O que você está procurando hoje?

Qual o melhor cartão para milhas em 2024? Saiba qual escolher!

Você já pensou em acumular milhas usando o seu cartão de crédito no dia a dia? Imagina, você vai a um restaurante, paga a conta no crédito e acumula pontos no seu cartão, que podem ser trocados por milhas. Interessante né? E esse é só um resumo da proposta destes cartões. Então, para descobrir qual o melhor cartão para milhas em 2024 continue a leitura e escolha o ideal para você!

O que são milhas?

Milhas são recompensas acumuladas através de programas de fidelidade de companhias aéreas. quando você se inscreve em um programa de fidelidade de uma empresa aérea, você acumula milhas sempre que voa pela companhia ou compra serviços ou produtos de parceiros associados ao programa 

Ao acumular milhas, você obtém descontos e benefícios em passagens e hospedagens, de acordo com a quantidade acumulada.

Alguns cartões de crédito oferecem a vantagem do acúmulo de pontos a cada compra feita, que depois serão revertidos em milhas nas empresas aéreas. Ou, se o cartão for vinculado a uma determinada companhia aérea, as compras feitas  já se transformam em milhas diretamente.

Para que servem as milhas?

As milhas servem como uma forma de moeda de recompensa que você pode usar para obter uma série de benefícios, especialmente se você viaja com frequência ou faz compras regulares com cartões de crédito. 

Elas têm várias utilidades e te permitem resgatar passagens aéreas gratuitas ou com desconto, conseguir upgrade de classes em voos, acessar salas vips de aeroportos e muito mais. 

Como o sistema de milhas funciona?

O sistema de milhas, também conhecido como programa de fidelidade ou programa de recompensas, funciona como um incentivo oferecido por companhias aéreas e outras empresas para recompensar a lealdade de seus clientes. No geral, esses programas funcionam a partir de duas fases diferentes: 

  1. Quando você acumula milhas
  2. Quando você gasta suas milhas

1. Como acumular milhas? 

Para acumular milhas você pode viajar, assinar um clube de benefícios, concentrar compras no cartão de crédito e até mesmo fazer compras online. Veja como acumular milhas em cada uma dessas estratégias: 

  • Viajando: Escolha uma companhia aérea com programa de fidelidade. Ao voar com ela, acumule milhas por cada trecho;
  • Clube de Benefícios: Assine um clube que oferece pontos mensais e descontos. Esses pontos podem ser convertidos em milhas. Acumule mais pontos comprando através da plataforma do clube;
  • Cartão de Crédito: Use um cartão vinculado a um programa de pontos. Cada pagamento da fatura gera pontos que podem ser trocados por milhas;
  • Compras Online: Algumas lojas online permitem acumular pontos em compras, que podem ser convertidos em milhas. Opte por essas lojas para suas compras habituais;

2. Como gastar milhas

Depois de ter acumulado suas milhas você pode trocá-las por vários produtos e serviços. Você pode usar suas milhas para conseguir: 

  • Descontos ou a gratuidade das passagens 
  • Upgrade de classe em voos
  • Descontos em acomodações e hotéis 
  • Alugar um carro em outro lugar 
  • Trocar milhas por produtos físicos ou vouchers para compras em lojas específicas.

Vale a pena ter um cartão que acumula milhas?

Sim, vale a pena ter um cartão que acumula milhas, especialmente se você: 

  • viaja muito
  • está disposto a concentrar a maior parte dos seus gastos no cartão para acumular milhas, com a disciplina necessária para não se endividar
  • quer usar as milhas para reduzir os custos de uma viagem futura, seja economizando na passagem ou em na hospedagem 

Por outro lado, se você não viaja com frequência, não gasta muito no cartão de crédito ou prefere formas de recompensa imediatas (como dinheiro de volta), um cartão de milhas pode não ser tão vantajoso. É importante avaliar seus hábitos de consumo e viagem antes de decidir se um cartão de milhas é a melhor opção para você.

Quais os melhores cartões para milhas em 2024?

Se você está em busca de um cartão de crédito, sabe que existem milhares de opções de diferentes instituições. Por isso pode ser difícil escolher só um que se encaixa nos seus objetivos. 

Considerando que estamos em busca de cartões para acumular milhas, algumas opções que merecem destaque são:

Azul Gold

O Cartão Azul Gold, emitido pelo Banco Itaú, destaca-se por oferecer um programa de pontos atrativo, acumulando de 1.7 até 2.0 pontos por dólar gasto. Sua anuidade, dividida em 12 parcelas de 39 reais, proporciona um custo acessível.

Além disso, este cartão apresenta benefícios diferenciados, como a bonificação de 2.0 pontos por dólar em compras na Azul e 1.7 pontos por dólar em compras gerais. A validade dos pontos por 24 meses oferece flexibilidade aos usuários na utilização dos benefícios.

azul goldCartão Azul Gold Anuidade: 12 parcelas de 39 reais 
Limite de Crédito: A partir de 2.500 reais
Benefícios: Acumula de 1.7 até 2.0 pontos por dólar gasto. Ganha 2.0 pontos por dólar em compras na Azul e 1.7 pontos por dólar em compras gerais. Os pontos têm validade de 24 meses.
Renda Mínima:  2.500 reais
Como Solicitar: A solicitação pode ser feita diretamente no site do Banco Itaú, que emite o cartão 

Azul Internacional

O Azul Internacional, também emitido pelo Banco Itaú, é uma opção com anuidade dividida em 12 parcelas de 30 reais, tornando-o uma escolha financeiramente conveniente. Seu diferencial reside na pontuação, acumulando de 1.4 até 1.5 pontos por dólar gasto.

Destaca-se pela possibilidade de personalização do limite de crédito. Com renda mínima de 1.500 reais, esse cartão atende a uma parcela significativa da população.

azul gold
Cartão Azul Internacional 
Anuidade: 12 parcelas de 30 reais 
Limite de Crédito: Personalizado
Benefícios: Acumula de 1.4 até 1.5 pontos por dólar gasto. Ganha 1,5 pontos por dólar em compras na Azul e 1,4 pontos por dólar em compras em outras empresas. Os pontos têm validade de 24 meses
Renda Mínima: 1.500 reais
Como Solicitar: você pode solicitar o Azul Internacional através do site do Banco Itaú.

Bradesco Elo Mais Internacional 

O Bradesco Elo Mais Internacional oferece uma alternativa com anuidade em 12 parcelas de 33,65 reais, tornando-se uma opção intermediária em termos de custos.

Seu grande atrativo é a simplicidade do programa de pontos, acumulando 1 ponto por dólar gasto. A ausência de uma renda mínima necessária amplia sua acessibilidade, sendo uma escolha democrática para diferentes perfis de clientes.


Bradesco Elo Mais Internacional
Bradesco Elo Mais Internacional
Anuidade: 12 parcelas de 33,65 reais 
Limite de Crédito: Personalizado
Benefícios: Acumula 1 ponto por dólar gasto
Renda Mínima: não tem 
Como Solicitar: você pode solicitar o cartão através do site do Bradesco

Bradesco Visa Platinum 

O Bradesco Visa Platinum, com anuidade em 12 parcelas de 41,70 reais, destaca-se pela bandeira e pelo status Platinum. Assim como o Elo Mais Internacional, acumula 1 ponto por dólar gasto, oferecendo uma experiência similar em termos de benefícios.

Sua disponibilidade sem a exigência de uma renda mínima estabelecida amplia a acessibilidade, permitindo que um público mais amplo desfrute de suas vantagens.

visa platinum
Bradesco Visa Platinum
Anuidade: 12 parcelas de 41,70 reais 
Limite de Crédito: Personalizado
Benefícios: Acumula 1 ponto por dólar gasto
Renda Mínima: não tem 
Como Solicitar: você pode solicitar o cartão através do site do Bradesco

LATAM Pass Gold 

O Cartão Latam Pass Gold, emitido pelo Banco Itaú, oferece uma proposta atraente com anuidade em 12 parcelas de 39 reais. Seu diferencial está na acumulação de pontos, variando de 1.6 até 2.7 pontos por dólar gasto.

Com um limite de crédito inicial a partir de 2.500 reais, atende às necessidades de consumidores que buscam um cartão com benefícios exclusivos para viagens.

latam-pass-itau (1)
Latam Pass Gold 
Anuidade: 12 parcelas de 39 reais
Limite de Crédito: A partir de 2500 reais 
Benefícios: Acumula de 1.6 até 2.7 pontos por Dólar.
Renda Mínima: 2.500 reais
Como Solicitar: A solicitação pode ser feita através do site do Banco Itaú.

LATAM Pass Internacional 

O Latam Pass Internacional, também emitido pelo Banco Itaú, possui anuidade em 12 parcelas de 30 reais, apresentando-se como uma opção mais acessível.

Seu destaque está na flexibilidade, acumulando de 1.3 até 2.2 pontos por dólar gasto, com a possibilidade de acúmulo adicional para membros do Clube LATAM Pass. A personalização do limite de crédito e a validade de 24 meses dos pontos são aspectos que agregam valor a este cartão.

latam-pass-itau (1)
Latam Pass Internacional 
Anuidade: 12 parcelas de 30 reais
Limite de Crédito: Personalizado
Benefícios: Acumula de 1.3 até 2.2 pontos por dólar gasto. Os pontos têm validade de 24 meses. Clientes membros do Clube LATAM Pass acumulam 2,2 pontos a cada dólar gasto em compras.
Renda Mínima: 1.500 reais
Como Solicitar: A solicitação pode ser feita através do site do Banco Itaú.

Pão de Açúcar Mastercard 

O Pão de Açúcar Mastercard Platinum, emitido pelo Banco Itaú, oferece um programa de pontos diferenciado, acumulando de 1.5 até 3 pontos por dólar. Sua anuidade em 12 parcelas de 33,75 reais representa um custo acessível considerando seus benefícios exclusivos.

Com uma renda mínima de 2.500 reais, esse cartão atende a um público que busca um perfil mais premium, com vantagens específicas para compras em supermercados e estabelecimentos parceiros. A solicitação através do site do Banco Itaú proporciona facilidade e comodidade aos interessados.


pao de acuçar platinum (1)
Pão de Açúcar Mastercard Platinum
Anuidade: 12 parcelas de 33,75 reais
Limite de Crédito: Personalizado
Benefícios: Acumula de De 1.5 até 3 pontos por Dólar
Renda Mínima: 2.500 reais
Como Solicitar: A solicitação pode ser feita através do site do Banco Itaú

Por que estes são os melhores cartões para milhas? 

Bem, para descobrir quais os melhores cartões para milhas analisamos 20 cartões diferentes. Dentre os cartões analisados, os que mais se destacaram estão listados acima. 

Os cartões analisados foram:  

  1. Bradesco American Express Centurion
  2. Itaú The One Mastercard Black Personnalité
  3. Santander American Express Centurion
  4. Sicoob Mastercard Black Merit
  5. Porto Bank Visa Infinite
  6. Santander Unique Mastercard Black
  7. Azul Gold
  8. Azul Internacional
  9. Bradesco Elo Mais Internacional 
  10. Bradesco Visa Platinum 
  11. LATAM Pass Gold 
  12. LATAM Pass Internacional 
  13. Pão de Açúcar Mastercard
  14.  AAdvantage Black
  15. Santander Infinite
  16. Azul Visa Infinite
  17. BB Altus Visa 
  18. Santander Elite
  19.  Pão de Açúcar Mastercard Black 
  20. C6 Black Carbon

Além disso, para decidir quais os melhores cartões para milhas consideramos os seguintes critérios: 

  • a taxa de acúmulo de pontos por dólar gasto;
  • a anuidade;
  • os benefícios adicionais oferecidos;
  • a validade dos pontos;
  • a renda mínima necessária;
  • facilidade de solicitação.

Ou seja, a escolha desses cartões baseou-se na combinação de fatores que maximizam o acúmulo de milhas para diferentes perfis de consumidores.Isto é, desde aqueles que buscam opções com anuidade menor até quem deseja acumular milhas rapidamente ou têm preferências específicas de compras. 

Mas, existem diversas outras opções de cartões de crédito no mercado. Então, para saber qual escolher, é importante considerar a sua realidade de forma específica. Para isso, você pode adotar algumas estratégias:

Como escolher o melhor cartão para milhas?

O melhor cartão é aquele que atende às suas necessidades e que se enquadra no seu perfil. Por exemplo, não basta você escolher um determinado cartão que acumula muitas milhas se a anuidade dele for extremamente alta e se você não usar o cartão com frequência. 

Além disso, é preciso colocar na balança os benefícios que o cartão oferece, que podem ser mais ou menos vantajosos a depender de cada um. 

Ou seja, escolher o melhor cartão para milhas é uma escolha individual. Porém, para que essa escolha seja assertiva, é importante que você considere alguns pontos: 

1. Considere seus gastos no cartão

Entenda como você gasta seu dinheiro mensalmente. Se a maior parte dos seus gastos pode ser paga com cartão de crédito, um cartão que oferece boas taxas de acúmulo de milhas pode ser uma boa escolha.
Geralmente, esses cartões exigem que você tenha uma renda mínima para ser aceito e, dependendo das suas despesas, é possível conseguir desconto na anuidade do cartão. 

2. Calcule se a anuidade do cartão para milhas compensa 

Para isso, você precisa comparar o valor da anuidade e o valor estimado dos benefícios que você efetivamente usará. Então, anote todos os benefícios oferecidos pelo cartão, como milhas geradas por compra, acessos a salas VIP, seguros de viagem, entre outros.

Depois, estime quanto cada benefício vale para você. Por exemplo, se o cartão oferece quatro acessos gratuitos por ano a salas VIP e você costuma pagar R$150 por acesso e usa isso 4 vezes ao ano, esse benefício vale R$600 para você.

Finalmente, some o valor de todos os benefícios que você planeja usar e compare o total do valor dos benefícios com o custo da anuidade do cartão.

Quando os benefícios justificam a anuidade? 

Os benefícios justificam a anuidade quando o valor total dos benefícios que você usará é maior do que o custo da anuidade.

Suponha que um cartão de crédito tenha uma anuidade de R$450. Os benefícios incluem:

  • Acesso a salas VIP quatro vezes ao ano (valor estimado de R$600);
  • Seguro de viagem (valor estimado de R$200);
  • R$300 em milhas aéreas por ano, considerando seus gastos.

O valor total dos benefícios é de R$1.100. Neste caso, os benefícios justificam a anuidade, pois você está recebendo mais em valor do que está pagando.

Quando os benefícios não justificam a anuidade?

Os benefícios não justificam a anuidade quando o valor total dos benefícios é menor do que o custo da anuidade, ou quando você não usa os benefícios oferecidos pelo cartão.

Se um cartão tem anuidade de R$450, mas você só usa o benefício de milhas aéreas, que vale R$300 para você, e não utiliza os acessos a salas VIP nem o seguro de viagem, então a anuidade não se justifica.

Dicas Adicionais sobre anuidade do cartão 

  • Negocie a anuidade: em alguns casos, você pode negociar a anuidade com o banco, especialmente se for um cliente de longa data ou tiver um bom volume de gastos no cartão.
  • Considere cartões com anuidade zero: avalie se cartões sem anuidade oferecem benefícios que atendem às suas necessidades, mesmo que sejam menos generosos.
  • Use benefícios específicos para compensar a anuidade: alguns cartões oferecem créditos anuais para compras específicas (como serviços de streaming ou viagens) que podem compensar diretamente o custo da anuidade.

Existe cartão que acumula milhas sem anuidade?

É muito difícil encontrar um cartão que acumule milhas e não tenha anuidade. Apesar de algumas empresas divulgarem que seus cartões acumulam milhas e não tem anuidade, isso só acontece quando você gasta um determinado valor no cartão todo mês. Geralmente, o valor mínimo que você deve concentrar no cartão para conseguir anular a anuidade é de 1000 reais/mês. 

Porém, existem cartões que te permitem acumular pontos e que não possuem anuidade. Depois que você acumula esses pontos, pode trocá-lo por milhas. O problema destes cartões que pontuam e não tem anuidade é que, normalmente, a taxa de pontos acumulados por real gasto no cartão é bem baixa. 

Veja o caso do Inter: a cada R$10,00 gastos com o cartão de crédito, você acumula 1 ponto. No Inter, é possível converter esses pontos para o programa TudoAzul, o programa de milhas da Azul Linhas Aéreas. No entanto, é necessário acumular um mínimo de 5.000 pontos antes de poder fazer a transferência. 

Vale ressaltar que, após a transferência, os 5.000 pontos acumulados no Banco Inter podem não corresponder a 5.000 milhas no programa TudoAzul, pois a taxa de conversão pode variar.

3. Avalie seus hábitos de viagem

Se você faz mais viagens dentro do Brasil, é melhor focar em acumular em companhias que fazem mais voos domésticos, como Gol e Azul. Porém, se você pretende fazer voos internacionais, pode escolher acumular milhas em companhias que fazem esses voos, como a Latam.

4. Verifique a validade das milhas

Alguns cartões têm milhas que expiram em um curto período, enquanto outros oferecem milhas com maior validade. Escolha um cartão cujo prazo de validade das milhas se alinhe com o prazo em que você pretende usá-las.

5. Compare os benefícios

Além das milhas, muitos cartões oferecem seguros de viagem, assistência em viagem, acesso gratuito a salas VIP em aeroportos, entre outros. Avalie quais benefícios são mais relevantes para você.

6. Verifique a flexibilidade do programa de milhas

Alguns programas de milhas são mais flexíveis do que outros, permitindo que você transfira pontos entre diferentes programas de fidelidade ou resgate suas milhas por uma variedade maior de produtos e serviços.

7. Pesquise promoções de adesão

Alguns cartões oferecem promoções especiais para novos usuários, como milhas bônus na adesão, que podem ser muito vantajosas.

8. Considere seu relacionamento com o banco

Se você já tem um bom relacionamento com um banco, pode ser mais fácil obter aprovação para um cartão de crédito com bons benefícios de milhas e sem anuidade. 

Conclusão

Finalmente, entendemos que não existe somente um cartão para milhas, mas sim várias opções que se encaixam em diferentes perfis e faixas de renda. Então, escolher o cartão certo para você é ideal para conseguir economizar em viagens e aproveitar os benefícios do uso do cartão. 

Além disso, uma dica de ouro é considerar as opções de cartões oferecidos pelo banco que você já tem um relacionamento. Como o banco já te conhece, é maior a probabilidade de você conseguir o cartão. 

Mas, não deixe de conferir as taxas e os pontos ganhos a cada real/dólar gasto. Afinal, quanto mais pontos você conseguir acumular, mais rapidamente você poderá aproveitar dos benefícios das milhas. 

E, se você se interessa por esse assunto, achamos que você também vai gostar: 

Perguntas frequentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *