O que você está procurando hoje?

Boleto Parcelado: Mais conhecido como Crediário Digital!

banner-afiliados-468×90-bpc
Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Boleto Parcelado: Mais conhecido como Crediário Digital!
/

Chega de pedir cartão de crédito emprestado para a mãe, para o pai ou para aquele tio gente boa, agora você pode fazer compras online com o boleto parcelado, e o melhor, com taxas atrativas!

Comprar no boleto parcelado é a nova opção de pagamento dos e-commerces. Essa novidade pode ser vantajosa, principalmente, para os brasileiros que não têm acesso ao cartão de crédito, então, se você faz parte desse público, conheça essa novidade!

Para conversar com a gente hoje, trouxemos, novamente, o Marcelo Ramalho, CEO da Provu, uma fintech de crédito. A Provu, antiga Lendico, é pioneira no produto de Boleto Parcelado no Brasil e o Marcelo veio contar mais sobre essa novidade para nós!

Ficou interessado? A conversa está disponível em todos os players acima, o vídeo está no nosso canal do Youtube e, caso prefira, continue a leitura!

 

O Boleto Parcelado Provu

Crediário digital, boleto parcelado, BNPL ou “Buy Now Pay Later”… Esses nomes estão na moda e diversas empresas estão se movendo para oferecer, também, esse produto. Mas não se assuste, você, provavelmente, já conhece do que estamos falando, o que está acontecendo agora é apenas uma modernização e digitalização do antigo crediário.

A Provu, antiga Lenidco já faz parte desse mercado e foi uma das pioneiras dessa novidade no Brasil, desenvolvendo o boleto parcelado em 2019.

Para conhecer melhor a Provu, confira nosso outro podcast com o Marcelo e conheça as taxas e os diferenciais da empresa!

 

Como o boleto parcelado pode te ajudar?

O brasileiro já está acostumado com o crediário, basicamente todas as grandes empresas do varejo trabalham com esse produto.

Entretanto, a partir do momento que o consumo passou a migrar para a internet, para o digital, para o e-commerce, uma parcela da população ficou desamparada pois o principal meio de pagamento utilizado nesse canal ainda é o cartão de crédito. E, como sabemos, não é todo mundo que tem cartão de crédito.

Logo, as pessoas que não têm um cartão de crédito são excluídas do e-commerce e, consequentemente, perdem preços mais atraentes e a fácil comparação de produtos que esse canal oferece.

Além disso, essas pessoas ficam restritas a consumir na loja de varejo que tem perto de casa, por exemplo, onde elas conseguem ir e comprar utilizando o crediário.

Por fim, o objetivo do Boleto Parcelado Digital é fornecer a essa parcela da população que não tem conta bancária, ou se tem não é uma conta ativa, não tem cartão de crédito, ou tem um limite baixo, uma opção de pagamento para que elas também possam consumir online.

Conheça também o Boleto Parcelado Bom Pra Crédito!

 

Comprar no boleto parcelado, tem funcionado?

De acordo com o Marcelo, o objetivo do boleto parcelado está funcionando!

Ou seja, esse público que antes ficaria de fora do consumo nos e-commerces ou que teriam que buscar outros meios para conseguir comprar online, como pedir o cartão de alguém emprestado ou contratar um empréstimo pessoal para conseguir pagar um boleto à vista, tem utilizado o boleto parcelado!

Logo, na prática, o que o boleto parcelado tem feito é dado oportunidade para o consumidor que antes não tinha capacidade de comprar online e, consequentemente, aumentado as vendas dos varejistas, por estarem oferecendo uma nova opção de pagamento.

Entretanto, por se tratar de um produto novo e 100% digital, a Provu, a Lendico do passado, ainda está explorando quais são as melhores formas de apresentar essa opção para os consumidores e ajudá-lo na decisão de se o boleto parcelado é a melhor alternativa para ele ou não.

Então, a empresa tenta garantir de que as fraudes estão sendo evitadas e de que está sendo aprovado o melhor crédito para a capacidade de pagamento de cada cliente, para que, em poucos cliques, o processo seja feito e o produto adquirido!

Quais são as lojas que aceitam boleto parcelado Provu?

As redes que aceitam o boleto parcelado da Provu hoje, são:

  • Motorola;
  • Mondial;
  • Morango Rosa;
  • Vertical Digital;
  • Vezzo;
  • Única Healthcare.

Entretanto, é importante ressaltar que a compra através do boleto parcelado não está restrita apenas a produtos físicos, por exemplo, comprar celular no boleto parcelado. Ou seja, você pode comprar, também, serviços, como cursos profissionalizantes.

Ainda, a Provu está expandindo para a compra de serviços médicos, como consultas, exames ou procedimentos, que não sejam extremamente caros mas tenham um valor significativo, na faixa de R$1.000,00 a R$2.000,00.

Saiba como  e onde parcelar boleto!

 

Quais são as taxas para comprar no boleto parcelado?

Ao comparar as taxas do boleto parcelado com as taxas de um empréstimo pessoal, pode-se dizer que elas são melhores.

Isso acontece pois o consumo no boleto parcelado, normalmente, é de um valor menor e com prazos de pagamento mais curtos. Sendo assim, se torna possível oferecer uma taxa menor e mais adequada para o cliente que utiliza o boleto parcelado.

Além disso, é possível customizar a taxa cobrada de acordo com a situação. Por exemplo, se você está consumindo um produto que tem um baixo risco, você pode conseguir uma oferta melhor.

Ainda, por ser um canal em que é possível construir um relacionamento de longo prazo com o cliente, ou seja, quanto mais você comprar no boleto parcelado e sempre quitar suas dívidas, mais você se mostra um bom pagador e, com isso, é possível ter acesso a taxas mais atrativas.

O que é um produto de baixo risco?

Para exemplificar o que é considerado um produto de baixo risco, Marcelo faz um paralelo com o uso do cartão de crédito.

Ou seja, no cartão de crédito, a pessoa tem um limite aprovado e ela pode utilizar aquele limite da forma que ela bem entender. Consequentemente, as taxas de juros do cartão são mais caras, pois não se sabe como a pessoa vai utilizar aquele limite.

Diferentemente do boleto parcelado, em que cada operação é aprovada individualmente, o que permite que riscos diferentes sejam tratados de maneiras diferentes.

Logo, se você está consumindo em uma loja de móveis, por exemplo, você dificilmente vai comprar uma cama ou uma geladeira simplesmente no impulso. Então, por ser uma compra que provavelmente foi pensada e programada pelo cliente, o risco associado àquela operação é menor, portanto, é possível oferecer taxas melhores.

 

Como comprar parcelado no boleto?

Hoje, você tem acesso ao boleto parcelado dentro da própria plataforma do varejista. Então, você pode estar procurando uma airfryer nova no site da Mondial e, na hora de finalizar a compra, terá como uma das opções de pagamento o boleto parcelado Provu.

Entretanto, o cliente pode procurar quais são os varejistas que têm a solução do boleto parcelado Provu e dar preferência a eles, construindo assim uma relação com a Provu.

Consequentemente, o cliente estará tendo seu histórico de crédito analisado dentro de um contexto único, pois ele sempre utilizará o boleto parcelado Provu e poderá ter acesso a ofertas mais atrativas.

Por fim, Marcelo nos contou que a Provu, antiga Lendico, tem planos para o futuro para que isso seja tratado de maneira diferente. De forma que a jornada comece dentro da Provu, assim o cliente terá uma linha de crédito aprovada e poderá consumir em diversos locais diferentes.

 

Dá pra comprar parcelado no boleto fisicamente?

Atualmente, o boleto parcelado ainda é um produto digital, entretanto, de acordo com o Marcelo, não existe nenhuma limitação que restrinja o crediário digital aos e-commerces.

Ou seja, existem possibilidades de fazer com que a compra no boleto parcelado seja uma opção de pagamento também para as compras físicas. Um dos planos da Provu é disponibilizar totens de autosserviço em algumas lojas para que o cliente possa optar pelo boleto parcelado fisicamente.

6 dicas para contratar um empréstimo de maneira saudável!

 

E para o estabelecimento, qual é a vantagem do boleto parcelado?

A estratégia adotada pela Provu para chegar até aos varejistas foi a de se integrar a diversas plataformas de e-commerce que já atendem a eles. Com isso, a proposta de valor para os varejistas se tornou muito interessante, pois o investimento é praticamente 0.

Ou seja, os varejistas passam a ter acesso a uma ferramenta que, praticamente sem custo nenhum, é capaz de aumentar as suas vendas. Ainda, como a cobrança dos juros é feita do cliente, o varejo recebe o dinheiro 5 dias depois da venda.

Logo, ao comparar a compra no boleto parcelado com o cartão de crédito, em que o varejista recebe 28 dias depois apenas a primeira parcela da venda e ainda é descontada a taxa do cartão, ele se torna uma proposta vantajosa para os varejistas.

Então, por se tratar de uma implementação relativamente simples e barata, adotar a opção do boleto parcelado se torna acessível também para pequenos e médios varejistas, e não apenas os grandes, como ocorria com o crediário original.

Por isso, se você é um pequeno ou médio varejista, você pode procurar alguma plataforma de e-commerce que seja voltada para o público da sua empresa e, assim, será ainda mais fácil oferecer o boleto parcelado como opção de pagamento.

Simular empréstimo!

 

Vale a pena comprar no boleto parcelado mesmo tendo cartão de crédito?

Sim, pode valer a pena! O “buy now pay later” ou compre agora e pague depois, que está atraindo muitos clientes no exterior é uma forma de boleto parcelado sem juros e a Provu, a Lendico do passado, pretende oferecer essa opção também.

Sendo assim, mesmo que você tenha um cartão de crédito e tenha um bom limite no cartão, pode ser que escolhendo comprar no boleto parcelado você não precise pagar juros.

Mas é importante ressaltar que as operações no boleto parcelado sem juros costumam ser de valores menores e poucas parcelas.

Ainda, pode ser que você não se sinta confortável em consumir online com o cartão de crédito, por medo de fraudes, por exemplo. Logo, o boleto parcelado pode ser uma opção mais segura para uma compra online!

Porque o limite no boleto parcelado pode ser mais alto que no cartão de crédito?

De acordo com Marcelo, o desafio do cartão de crédito é que a partir do momento que foi aprovado um limite de R$5.000,00 reais para uma pessoa, não é comum do banco se arrepender e dois meses depois diminuir o limite para R$3.000,00, por exemplo.

Sendo assim, as empresas são conservadoras em relação à qual é o limite que será fornecido para cada cliente. Diferentemente do boleto parcelado, em que a aprovação de cada compra é feita individualmente.

Ou seja, no momento em que o cliente estiver oferecendo menos risco, é possível aprovar uma linha de crédito maior para ele. Entretanto, quando ele estiver oferecendo mais risco, por estar endividado ou já ter tomado muito crédito, o limite disponível pode ser reduzido.

Empréstimo pessoal: 11 informações essenciais sobre essa modalidade!

 

Comprar parcelado no boleto, vale a pena?

A opção de comprar no boleto parcelado foi criada com o objetivo de incluir quem estava de fora do e-commerce. Entretanto, não pense que ela é apenas uma maneira mais fácil de conseguir crédito!

O boleto parcelado é uma dívida contraída, assim como um empréstimo. O diferencial é que ele geralmente cobre valores menores e pode ser pago em menos parcelas, o que o torna mais vantajoso do ponto de vista dos juros a serem pagos.

Ou seja, ao optar por comprar no boleto parcelado, é importante que essa compra faça parte do seu planejamento financeiro, para que você consiga arcar com os custos sem se enrolar!

Por fim, é importante conhecer as opções de pagamento que estão disponíveis no mercado, para que você possa se organizar financeiramente e entender qual delas é a ideal para cada situação!

Ainda, se o boleto parcelado não puder te ajudar, pois você precisa de mais dinheiro, confira o Simulador de Empréstimo do Bom Pra Crédito e encontre a melhor opção para você!

Simular no Bom Pra Crédito!

Caso ainda tenha restado alguma dúvida, é só deixar nos comentários que a gente te ajuda!

Um comentário

  • Olá Eduarda!
    Já fiquei um bom tempo sem cartão de crédito, por causa de dívidas que eu tinha no antigo cartão, e de empréstimos que eu tomara, para satisfazer desejos da minha falecida esposa, pois não sabia dizer “não” para ela.
    Acabei ficando mais ou menos três anos sem cartão, não podendo fazer assinaturas de streaming e portais de notícias (que trabalham com o paywall), não podendo alugar carro para fazer minhas viagens, e tampouco fazer reservas de hostels e pousadas. Serviços estes que, na grande maioria das vezes, exigem que o usuário tenha cartão de crédito, sem o qual a transação não é realizada.
    Tive de praticamente implorar para uma instituição financeira me conceder um cartão de crédito, para eu poder fazer uma viagem para fora do meu estado. Por sorte, obtive um cartão, mas com limite de menos de um mil reais.
    Perdi minha esposa no início de 2020. Não tenho filhos. Não estou casado, e nem pretendo tão cedo. Meu irmão reside no exterior. Perdi meu pai em 2014. Minha mãe e meu padrasto moram em outra cidade, distante cerca de 120 km de onde moro, o que dá cerca de 2 h 15 min de carro.
    Desculpe o desabafo!
    Abraço.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *