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Carro Elétrico: Chegou a hora?

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Carro Elétrico: Chegou a hora?







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Dos quase 46 milhões de automóveis que os brasileiros possuem, apenas 60 mil são carros elétricos. Entretanto, o que se espera para um futuro próximo é que o carro elétrico seja uma opção cada vez mais comum para os brasileiros na hora de ter seu carro próprio.

Então, hoje nossa conversa é com o Felipe Yagi, gerente de marketing e comunicação da Volvo, sobre carro elétrico!

Logo, se você quer saber mais sobre eletrificação, carros híbridos, bateria, autonomia, custo benefício, valores e manutenção, não deixe de perder esse episódio! A conversa está disponível em todos os players acima, o vídeo está no nosso canal do Youtube e, se preferir, continue a leitura!

 

Em que pé está a realidade de se ter um carro elétrico?

De acordo com Felipe a eletrificação dos carros já é uma discussão presente em todas as montadoras e está concentrada principalmente fora do Brasil, mais especificamente na Europa.

Na Europa

Nos países europeus a discussão em relação ao carro elétrico já é mais avançada. Por lá já existem até metas para que a partir da década de 2030/2040 não seja mais permitida a produção e circulação de veículos inteiramente à combustão, que são os carros comuns.

Na Noruega, por exemplo, mais de 50% do volume de carros vendidos já são elétricos.

No Brasil

Já no Brasil, embora esse movimento em direção ao uso do carro elétrico seja mais tímido se comparado com os Estados Unidos e países europeus, por exemplo, a tendência também é de crescimento.

Para exemplificar esse crescimento, Felipe nos trouxe o número de que o mercado de veículos eletrificados brasileiro cresceu quase 200% de janeiro a outubro de 2020 em relação ao mesmo período de 2021.

Ranking de Carro por Assinatura

Posição Plano Nota Interessado?
1 Unidas
Unidas

4.74

2 Localiza Meoo
Localiza Meoo

4.48

3 Movida
Movida

4.22

4 Flua!
Flua!

3.89

5 Renault On Demand
Renault On Demand

3.63

6 UseCar
UseCar

3.31

7 Porto Seguro Carro Fácil
Porto Seguro Carro Fácil

3.18

8 Caoa Sempre
Caoa Sempre

3.11

9 MIT Assinatura
MIT Assinatura

3.10

10 Ford Go
Ford Go

2.79

Atualizado em 12/08/2022

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Quais são os carros elétricos existentes?

Existe uma categoria de veículos eletrificados, todos os carros que pertencem a essa categoria tem, pelo menos, algum tipo de propulsão elétrica. Sendo assim, essa propulsão elétrica pode variar, existindo 3 principais tipos, são eles:

Híbridos não recarregáveis

Os híbridos não recarregáveis, chamados também de híbridos somente, mild hybrid ou híbridos leves, são carros não recarregáveis na tomada. Eles possuem uma bateria de menor capacidade que atua em conjunto com o motor a combustão.

Nesses modelos, a energia elétrica ajuda a reduzir o consumo de combustível e auxilia os carros a saírem da inércia, ou seja, começarem a se movimentar.

Híbridos Plug-in

Os híbridos plug-in são os carros elétricos carregados na tomada. Eles possuem um motor elétrico e um motor a combustão que podem trabalhar em conjunto ou individualmente.

Ou seja, com um carro elétrico que seja híbrido plug-in você consegue utilizá-lo de forma 100% elétrica, mas com uma autonomia menor do que a de um carro elétrico completo.

Além disso, os híbridos plug-in recarregam sua bateria não só na tomada mas também através da sua própria condução. Isso quer dizer que o motor elétrico consegue ser recarregado reutilizando a energia da frenagem do próprio veículo ou até mesmo a energia cinética da roda quando o carro está em movimento.

Elétricos completos

Esses são os veículos 100% movidos a eletricidade. Eles também regeneram a eletricidade através dos freios e do movimento das rodas, mas sua principal forma de carregamento é através da tomada.

Normalmente um carro elétrico completo tem uma autonomia maior em relação aos híbridos não recarregáveis e aos híbridos plug-in.

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Quanto tempo demora para carregar um carro elétrico e qual é sua autonomia?

Como existem níveis de carros elétricos diferentes, para falar sobre o tempo de carregamento também iremos separá-los. Então vamos lá:

Híbridos Plug-in

Os veículos Plug-in da Volvo tem, atualmente, uma bateria que consome em torno de 11.8 kWh (kilowatts hora) e eles aceitam uma corrente de até 3kW. Mas o que isso significa? Vamos explicar!

Utilizando a mesma analogia dada pelo Felipe, vamos imaginar que você tem um tanque de 11.8 litros e uma mangueira que despeja 3 litros por hora. Então, para que você consiga encher todo o seu tanque você precisa que a mangueira fique ligada, aproximadamente, 4 horas.

Com o carro elétrico híbrido plug-in da Volvo é a mesma coisa, para que você recarregue toda a bateria de 11.8kWH é preciso que você deixe seu carro na tomada, mais ou menos, 4 horas.

Com a bateria completamente carregada, esses carros têm autonomia de, em média, 45 km. Ou seja, você consegue andar até 45km de maneira 100% elétrica, podendo depender, claro, do modelo do veículo.

Elétrico completo

No caso do carro elétrico completo, Felipe utiliza como exemplo o xc40 elétrico da Volvo, existem dois tipos de carregamento, são eles:

Convencional ou semi-rápido

O carregamento convencional ou semi-rápido é realizado através da própria tomada que você pode ter na sua casa ou até um carregador de parede (wall box), por uma corrente alternada.

Carregador wall box para carro elétrico

Carregador wall box para carro elétrico

Um wall box, normalmente, é uma instalação aterrada, de 220v e 16 amperes, o que se assemelha a instalação de um ar condicionado ou um chuveiro elétrico, por exemplo. Seu wall box te dará uma potência de, aproximadamente, 7.5 kW.

A bateria do carro Volvo xc40 é de 78 kWh. Sendo assim, utilizando novamente a ideia de quanto tempo demora para a mangueira encher o tanque completamente, é preciso, em média, 10 horas para carregar o carro por completo.

Esse carregamento é também chamado de over night. Você pode chegar em casa do trabalho, colocar seu carro para carregar e deixá-lo carregando durante a noite para retirá-lo apenas na manhã do dia seguinte já todo carregado.

Carregamento rápido

Já o carregamento rápido é através de uma corrente direta, geralmente feito em carregadores públicos.

Obviamente você não poderá deixar seu carro elétrico carregando durante 10h em qualquer lugar. Logo, esses carregadores públicos conseguem fornecer até 150 kW de energia, o que diminui o tempo de carregamento do veículo para, apenas, 45 minutos.

Em relação a autonomia do carro elétrico completo, o modelo da Volvo em questão faz mais de 400 km, podendo chegar a 450 km. Ou seja, a autonomia de um carro elétrico se assemelha à autonomia de um carro convencional a combustão.

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Onde abastecer um carro elétrico?

De acordo com Felipe, quem tem um carro elétrico, normalmente, o carrega na sua própria casa. Porém, é preciso pensar na possibilidade de você precisar de carregar o seu carro e, infelizmente, estar longe de casa. Logo, o que fazer nessa situação?

Para isso, hoje, os principais shoppings, supermercados, academias dos grandes centros, como São Paulo e algumas cidades espalhadas no Sudeste, Sul e Nordeste, já possuem algum tipo de posto de recarga.

A própria Volvo iniciou em 2018 uma estratégia para criar pontos de recarga públicos e o objetivo era de até o final de 2021 ter mais de mil postos instalados no Brasil. Esses postos estão distribuídos principalmente nas capitais e têm uma concentração em São Paulo.

Posto de recarga Volvo

Posto de recarga Volvo

E se eu quiser viajar com meu carro elétrico?

Já existem, também, iniciativas para a instalação de carregadores rápidos em rodovias, fazendo com que os carros elétricos consigam fazer viagens mais longas.

  • Na Dutra, rodovia em São Paulo, já foram instalados carregadores rápidos;
  • Saindo de Foz do Iguaçu até o litoral do Paraná existe um corredor verde com 12 carregadores rápidos distribuídos;
  • No Nordeste também está sendo criado um corredor verde, com o objetivo de conectar as principais capitais.

Além disso, a Volvo está com um projeto para instalar 13 carregadores rápidos que vão cobrir 3250 KM das rodovias de São Paulo. Essas instalações vão permitir ligar a capital, aos litorais sul e norte, ao interior do estado, a Minas Gerais e também ao Sul, através de Curitiba.

Essa é apenas a 1° fase de um plano de 5 fases da Volvo de conectar todo o país.

Como encontrar um posto de recarga Volvo?

Para encontrar um posto de recarga Volvo você tem algumas opções:

  • através do aplicativo Volvo Cars;
  • Waze;
  • Google Maps.
Pesquisa para postos de recarga Volvo em Belo Horizonte utilizando Google Maps

Pesquisa para postos de recarga Volvo em Belo Horizonte utilizando Google Maps

Ou seja, não é necessário baixar o app da Volvo para encontrar os postos de recarga. Você pode realizar a pesquisa tanto no Waze, quanto no Google Maps e encontrará os postos mais próximos.

Quanto custa para “abastecer” em um posto de recarga?

Atualmente, a recarga feita em um posto da Volvo é gratuita, pois a intenção da empresa é incentivar o uso do carro elétrico.

Além disso, os pontos de recarga públicos da Volvo podem ser utilizados por qualquer um, ou seja, não é preciso ter um carro elétrico da Volvo para usar o carregador.

Sendo assim, caso você tenha um carro elétrico de uma montadora concorrente, mas que tenha o mesmo plug da Volvo, que é o mais comum entre as montadoras, chamado de tipo 2, você também pode usufruir dos carregadores públicos da Volvo.

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A bateria do seu carro elétrico vai viciar como a do celular?

De acordo com Felipe, a bateria de um carro elétrico tem a mesma vida útil do próprio carro. Ou seja, daqui 10 anos a bateria não vai parar de funcionar, ela vai apenas, aos poucos, perdendo a sua capacidade.

Ainda, como os carros elétricos ainda são uma novidade, ainda é muito cedo para dizer qual é o nível de perda de capacidade das baterias ao longo dos anos, pois varia de acordo com o uso e com a forma de carregamento.

Como trocar a bateria de um carro elétrico?

Na verdade, não se troca toda a bateria de um carro elétrico, assim como se troca a de um celular, por exemplo.

As baterias dos carros elétricos são feitas de várias “células”. Sendo assim, para fazer a manutenção, você precisa, normalmente, apenas trocar alguns componentes, ou algumas células, para que a bateria volte a funcionar com plena capacidade.

Ou seja, raramente você terá que trocar a bateria por completo e colocar uma nova, você consegue fazer pequenas manutenções preventivas que irão garantir a capacidade da bateria.

Logo, além disso ser bom para o dono de um carro elétrico, é bom também para o meio ambiente, pois a necessidade de descarte dos materiais da bateria é reduzida.

Como descartar a bateria de um carro elétrico?

Hoje, na Volvo, existe um processo de descarte correto da bateria de um carro elétrico. Então, a empresa tem um parceiro especializado nesse tipo.

Além disso, até 98% das células retiradas das baterias de carros elétricos podem ser recicladas ou reutilizadas. Logo, apenas 2% precisam ser tratadas e descartadas em aterros tipo 2, destinados a artigos eletrônicos.

Ainda, a Volvo pretende ser uma empresa de economia circular até 2040, ou seja, a empresa tem como objetivo esgotar a utilização de um recurso antes de descartá-lo. Então, estão sendo estudadas formas de dar uma segunda e até terceira vida útil para a bateria de um carro elétrico.

Respondendo às 13 principais dúvidas sobre a Unidas Livre!

 

Quanto custa um carro elétrico?

No mercado de carros elétricos brasileiros é possível encontrar opções de, aproximadamente, 150 mil até a mais de 1 milhão. Veja algumas opções:

JAC E-JS1 Teste Rápido: JAC E-JS1 é um elétrico popular (só que não) - Motor Show a partir de R$159.000
Mini Cooper S E MINI Cooper SE elétrico tem início de pré-venda no Brasil por R$ 239.990 a partir de R$239.990
Volvo XC40 Recharge Pure Eletric Volvo XC40 Recharge Pure Electric se esgota em pré-venda a partir de R$389.950
Mercedes-Benz EQC Notícias e Avaliações da Mercedes-Benz EQC | InsideEVs Brasil a partir de R$629.900
Audi RS e-tron GT RS e-tron GT, primeiro esportivo elétrico da Audi, chega por R$ 950.000 - Quatro Rodas a partir de R$1.259.000

 

Porque um carro elétrico é tão caro?

Hoje, de acordo com Felipe, o vilão que deixa o preço de um carro elétrico tão alto é a bateria. Entretanto, apesar de serem mais caras, as baterias dos carros elétricos garantem que você precisará fazer menos manutenções do que com um carro convencional.

Ou seja, o custo para comprar um carro elétrico sem dúvidas será maior do que o custo para comprar um carro convencional. Porém, provavelmente, você gastará mais em manutenções com um carro convencional do que com um carro elétrico.

Por exemplo, o xc40 elétrico da Volvo tem como intervalo de manutenção preventiva 3 anos ou 30.000 km rodados. Já um veículo tradicional a combustão tem como intervalo 1 ano ou 10.000 km rodados.

Logo, em um mesmo período de 3 anos, você fará uma manutenção preventiva no xc40 elétrico enquanto no carro convencional a combustão você terá feito, no mínimo, 3.

Ainda, levando em consideração o preço de recarga de um carro elétrico, mesmo carregando em casa e não utilizando os carregadores gratuitos da Volvo, o custo de rodar utilizando eletricidade é ¼ do custo de rodar utilizando combustível.

Sendo assim, se você gasta aproximadamente R$500,00 para encher o tanque do seu carro de gasolina, você gastaria apenas R$125,00 para carregar totalmente seu carro elétrico. Lembrando que a autonomia do carro elétrico é praticamente a mesma de um carro a combustão.

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Preciso de um mecânico, onde eu levo meu carro elétrico?

De acordo com Felipe, a própria Volvo está tendo dificuldades em relação a isso pois está sendo necessário reeducar todos os técnicos da empresa.

Então, pelo menos durante a chegada e o início do uso dos carros elétricos ao Brasil, será inevitável que as manutenções fiquem restritas aos concessionários.

Porém, é importante pensar também que com o aumento da circulação de carros elétricos, mais profissionais irão buscar se profissionalizar com o objetivo de atender a esse novo público.

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Carro elétrico não é coisa do futuro, já é do presente!

Por fim, Felipe nos contou que a linha da Volvo xc40 passará a ser produzida somente no modelo elétrico, excluindo o modelo híbrido ainda existente. Isso porque a empresa acredita no potencial dos carros elétricos.

Ainda, tente não se assustar com o preço de um veículo elétrico pois, de fato, é salgado! Sendo assim, enquanto ter um carro elétrico não for uma possibilidade para você, estude a ideia, aprenda sobre o modelo, veja as vantagens financeiras e sustentáveis que essa opção oferece.

Uma saída pode ser optar por um veículo híbrido, seja ele não recarregável ou com plug-in, essas opções podem ter preços mais atrativos!

Outra opção é ter um carro por assinatura, modelo de negócio em que você assina um carro por um período de tempo de, no mínimo, 12 meses e sem se preocupar com documentação, venda do usado, seguro e contendo manutenções programadas. Gostou? Não deixe de conferir nosso Ranking de Carros por Assinatura!

Além disso, caso você tenha curiosidade em saber como é dirigir um carro elétrico, visite uma concessionária Volvo, faça um test-drive e depois venha nos contar o que você achou!

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