O que você está procurando hoje?

O GERENTE TESTOU: Geru – Empréstimo pela Internet

banner-afiliados-468×90-bpc

Geru: Conseguindo empréstimos de forma diferente

Muitas vezes, conseguir um empréstimo pode se tornar uma maratona. Papéis por todos os lados e burocracia. E, em geral, quando não é assim, você pode acabar caindo na mão de algumas instituições financeiras que cobram taxas realmente ultrajantes! Mas, hoje, há alternativas no meio do caminho, com o surgimento de algumas plataformas de crédito on-line. Algumas delas são: Geru, CreditasBom Pra Crédito, Simplic, Just, Provu (antiga Lendico) entre outras. Testamos a Geru, plataforma que oferece crédito on-line, com menos burocracia e com uma taxa melhor do que as linhas de cheque especial, crédito rotativo e empréstimos sem consignação de algumas financeiras.

A Geru é uma plataforma que opera como correspondente bancária do Banco AndBank. Porém, o processo de avaliação de crédito é diferente do tradicional. Assim, consegue oferecer taxas mais atrativas e, quem sabe, seja uma alternativa para você liquidar empréstimos com custos elevados, tais como cheque especial e o rotativo do cartão de crédito.

Leia mais sobre a Geru aqui.

Mas realmente as taxas são atrativas e é mesmo simples conseguir o empréstimo?

Ao entrar no site e verificar as taxas, percebemos que, comparativamente ao cheque especial, elas são melhores. Embora seja importante destacarmos que comparar qualquer empréstimo pessoal com o cheque especial é muito desigual para este último. O cheque especial funciona através de contratação automática já vinculada ao uso da sua conta corrente e foi idealizado para emergências.

Ainda assim, as taxas são bem razoáveis, sobretudo se comparamos com as de outros empréstimos sem consignação de alguns bancos e financeiras, que chegam a ser superiores a 15% a.m. Isto mesmo: 15% a.m.! Se quiser, pode comparar as taxas de empréstimo pessoal, por meio do nosso simulador de empréstimos.

Geru

Entrando no site da Geru, fizemos uma simulação de um empréstimo de R$ 5.000,00 para um período de 12 meses. Após alguns minutos recebemos a análise de crédito e a resposta!

No caso simulado, os valores recebidos foram o seguintes:

Geru

Ao concordar com os valores, são disponibilizados os contratos que devem ser assinados e enviados por meio da plataforma. Alguns dias depois, o recurso é liberado na conta corrente no banco que desejar.

Taxas são vantajosas / diferenciadas?

Analisando as imagens acima, percebe-se que as taxas são boas, contudo, não espetaculares. Em instituições de grande porte tradicionais, foi possível conseguir um taxa de juros de 2,2%, e CET (que é a taxa que realmente importa) de 2,95%. Foi analisado um empréstimo para o mesmo CPF e sem garantia real, como no caso da Geru. Percebe-se que os custos tarifários ainda pesam o custo efetivo total da Geru.

A análise

Em termos de taxa de juros, como foi percebido, de fato não é uma opção competitiva em comparação a uma opção com as mesmas características em um banco de grande porte tradicional. Contudo, em comparação com o Cheque Especial, o crédito rotativo do cartão e empréstimos sem consignação oferecidos por financeiras, aí sim, é um grande negócio! A questão da facilidade de contratação, também é um ponto favorável à Geru. É ver a modernidade na vida prática. Para contratar, não é necessário sair de casa e nem ficar ao telefone. Assim, em termos de redução de burocracia, a Geru é uma ótima opção. Mas, para o que, de fato, importa que são os custos financeiros, pode não ser a melhor opção. Assim, o importante é analisar sempre para fazer a melhor escolha.

.

Nossa avaliação deste produto é totalmente isenta e independente. Com esta seção, nossa intenção é apenas ressaltar produtos e serviços que julgamos que valham ser experimentados no meio desse emaranhado de opções que estão por aí ou alertar em caso de propostas que sejam armadilhas em potencial para o consumidor. Nada mais.

Livro Educando Seu Bolso

Autor

Quintiliano Campomori é pós-graduado em Negócios, Finanças e Projetos. Atua na área econômico-financeira e é professor universitário desde 2005. Já atuou em bancos, empresas privadas e, atualmente, atua no setor público. Pretende trazer esclarecimentos sobre finanças pessoais, fazer da economia um assunto descomplicado e em pensar o dinheiro como um meio e não um fim. Escreve periodicamente no Educando seu Bolso e participa mensalmente do Geekonomics Podcast.

6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *