Search
Search

Empréstimo com garantia de celular: descubra tudo sobre ele

Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Empréstimo com garantia de celular: descubra tudo sobre ele
/

Você já pediu um empréstimo e recebeu uma negativa? Agora você pode solicitar um crédito usando seu aparelho de celular como garantia. Já que os smartphones estão presentes quase 100% do nosso tempo, então porque não utilizar o celular para ajudar nas finanças?

Pensando em te ajudar a contratar crédito de forma consciente e entender as inovações desse mercado, conversamos com o Leonardo Grapeia da antiga Focus Financeira, que hoje se chama Qista Soluções Financeiras,  que trabalha com a proposta de empréstimo com garantia de celular. Se interessou e quer saber um pouco mais, confira nosso bate-papo no player acima ou no nosso canal no Youtube!

Seu celular pode ser seu fiador! #412

O drama brasileiro do acesso ao crédito

Não é de hoje que falamos sobre a dificuldade de conseguir um empréstimo no Brasil. Normalmente, os juros e taxas são altos para os poucos que conseguem descolar uma grana emprestada de alguma instituição financeira.

O fato é que grande parte dos brasileiros está negativado por causa de dívidas não pagas. A estimativa é que o país esteja com aproximadamente 70 milhões de inadimplentes, conforme dados do Serasa, e isso acaba reduzindo o acesso à crédito. É nesse contexto que surgem as ideias inovadoras como o seu celular funcionando como seu fiador ou avalista.

Como funciona o empréstimo com garantia de celular?

Assim como um empréstimo com garantia de imóvel ou de carro, você estará colocando uma posse sua como garantia para liberar uma quantia de dinheiro. Se você parar de pagar as parcelas, a empresa pode bloquear o seu celular.


Simule seu empréstimo clicando no botão abaixo e veja qual a melhor oferta para você: 

Vantagens e desvantagens 

Saiba se esse é o melhor tipo de crédito para você: 

Vantagens 

  • Taxa de aprovação do crédito próximo aos 50%:  Como todo mundo tem um celular para dar como garantia, é mais fácil que seu pedido de empréstimo seja aprovado. 
  • Privacidade de dados: As empresas dizem seguir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e não acessar informações sensíveis dentro do celular. Elas somente conseguem bloqueá-lo de forma remota.
  • Empréstimo disponível para negativados, já que a garantia do empréstimo é o aparelho celular. 

Desvantagens 

  • Pode ser necessário comprovar renda de pelo menos R$1.200,00.
  • O celular precisa estar em boas condições, desbloqueado e ter valor mínimo no mercado. 
  • Taxas iniciais são altíssimas, de até 16% ao mês.
  • Impossibilidade de usar o celular em caso de inadimplência.

Empréstimo na hora para negativados?

O empréstimo com garantia de celular é conhecido como uma boa opção para negativados, autônomos e MEIs, isso porque é uma possibilidade mais fácil de crédito para pessoas que teriam acesso a pouquíssimas ou nenhuma opção e como disse Grapeia, “é melhor ao menos ter uma opção do que não ter nenhuma!”.

Acontece que, em nossas pesquisas para atualização deste artigo, encontramos incoerências na oferta para negativados reeceber o dinheiro. A Focus Financeira, que agora se chama Qista, afirma em seu site que não é possível solicitar o empréstimo com garantia de celular sendo negativado, por outro lado a Bom pra Crédito, plataforma que oferece o serviço para a Qista disponibiliza essa opção para pessoas com “nome sujo”. Estranho ne?! 

Nossa teoria é de que a Bom pra Crédito oferece o empréstimo com garantia de celular para a Qista, mas também para outras empresas que têm liberdade para definir suas próprias regras. 

Dica: Faça uma boa pesquisa e entenda se você se adequa ou não aos requisitos do empréstimo. 

Lembrando que você precisa ter uma conta corrente em seu nome em um dos seguintes bancos: 

Os empréstimos podem ser recusados?

Sim! Assim como qualquer empréstimo, a empresa tem a autonomia para avaliar se é ou não um bom negócio disponibilizar o crédito para você.

Nas análises de crédito, alguns motivos de recusa comuns são:

  • comprometimento da renda – quanto do seu salário já é ou passará a ser gasto com prestações;
  • inconsistências no cadastro como restrições ao seu CPF, por exemplo;
  • incompatibilidade de informações com os documentos mandados como por exemplo divergência em seu endereço postal.

Qual app empresta dinheiro com garantia de celular?

Qista e Bom pra Crédito 

Anteriormente, já falamos sobre a Bom Pra Crédito (BPC) e seu direcionamento. A Qista, antiga Focus Financeira, é uma empresa que se uniu a BPC e tem o objetivo de ofertar serviços financeiros, sendo que o principal produto são os empréstimos.

Na Qista, na época da gravação do podcast, as taxas iniciais eram de 16% ao mês, consideradas altíssimas, contudo, conforme você vai pagando as parcelas sem atraso, a empresa te disponibiliza a possibilidade de renegociar essa taxa. Além disso, os celulares aceitos eram somente da marca Samsung e a empresa disponibilizava microcréditos de até R$600,00. Tudo indica que essas condições mudaram, mas não conseguimos contato com a empresa para atualização das informações. 

SuperSim 

Outra empresa que oferece crédito com garantia de celular é a SuperSim, fintech brasileira que atua desde 2019. Com objetivos semelhantes a Qista, a SuperSim possui algumas polêmicas que valem a pena ficar de olho. 

Apesar do procedimento de empréstimo com garantia de celular ser autorizado pelo Banco Central, a SuperSim foi proibida pelo Ministério Público do Distrito Federal de bloquear celulares em caso de inadimplência, em junho de 2023. A empresa recorreu à decisão e hoje continua operando. Vale ressaltar que a partir do momento que o cliente assina o contrato, ele permite que a empresa faça o bloqueio do seu telefone, então antes de fechar qualquer acordo, não deixe de ler todas as cláusulas, pois você pode estar concordando com algo que irá se arrepender depois. 

Como é feito o pagamento do empréstimo com garantia de celular?

O pagamento das parcelas do empréstimo merecem uma atenção especial, pois nos deparamos com algumas inconsistências nesse processo. Primeiramente, estranhamos o fato de que algumas empresas ofereciam o pagamento via carnê, que é uma forma quase nunca utilizada. 

No mundo atual de pagamentos virtuais, instantâneos e online, por que ter somente uma forma de pagamento? Fazemos esse alerta porque entendemos que aceitar pagamento somente via carnês, torna mais difícil para o devedor quitar as dívidas, já que normalmente os carnês são emitidos após análise de crédito. 

Acontece que o cliente que não conseguir fazer o pagamento via carnê pode ter o dinheiro retirado diretamente da conta bancária cadastrada. E se não tiver dinheiro na conta, o cliente passa a pagar as parcelas em atraso em até 12x no cartão de crédito, com a incidência das taxas de atraso do cartão.

Sendo assim, colocamos um ponto de atenção! No fim, o pagamento em carnê, pode virar “raspa-conta”, que pode se transformar no temido e caríssimo rotativo do cartão. Vamos combinar que uma das razões pelas quais você pesquisou o empréstimo com garantia de celular era justamente evitar o rotativo do cartão de crédito, que é a modalidade mais cara do mercado, né?

Como a taxa de juros é calculada?

Assim como todas as outras opções de crédito, a instituição financeira responsável faz uma análise do seu perfil e no caso do empréstimo com garantia de celular, também é feita uma avaliação do seu celular, para garantir que o modelo seja aceito e que ele esteja em bom estado.  

A qualidade do celular como garantia é menor do que imóvel ou carro ,que podem ser retomados e revendidos, diminuindo o prejuízo do banco com a inadimplência. No caso do celular, as empresas não conseguem retomar e revender para compensar o prejuízo, o que resulta em taxas de juros mais altas. 

Além disso, é uma opção que exige uma renda mínima baixa e que você consegue fazer mesmo com o nome sujo ou com score baixo. Isso tudo contribui para que as taxas sejam realmente mais “salgadas”.

Taxa de 16% ao mês? Não existe opção mais barata?

O crédito com garantia de celular é sim uma opção mas, nem de longe, é a oferta mais atrativa em termos de preço, já que a taxa mensal pode chegar a 16% ao mês, mais cara até do que o famoso rotativo do cartão de crédito. 

Então, se você pode, fuja do empréstimo com garantia de celular, porque a taxa cobrada não vai te trazer nenhum alívio na hora de organizar suas finanças! 

Outros caminhos que você pode seguir são o crédito consignado, consignado CLT, empréstimo com garantia de imóvel, com garantia de veículos e a antecipação do FGTS.

Como o celular é bloqueado?

Quando você contrata um empréstimo com garantia de celular, a empresa passa a ter acesso ao IMEI do seu aparelho. Isso ocorre na Qista, mas outras empresas, como a Supersim, o processo é um pouco diferente: pedem que você baixe um aplicativo que dá acesso ao aparelho. 

Mas o que é o IMEI? 

Assim como nós temos o CPF, que é o número que nos identifica, os telefones têm o IMEI para identificá-los. E é o acesso a esse número que permite que a instituição bloqueie seu aparelho em caso de inadimplência. Para descobrir o seu IMEI basta digitar o código universal (*#06#) no discador do telefone e o número aparecerá automaticamente na tela.

Com o bloqueio do seu telefone, você só consegue fazer ligações de emergência e não consegue mais utilizar o celular para outras funções. Lembrando que isso só vai acontecer se você não pagar as parcelas em dia. 

A empresa tem acesso total ao meu aparelho?

Grapeia garante a proteção dos dados e ainda acrescenta: “ao usar seu celular como garantia do empréstimo, nós somente temos acesso ao IMEI e a função de bloqueio do aparelho, não conseguimos ver seus aplicativos, histórico, ou qualquer coisa do tipo”.

Contudo, encontramos na rede social X (antigo Twitter), reclamações sobre aplicativos de outras empresas que atuam como “super administrador” do aparelho. O aplicativo desabilita o botão de desinstalar, o próprio menu de remover o acesso administrativo dele e o botão de forçar a parada do app, sendo assim o app fica para sempre no celular e com permissão de administrar seu aparelho. 

Conclusão: não se iluda por ofertas “fáceis” de dinheiro!

Como vimos, o empréstimo com garantia de celular é cheio de pontos de atenção, incoerências e polêmicas. Pode parecer fácil, simples e rápido conseguir o crédito, mas dizemos mais uma vez que é importante sabermos todas nossas opções e não se deixar levar pela comodidade, como é o caso do empréstimo com garantia de celular. Então antes de contratar, pesquise outras opções e faça uma avaliação cuidadosa da sua situação financeira. 

Vale ressaltar que dificilmente você vai conseguir achar uma oferta de crédito com taxas tão altas como acontece com o empréstimo com garantia de celular. Com exceção dos empréstimos com empresas como a Crefisa ou Agibank e, claro, os agiotas. 

Pensando em tudo que trouxemos aqui, uma reflexão muito bem pontuada por Grapeia foi em relação à importância de aprendermos a lidar com questões que envolvem nosso dinheiro. Sabemos que a realidade no Brasil não é fácil. Sabemos que perder dinheiro dói, ainda mais quando cada centavo conta. Por isso,  a educação financeira é um caminho que permite que você mude sua realidade aos poucos. 

Você também pode gostar:

4 Comentários

  • Foto perfil
    Vanuza

    Gostaria de fazer um empréstimo garantia o celular

  • Foto perfil
    Antonio Marcos Caetano Dasilva

    Como fazer um empréstimo

    • Foto perfil
      Bárbara Lafetá

      Boa tarde, Antonio!
      Para fazer um empréstimo com garantia de celular o primeiro passo é pesquisar quais são as empresas que oferecem esse tipo de serviço e, claro, se atentando a confiabilidade delas. Algumas empresas que oferecem esse tipo de empréstimo são:
      – Bom pra Crédito
      – Benfort Credit
      – Super Sim
      Depois, você preenche os dados solicitados e toma o empréstimo, conforme sua necessidade e a quantia liberada pela empresa que você escolheu. Porém, diferentemente dos empréstimos convencionais, o que é usado como garantia é o seu aparelho de celular. Ou seja, caso você deixe de pagar sua dívida a empresa pode tomá-lo e/ou bloqueá-lo. Então é preciso atenção!
      Também, se for possível para você, confira outras modalidades de empréstimo, como com garantia de veículo ou imóvel. Para estes dois casos as taxas de juros são bem mais baixas! Para não restar dúvidas, que tal nosso simulador de empréstimos? Clique aqui <https://educandoseubolso.blog.br/simuladores/simulador-de-emprestimo-pessoal/> e simule já seu empréstimo.
      Espero ter ajudado. Se também quiser nos ajudar, gostaríamos de pedir um testemunho sobre o nosso trabalho no linkedin, ou Google. Que assine e avalie nosso podcast ou mídias sociais em youtube, instagram, twitter ou facebook e que compartilhe nosso conteúdo ou clique nos nossos links sempre que possível. Isso não custa nada pra você e nos auxilia a continuar ajudando um montão de gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima