mês, mas se for uma média de 1.000 km/m provavelmente você achará um veículo com a mensalidade mais barata que a parcela do seu financiamento atual. Além disso você não terá gastos extras com seguro, manutenção nem IPVA. O que é um ponto positivo para o aluguel.

      Por outro lado, você ficará muito tempo com o carro, o que faz a desvalorização ser mais “suave”. Mas, como os juros do financiamento são altos, essa vantagem da compra quase some. No final das contas, a diferença entre as duas opções estará por volta de 3 mil reais. A compra com uma leve vantagem financeiramente falando.

      Mas é importante levar em conta todo o conforto do carro por assinatura. Isso pode fazer a diferença para muitas pessoas.

      Vinicius, espero que faça a melhor escolha para o seu caso!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Jeferson Dutra da Silva

    Parabéns pela matéria.
    Geralmente tenho orçamento para compra de carro novo no valor de R$100 mil reais. Sempre compro à vista e fico com o carro entre 3 a 4 anos. Procedo com a venda do carro usado via internet e adiciono o montante necessário para o carro zero. Pergunto se no meu caso a assinatura seria mais viável. De modo geral rodo em torno de 20 a 25 mil kms por ano.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Jeferson, tudo bem?
      Como você costuma ficar 3 ou 4 anos com o carro, e faz a compra à vista, provavelmente a compra vale mais a pena no seu caso. Sugiro que use nossas tabelas como referência e coloque todos os seus gastos. Assim, você pode ter certeza de que está fazendo um bom negócio.

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      • Foto perfil
        Jeferson Dutra da Silva

        Obrigado Letícia. E parabéns pelo trabalho.

      • Foto perfil
        Felipe

        Boa noite. Faltou mencionar q pode pegar o valor total q seria gasto no carro/gastos iniciais e investir. Com certeza em alguns casos o aluguel será mais vantajoso. Abs.

        • Foto perfil
          Felipe

          é o custo oportunidade, que entendi agora somente. desculpe.

          • Foto perfil
            Ewerton Veloso

            Legal, Felipe, obrigado pelas suas mensagens.

            Obrigado também pelo interesse em contribuir para o conteúdo.

            Pois é, a sua ideia já está no post, é o custo de oportunidade.

            Que bom sinal você ter pensado nisso, antes mesmo de ver que já havíamos incluído no cálculo. Sinal de uma boa visão financeira. Não é todo mundo que se lembra disso.

            Abraço!

  • Foto perfil
    Luciano

    Olá Letícia, excelente matéria. Parabéns! Como estou pensando em alugar um carro, li a matéria toda, inclusive os comentários.
    Verificando sua simulação de ficar 4 anos com o carro comprado percebi que você não adicionou nenhum valor de manutenção como pneu por exemplo. Eu fiz minha própria planilha simulando condições de 1 a 5 anos quando se compra um carro. Obviamente quanto mais tempo se fica com o carro comprado diminui a vantagem de se alugar um. Porém, nos meus cálculos somente no 5º ano começa a empatar, ou seja, até 5 anos acho que ainda vale a pena alugar por não se preocupar com várias coisas quando se aluga um carro.
    Penso que a diferença dos meus cálculos para o seu é a manutenção que eu coloquei a partir do 3º ano.
    Sugiro que adicionar.
    Mais uma vez parabéns!

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Muito obrigada pelo comentário Luciano!
      Que bom que você fez sua própria comparação, dessa forma realmente os resultados são mais realistas.
      Obrigada pela sugestão, isso nos ajuda a melhorar.

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso.

  • Foto perfil
    Aurea

    Obrigada pela matéria Letícia, muito explicativa. Gostaria de saber sua opinião, tenho um carro e já está com a km bem alta, e estava querendo trocar mas no momento estou com algumas dívidas, pensei em vender o carro para pagar e pegar um carro por assinatura, você acha válido?.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Aurea, tudo bem?
      Acho essa ideia válida sim, quitar dívidas o quanto antes é muito importante para evitar pagar muito caro nos juros.
      O carro por assinatura pode ser uma boa saída para essa situação. Assim, você continua com o conforto de um carro, mas não precisa desembolsar nenhuma quantia para a entrada. É sempre importante fazer todas as contas e prestar atenção em todos os custos. Veja se a parcela do carro por assinatura cabe no seu orçamento.
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    MAURICIO FUHRMANN

    Boa noite , quando você diz que a assinatura é interessante para quem quer ficar 1 ano com o carro , quer dizer que se eu comprar um e ficar com ele 2 anos e depois trocar por outro 0 é mais vantagem ? Em tempo , conheci hoje essa modalidade de assinatura , e me de deixou tentado a fazer depois de ter meu carro roubado 2 vezes , uma em dezembro e comprei outro com o seguro . Agora em março fui roubado novamente , perdi o carro de novo !!

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Mauricio, geralmente quando você fica com o carro por até 3 anos a assinatura costuma ser vantajosa. Então, se você ficar com o carro por 2 anos, provavelmente o carro por assinatura pode ser mais vantajoso. Mas é importante fazer todas as contas para saber qual é a melhor opção para seu caso.

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Elias Issa

    Boa noite Letícia, muito boa a sua reportagem!
    Eu tenho R$180mil reais, para comprar um carro à vista, o seguro dele fica R$4.000 no ano, Ipva fica em R$ 7.200. O emplacamento ficará 450,00, licenciamento 100,00, oportunidade de negócios R$ 9.000.
    Estou querendo ficar com o carro 12 meses, então farei 1 revisão de 800,00 como vc disse, ficar com o carro pouco tempo, é vantagem alugar. Mas colocando uma depreciação de 20% ano, e pagando R$ 5.200 põe mês de aluguel do carro, pelas minhas contas não está compensando. Estou fazendo algum cálculo errado? Você pode me ajudar?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Elias, tudo bem?
      Realmente na maioria dos casos o aluguel é mais vantajoso quando você troca de carro em um curto período de tempo.
      Mas no seu caso, com esse valor de aluguel, bem mais alto do que os utilizados nas simulações, a assinatura não é a opção mais vantajosa.
      Os seus cálculos estão certos! Para você, a assinatura não é a melhor opção. É claro que com o programa você tem a comodidade de não se preocupar com a revenda, mas financeiramente a compra leva vantagem.
      Espero ter ajudado!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Amadeus

    Bom dia! Sugiro que considere na compra a vista a oportunidade. Ou seja, quem vai comprar a vista tem poder de barganhar, ter descontos etc.. E isso pode ser de ate 3%, o que e relevante.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Amadeus, obrigada pelo comentário.

      Boa sugestão! Iremos avaliar isso nos nossos próximos comparativos, obrigada.

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Rodrigo

    Meu atual cenário é o seguinte: tenho um Nissan Kicks 2017/2018, que vale R$ 70k. Estou considerando vender e alugar um SUV compacto que hoje custa em torno de R$ 90 a 100k. No geral troco de carro a cada 2 ou 3 anos. Os aluguéis estão aparecendo por contratos de 4 anos, R$ 2k mensais, para rodar 1000 Km mensais. Hoje rodo em torno de 1500 Km mensais. O que você recomendaria para mim? Aluguel ou comprar?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Rodrigo, tudo bem?

      Levando em conta o pouco tempo que você fica com o carro, por volta de 2 ou 3 anos, o valor do veículo desejado e a grande desvalorização e depreciação que o carro tem nos primeiros anos de uso, acredito que no seu caso a modalidade do Carro por Assinatura compensa mais. Provavelmente você pagará por volta de R$ 2.300,00 na mensalidade de um SUV compacto com um pacote de quilometragem maior (18 mil km por ano). Mas é importante lembrar que na assinatura todos os gastos extras com o carro já estão inclusos, como IPVA, manutenção e seguro. Para a assinatura ser ainda mais vantajosa, você pode fazer um investimento seguro com o dinheiro da venda do seu veículo atual, dessa forma você ganha com o “dinheiro parado”.

      Obrigada pela sua pergunta Rodrigo, se tiver qualquer outra dúvida estamos à disposição!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Bruna

    Boa noite!

    Tenho um consórcio que pago desde 2018, ainda não fui contemplada e nem consegui guardar dinheiro, para dar o lance, atualmente ando de uber ou carro da minha mãe, gasto em média uns 700,00 de uber e gasolina do carro da minha mae + 700 do consórcio, nesse caso vale a pena alugar um carro e eliminar o custo de uber e gasolina de um carro emprestado? Estou bem na dúvida! Considerando que preciso de um carro sedan, pois preciso de porta malas médio a grande.

    Desde já agradeço a atenção.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Bruna, tudo bem?

      Você pode achar mensalidades do carro por assinatura por a partir de R$800,00, então apenas a mensalidade é um valor maior do que você tem de gastos no mês. Além da mensalidade você pagará a gasolina do carro, então financeiramente, o aluguel vai sair mais caro. Mas se você acha que o conforto vale a pena, essa pode ser uma boa opção.
      Ah, não se esqueça que caso você romper o contrato antes do previsto (no caso de você ser sorteada no consórcio) pode haver uma multa.
      Avalie se a opção da assinatura cabe no orçamento, e se o conforto vale a pena.

      Espero ter ajudado!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Leandro Laurenti

    Bom dia. A desvalorização/depreciação do valor do veículo foi considerada neste cálculo? Não encontrei menção a isso… Obrigado

    • Foto perfil
      Clara Sardenberg

      Bom dia Leandro!
      Nas nossas tabelas comparativas existe o valor de compra do veículo e o valor de venda. Na primeira tabela, por exemplo, o valor à vista do veículo é R$47190, e o de venda é R$37752. Essa diferença se refere à depreciação do carro em 2 anos.
      Espero ter ajudado!
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

  • Foto perfil
    Laís

    Bom dia,

    No meu caso, pretendo comprar um Onix LTZ semi-novo a vista no final desse ano e ficar com o carro por pelo menos 4 anos. Rodo cerca de 1000km/mês.

    Cheguei a conclusão que só vale a pena alugar quem pretende andar de carro 0km e trocar a cada 1 ou 2 anos.

    Ótima matéria, linguagem simples e esclarecedora.
    Obrigada,
    Laís

    • Foto perfil
      Clara Sardenberg

      Boa tarde Laís! Sua conclusão está correta, alugar é realmente mais vantajoso para quem pretende ficar pouco tempo com o carro.
      Obrigada pelos elogios, ficamos felizes em poder ajudar!
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

  • Foto perfil
    Eduardo Garcia

    O que é o custo de oportunidade e como é feito o calculo?

    • Foto perfil
      Ewerton Veloso

      Olá, Eduardo, obrigado pela sua mensagem!

      Como Letícia explicou no post, custo de oportunidade é “o que você poderia ter feito com o dinheiro se não tivesse gastado para comprar o veículo”.

      No caso deste post: se a pessoa não tivesse gastado o dinheiro para comprar o carro, quanto ela receberia se aplicasse esse dinheiro? A tabela do post calcula os gastos referentes ao carro nos primeiros 18 meses. O preço do carro é R$ 47.190. Nós calculamos quanto a pessoa receberia em rendimentos caso aplicasse no Tesouro Selic. A taxa Selic, na época, era de 6,5% ao ano.

      O custo de oportunidade geralmente é calculado assim. Calcula-se, sobre o valor do produto ou serviço, o rendimento obtido em um investimento livre de risco.

      Abraço!

      • Foto perfil
        Tancredo

        Então o custo de oportunidade deveria ser adicionado ao valor da assinatura também porque eu poderia também ficar com o dinheiro que teria gastado com a assinatura. Não?

        • Foto perfil
          Leticia Vilela

          Olá Tancredo, tudo bem?

          Bom, o custo de oportunidade entrou na conta como uma despesa da compra do veículo (uma grande quantia de dinheiro parada por muito tempo). Não colocamos essa despesa no carro por assinatura pois esse valor além de ser bem mais baixo do que o valor gasto com a compra de um carro também seria uma quantia gasta mensalmente. E como na compra de um veículo também existem gastos mensais, como como seguro, IPVA e manutenção, a diferença entre esses dois custos de oportunidade seria muito pequena. Essa simulação não é exata, tentamos chegar em um valor bem próximo ao real, mas os custos irão mudar de caso para caso. Ou seja, você está certo, o custo de oportunidade também deveria ser adicionado na tabela do carro por assinatura, mas como esse valor é muito baixo, nós o desconsideramos na nossa simulação. Espero que tenha ficado claro.
          Agradeço seu comentário, e iremos trabalhar melhor no texto para que todos possam entender nossos cálculos de forma clara e objetiva.

          Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Carlos Sérgio Lacerda

    Muito boa sua matéria e bastante esclarecedora mas vou abusar mais um pouquinho de você, suponhamos a compra de um carro no valor de R$ 100.000,00 com entrada apenas de R$ 10.000,00, financiado em 60 meses e esse também será o período que ficaria com o carro e mais acrescento que tenho o carro usado que vale R$ 50.000,00 e que vou usar parte do valor dele R$ 40.000,00 para quitar outras dívidas reduzindo assim pagamentos de juros. O que valeria mais a pena para mim? Comprar ou alugar? Muito Obrigado!

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Carlos tudo bem?

      Existem algumas variáveis extras na hora de tomar essa decisão. Uma delas, por exemplo, é qual será a taxa de juros do seu financiamento. Então, como não tenho todas essas informações, farei uma conta com estimativas, tudo bem ? Nesse caso o valor da mensalidade do financiamento ficaria maior do que a mensalidade do carro por assinatura. Sem contar, que se você optar por comprar um carro, terá que arcar com todos os gastos extras, como seguro, IPVA e manutenção. No carro por assinatura você paga só a mensalidade e nada mais.
      No final das contas você gastaria aproximadamente R$ 203.000,00 com a compra, e poderia vender o seu carro por algo próximo de R$ 60.000,00. Já no aluguel, você gastaria aproximadamente R$ 138.000,00 e com essa modalidade você troca de carro todo ano.

      Economicamente as opções são parecidas, mas as condições de cada modalidade muda.

      Espero ter ajudado !
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Eder

    Ótima matéria, tirou minhas dúvidas e hoje estou na situação que não consigo financiar um carro em meu nome, mas consigo pagar o aluguel do carro!

    Muito obrigado!

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Obrigada pelo comentário Eder!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Marco Aurelio Gomes

    Boa tarde e parabéns pela excelente matéria.
    Tenho R$ 50.000,00, para adquirir um carro (a vista) no mês de março de 2020. (não vou financiar, nenhum valor)
    Dirijo em torno de 2.000 kms por mês.
    Quero alugar por assinatura um carro no valor de aproximadamente R$2.200,00/mês.
    Pergunta: Compro a vista ou alugo? Caso sim para alugar. Por quantos meses?
    Desde já, muito obrigado e no aguardo do seu parecer.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Marco, tudo bem ?

      Para responder sua pergunta um elemento muito importante está faltando. Que é o tempo que você pretende ficar com o seu carro. Geralmente a compra à vista é mais vantajosa que o aluguel quando você fica por pelo menos 3 anos com o seu carro.
      Se você pretende ficar com o carro por esse período (ou um período maior) a compra é mais vantajosa. Mas se você preferir trocar de carro todo ano, o aluguel pode ser a melhor solução. Também é importante que a comparação seja feita com o mesmo veículo. Assim, você terá um resultado mais preciso.

      Fique à vontade para nos mandar essas outras informações, dessa forma podemos te ajudar melhor.

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      • Foto perfil
        Marco A Gomes

        Boa tarde,
        Mais uma vez, obrigado pelo pronto atendimento e pela clareza na explicação.
        Esqueci de informar o tempo que pretendo ficar com o automóvel.
        Período de 5 anos.
        Compro ou alugo.
        Desde já, muito obrigado e no aguardo.
        Marco

        • Foto perfil
          Leticia Vilela

          Oi Marco, boa tarde!
          Se você pretende ficar 5 anos com o carro, financeiramente a compra é mais vantajosa.
          Espero ter ajudado !
          Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Maurício Mendes

    Bom dia Letícia, parabéns pela matéria, ficou ótima. Uma questão que não vi comentarem em nenhuma das matérias sobre assinatura de carro, é em relação ao financiamento do veículo e quitação do mesmo. Ou seja, quando você financia e quita o veículo em um prazo de 2 anos aproximadamente e fica com o veículo por mais um ou dois anos sem parcela de nada, apenas com os encargos de IPVA , seguro e manutenção (revisões se for um carro zero), nesse caso é mais vantajosa a compra do que o aluguel não? Pois comparando apenas o valor da parcela com o valor pago pelo aluguel,você fica de um a dois anos sem pagar nada e pode investor esse valor. Procede?
    Obrigado

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Maurício, obrigada pelo seu comentário.

      Bom, nem sempre isso é verdade. Mesmo se você financiar por um período mais curto, em alguns casos o aluguel ainda assim continua sendo mais atrativo. Por exemplo, quando a taxa de juros do financiamento for muito alta. Mas, em grande parcela dos casos, nos quais os juros do financiamento são bons, a compra tem vantagem. Assim, como você já percebeu!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Daniely

    Adorei a matéria, parabéns! No meu caso eu passo um tempo maior com o carro, mas por falta mesmo de dinheiro para trocar antes…. faço mais ou menos 25km por dia, rodo pouco porque não trabalho longe de casa, mas me peguei pensando na possibilidade de alugar porque achei mais vantajoso não ter que pagar as despesas do carro, pra quem não anda muito é vantagem? Só achei simulações para muitos kms rodados.
    Abraço!

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Daniely, tudo bem?
      Essa modalidade também pode ser vantajosa para quem não anda muito. Ainda mais se você contar com o conforto de não ter que se preocupar com IPVA, seguro nem manutenção. Além disso, com o carro por assinatura, você pega um carro novo todo mês. Mas é importante que o valor da mensalidade caiba no seu bolso! Você pode adaptar as simulações para o seu caso e ver se vale a pena contratar o serviço do carro por assinatura.
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Luciano

    Excelente artigo. Permita-me discordar apenas em relação quando afirma que ” se você ficar com o carro por mais tempo, alugar não é a opção mais vantajosa.” Discordo.
    Se você no exemplo dado aplicar os 47.000 que iria pagar no carro, no Tesouro IPCA+, com as taxas atuais, em um ano (2022) eu teria R$ 60.123,01. Ou seja, em 12 meses eu ganharia 13.000. Fica claro que alugar o carro a longo prazo também é vantajoso para quem sabe aplicar o dinheiro e faze-lo render.
    Obrigado

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Obrigada pelo comentário Luciano.
      Infelizmente não é nada fácil encontrar investimentos com rendimentos tão altos quanto esses (mais de 25% a.a.). Hoje os rendimentos do tesouro giram em torno de 6% ao ano. Por isso, na grande maioria dos casos consideramos mais vantajoso (financeiramente) não optar pela assinatura quando a pessoa pretende ficar com o carro por mais de 4 anos. Mas é claro que isso pode mudar de caso para caso! Obrigada novamente pelo seu comentário.
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Filipe

    Parabéns pela matéria!
    Tenho uma dúvida. Se financeiramente é melhor eu alugar o carro (mesmo considerando a simulação de 4 anos a diferença seria pequena, aproximadamente 1200 reais por ano), então como as locadoras ganham dinheiro nessa modalidade?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Filipe, tudo bem?
      Então, as locadoras compram os carros com enormes descontos, esses descontos podem chegar a 30% do valor do carro. Depois que acaba o contrato a locadora tem duas opções: 1- deixar o carro como frota para alugar; 2- vendê-lo a preço de semi-novo. Como a locadora comprou o carro mais barato, o preço da venda de semi-novo será um ótimo preço de venda. Como uma pessoa física não pode comprar o carro com um desconto tão grande, essa modalidade pode ser vantajosa tanto para a locadora como para o cliente.
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Kleber

    Olá Letícia. Tenho o dinheiro para comprar o carro à vista. No comparativo poderia considerar o retorno desse dinheiro investido para abater no valor das mensalidades da assinatura?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Kleber, você pode considerar isso sim!
      Mas o retorno não seria tão bom, pois sempre existiria uma retirada bem maior do que o retorno do investimento!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Gabriel Rabelo

    Bom dia, Letícia!
    Primeiramente, parabéns pela matéria!
    Muito esclarecedora.
    Eu tive moto por 23 anos e agora em 2020 eu tomei a decisão de deixar a moto e pegar um carro.
    Você já pode perceber então que eu não estou nem um pouco acostumado com gastos convencionais de um carro. Confesso que pensar em financiamento, IPVA, Licenciamento e manutenção me assusta um pouco.
    Por essa razão estou estudando a possibilidade de contratar um carro por assinatura, visto que o custo iria tirar em torno dos mil reais + combustível. Somente!!
    Verifiquei, portanto, o cálculo para 4 anos e fiquei com uma dúvida:
    O “Total de despesas” seria para 4 anos e não para 18 meses. Correto??
    Caso esteja correto, o gasto real EM 4 ANOS seria 73.993,00 + a depreciação do bem (42.993,00), o que daria algo em torno de 117.000,00.
    Ou eu entendi tudo errado. rsrs
    Obrigado!!

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Gabriel, muito obrigada pelo comentário!
      O total de despesas é para 4 anos mesmo e não para 18 meses, houve um erro no texto da tabela e iremos corrigir!
      Mas o gasto real do carro seria R$73.993,00 menos o valor da vendo do carro (que já conta com a depreciação), R$ 31.000,00. Ou seja, o gasto real do carro em 4 anos é aproximadamente R$43.000,00.
      Espero que tenha entendido!
      Qualquer dúvida estamos à disposição!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Luis Mascarenhas

    Matéria super bem feita. Parabéns Letícia.
    Geralmente fico com um carro por 3 ou 4 anos. Assim sendo, a compra é a melhor escolha.
    Abraço,
    Luis

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Muito obrigada Luis!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Marcelo de Souza Ferreira

    Tenho um caso bem especifico. Estou na dúvida entre comprar ou alugar um carro, a questão é que já tenho um carro próprio que na época me custou r$ 60k e hoje consigo revende-lo por 20-25k.
    Neste caso, nao sei se vendo e uso o dinheiro para comprar um carro popular, ou invisto e o dinheiro e alugo um carro.
    A melhor proposta que recebi até agora foi 42x 791 por um Kwid, sem IPVA, sem seguro e com manutenções previstas na garantia.
    Já o meu carro velho me dá um custo de 1400+- de seguro e uns 2000 de IPVA.
    O que sugerem ?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Marcelo, se você anda aproximadamente 1000km por mês você consegue alugar um Kwid com mensalidades de R$ 980,00.
      Se você financiar o veículo, nas condições descritas por você (sem entrada), terá um gasto de aproximadamente R$ 1.200,00 por mês. Então, em 42 meses você irá economizar R$ 9.240,00 com o carro por assinatura. Mas caso escolha a compra, ao final do financiamento você pode vender o carro por aproximadamente R$ 18.000,00, entretanto nessa modalidade você não teria um carro 0 km todo ano, como é o caso da assinatura.
      Economicamente, nesse caso a compra vale mais a pena, pois ao final do período você irá economizar R$ 8.700,00. Porém o gasto mensal da compra será maior.
      Coloque nas balanças as vantagens e desvantagens de cada modalidade e escolha a melhor para você e para o seu bolso!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Flavia Guimarães

    Olá Leticia, parabéns pelo excelente trabalho! Tenho uma pequena empresa com técnicos que precisam visitar clientes e preciso de mais um carro para isso, hoje tenho um carro próprio e penso em vende-lo para alugar dois veículos, certamente vamos rodar mais de 1000km por mês com cada carro. Para uma pequena empresa vc acha vantajoso este tipo de aluguel?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Flavia, tudo bem?
      Obrigada pelo comentário! Uma informação importante para essa decisão é: você pretende trocar os veículos em um curto período (2 ou 3 anos)?
      Caso sua ideia for ficar com o carro por um período mais longo, a assinatura pode não ser tão vantajosa assim. Sugiro que você use as tabelas do texto como um exemplo para fazer sua própria tabela! Para ter uma noção dos gasto do financiamento, sugiro que acesse nosso Simulador de Financiamento de Veículo. Assim, você pode comparar a assinatura e a compra!
      Espero que você ache a melhor solução para o seu negócio.
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Carlos Carvalho

    Letícia, tudo bem? Parabéns pela matéria.
    Estou na dúvida entre financiar ou assinar um veículo.
    Meu maior problema é a quilometragem. Gasto em média 1600 km/mês.
    Pretendo fazer um financiamento de 36 meses. Qual a melhor opção?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Carlos, tudo bem?
      Bom, mesmo rodando mais do que os exemplos, o carro por assinatura pode valer a pena caso você queira trocar de carro em um curto período de tempo. Caso contrário, o financiamento pode ser mais atrativo.
      É difícil afirmar qual é a melhor opção sem saber o valor do seu financiamento, as taxas de juros e quanto tempo você pretende ficar com o carro. Minha dica é: faça sempre as contas e compare. Use a tabela do texto como exemplo e veja qual é a melhor forma de ter seu veículo!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Luiz Pinho

    Olá Marina, gostei do raciocínio na questão de assinar ou comprar um carro.
    Agora, posso comparar a compra de um carro usado (2015) com a assinatura de um carro? Ou essa comparação só dá para fazer entre carros zero quilômetros?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Luiz, você pode até fazer essa comparação, mas não será uma comparação justa. Pois um carro com quase 5 anos de uso é bem diferente de um carro 0km.
      Mas fazer a comparação e os cálculos para saber se o conforto extra vale a pena é muito importante!
      Leticia Vilela – Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Carlos Carvalho

    Parabéns pela matéria. Muito bem explicada.
    Estou pensando em fazer uma assinatura, mas facilmente ultrapassaria os 1000 km/mês. Faço uma média de 1600 km/mês, pois além de ir ao trabalho, utilizo o carro nos finais de semana e algumas viagens.
    Qual seria a melhor opção no meu caso?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Carlos, existem planos com limite de quilometragem de 2.000 e até 3.000 km/mês. Esses planos são um pouco mais caros do que os planos dos exemplos.
      Mas a melhor opção irá depender de qual modelo de carro você quer! Por isso, nossa dica é pesquisar sempre!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Heraldo Conrado Hebling

    Parabéns pela matéria, muito instrutiva e esclarecedora. Estava pensando em alugar um carro mas pelo que percebi assinatura é uma boa opção também… Obrigado.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Obrigada pelo comentário Heraldo!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Fabio

    Bom Dia Leticia,
    Estou pensando em pegar um carro por assinatura, porem usaria para o setor de vendar da empresa, contratos de 2 a 4 anos, neste caso vale a pena assinatura ou comprar um carro mesmo que seja 100% financiado?
    Grato

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Fabio!
      Se você não planeja ficar por mais de 4 anos com o carro, a assinatura pode valer a pena!
      Faça os cálculos do financiamento e compare com a assinatura! Não esqueça de considerar a manutenção, o seguro e a desvalorização do carro na sua conta. Além disso fique atento ao limite de km do carro por assinatura.
      Espero ter ajudado.
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    DANIEL RIEIRO DE ALMEIDA

    Animal a materia!!! Parabens!!

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Obrigada pelo comentário Daniel!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    James

    Parabéns, Letícia, pela abordagem!
    Sobre a expectativa de retorno do capital se investido, quanto maior o tempo, maior deveria ser o resultado… Nas planilhas de compra, por que o valor permanece o mesmo para 4 anos? Isso muda tudo.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi James, obrigada pelo comentário!
      O custo de oportunidade nos dois casos mudam. No primeiro o retorno seria de R$4.600,00, já no segundo o retorno chegaria a R$10.050,00.
      Leticia Vilela- Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Eudes Freitas

    Apesar de bem instrutiva a matéria peca por deixar de considerar a DEPRECIAÇÃO do carro comprado, além de não considerar a TROCA DE PNEUS, que no longo prazo das simulações feitas já mudaria completamente o resultado. Portanto, por ter esquecido de constar esses valores, os dados da matéria não refletem a real situação. Fazendo com que algumas simulações invertam o “placar” a favor da assinatura.

    • Foto perfil
      Eudes Freitas

      Além disso, colocando tudo mesmo na ponta do lápis e considerando que o valor do pagamento da assinatura pode ser no cartão de crédito, você teria um ganho secundário de acúmulo de pontos nos programas de milhagens, que não deixa de ser uma forma de entrada de dinheiro.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Eudes, muito obrigada pelo comentário!
      As simulações levam em conta a depreciação do veículo na parte: “Valor de venda do veículo”. Mas realmente não consideramos a troca de pneus :/
      Obrigada pela observação! Fico feliz em ver pessoas como você que fazem todas as contas antes de tomar uma decisão! Continue assim.
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    MARIANA DE FARIA PORTO

    Parabéns pela matéria! Me ajudou bastante!

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Obrigada Marina!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Giovanna Giulis

    Excelente! Obrigada pelo conteúdo!

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Obrigada pelo comentário Giovanna!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Clayton

    Acabei de alugar um carro!
    Confesso que estou arriscando, pois pensei apenas na venda do meu veículo e investir o dinheiro! Nem sei se vai compensar de fato! Alguei por 18 meses!
    Plano de 1.000km/mes
    Espero que no fim desse período, eu economize uma boa grana!

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Também espero que você consiga economizar Clayton!
      No final dos 18 meses, faça as contas e conte para gente o que você achou!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Edna pontes

    ESTOU TENTADA A FAZER, PORÉM MEU VEICULO AINDA ESTOU PAGANDO, PRECISO SAIR DESSA DIVIDA, GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM PLANO DE MENOR VALOR,. GRATA

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Edna, tudo bem? Os planos mais baratos do mercado giram em torno de R$1.000,00 por mês. Até por conta de todos os serviços e comodidades que o Carro por Assinatura oferece, acho difícil encontrar planos com mensalidades mais baixas.
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Mostovoy

    Essa foi a melhor matéria que encontrei sobre o tema, sem sombra de dúvidas. Parabéns.

    Em linhas gerais, a conclusão é: vai financiar? assinatura vale mais a pena. tem o dinheiro e pretende ficar com o carro mais de que 3 a 4 anos? assinatura não vale a pena.

    Isso analisando só o financeiro e deixando para lá as comodidades e dificuldades de uma ou outra escolha.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Fico feliz que tenha gostado!
      Leticia Vilela- Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Henrique

    Boa noite Letícia, achei interessante a matéria, mas fiquei com uma dúvida.
    Vcs falam oportunidades financeiras que deixo de ter no caso de compra ok; mas no caso da ssinatura vcs não fizeram nenhuma calculo do que renderia o dinheiro no caso de compra avista.
    Exemplo tenho 47 mil pra compra e em vez disto deixo rendendo e assino. Na teoria o rendimento abateria o custo da assinatura, correto?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Henrique, é isso mesmo! Só que ao invés de colocarmos como abatimento no custo da assinatura, colocamos como custo extra na compra!
      Espero que tenha ficado claro!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Marcos Lemos

    Olá Letícia, existe outras locadoras que trabalham nessa mesma modalidade além destas 4 que você cotou os preços? Seria possível dizer quais são estas outras locadoras?

    Ps.: Muito bom o seu artigo.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Marcos, tudo bem?
      Bom, imagino que entre as grandes empresas, apenas essas 4 fazem. Mas, existem empresas regionais, como: Maggi, em São Paulo e SegPro, no Rio de Janeiro.
      Espero ter ajudado!
      Leticia Vilela- Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Ingrid Avelar

    Não é uma pergunta, apenas um comentário. Gostei de todo o texto. Bastante esclarecedor e com a facilidade das tabelas comparativas.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Muito obrigada Ingrid!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Pablo, tudo bem?
      Custo de oportunidade é um termo em finanças que significa, basicamente, responder à seguinte pergunta: Se eu não usasse meu dinheiro nisso, e usasse em outra coisa, o que iria ganhar (ou perder)?
      O custo de oportunidade nesse caso é: “Se eu não comprar o carro e, em vez disso, investir o dinheiro, quanto receberei?”
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Cleberson Simião Gomes

    Me interessei pela assinatura de veículo, porém algo me preocupou muito e precisa ser levado em conta. O seguro do automóvel por assinatura tem cobertura parcial. E não cobre danos causados por fenômenos da natureza. Nos dias de hoje isso é indispensável. Chuvas de granizo, alagamentos, vendavais que podem derrubar galhos de árvores, infelizmente tem ocorrido com muito mais frequência nos dias de hoje. E se houver um sinistro por um desses motivos, o prejuízo para o assinante pode ser enorme.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Cleberson, o assinante deve ficar muito atento com isso mesmo!
      Mas, salvo engano, algumas empresas oferecem proteção completa, por isso é importante pesquisar muito!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Breno

    Leticia,
    Na VW já estão vendendo carro nessas condições em parceria com a fleet brasil, a cotação bem melhor que essas que vc passou. Gostaria de saber se as outras fabricantes tb já estão aderindo.
    Obg

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Oi Breno, tudo bem?
      A modalidade Carro por Assinatura é um aluguel, e não uma compra. A Fleet Brasil trabalha com terceirização e gestão de frotas, ou seja, esse serviço é destinado à empresas. Não sei se outras montadoras fazem algo parecido para pessoa física :/ .
      Espero ter ajudado!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      • Foto perfil
        Thiago

        Boa tarde.
        Não tenho a grana para pagar a vista, nem como financiar mas usaria o veículo todo dia dentro do limite de km.
        Aluguel parece ser mais rentável não?

        • Foto perfil
          Leticia Vilela

          Olá Thiago, se o carro é uma necessidade para você o aluguel pode ser uma boa alternativa.
          Não deixe de colocar todos os gastos na ponta do lápis!
          Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Lucas Bulhoes

    Gostaria de comprar fazer um backlink nesse artigo do meu site, vocês fazem backlinks?

    • Foto perfil
      Frederico Torres

      Não vendemos links Lucas.
      =/

  • Foto perfil
    Endrigo Rodrigues

    Olá Letícia. Achei muito interessante, parabéns.

    Sobre os quadros comparativos seria interessante incluir uma situação ao qual em 24 meses a pessoa que comprou o seu carro no início da avaliação venda o mesmo no final de 12 meses e compre outro, para simular a mesma troca de veículo que o aluguel proporciona, só a efeito comparativo para quem gosta de ter um carro novo a cada ano.

    Será que nessa situação, o aluguel ficará mais barato mesmo que seja a longo prazo?

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Endrigo, obrigada pelo comentário e pela dica!
      Nesse caso, certamente o carro por assinatura seria mais vantajoso do que a compra, mesmo se tratando de longos períodos de tempo.
      Como já falamos no texto, os primeiros anos são os anos em que o carro mais desvaloriza. Por isso, para quem gosta de carro 0km todo ano, a melhor opção NÃO é a compra!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu bolso

  • Foto perfil
    Rafael

    Se pensarmos somente no bolso o carro por aluguel só vale a pena para quem roda de 1.500 km mensais para mais. É o meu caso que rodo 100 km por dia de segunda a sexta e a lazer nos finais de semana. Tenho um de aluguel e um próprio que reveso para não bater o limite mensal. Se eu tirar um carro 0 km, depois de 3 anos ele terá se desvalorizado muito por conta da quilometragem, além de já chegar nas revisões mais pesadas.
    Poderia ir de seminovo, mas aí a conta da desvalorização e da revisão pesada chegaria antes.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Que bom que você fez as contas e descobriu qual é a melhor solução para você Rafael!
      Continue fazendo isso em todas as áreas da sua vida. Comparar é sempre muito importante!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    celso eloi chaves

    Bastante esclarecedor Leticia.
    Obrigado.
    Parabéns.

    Celso

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Obrigada pelo comentário Celso!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Nicollas

    Bem interessante, parabéns.

    Mas talvez precise enriquecer as tabelas, pois o custo de oportunidade é incluído nas despesas da compra, porém não é abordado como valor a ser decrescido das despesas do aluguel nas tabelas de comparativo.

    No caso de optar por alugar, tendo o dinheiro para comprar à vista, e investir todo o valor, diversificando os investimentos, não ficando só na Selic, esse valor da despesa pode ser praticamente anulado se levar em conta tudo o que esse dinheiro pode render investido.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Nicollas, tudo bem?
      Não sei se entendi bem o seu comentário. Mas o custo de oportunidade está sendo considerado um gasto na compra do carro. Ou seja, consideramos que se a pessoa não tivesse comprado o carro, ela iria investir o dinheiro e assim teria o lucro do rendimento do investimento. Portanto não é possível adicionar esse valor no aluguel, pois haveria uma dupla contagem.
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Wermeson Moura

    Parabéns, vou pensar melhor sobre carro por assinatura.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Obrigada Wermeson!
      Pense bem, faça as contas e escolha a melhor opção para você!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Paulo Pauli

    Excelente as informaçoes postadas na materia. Tirou muitas duvidas que eu tinha. Confesso até que desconhecia as formas de se alugar um veiculo em vez de comprar. Parabéns Leticia pela sua contribuiçao. Usou uma linguagem simples e de facil compreensao.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Fico feliz que você gostou Paulo! Aproveite para sugerir temas para novos posts!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    OLIMPIO

    Espetacular análise. Parabéns mesmo, extremamente enriquecedor. Muito obrigado.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Que bom que você gostou Olimpio!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Rodrigo

    Muito interessante o seu post! Parabéns!
    É algo que eu preciso pensar quando eu quiser vender meu carro e como fazer. Se vou adquirir ou alugar.
    Abraços.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Obrigada Rodrigo! Pense bem, faça as contas e escolha a opção mais vantajosa para você!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu bolso

  • Foto perfil
    Gabriel Pereira Dermindo

    Excelente matéria, concordo com o amigo acima, faça com financiamentos mais longos, e com entradas menores.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Obrigada pelo comentário e pela sugestão Gabriel!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Dorivaldo

    O que seria custo de oportunidade?

    • Foto perfil
      Ewerton Veloso

      Dorivaldo, obrigado pela mensagem!

      Custo de oportunidade é um termo em finanças que significa, basicamente, responder à seguinte pergunta: Se eu não usasse meu dinheiro nisso, e usasse em outra coisa, o que iria ganhar (ou perder)?

      Em muitas ocasiões em que vemos este termo, geralmente comparamos um gasto com um investimento sem risco: “Se eu não gastasse meu dinheiro nisso, e aplicasse o dinheiro, quanto iria receber em rendimentos?”

      No caso deste post: “Se eu não comprar o carro e, em vez disso, investir o dinheiro, quanto receberei?”

      Geralmente essa comparação é feita usando o rendimento do Tesouro Selic.

      Abraço!

  • Foto perfil
    Edinaldo Ferreira

    Muito bom. Parabéns. Análise técnica e imparcial.

    • Foto perfil
      Ewerton Veloso

      Edinaldo, obrigado pela sua mensagem e pelo elogio. Abraço!

  • Foto perfil
    Antonio Costa

    Tem uma variável que torna a locação mais vantajosa, mas não pode ser mensurada: a comodidade.
    Parabéns pela pesquisa.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Realmente, Antonio. A comodidade é, muitas vezes, levada em consideração na hora da escolha!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    Caio Soares

    Nos comparativos de Compra x locação de 2 e 4 anos, entendo que deveria ter uma linha referente às manutenção do veículo e nesse caso, mesmo no período de 4 anos, a opção de locação seria mais vantajosa pois o custo de manutenção aumenta com o tempo de uso do carro e esse custo não existe para quem loca o veículo.

    No mais, parabéns pois o artigo está bem informativo.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Olá Caio, muito obrigada pelo comentário!
      Nessa comparação usamos valores médios de manutenção, mas realmente esse valor aumenta ao longo do tempo.
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso.

  • Foto perfil
    Rafael Canto da Conceição

    Ótima explicação Leticia. No entanto, gostaria de fazer uma ressalva.
    No site da Moove, o valor mensal para o onix está no valor de R$ 1.075,00.

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Muito obrigada Rafael! Os valores que estão no post são referentes ao dia 08/08/2019. Mas nós iremos atualizar, obrigada novamente!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Obrigada Luiz Eduardo!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

  • Foto perfil
    ANDERSON LEMOS PEREIRA

    Já pesquisei bastante sobre este assunto e até então não tinha me deparado com nenhum material “de nível” como este. Parabéns Letícia por compartilhar seu conhecimento sobre o assunto com tamanha profissionalidade!!
    Fazendo apenas uma observação; Na simulação com financiamento acredito que a vantagem da assinatura seja maior ainda, uma vez que o brasileiro financia em 36x, 48x e 60x. Fazendo os juros se tornarem ainda mais surreais!!

    • Foto perfil
      Leticia Vilela

      Muito obrigada pelo comentário Anderson. Você tem razão, na simulação comparamos o carro por assinatura com um financiamento de 24 meses. Se o financiamento for mais longo, os juros irão aumentar bastante! Irei fazer uma observação no post!
      Obrigada novamente,
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima