O que você está procurando hoje?

Saiba tudo sobre como fazer um empréstimo!

banner-afiliados-468×90-bpc

Apesar de os empréstimos serem muito comuns entre os brasileiros, realizar um empréstimo não é uma decisão simples. Você precisa se planejar, ver se um ele realmente é a melhor saída, e quando decidir contratá-lo, saber como fazê-lo.

Por isso, saiba qual será a quantia adequada a ser solicitada, entenda qual a melhor modalidade de empréstimo e qual instituição tem as melhores condições. Nesse texto vamos te ajudar com isso!

como fazer empréstimo
Como escolher um empréstimo.

 

Qual valor e prazo escolher?

O primeiro passo para contrair um empréstimo é decidir qual o valor que você precisa, e em quantas parcelas você pretende quitá-lo. Nesse passo é importante analisar bem seu orçamento mensal. Muita gente contrai um empréstimo e, para quitar as parcelas mais rápido e ficar livre da dívida, decide dividi-lo em poucas parcelas. Quanto menos parcelas seu empréstimo for dividido, maiores elas serão. Por isso, veja quanto você ganha em um mês, quanto você gasta, e apenas assim você conseguirá saber o valor que pode pagar numa parcela de empréstimo. 

 

Qual modalidade de empréstimo é a melhor para mim?

Depois disso, você precisa decidir a modalidade que mais se encaixa no seu caso. Isso pode ser analisado a partir das restrições de cada uma e de qual delas tem o menor CET (Custo Efetivo Total). É importante ressaltar o fato de que, para contrair um empréstimo, você deve analisar o Custo Efetivo Total, e não a taxa de juros. O CET é o que você irá pagar efetivamente, pois ele leva em conta os encargos embutidos nas prestações. Aqui resumimos o básico dessas modalidades, para que você possa conhecê-las: 

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é muito usado, pois é liberado em poucos dias e não exige nenhuma garantia de pagamento. Ele, porém, não é muito barato: suas taxas costumam estar entre 4% e 10% ao mês. 

Conheça o crédito pessoal online do Ibi empréstimo!

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado pode ser contraído por pessoas que têm uma renda fixa que possa ser comprovada. Essas pessoas são os funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS e funcionários com carteira assinada do setor privado. Os juros desse tipo de empréstimo são geralmente menores que os de, por exemplo, um empréstimo pessoal.

Isso ocorre pois o risco que o banco ou financeira fornecedor do empréstimo corre é menor, já que você paga as parcelas por débito automático todo mês. É necessário ressaltar que o indicado é que a prestação não exceda 30% do salário mensal.

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia se destaca pois tem baixas taxas de juros. Isso ocorre pois, para contraí-lo, você precisa deixar um bem (automóvel ou imóvel) como garantia, a chamada alienação fiduciária. Sendo assim, a empresa geralmente oferece operações com custos menores e tempo maior para pagar. 

Cheque especial

O cheque especial é um tipo de crédito pré-aprovado. Ele funciona de uma maneira bem diferente dos citados acima: quando você gasta mais dinheiro do que tem em conta, ou seja, fica no vermelho, está entrando no cheque especial. Esse crédito pode ser útil para emergências, mas não é interessante deixar sua conta corrente por muito tempo no vermelho nem recorrer com frequência à essa solução. Isso porque os juros dessa operação são os mais caros do mercado, mesmo com a mudança das regras de utilização do cheque especial. 

Financiamento

O financiamento também é um tipo de crédito que uma instituição financeira oferece ao seu cliente, apesar de ser diferente dos empréstimos. A diferença é que um financiamento é direcionado para um fim específico e acordado entre as duas partes previamente. Por exemplo, você pode financiar um apartamento ou seus estudos, e o banco ou financeira que está fornecendo o dinheiro já deve saber disso no momento da transação.

 

Onde procurar por um empréstimo? 

Escolher a modalidade com as menores taxas pode te poupar um bom dinheiro. Entretanto, não basta apenas ter a modalidade correta, mas também o lugar correto. Os juros variam entre instituições diferentes, mesmo quando tratamos da mesma modalidade. 

Crédito Pessoal
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
GERU
Crédito Pessoal4.20%
2
Provu
Crédito Pessoal4.80%
3
Bom Pra Crédito
Crédito Pessoal8.00%
Consignado
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Creditas
Consignado - Privado1.80%
2
bxblue
Consignado - Público2.05%
3
bxblue
Consignado - INSS2.14%
Negativados
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Moneyman
Crédito Pessoal8.75%
2
Simplic
Crédito Pessoal17.90%
Empréstimo
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Bom Pra Crédito
Empréstimo com Imóvel em garantia1.00%
2
Creditas
Empréstimo com Imóvel em garantia1.36%
3
Tutu Digital
Peer-To-Peer PJ2.83%
4
Nexoos
Peer-To-Peer PJ4.18%
5
IOUU.
Peer-To-Peer PJ4.40%

Todos sabem que os bancos tradicionais oferecem linhas de crédito, porém é bom lembrar que nem sempre os juros oferecidos são os melhores. Portanto, é importante ressaltar o papel das fintechs na concessão do crédito. Além de menos burocracia e mais praticidade, você pode comparar os preços e ver com clareza qual o melhor. 

Para fazer essa comparação de preços oferecemos no nosso site uma ferramenta gratuita, o nosso Simulador de Empréstimo. Nele, você preenche algumas informações sobre o empréstimo desejado e nós te mostramos bancos e financeiras que conseguem te atender, com uma previsão do preço das parcelas em cada uma delas. É bom lembrar que todas as empresas que mostramos em nosso simulador são seguras e de confiança. 

Quando fizer sua simulação e descobrir qual empresa fornece crédito com menor CET, você faz seu cadastro no site da empresa. A instituição fará uma análise de crédito e decidirá se você se enquadra ou não nas restrições. Se tudo der certo, você poderá seguir com o processo, fornecer sua documentação, e o crédito será liberado.

Atenção

É preciso ter bastante atenção em várias etapas da contratação de um empréstimo.

O primeiro ponto que se deve ter atenção é à veracidade da empresa escolhida. Se você solicitar crédito numa empresa que te pedir o pagamento de algum valor adiantado para prosseguir com a concessão, ela se trata de uma fraude! Nenhuma instituição pode pedir o pagamento de nenhum valor antecipado para só assim conceder o crédito, mas esse é um golpe bem comum.

Quando você se deparar com alguma empresa da qual nunca ouviu falar, procure indicações de pessoas que já usaram, de sites confiáveis que a indicaram etc. Além disso, caso a oferta do empréstimo seja muito fácil e sem análise de crédito prévia, desconfie. Encontramos aqui um artigo que mostra alguns cuidados que você deve tomar antes de contratar um empréstimo online

Além disso, fique atento quanto ao vencimento e valor de suas parcelas, para mantê-las sempre em dia. Muitas instituições cobram multas em caso de atraso do pagamento.

Leia mais sobre empréstimo: “Quais são os erros mais comuns na hora de fazer um empréstimo” e “Por que meu empréstimo foi negado?Guia definitivo do empréstimo.

 

Vale a pena tomar um empréstimo?

Por fim, vale lembrar mais uma vez que um empréstimo não é uma coisa simples. Entretanto, quando ele é tomado com cuidado e da maneira correta pode ajudar bastante. Para isso, conte com o Educando Seu Bolso! Temos muitos outros artigos sobre empréstimo, inclusive nosso guia definitivo do empréstimo, que você encontra aqui. Ele é um texto bastante detalhado e informativo, com muitas informações úteis. Caso ainda tenha restado alguma dúvida, pode deixar nos comentários que a gente te ajuda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *