O que você está procurando hoje?

Empréstimo para quitar dívidas: descubra se vale a pena fazer

banner-afiliados-468×90-bpc

Se você está endividado, certamente tem noção do quanto isso dá dor de cabeça. Seja por conta dos juros que a cada dia aumentam sua dívida, seja pelo nome sujo, o fato é que você pode acabar se desesperando. Então, surge a dúvida: será que vale a pena fazer um empréstimo para quitar dívidas?

Já adianto que essa saída pode te dar um fôlego, mas não é uma solução definitiva. Afinal, você estará trocando uma dívida por outra. Porém, pode sim ser uma forma de você ganhar tempo e se organizar melhor.

Se interessou? Continue a leitura e veja quando pegar um empréstimo para quitar dívidas pode ser uma opção para remediar suas pendências financeiras e como fazer isso da maneira mais saudável!

Empréstimo para quitar dívidas: quando vale a pena fazer?

empréstimo para quitar dívidas

Vale a pena considerar pegar um empréstimo para quitar dívidas quando: 

  1. Os juros do novo empréstimo são menores que os das dívidas atuais
  2. Você tem muitas dívidas e quer resolvê-las de uma só vez, trocando 3 ou 4 dívidas por uma, a do empréstimo
  3. Você não consegue pagar as parcelas mensais e quer aumentar o prazo de pagamento, para diminuir o valor de cada parcela
  4. Você está em risco de atrasar pagamentos e enfrentar consequências graves, como a perda de um bem em um empréstimo com garantia.

Porém, é importante analisar suas finanças e garantir que o novo empréstimo realmente traga benefícios a longo prazo, não apenas uma solução temporária. Confira uma tabela com alguns exemplos práticos de quando vale a pena fazer o empréstimo para quitar dívidas: 

SituaçãoExemploAção
Juros do novo empréstimo são menores que os das dívidas atuaisDívida de 5.000 reais no cartão de crédito com juros de 12% ao mês.Substituir a dívida do cartão por um empréstimo pessoal com taxa de 3% ao mês.
Você tem muitas dívidas e quer resolvê-las de uma só vezDívidas de  3.000 reais no cartão de crédito,  7.000 reais em empréstimo pessoal e 2.000 reais no cheque especial.Um empréstimo consolidado de 12.000 reais para unificar as dívidas.
Você quer aumentar o prazo de pagamento da dívidaDívida de 10.000 reais a ser paga em 12 meses com parcelas altas.Empréstimo  de 10.000 reais com prazo de 24 meses para reduzir o valor das parcelas. Nesse caso, como você estende o prazo do empréstimo, também pagará os juros sobre as parcelas restantes, então é preciso atenção. 
Você quer evitar penhora ou perda de bensAtraso nas parcelas do financiamento do carroEmpréstimo pessoal para quitar o financiamento e evitar a perda do veículo.

Quais os principais tipos de empréstimo?

Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo no qual as parcelas são tiradas diretamente do seu salário ou da sua aposentadoria. Ele é uma opção para quem trabalha com carteira assinada, aposentados e pensionistas. 

A grande vantagem é que, como o pagamento é descontado direto do que você recebe, o banco ou a financeira se sentem mais seguros para emprestar o dinheiro. Por isso, os juros cobrados são menores do que em outros tipos de empréstimo.

Além disso, como o pagamento é automático, fica mais fácil de gerenciar, porque não tem como você esquecer de pagar a parcela. 

Como as parcelas são descontadas diretamente do seu salário ou benefício é preciso ter certeza que, mesmo após esse desconto, você terá renda suficiente para cobrir suas despesas mensais fixas.

Empréstimo com garantia de carro ou imóvel

O empréstimo com garantia é aquele em que você usa um bem que possui, como seu carro ou casa, para garantir que vai pagar o empréstimo ao banco ou à financeira. Isso significa que, se você não conseguir pagar o empréstimo, a intituição pode ficar com esse bem.

Com a segurança de tomar o seu bem caso você não consiga pagar pelo empréstimo, os bancos e instituições cobram juros bem atrativos nessa modalidade.

As garantias mais comuns são imóveis ou veículos. Como são bens valiosos e possuem, normalmente, um custo elevado, permitem que você pegue um empréstimo de valor alto.

Por exemplo, se você colocar sua casa como garantia, pode conseguir um empréstimo de até 60% do valor da sua moradia. Por exemplo, se sua casa está avaliada em R$500.000,00 você pode conseguir um crédito de até R$300.000,00.

Entretanto, já existem instituições que aceitam até o seu aparelho celular como garantia. Nesse caso, o valor a ser cedido como empréstimo será bem menor do que ao colocar uma casa ou um carro como garantia.

Para mais detalhes, confira nossos conteúdos sobre o assunto e entenda em detalhes como o empréstimo com garantia funciona. 

Empréstimo Pessoal

No empréstimo pessoal você pede dinheiro emprestado a um banco ou instituição financeira e paga de volta em parcelas, com juros. Não é necessário usar sua casa ou carro como garantia. 

Por exemplo, se você precisa de 5.000 reais para uma emergência, pode solicitar esse valor como um empréstimo pessoal. O banco analisa sua situação financeira e decide se aprova o empréstimo e a taxa de juros, que pode ser, por exemplo, de 5% ao mês.

Se aprovado, você receberá 5.000 reais, mas terá que pagar mais do que isso devido aos juros. Você e o banco definem um prazo para pagamento, como 12 meses, e você paga um pouco a cada mês até completar o prazo. 

Como não há garantia, os juros costumam ser mais altos, pois o risco para o banco é maior. É importante usar o empréstimo pessoal com cautela, apenas para necessidades urgentes.

Empréstimo com garantia do FGTS

O empréstimo FGTS é uma opção na qual o trabalhador utiliza parte do saldo disponível em seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para um empréstimo. Geralmente, essa modalidade está sujeita a regras específicas estabelecidas pela Caixa Econômica Federal, responsável pelo FGTS.

O valor dessa modalidade de empréstimo é limitado a uma porcentagem do saldo disponível na conta do FGTS. 

O que avaliar antes de fazer um empréstimo para quitar dívidas?

1. Custo efetivo total do contrato e taxa de juros

Antes de decidir, analise o Custo Efetivo Total (CET) do contrato. O Custo Efetivo Total de um empréstimo é o valor total que você paga para o banco ou instituição financeira emprestar dinheiro.

Ou seja, não pense que você vai pegar um empréstimo de 5 mil reais e pagar esses mesmos 5 mil reais por ele. 

Além dos 5 mil, você vai pagar juros, encargos, tributos e seguros. O que mais pesa nessa conta costumam ser os juros, então, fique atento às taxas cobradas e sempre faça uma comparação entre as instituições antes de tomar um empréstimo. Para isso, você pode usar nosso simulador de empréstimos gratuito.

Além disso, para verificar as taxas de juros cobradas em diversas instituições, você pode pesquisar no site do Banco Central. Este é um site confiável que você pode consultar para ver as taxas de juros cobradas em diferentes modalidades de crédito e por diferentes instituições. 

2. Valor das Parcelas

Outro ponto a ser considerado antes de fazer um empréstimo para quitar dívidas é se o empréstimo realmente cabe no seu bolso. Isto é, se o valor das parcelas são compatíveis com sua realidade. 

Ou seja, se você ganha 3.000 reais por mês e já tem 2.000 reais de custos fixos todo mês, você não pode pegar um empréstimo que tenha parcelas acima de 500 reais por mês.

Evitar comprometer uma parte grande do seu salário é muito importante para manter sua estabilidade financeira. 

Além disso, se você quer garantir uma maior estabilidade financeira é muito importante que você tenha uma reserva de emergência. Ter um fundo de emergência significa ter um colchão financeiro para cobrir despesas imprevistas ou períodos de instabilidade de renda, sem a necessidade de comprometer ainda mais o seu orçamento. Idealmente, essa reserva deve cobrir de três a seis meses de despesas fixas.

3. Reputação da Instituição Financeira

Quando o assunto é empréstimo, as tentativas de golpes acontecem a todo momento. Para evitar esse tipo de situação, opte por instituições financeiras confiáveis. 

Pesquise sobre a reputação da empresa, leia avaliações de clientes em sites como o Reclame aqui e certifique-se de escolher uma instituição transparente e ética.

Como escolher o melhor empréstimo para quitar dívidas?

O primeiro passo para escolher o melhor empréstimo para quitar suas dívidas é conhecer as ofertas que estão disponíveis para você. Para isso, não se limite a ver quais tipos de empréstimos você pode tomar, mas também quais as taxas de juros cobradas, quais as instituições que estão oferecendo o crédito, qual a política da empresa e os termos de contrato do empréstimo. 

Em seguida, coloque as opções lado a lado e faça uma análise do custo benefício de cada uma. Por exemplo, se você é aposentado e tem uma casa, provavelmente poderia tomar tanto o empréstimo consignado quanto o empréstimo com garantia de imóvel. 

Além de olhar as taxas cobradas em cada modalidade, pense na sua realidade: você prefere ter uma parte do seu salário descontada para pagar sua dívida? Ou então o melhor é colocar sua casa como garantia? 

A decisão provavelmente não será fácil e como adiantamos, trocar uma dívida por outra pode te dar um alívio, mas não existe receita mágica. 

Porém, pensando em te ajudar nessa escolha, desenvolvemos um simulador de empréstimos que compara diferentes opções de crédito, com base no seu perfil. Clique no botão abaixo e descubra a melhor opção para você.

Como fazer um empréstimo para quitar dívidas?

Para fazer um empréstimo para quitar dívidas é preciso que você siga um passo a passo, que vai desde uma avaliação da sua realidade, até o gerenciamento do novo empréstimo. Confira abaixo como fazer isso: 

  1. Avalie sua situação financeira: antes de tudo, entenda o total de suas dívidas e as taxas de juros que você está pagando. Isso inclui cartões de crédito, empréstimos pessoais, cheque especial, entre outros.
  1. Pesquise opções de empréstimo: procure diferentes tipos de empréstimos que ofereçam taxas de juros mais baixas do que as suas dívidas atuais. 
  1. Compare taxas e condições: veja as taxas de juros, o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo, prazos de pagamento e outras taxas. Escolha a opção que ofereça as melhores condições para sua situação.
  1. Verifique sua capacidade de pagamento: calcule se as parcelas do novo empréstimo cabem no seu orçamento. É importante que o novo empréstimo não crie uma nova dívida insustentável.
  1. Solicite o empréstimo: após escolher a melhor opção, faça a solicitação do empréstimo junto à instituição financeira. Isso geralmente envolve preencher formulários e fornecer documentos como comprovante de renda e identidade.
  1. Use o dinheiro para quitar as dívidas: uma vez aprovado e o dinheiro liberado, use-o imediatamente para pagar suas dívidas. Para isso, priorize o pagamento das dívidas com  as maiores taxas de juros primeiro.
  1. Gerencie o novo empréstimo: Agora, você terá apenas o empréstimo recém-contratado para pagar. Organize-se para não atrasar as parcelas e, se possível, tente antecipar pagamentos para reduzir os juros.

Feito o novo empréstimo, é fundamental que você evite novas dívidas. Veja nosso conteúdo para descobrir como sair do endividamento

Fique atento com tentativas de golpe!

disclaimer Atenção!
Não é comum que as instituições cobrem para a liberação do empréstimo! Sendo assim, se você se deparar com alguma cobrança, desconfie, pode ser uma tentativa de golpe!
Busque os canais de atendimento oficiais da instituição com quem você está tentando o empréstimo e certifique-se de que você está falando diretamente com algum funcionário da empresa.
Assim, você corre menos riscos de acabar tomando um golpe. Para saber como se proteger ainda mais, confira nosso conteúdo:
PIX, Whatsapp e adiantamento de empréstimo: Saiba como não cair em golpe!

Conclusão: vale a pena pegar um empréstimo para quitar dívidas?

Pegar um empréstimo para quitar dívidas pode parecer um alívio imediato, permitindo que você respire fundo e se organize financeiramente. No entanto, é crucial entender que isso não é uma solução mágica. 

Lidar com várias dívidas, especialmente aquelas com juros altos e prazos variados, pode ser realmente confuso e estressante. Então, é essencial parar, colocar tudo no papel e compreender exatamente a situação financeira em que você se encontra. Com essa clareza, você pode buscar um empréstimo que ofereça um respiro, uma oportunidade para reorganizar suas finanças.

Ao procurar um empréstimo, é importante buscar taxas de juros favoráveis, prazos de pagamento que se encaixem no seu orçamento e parcelas que não comprometam demais sua renda mensal. Optar por instituições financeiras confiáveis é fundamental. Se possível, considere usar bens como garantia ou escolher um empréstimo consignado, que geralmente têm condições mais vantajosas.

Contudo, lembre-se que ao fazer isso você está substituindo uma dívida por outra. Para não se endividar novamente, ajuste seus hábitos financeiros e crie um orçamento que permita não só pagar as dívidas, mas também poupar.

Também achamos que você vai gostar: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *