Como pedir cartão de crédito da maneira correta!

O assunto do nosso texto e podcast de hoje é um problema recorrente entre grande parte dos brasileiros: pedir cartão de crédito. 

Vamos dar dicas e sugestões para quem não consegue ter um cartão de crédito liberado, ou para quem até tem um, mas considera o seu limite baixo. Além disso, vamos falar um pouco sobre boas práticas que você deve cultivar ao ter um cartão, e sobre cuidados que você deve tomar. 

Sendo assim, caso você tenha se interessado pelo conteúdo, basta continuar lendo esse texto. 

Se preferir, também pode ter acesso a ele em formato de áudio, por meio do nosso podcast. Portanto, para ouvir nossa entrevista com o Gustavo Marquini, especialista em cartões de crédito da Foregon, é só apertar o “play” logo acima desse texto, ou escolher uma das plataformas de streaming disponíveis.

Como pedir um cartão de crédito

Como solicitar cartão de crédito e ser aprovado?

 

Antes de começar: o cartão de crédito é herói ou é vilão?

A resposta é: depende!

Herói

Quando ele é usado de forma correta, como mecanismo de compra, ele é certamente um herói. Você consegue parcelar, aumentar sua capacidade de pagamento, antecipar um consumo que talvez conseguisse fazer só no final do mês, e isso tudo alavanca a economia. 

Vilão

Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), apenas 76% dos brasileiros pagam a fatura do cartão em dia. Dos 24% restantes há pessoas que atrasam o pagamento, as que parcelam o pagamento, e as inadimplentes, que deixaram de pagar. 

Levando em conta que o mercado de cartões de crédito é enorme (são mais de 1,3 trilhão de Reais movimentados), podemos ver que muitos brasileiros o têm como vilão. Isso porque os juros do cartão de crédito, chamados rotativo do cartão, são extremamente altos, e podem chegar a até 14% ao mês. Sendo assim, em 1 ano sua dívida pode quadruplicar. 

No entanto, vale lembrar que a forma correta de uso do cartão envolve não só não atrasar ou não parcelar a fatura. Ela envolve, também, gastos conscientes.

Muita gente vê o cartão de crédito como uma renda extra, como um dinheiro além do seu salário, o que pode ser muito prejudicial. Lembre-se que quem define seu poder de compra é sua renda, e não seu limite do cartão.

Além disso, é necessário ter cuidado com as pequenas compras. As compras de valores altos geralmente são pensadas e planejadas, e, sendo assim, não são um susto na fatura. Já os deliveries de comida de R$20 e as viagens por aplicativos de transporte de R$15 são os gastos que parecem pequenos, mas quando somados podem fazer uma grande diferença.

É bem importante, portanto, pensar nessas questões antes de pedir cartão de crédito, para que ele não se torne um vilão!

 

Dicas para pedir cartão de crédito e consegui-lo!

Agora que já falamos sobre o cuidado que você precisa ter, vamos às dicas sobre como pedir um cartão de crédito que aumentam suas chances de ser aprovado.

Descubra seu Score de crédito

O Score de crédito é uma nota vinculada ao seu CPF, que varia de 0 a 1000, e mede sua capacidade de pagamento. Temos um conteúdo super atualizado que explica como essa pontuação funciona em mais detalhes, caso você queira. 

O que você precisa saber, entretanto, é que os bancos e instituições financeiras analisam essa sua nota na hora de te conceder ou não um cartão de crédito. Ou seja, é bom que você saiba qual é o seu Score, e qual é a visão que os bancos têm de você. Um dos lugares nos quais você consegue descobrir sua pontuação é no site da Foregon.

Quanto mais baixo seu Score de crédito, menores são as chances de você solicitar cartão de crédito e ser aprovado. Portanto, temos um post aqui no blog com 7 dicas sobre como aumentar o Score que pode te ajudar!

Limpe o seu nome

Se você está com seu nome sujo, infelizmente é quase garantido que nenhum banco irá te oferecer um cartão de crédito. A forma ideal de resolver esse problema é tentar limpar o seu nome antes de solicitar pelo seu cartão.

Nós temos um conteúdo que explica em detalhes como conseguir um cartão de crédito estando negativado. Podemos adiantar, porém, que são modalidades bem específicas de cartão de crédito, que podem não ser o que você busca ou pode ser que você não se enquadre nos requisitos.

Analise o perfil do banco

Cada banco tem um perfil de cliente alvo diferente, e não é muito difícil perceber qual é esse perfil no geral. 

Bancos digitais, por exemplo, que têm seu foco em um aplicativo bom e que utilizam uma linguagem descontraída com seu público, geralmente são bastante compatíveis com jovens. Sendo assim, se você é jovem, provavelmente vai ter mais facilidade em conseguir um cartão de crédito num banco digital do que em um tradicional.

Já bancos que cobram tarifas altas, oferecem produtos mais exclusivos, focam em diferenciais relacionados a viagens internacionais, por exemplo, geralmente são voltados para um público de alta renda. Sendo assim, se você não faz parte desse grupo, o melhor é pedir cartão de crédito em um dos grandes bancos tradicionais, como Caixa Econômica Federal ou Itaú, por exemplo.

Crie diferentes contas correntes

Uma dica interessante para conseguir um cartão de crédito dada pelo nosso entrevistado, Gustavo Marquini, se trata de abrir mais de uma conta corrente. Você terá maiores chances de conseguir um cartão se tiver mais opções de lugares para oferecê-lo.

É importante ressaltar que você deve abrir mais de uma conta, obviamente, se elas forem gratuitas. Abrir várias contas que cobram tarifas irá fazer com que você perca dinheiro, e esse não é o objetivo do Educando Seu Bolso. Algumas contas que geralmente são gratuitas e oferecem cartões sem anuidade são as contas digitais. Nosso ranking te mostra boas opções delas:

Ranking melhores contas digitais segundo Educando seu Bolso

PosiçãoInstituiçãoNotaPost
1 Banco InterBanco Inter
4.7
Confira!Confira!
2 NuContaNuConta
4.3
Confira!Confira!
3 NextNext
4.3
Confira!Confira!
4 C6 BankC6 Bank
4.3
Confira!Confira!
5 Original GrátisOriginal Grátis
4.0
Confira!Confira!
6 NeonNeon
4.0
Confira!Confira!
7 BS2BS2
4.0
Confira!Confira!
8 PagbankPagbank
3.7
Confira!Confira!
9 Super Digital SantanderSuper Digital Santander
3.7
Confira!Confira!
10 AgibankAgibank
3.6
Confira!Confira!

Depois de abrir essas contas, a sugestão do Gustavo é que você não solicite o cartão de crédito em todas elas. Primeiramente, precisamos ressaltar que solicitar vários cartões de crédito faz com que várias instituições financeiras consultem seu CPF, e isso pode reduzir sua nota de Score de crédito.

Você pode apenas utilizar sua conta e, com o tempo, o próprio banco te oferecer um cartão de crédito. É melhor você receber uma oferta do que pedir um cartão de crédito online. Algumas ações podem ser tomadas para aumentar suas chances de receber uma oferta, e vamos citá-las a seguir. 

Construa um bom relacionamento com a instituição

É importante para o banco ter um bom relacionamento com você para que você tenha um cartão de crédito. Sendo assim, primeiramente tente se lembrar se em algum momento da sua vida você já teve uma dívida junto a essa instituição. Mesmo que tenha sido muitos anos atrás, o banco ainda mantém seu histórico arquivado, e isso pode estar te impedindo de conseguir fazer um cartão. Se esse for o caso, busque outra instituição financeira.

Ao construir um novo relacionamento com alguma instituição, existem algumas práticas que aumentam as chances de o banco depositar confiança em você. 

Uma delas é receber o seu salário naquela conta. A conta salário traz uma garantia maior ao banco, já que ele sabe sobre suas movimentações e práticas mensais. Assim, ele consegue saber com mais exatidão se deve ou não te oferecer um cartão de crédito, e qual é o limite ideal.

Outra prática que ajuda a construir um bom relacionamento com o banco é o investimento. Hoje em dia já vemos mais pessoas investindo seu dinheiro, mas esta ainda não se tornou uma prática muito comum no Brasil. De qualquer forma, caso você faça investimentos, procure fazê-lo no banco em que você deseja um cartão de crédito, e suas chances de consegui-lo serão maiores.

 

Não fui aprovado ao pedir cartão de crédito. E agora?

Ele é mesmo necessário?

Se você já tentou de tudo e ainda não conseguiu ter um cartão de crédito aprovado, não se preocupe, pois esse não é um problema tão grande. Além disso, você não está sozinho: uma pesquisa feita pela Foregon mostrou que o principal produto bancário consumido pelos entrevistados é a conta corrente. Das pessoas que têm conta corrente, apenas 46% têm cartões de crédito. 

Ou seja, mais da metade das pessoas não consegue ser atendida pelos bancos no quesito cartão de crédito. Sendo assim, fica claro que existem alternativas a ele que possibilitam o consumo.

Compras online

Se você deseja o cartão para fazer compras online em sites e aplicativos, existe outra modalidade que pode te atender: o cartão pré-pago. A maioria dos sites realmente não aceita compras por cartão de débito, mas aceita por pré-pago!

Ele funciona como um cartão de débito, no qual você precisa ter saldo em conta para fazer alguma compra, mas a diferença é que ele é aceito em compras online. Além disso, ele não conta com toda a burocracia e análise feita pelos bancos e instituições financeiras para conceder um cartão de crédito. Caso você queira conhecer mais, a Foregon tem um guia completo sobre cartões pré-pagos.

Parcelamento

Se seu desejo por um cartão na modalidade crédito é para fazer compras parceladas, realmente não há outra modalidade que possa te atender. Entretanto, saiba que esse costume de parcelar compras em 12 vezes sem juros é comum apenas no Brasil. Sendo assim, ele realmente é um grande facilitador do consumo, mas não é extremamente necessário.

O que você pode fazer nesse caso é, como dissemos anteriormente, abrir uma conta corrente e utilizá-la por alguns meses, cuidando bastante da sua organização financeira, para, com o tempo, ser aprovado ao solicitar um cartão de crédito.

Qual foi o motivo?

Na maioria dos casos, o motivo pelo qual os cartões de crédito foram negados a você é um Score baixo. Uma funcionalidade bem interessante oferecida pelo Nubank é mostrar aos seus correntistas o motivo de eles terem tido seu cartão de crédito ou o aumento do seu limite negados.

Ou seja, se você pedir cartão de crédito Nubank ou aumento do seu limite e não conseguir, é possível saber o motivo. É uma funcionalidade interessante, e torcemos para que ela se torne mais comum entre bancos e financeiras.

 

Por fim, vale a pena ter vários cartões de crédito?

Segundo Gustavo Marquini, sim! Se mais de um banco te ofereceu um cartão de crédito, e eles oferecem benefícios diferentes, vale a pena ter os dois. Esses benefícios podem ser um limite maior, milhas, cashback, diferenciais estéticos, entre outros. Entretanto, para isso é crucial que você tenha organização financeira!

Se você não tem o costume de organizar seu orçamento, controlar seus gastos, poupar dinheiro e mais, nós podemos te ajudar. Oferecemos no Educando Seu Bolso um curso chamado “Jornada Para o Equilíbrio Financeiro”, que fala sobre orçamento pessoal, consumo consciente, crédito, dívidas, poupança e investimento.

Ficou interessado? Saiba mais clicando aqui!

Conhecer o curso agora

Por fim, caso você tenha qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *