O que você está procurando hoje?

Finanças pessoais: Como você lida com dinheiro?

Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Finanças pessoais: Como você lida com dinheiro?
/

Como você anda cuidando das suas finanças pessoais? Qual é o seu perfil? Esse foi o tema da nossa conversa com o Pedro Vieira, da Rádio Inconfidência, no programa Em Boa Companhia.

Levamos ao programa um quiz, isto é, um jogo de perguntas, com opções de respostas. Apesar do formato de brincadeira, a coisa é séria. Foi inspirado em estudo da economista italiana Annamaria Lusardi, especialista em comportamento financeiro . Ela baseou-se no Pisa – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, iniciativa que avalia o conhecimento de estudantes em vários países.

Pedro topou o jogo e fez o teste no ar. E foi bem bacana, porque pudemos conversar sobre cada pergunta e apresentar nossas sugestões sobre bons cuidados com finanças pessoais. Apesar de não ser um teste de “certo ou errado”, algumas respostas são certamente mais aconselháveis que outras…

É interessante perceber como a forma de cuidar do dinheiro reflete a forma de cuidar da vida como um todo. Finanças pessoais envolvem escolhas, preferências, abrir mão de algumas coisas em benefício de outras. E quantas coisas na vida são exatamente assim, não é mesmo?

As perguntas passeiam por diferentes situações e falam, basicamente, de disciplina e escolhas. Cuidar das contas, pensar antes de tomar decisões, fazer planos, pensar no futuro, viver o presente… É possível arranjar um meio termo?

.

Sua vez de fazer o teste: como você cuida das suas finanças pessoais?

.

Que tal, agora, fazer o teste você mesmo? É bem rápido, são apenas 6 perguntas. Além de divertido, é saudável. Cada pergunta é um convite à reflexão. E o resultado pode ser surpreendente!

.

Ouça o podcast, conheça o perfil do Pedro, ouça nossas dicas. Ficou muito legal, ao mesmo tempo leve e profundo. E depois faça o teste, conheça a si mesmo, reflita sobre o que pode e precisa ser mudado. E então, vamos lá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *