O que você está procurando hoje?

Já ouviu falar em frota compartilhada? Conheça a Joycar!

Banner Localiza
Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Já ouviu falar em frota compartilhada? Conheça a Joycar!
/

No ambiente de trabalho é comum que o micro-ondas, a cafeteira e a impressora sejam utilizados de forma compartilhada por todos da empresa, certo? Agora, porque não ter, também, uma frota compartilhada de veículos?

Para falar sobre a frota compartilhada de veículos, convidamos para o nosso podcast o Rafael Taube, Fundador e CEO da Joycar, líder no mercado de carsharing corporativo no Brasil.

Então, se você quer organizar a frota de veículos da sua empresa, seja ela grande ou pequena, entender como a frota compartilhada de veículos funciona, não deixe de acompanhar essa conversa em qualquer um dos players acima ou no nosso canal do Youtube. Se preferir a leitura, vem comigo!

Frota compartilhada? O que é isso?

Hoje existem diversas maneiras diferentes de se ter um carro. Você pode tentar um financiamento, normal ou balão, um consórcio (mas aprenda sobre ele primeiro), um aluguel ou um carro por assinatura.

Entretanto, em praticamente todas as opções citadas acima, o veículo é negociado como um bem e não como um serviço. Ou seja, o que acontece é que você compra, financia ou aluga um carro que, na verdade, passa a maior parte do tempo na garagem.

No caso da frota compartilhada, a ideia é que você tenha acesso ao carro durante o período que você precisa, seja durante algumas horas, um dia inteiro…

Então, as plataformas de frota compartilhada viabilizam e facilitam o acesso das pessoas ao carro, sem que elas precisem ter um carro próprio.

Está pensando em ter um carro? Então, veja nosso ranking de carro por assinatura!

Ranking de Carro por Assinatura

Posição Plano Nota Interessado?
1 Localiza Meoo
Localiza Meoo

4.46

2 Renault On Demand
Renault On Demand

4.31

3 Movida
Movida

4.10

4 V1
V1

4.08

5 UseCar
UseCar

3.95

6 Moove
Moove

3.59

7 VW Sign and Drive
VW Sign and Drive

3.56

8 Porto Seguro Carro Fácil
Porto Seguro Carro Fácil

3.33

9 Unidas
Unidas

3.28

10 Flua!
Flua!

3.27

Atualizado em 18/04/2024

 

Como funciona uma frota compartilhada?

Para utilizar uma frota compartilhada, primeiro, é instalado um equipamento no veículo que permite que os usuários tenham acesso ao carro e é feito um cadastro, normalmente em um aplicativo, das pessoas que podem utilizar o veículo.

Com isso, os usuários cadastrados conseguem abrir o carro utilizando o próprio app, quando chegar seu horário de reserva. Em seguida, é necessário verificar a situação do carro e reportar ao app (caso tenha alguma batida, arranhões e etc).

Por fim, a pessoa pega uma chave, que geralmente fica no porta luvas, e pode usar o carro durante o período de tempo que ela tenha reservado.

Ou seja, além de ser uma solução que gera eficiência do ponto de vista sustentável, também, permite que mais pessoas tenham acesso a um carro.

Carro Elétrico: Chegou a hora?

 

O que é a Joycar?

A Joycar é uma empresa de tecnologia que desenvolveu o aparelho e o sistema que tornam a utilização de uma frota compartilhada de veículos possível e eficiente.

Logo, a empresa tem como objetivo que um dia várias locadoras regionais e empreendedores espalhados pelo Brasil utilizem soluções tecnológicas de frota compartilhada, viabilizando a locação de um carro de forma simples e autônoma pelos seus clientes.

Pensando nisso, a empresa desenvolveu um equipamento que é compatível com qualquer veículo e que torna possível que os usuários cadastrados no app da Joycar tenham uma experiência 100% autônoma de acessar o app, reservar o carro, abrir o carro e utilizá-lo.

Assina Netflix, Spotify? Já pensou em assinar um carro?

 

Como a Joycar ajuda o dono da frota compartilhada?

A Joycar faz com que o gestor da frota compartilhada, ou dono da frota, possa cuidar dos carros de forma mais eficiente, sabendo em tempo real o que está acontecendo com todos os veículos que compõem a frota.

A frota compartilhada de uma rede de padarias

Vamos para um exemplo prático de como a Joycar auxiliaria uma frota compartilhada de veículos de uma rede de padarias.

Imagine que essa rede de padarias tenha 5 lojas e 3 carros, que são utilizados por vários funcionários para comprar insumos, repor estoque, fazer entregas… Ou seja, é uma frota compartilhada mas, dificilmente, a utilização dos carros é feita de forma eficiente.

Como saber qual carro está disponível? Qual dos funcionários está com qual carro? O funcionário vai demorar para voltar com o veículo? Para o que o carro está sendo utilizado? Qual horário terá algum carro disponível? Quem estava com o veículo na hora de determinada multa? Quem estava com o carro antes dele aparecer com um amassado? Aí que entra a Joycar!

Com a ajuda da Joycar

O equipamento da Joycar será instalado nos 3 carros da rede de padarias e todos os colaboradores da rede que possam usar o carro serão cadastrados.

Daí em diante, sempre que um dos funcionários precisar do carro para fazer uma entrega, por exemplo, ele irá abrir o app, ver qual carro está disponível e fazer a reserva. Ainda, ele poderá abrir o carro utilizando o app, fazer o check-list para ver se está tudo em ordem com o veículo e utilizá-lo durante o horário reservado.

Enquanto o funcionário estiver rodando com o carro ele estará sendo rastreado, então você consegue acompanhar onde foi a entrega, a velocidade que está o carro, se o veículo foi abastecido, a distância percorrida…

Assim, o gestor da frota, consegue acompanhar o status de cada um dos carros a qualquer momento.

Outra praticidade é que, como o funcionário precisa dizer onde ele pretende ir para reservar um horário para usar o carro, você pode descobrir que outro colaborador precisa ir ao mesmo lugar que ele, ou próximo, e pode otimizar ainda mais as funções da empresa.

Notificações

O gestor recebe notificações sempre que algum funcionário reportar alguma coisa sobre os veículos. Ou seja, se alguém for usar o carro e na hora do check-list reportar que a porta direita dianteira está amassada e enviar uma foto, imediatamente o gestor será notificado.

Então, como o gestor terá disponível quem estava com o carro em determinado horário, ele consegue acompanhar quem estava com o veículo antes de ser reportado que a porta estava amassada e pode conversar com o funcionário para entender o que pode ter acontecido.

Além disso, o gestor também recebe notificações de quilometragem, para que as manutenções e revisões estejam sempre em dia.

Portanto, para o pequeno negócio o auxílio da Joycar é na parte operacional de se ter uma frota compartilhada, em que várias pessoas utilizam os mesmos carros para diferentes funções.

A Veloe tag quer ser mais do que um adesivo no seu parabrisas!

 

Posso colocar Joycar na minha frota compartilhada?

Hoje, a empresa atende tanto clientes grandes, quanto clientes menores.

Então, você que tem em média 400 carros, com a Joycar pode diminuir sua frota pela metade. Além de aumentar a quantidade de pessoas que utilizam os carros.

E você, com em média 5 carros, pode usar a ferramenta pelas suas vantagens operacionais. Ou seja, para que alguém não tenha que ficar por conta das chaves dos carros, organizando quem pode sair, a qual hora, por quanto tempo…

Por fim, é importante ressaltar que a plataforma é exatamente a mesma para a empresa que tenha 400 carros e para a que tem 5 carros. Ou seja, todas as funcionalidades estão disponíveis independentemente do tamanho do cliente.

Delivery de carros seminovos com direito a test-drive? Agora existe!

 

Quanto custa?

Não existe um preço fixo, é preciso entrar em contato com a Joycar e eles farão uma proposta comercial. Porém, basicamente, é cobrado, mensalmente, um valor mínimo para acessar a plataforma e um valor por veículo.

Ou seja, o número de usuários não é um item de cobrança. Logo, você pode ter 500 ou 15 funcionários que isso não irá alterar o preço.

Como ter um carro 0km? Conheça o Ford Go!

 

Como é feita a instalação?

Assim que o contrato for fechado entre a empresa e a Joycar, a equipe da Joycar vai até o estabelecimento para fazer a instalação dos equipamentos.

De acordo com Rafael a instalação é simples, é similar a de um alarme e dura, em média, 1h para cada veículo.

Tag de Pedágio: Todo banco vai ter!

 

Casos da Joycar

Para exemplificar como alguns clientes têm usado e inovado com a utilização da Joycar, Rafael nos contou alguns casos. Veja:

Frota compartilhada: uso pessoal ou trabalho?

Uma cliente da Joycar tem uma empresa pequena, com apenas 2 carros que são utilizados por vários colaboradores durante o horário de trabalho. Até aí tudo bem. O diferencial foi que a dona da empresa liberou os carros para uso pessoal dos colaboradores.

Então, quando algum funcionário vai reservar o carro, ele sinaliza se será a trabalho ou uso pessoal. Quando for para uso pessoal, é descontada uma tarifa (que foi criada pela própria empresa) da folha de pagamento do colaborador.

Ou seja, o carro que seria utilizado apenas durante o horário comercial e depois ficaria parado, agora também pode ser usado pelos colaboradores da empresa de forma pessoal. Seja para voltar para casa ou resolver alguma pendência em que, provavelmente, a pessoa teria que recorrer a um transporte público ou carro de aplicativo.

No fim das contas, a dona da empresa consegue ajuda para pagar pela locação do carro e os funcionários têm acesso, a um preço justo, a oportunidades de utilizar o carro de forma pessoal.

Seguro de Carro Bllu, da Porto Seguro: contra-ataque a proteção veicular!

 

A frota compartilhada da Petrobras está nas mãos da Joycar

A Petrobrás é um dos clientes da Joycar. Agora, pense na dificuldade de você explicar o funcionamento da plataforma para milhares de funcionários.

Sendo assim, a Joycar ajuda com a comunicação, desde o primeiro e-mail avisando que a empresa começará a utilizar a Joycar até vídeos para que os colaboradores conheçam e aprendam a utilizar a plataforma.

Ainda, é importante ressaltar que a plataforma é intuitiva, ou seja, não precisa conhecer sobre tecnologia para aprender a usar!

Fiat e Jeep entram no mercado de carro por assinatura através da Flua!

 

Joycar: mantendo sua frota compartilhada organizada!

Por fim, você que é micro ou pequeno empreendedor e tem sua pequena frota de veículos, não deixe de conhecer a solução da Joycar!

Nós do Educando Seu Bolso sabemos que qualquer minutinho para um pequeno empreendedor conta. Sendo assim, poder deixar a organização da sua frota na mão de uma solução 100% digital e intuitiva pode te ajudar!

Por outro lado, se você trabalha em uma grande empresa e já viu que, mesmo tendo muitos carros, nem sempre é fácil organizar quem vai usar qual carro em determinada hora e saber qual veículo está disponível e por quanto tempo, não deixe de encaminhar esse podcast para seus companheiros de trabalho!

Os carros cada dia mais serão vistos como um serviço, e não um bem. Sendo assim, a Joycar é apenas mais um passo a favor da sustentabilidade e acessibilidade aos veículos.

Logo, vamos fechar com a frase do Rafael: Carro é legal, mas carro bom é carro rodando e não parado na garagem!

Não achou a ideia da frota compartilhada atrativa e ainda quer ter seu carro? Então consulte nosso ranking e encontre um carro por assinatura, ele não te dará dores de cabeça e as mensalidades irão caber no seu bolso!

RANKING DE CARRO POR ASSINATURA

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário!

Venha entender porque carro não é investimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *