O que você está procurando hoje?

Fiat e Jeep entram no mercado de carro por assinatura através da Flua!

Nossa avaliação do produto:

4.00 / 5
Banner Localiza
Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Fiat e Jeep entram no mercado de carro por assinatura através da Flua!
/

A Flua! vem como uma das opções de carro por assinatura dentre as grandes fabricantes de carros. Devido ao sucesso desse modelo de aluguel de carro de longo prazo, como é chamado, as montadoras não ficaram de fora da nova modalidade.

Para explorar o tema de carro por assinatura das montadoras e falar sobre a Flua!, trouxemos o Fábio Siracusa, que está liderando o projeto da Flua! dentro do Grupo Sttelantis.

Fábio trabalhava anteriormente com planejamento de demanda e sempre teve o hábito de estudar tendências de mercado. Sendo assim, uma tendência que despertou sua atenção foi o aumento da representatividade das locadoras dentro do mercado automotivo brasileiro.

Com isso surgiu a Flua!, para explorar o mercado de carro por assinatura que, de acordo com o Fábio, apesar de incipiente é muito promissor. Então, caso você queira acompanhar nossa conversa, ela está disponível nos players acima e também no nosso canal do YouTube. Caso contrário, continue a leitura!

O que é a Flua?

A Flua! é uma nova empresa do Grupo Sttelantis que oferece o serviço de carro por assinatura. Diferentemente do produto que já estamos acostumados, das grandes locadoras, a Flua! oferece modelos diretamente das montadoras de veículos, nesse caso da Fiat e da Jeep.

Você ainda tem dúvidas em relação ao produto de carro por assinatura? Temos um conteúdo que te mostra se é mais vantajoso comprar ou alugar um carro. Confira!

 

A Flua! e a história do mercado automotivo no Brasil

Para entender o interesse do Grupo Sttelantis em criar a Flua! é preciso prestar atenção na evolução do mercado automotivo brasileiro. Vejamos:

2010: o mercado de veículos no Brasil era bem menor do que é hoje e a representatividade das locadoras era de, em média, 8%.

2012: foi um ano histórico no mercado automotivo do Brasil, com quase 4 milhões de veículos emplacados. Entretanto, o volume das locadoras ainda não era expressivo.

2019: a representatividade das locadoras chegou a quase 20% do mercado, com 520 mil carros num mercado de quase 3 milhões de unidades.

Logo, podemos observar que, enquanto o volume total do mercado automotivo diminuiu, a representatividade das locadoras aumentou. E, como “a demanda do consumidor é soberana”, as montadoras decidiram explorar novos produtos, dentre eles o carro por assinatura.

Então, assim como a Flua! surgiu no início de 2021, também temos iniciativas de outras montadoras chegando, como a Caoa, a Ford, a Renault e a Volkswagen. Essas empresas viram que “alguém estava fazendo mais dinheiro com o carro do que quem de fato fabrica o carro” e entraram no mercado de carro por assinatura.

Flua! carro por assinatura

Flua! carro por assinatura

Carro por assinatura vale a pena? Conveniências e vantagens financeiras da Flua!

O objetivo da Flua! é proporcionar ao cliente acesso a um carro 0km de forma conveniente, com todos os serviços inclusos. Logo, o serviço de carro por assinatura Flua! oferece:

  • Mensalidades fixas;
  • IPVA e impostos inclusos na mensalidade;
  • Seguro completo;
  • Assistência 24h em todo território nacional, incluindo assistência residencial;
  • Manutenções periódicas por conta da Flua!;
  • Carro reserva quando for necessário que o veículo fique em manutenção com período igual ou superior a 48h.

 

O carro por assinatura Flua! é vantajoso financeiramente?

O carro por assinatura Flua é vantajoso financeiramente para uma parte dos clientes. Entretanto, o valor da mensalidade depende do perfil de uso de cada um, é uma conta pessoal, já que cada cliente tem a sua realidade.

Ou seja, se você busca por uma opção vantajosa financeiramente, você pode encontrar na Flua! mas, o ponto forte do produto é a conveniência, por retirar do usuário as responsabilidades de toda burocracia necessária para se ter um carro.

Caso a parte financeira seja seu principal critério, temos um texto que compara os preços de compra e aluguel de carro. Vale a pena conferir!

Ranking de Carro por Assinatura

Posição Plano Nota Interessado?
1 Localiza Meoo
Localiza Meoo

4.46

2 Renault On Demand
Renault On Demand

4.31

3 Movida
Movida

4.10

4 V1
V1

4.08

5 UseCar
UseCar

3.95

6 Moove
Moove

3.59

7 VW Sign and Drive
VW Sign and Drive

3.56

8 Porto Seguro Carro Fácil
Porto Seguro Carro Fácil

3.33

9 Unidas
Unidas

3.28

10 Flua!
Flua!

3.27

Atualizado em 18/04/2024

 

Passo a Passo Flua!

Toda a contratação será feita através do portal Flua!. Nele, o cliente vai poder pesquisar o produto, encontrar qual carro se encaixa na sua rotina, fazer as configurações desse carro e escolher os opcionais.

Então, a experiência de contratação do carro por assinatura Flua! é muito próxima da compra de um carro, pois você pode escolher e personalizar o modelo desejado de acordo com suas preferências e de acordo com o quanto você está disposto a investir.

Após a escolha e configuração do carro, o cliente poderá passar por processos antifraude e pela análise de crédito, até fazer a assinatura do contrato. E pronto, seu carro vai ser produzido!

Como o carro vai ser produzido especificamente para cada cliente, através do easy tracking, dentro do portal Flua!, será possível acompanhar passo a passo da produção do veículo, já com uma data de entrega prevista.

A cobrança iniciará em até dois dias, após a disponibilização do veículo na concessionária ou na própria data da retirada do veículo, o que ocorrer primeiro. E, assim que seu veículo estiver disponível, você já pode pegar seu carro 0km!

Vale adicionar aqui o tempo de entrega médio do veículos: normalmente os veículos demoram 90 dias para estarem disponíveis, exceto o Jeep, que o prazo se estende para 120 dias e a Strada, que aumenta para 180 dias

Por fim, ao final do contrato, será oferecida uma opção de troca, para que ele renove seu contrato, ou a opção de compra deste veículo com condições especiais.

Caso o cliente não opte pela compra do carro, o veículo é recolhido pela Flua! e eles fazem a venda no remarketing, que é o processo natural da mecânica de aluguel.

 

App Flua!

O App Flua! vai acompanhar o cliente durante toda sua jornada de uso do carro. Será através dele que o usuário terá acesso a todos os serviços que tiverem sido vinculados ao contrato, incluindo assistência residencial.

Além disso, por acompanhar o uso do carro pelo cliente, a Flua! sabe quando, provavelmente, o carro contratado deverá passar por uma revisão. Sendo assim, é pelo App Flua! que os profissionais entram em contato com o usuário, já oferecendo opções de datas para eventuais revisões e, após o “ok” do cliente para uma determinada data, está agendada a revisão.

Ainda, a manutenção pode ser feita tanto na rede Jeep e Fiat em qualquer concessionária no Brasil, basta ter o agendamento prévio. Ou seja, mesmo se você estiver viajando com o carro, a trabalho, por exemplo, você tem acesso à revisão.

Outra funcionalidade do App Flua é que, em caso de manutenção corretiva, em que acontece algum acidente ou batida, o cliente fotografa os danos causados no carro e, pelo app, envia a foto para a concessionária.

Assim, em poucos minutos após o incidente, o cliente consegue já agendar o melhor dia para manutenção e ter acesso a um pré orçamento do reparo, baseado nas fotos enviadas.

 

Para quem é o carro por assinatura Flua! ?

Para caracterizar quais clientes a Flua! busca atingir, Fábio utilizou como exemplo 5 personas que, de acordo com ele, contextualizam bem para o consumidor quem é o cliente do produto carro por assinatura Flua!.

 

Jovem Aspirante: ligado em novidades

O jovem aspirante é o usuário que tem interesse e que está sempre ligado em atualizações e novas tecnologias. Ele é o early adopter de novas aplicações, ou seja, é a primeira pessoa a se arriscar e testar novas features em carros, novos opcionais e novos modelos.

A vantagem do carro por assinatura Flua! para essa pessoa é que agora ela vai ter a oportunidade de se aventurar no mundo das novidades sem o risco da revenda do usado!

Como a Flua! se responsabiliza por recolher o carro ao final do contrato, caso o cliente não queira comprá-lo, ele não tem mais o trabalho de recolocar o veículo usado no mercado, de revendê-lo, o que muitas vezes é uma dor de cabeça.

Quer entender mais sobre o mercado de carros usados? Confira as novidades do mercado automotivo em relação a essa opção!

 

Profissional Liberal: sem tempo para burocracia

O profissional liberal, normalmente, já é uma pessoa que tem o dia a dia muito conturbado, cheio de obrigações. Estamos falando de quem as vezes tem dois, três empregos e, definitivamente, não tem tempo para lidar com a burocracia comum da posse de um carro.

O cliente do carro por assinatura Flua! não precisa se preocupar com pagar o IPVA, renovar o seguro e ficar atento com datas de revisão, a Flua! faz tudo isso por ele.

Por exemplo, se você é um cliente Flua!, de acordo com seu uso do carro, a Flua! entende que em meados de Outubro você terá que fazer uma revisão. Logo, eles entrarão em contato com você, com antecedência, por meio do App Flua!, já te oferecendo possíveis datas para você escolher a que melhor se encaixa na sua agenda e pronto, está marcado!

Você já ouviu falar do rastreador veicular? Venha entender se ele é ou não uma alternativa ao seguro do carro!

 

Pequeno Empresário: precisa de capital livre

Para o pequeno empresário, a Flua! considera as pessoas que muitas vezes dividem o carro entre o uso pessoal e o uso da empresa. Essa pessoa também precisa de capital de giro para conseguir operar seu negócio, logo, não deveria ter o dinheiro preso em um carro.

Ou seja, a Flua! permite que o pequeno empresário tenha um carro sem precisar imobilizar uma grande quantidade de capital para isso, pois você paga as parcelas de acordo com o tempo do seu contrato e continua tendo capital de giro para fazer seu negócio funcionar!

Você é um pequeno empresário e ainda não sabe da importância de se ter capital de giro? Confira nosso conteúdo sobre como prosperar sendo microempreendedor individual!

 

Financista: entende da matemática

O financista é quem entende a matemática de ser ter um carro, sabe sobre depreciação, custo financeiro, custo de oportunidade daquele capital que estará preso ao carro, impostos e por aí vai… Existem até financistas que preferem comprar carro com 1 ano de uso, pois é um carro praticamente 0km mas que já sofreu a forte depreciação do primeiro ano de compra.

Sendo assim, por entender todo o cálculo existente por trás de ter um carro, o financista vem buscando formas mais eficientes de mobilidade individual, formas mais eficientes de ter acesso ao carro.

Então, para o financista que gosta de ter carro 0km todo ano, de experimentar as novidades, de trocar os modelos, o carro por assinatura Flua! é uma ótima opção! O cliente terá acesso ao carro como se tivesse acabado de comprá-lo, 0km, e o resto do dinheiro pode ser alocado em outros investimentos. Inclusive, se estar pensando em começar a investir, não deixe de conferir o nosso simulador de investimentos.

Agora, se você não é um financista, mas quer entender melhor toda a matemática por trás de se ter um carro, temos um conteúdo que te mostra como calcular o custo de um carro e descobrir se vale a pena ter um!

 

Persona Covid19: saúde em primeiro lugar

Essa persona surgiu em 2020, com a pandemia da Covid19. São as pessoas que já estavam desapegadas da ideia de ter um carro próprio, já tinham aprendido a viver sem ele, mas, com a pandemia, voltaram a considerá-lo como uma forma de mobilidade segura.

E, como a pandemia fez com que nós desenvolvêssemos novos hábitos, a Flua! acredita que a preferência pela mobilidade individual, nesse caso o carro por assinatura, seja um hábito que vai perdurar assim como o de andar com um potinho de álcool em gel para qualquer lugar.

Inclusive, em tempos de pandemia temos visto um aumento na procura por planos de saúde e até planos odontológicos. Caso você não saiba qual é o melhor para o seu perfil e que cabe no seu bolso ou queira trocar de plano, conheça nossa Consultoria em Planos de Saúde!

 

Equipe sua empresa com Flua!

Fábio trouxe para nós a informação de que a frota corporativa no Brasil, que são carros empregados em atividades econômicas, hoje corresponde a mais ou menos 5 milhões de veículos. Desse volume, apenas 5% são alugados.

O que se tem visto, entretanto, é uma troca rápida desse padrão. Com a pandemia, empresas fechando e pessoas precisando de dinheiro para manter seus negócios abertos, o carro por assinatura tornou- se uma opção de ter um carro sem, de fato, ser dono dele.

Então, o que tem sido visto, de acordo com Fábio, são pequenos e médios empresários que já venderam seu carro, pegaram o dinheiro da venda para se manter e se reinventar e recorreram a uma frota alugada para continuar operando.

 

Quais carros você pode contratar e quanto você vai pagar?

A Flua! tem, atualmente, os seguintes modelos disponíveis:

Jeep

  • Renegade Sport;
  • Compass Longitude
  • Renegade Longitude;
  • Comander Limited;
  • Compass Limited;
  • Comander Overland;
  • Gladiator.

Fiat

  • Argo;
  • Pulse;
  • Nova Strada Freedom;
  • Mobi;
  • Toro;
  • Nova Strada Endurance.

 

Quanto custa um carro por assinatura Flua! ?

O preço final das suas parcelas para ter seu carro por assinatura Flua! depende de alguns fatores, são eles:

  • Modelo do carro;
  • Customizações;
  • Possibilidade de escolher o final da placa, opção para quem é da cidade de São Paulo devido ao rodízio de veículos;
  • Período de contratação: 12, 24 ou 36 meses.
  • Franquias de quilometragem: 500km, 1.000km, 2.000km, 3.000km ou 4.000km por mês.

Porém, vale deixar claro que nem todos os planos de quilometragem e  período estão disponíveis para todos os modelos. Por exemplo, o Mobi só possui planos de 24 e 36 meses, e de 500km, 1000km e 2000km mensais.

Agora, para que sirva de parâmetro de preço, atualmente o veículo mais barato é o Fiat Mobi, por R$ 1.684,66. Lembrando que, se você quiser customizar o seu carro, adicionando pack de multimídia e insufilm, por exemplo, o preço aumentará.

Confira a praticidade do carro por assinatura!

 

A Flua! já atende em todo território brasileiro?

Ainda não! A Flua! atende atualmente os seguintes cidades e estados: Pernambuco, Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, Maranhão, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Curitiba.

Então, caso a Flua! ainda não tenha chegado na sua cidade e você tenha se interessado pelo produto de carro por assinatura, conheça nosso Ranking de Carro por Assinatura e encontre uma opção que te atenda!

 

A Flua! e o futuro do mercado de veículos

Uma novidade para o futuro é que, além de oferecer modelos Fiat e Jeep, irão compor também o portfólio de veículos da Flua! modelos Citroen e Peugeot. Aumentando assim, ainda mais, as opções disponíveis para quem tiver interesse no produto de carro por assinatura!

De acordo com Fábio, a Flua! nada mais é do que uma grande oportunidade do Grupo Sttelantis e dos clientes experimentarem a transição em que o carro passa a ser visto como um serviço.

O entrevistado acredita que as inovações que estão por vir, como carros elétricos e autônomos, irão corroborar para mudar ainda mais a imagem que temos hoje do carro, de que ele é um bem, e o veremos cada vez mais como um serviço.

Atualmente, o veículo fica muito mais tempo parado, estacionado, enquanto as pessoas fazem o que elas precisam fazer, do que realmente servindo. E a Flua! pretende trazer informação e auxílio ao cliente nessa transição do carro como serviço, para que os usuários participem de maneira saudável.

Gostou do produto? Quer ter o gostinho de ter um carro a sua disposição pagando pouco por mês? Veja as melhores opções de carro por assinatura no nosso Ranking!

RANKING DE CARRO POR ASSINATURA

Por fim, caso ainda tenha restado alguma dúvida ou você tenha alguma sugestão, basta deixar nos comentários!

Peça seu orçamento para a Localiza Meoo!
Carro por Assinatura
Nossa avaliação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *