O que você está procurando hoje?

Como pedir cartão de crédito? Descubra aqui como conseguir seu cartão

Educando-entrevista
Educando Seu Bolso
Como pedir cartão de crédito? Descubra aqui como conseguir seu cartão
Loading
/

Você está na dúvida se deve ou não ter um cartão de crédito? Ou ainda, você precisa de um cartão de crédito, mas não sabe como conseguir um? Então, continue a leitura para descobrir como pedir um cartão de crédito e qual a melhor forma de usá-lo. 

Primeiro, descubra se você precisa de um cartão de crédito 

Antes de decidir sobre um cartão de crédito, pense se realmente precisa dele. Para que você quer usar o cartão? É para situações de emergência, construir histórico de crédito ou facilitar compras do dia a dia?

Além disso, quais são suas necessidades? Qual seu estilo de vida? Você tem um salário fixo ou cada mês recebe uma quantia? 

Tudo isso deve ser levado em conta antes de decidir se você precisa ou não de um cartão de crédito. Afinal de contas, existem lados positivos e negativos do uso do cartão: 

Quais as vantagens do cartão de crédito? 

Quando ele é usado de forma correta, como mecanismo de compra, o cartão de crédito tem muitas vantagens. Você consegue parcelar, acumular milhas, aumentar sua capacidade de pagamento, antecipar um consumo que talvez conseguisse fazer só no final do mês. 

Quais as desvantagens do cartão de crédito? 

Embora o cartão de crédito ofereça vantagens, é essencial estar ciente das potenciais desvantagens e armadilhas associadas ao seu uso, como a possibilidade de endividamento, as altas taxas de juros e a dependência do crédito. 

Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), apenas 76% dos brasileiros pagam a fatura do cartão em dia. Dos 24% restantes há pessoas que atrasam o pagamento, as que parcelam o pagamento, e as inadimplentes, que deixaram de pagar. 

Levando em conta que o mercado de cartões de crédito é enorme, podemos ver que muitos brasileiros o têm como vilão. Isso porque os juros do cartão de crédito, chamados rotativo do cartão, são extremamente altos, e podem chegar a até 14% ao mês. Sendo assim, em 1 ano sua dívida pode quadruplicar, caso você não pague o valor integral da sua fatura. 

Quando usar o cartão de crédito?

como pedir cartão de crédito

Sabemos que a realidade de cada um é única, então o que é uma necessidade para um pode ser um luxo para o outro. Mas, geralmente, conseguimos estabelecer alguns raciocínios para ajudar na hora de usar o cartão de crédito. 

O primeiro deles é pensar por quanto tempo você vai usar o bem que você está comprando. Por exemplo, se for uma geladeira, faz sentido comprar parcelado, já que é um eletrodoméstico que durará por anos. Seguindo essa linha, não faria tanto sentido parcelar um churrasco, por exemplo. 

Outro ponto importante é lembrar que a forma correta de uso do cartão envolve não só não atrasar ou não parcelar a fatura. Ela envolve, também, gastos conscientes.

Muita gente vê o cartão de crédito como uma renda extra, como um dinheiro além do seu salário, o que pode ser muito prejudicial. Lembre-se que quem define quanto você pode gastar é sua renda, e não seu limite do cartão.

Em quais situações não é recomendado o uso do cartão de crédito? 

Primeiramente, é necessário ter cuidado com as pequenas compras. As compras de valores altos geralmente são pensadas e planejadas, e, sendo assim, não são um susto na fatura. Já os deliveryries de comida de 20 reais e as viagens por aplicativos de transporte de 15 reais são os gastos que parecem pequenos, mas quando somados podem fazer uma grande diferença.

É bem importante, portanto, pensar nessas questões antes de pedir cartão de crédito, para que ele não se torne um vilão! Para entender como usar o cartão de crédito e, ainda assim, evitar o endividamento, confira nosso vídeo sobre o assunto: 

Exemplo prático do uso saudável do cartão de crédito

Veja o caso de Ana, uma profissional autônoma, que deparou-se com uma oportunidade única para adquirir um equipamento essencial para seu trabalho. No entanto, o preço do equipamento ultrapassava um pouco o orçamento disponível no momento. 

Em vez de adiar a compra ou recorrer a outras formas de financiamento mais dispendiosas, Ana decidiu utilizar seu cartão de crédito de maneira estratégica, parcelando o valor total do equipamento em três vezes, sem juros.

Ou seja, o exemplo de Ana nos mostra  a importância de entender as condições do cartão e utilizá-lo de maneira planejada, evitando dívidas desnecessárias e promovendo um equilíbrio financeiro.

Como pedir cartão de crédito e consegui-lo

Existem algumas dicas que você pode seguir na hora de pedir um cartão e aumentar suas chances de consegui-lo. Confira abaixo alguns passos sobre como pedir cartão de crédito da forma correta: 

1. Descubra seu Score de crédito

O Score de crédito é uma nota vinculada ao seu CPF, que varia de 0 a 1000, e mede sua capacidade de pagamento. Os bancos e instituições financeiras analisam essa sua nota na hora de te conceder ou não um cartão de crédito. 

Ou seja, o seu Score  é a visão que os bancos têm de você. Quanto mais baixo seu Score de crédito, menores são as chances de você solicitar cartão de crédito e ser aprovado. Você consegue descobrir sua pontuação no site do Serasa.

O que significa ter um score de crédito alto? 

Ter um score de crédito alto significa que, de acordo com avaliações do seu histórico financeiro, você é considerado confiável ao lidar com crédito e dívidas. Isso é positivo porque facilita a obtenção de empréstimos e financiamentos, além de geralmente resultar em condições mais favoráveis, como taxas de juros mais baixas. 

Por outro lado, ter um score de crédito baixo pode resultar em dificuldades para obter empréstimos ou linhas de crédito, além de taxas de juros mais altas.

Para entender como essa pontuação funciona em mais detalhes, confira nosso conteúdo abaixo: 

Se o seu score estiver baixo, leia o artigo com  7 dicas sobre como aumentar o Score para mudar a sua reputação financeira.

2. Garanta que seu nome esteja limpo 

Se você está com seu nome sujo, infelizmente é quase garantido que nenhum banco irá te oferecer um cartão de crédito. A forma ideal de resolver esse problema é tentar limpar o seu nome antes de solicitar o seu cartão.

Para descobrir se existe alguma dívida no seu nome, você pode consultar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (REF) do Banco Central. 

Além disso, nós temos um conteúdo que explica em detalhes como pedir cartão de crédito mesmo com nome sujo. Podemos adiantar, porém, que são modalidades bem específicas de cartão de crédito, que podem não ser o que você busca ou pode ser que você não se enquadre nos requisitos.

Se você quer saber mais sobre cartão de crédito para negativado, clique aqui!

3. Descubra qual o melhor banco para você

Cada banco possui características específicas que podem facilitar ou não que seus clientes consigam um cartão de crédito. Então, é muito importante que você saiba quais do banco para conceder um cartão de crédito. 

Os requisitos para obter um cartão de crédito no banco podem incluir histórico de crédito, renda mínima e outras condições. Além disso, tenha em mente que alguns bancos podem ser mais flexíveis do que outros.

E se você abrir uma conta, considere fazer isso em um Bancos digital. Muitas vezes eles oferecem processos de abertura de conta mais simples e rápidos, com aplicativos intuitivos. Além disso, alguns são conhecidos por serem mais flexíveis ao conceder cartões de crédito. Para descobrir qual o melhor banco digital confira nosso ranking: 

4. Construa um bom relacionamento com o seu banco

É essencial ter um bom relacionamento com o banco para conseguir um cartão de crédito. Verifique se já teve dívidas com a instituição, mesmo que há muito tempo. Se sim, considere procurar outra instituição financeira.

Ao construir um novo relacionamento, depositar seu salário na conta pode aumentar a confiança do banco em você, pois fornece informações sobre suas movimentações mensais, facilitando a decisão sobre oferecer um cartão e estabelecer um limite adequado.

Além disso, uma alternativa para que o banco te conheça e confie mais em você, aumentando suas chances de conseguir um cartão de crédito é através do open banking, uma iniciativa que permite o compartilhamento seguro de dados financeiros entre diferentes instituições financeiras. 

Ora, imagine que você já tem uma conta há 10 anos no Banco Itaú. Caso decidisse abrir uma nova conta no Nubank, por exemplo, eles não teriam nenhum histórico seu. Porém, com o open banking o Nubank consegue acessar esses dados. Com isso, o banco pode oferecer produtos mais adequados. 

Qual o melhor cartão de crédito? Veja como escolher

Agora que você já sabe dicas de como pedir um cartão de crédito, é essencial que você saiba qual cartão você vai pedir. Para isso, tenha em mente que diferentes cartões oferecem diferentes benefícios e recursos, e a escolha ideal varia de acordo com o estilo de vida e objetivos financeiros de cada usuário. 

Por exemplo, se você gosta de viajar, pode ser interessante escolher um cartão que permite acumular milhas. Por outro lado, se você precisa de um limite mais alto, considerar o cartão do seu banco pode ser uma boa opção, pois a aprovação do limite pode ser mais fácil se você já tem uma relação de confiança com o banco.

Ou seja, o melhor cartão depende da sua necessidade. Apesar disso, algumas ótimas opções disponíveis no mercado são: 

Cartões Carcterísticas

Inter mastercard Gold
PEÇA O SEU 
Sem anuidade
Limite personalizado
Conta digital gratuita Clube de pontos (1 ponto a cada 10 reais gastos no crédito)

Azul Platinum
PEÇA O SEU
Anuidade 12 x R$ 55 
Limite de até 35.000 reais 
Clube de pontos (De 2.2 até 2.6 pontos por Dólar) 

Pão de Açúcar Mastercard Internacional 
PEÇA O SEU
Sem anuidade
Limite até 10.000 reais
Conta digital gratuita Clube de descontos 

Pan Mastercard Internacional 
PEÇA O SEU
Sem anuidade
Limite personalizado
Conta digital gratuita Clube de descontos 

PagBank Visa Internacional
PEÇA O SEU
Sem anuidade
Limite é o valor investido na conta PagBank
Conta digital gratuita 

Não fui aprovado ao pedir cartão de crédito. E agora?

Por que não consegui um cartão de crédito? 

Na maioria dos casos, o motivo pelo qual os cartões de créditosão negados é um Score baixo. Uma funcionalidade bem interessante oferecida pelo Nubank é mostrar aos seus correntistas o motivo de eles terem tido seu cartão de crédito ou o aumento do seu limite negados.

Ou seja, se você pedir cartão de crédito Nubank ou aumentar o seu limite e não conseguir, é possível saber o motivo. É uma funcionalidade interessante, e torcemos para que ela se torne mais comum entre bancos e financeiras.

Como parcelar compras online sem o cartão de crédito 

Se você deseja o cartão para fazer compras online em sites e aplicativos, existe outra modalidade que pode te atender: o cartão pré-pago. A maioria dos sites realmente não aceita compras por cartão de débito, mas aceita por pré-pago!

Ele funciona como um cartão de débito, no qual você precisa ter saldo em conta para fazer alguma compra, mas a diferença é que ele é aceito em compras online. Além disso, ele não conta com toda a burocracia e análise feita pelos bancos e instituições financeiras para conceder um cartão de crédito. Veja nossos conteúdos sobre o assunto:

Além disso, outra alternativa é o boleto parcelado, falaremos um pouco mais sobre ele abaixo:

O que é o boleto parcelado e como ele funciona?

O boleto parcelado é uma alternativa interessante para quem não tem um cartão de crédito. Nesse modelo de pagamento, o valor total da compra é dividido em parcelas, e cada uma delas é representada por um boleto bancário.

Ao optar pelo boleto parcelado, o consumidor paga boletos mensais com valores correspondentes a cada parcela, tornando o processo de pagamento mais acessível e adequado às necessidades financeiras de quem não possui um cartão de crédito disponível. Para saber mais sobre as vantagens e funcionamento do boleto parcelado, confira nosso artigo completo sobre o tema como comprar com boleto parcelado.

Conclusão: o que você deve saber sobre como pedir cartão de crédito 

Em suma, o processo de como pedir um cartão de crédito demanda alguns cuidados para que você consiga o seu. Mas, seguindo os passos abordados neste guia, você estará melhor preparado para aumentar suas chances de aprovação e utilizar seu cartão com responsabilidade.

Escolher um cartão alinhado às suas necessidades é essencial, considerando taxas, programas de recompensas e benefícios. Manter controle consciente dos gastos, pagar as faturas em dia e entender as responsabilidades associadas ao crédito são práticas fundamentais.

Se estiver interessado em opções financeiras mais amplas, como contas digitais, confira nosso [Ranking de Contas Digitais] para encontrar as melhores alternativas, proporcionando praticidade e benefícios modernos para sua vida financeira.

Lembre-se, a educação financeira é crucial para uma vida financeira equilibrada. Desejamos sucesso em suas escolhas financeiras e, caso tenha mais dúvidas, estamos aqui para ajudar!

E se você se interessou pelo assunto, confira nossa conversa no podcast, basta clicar aqui, para ouvir nossa entrevista com o Gustavo Marquini, especialista em cartões de crédito da Foregon.

Também achamos que você vai gostar: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *