Se você quer saber a melhor opção entre amortizar no prazo, na parcela ou investir seu dinheiro, descubra a melhor opção no nosso Relatório de Amortização

Não sabe se está com o nome sujo? Aprenda a consultar online de forma simples

No Brasil, existem milhões de inadimplentes (devedores). Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) pelo do Serviço de Proteção ao Crédito, em 2018, mostrou que cerca de 40,6% da população acima de 18 anos está inadimplente. Mas não é todo mundo que conhece essas estatísticas. Muitos não sabem se estão com o nome sujo ou não. Você sabe?

pessoa preocupada

A negativação acontece quando se tem alguma pendência com dívidas. Manter as contas regularizadas é, certamente, muito importante. Mas existem situações em que saber se você está ou não com o nome sujo é essencial. Para pedir um empréstimo, por exemplo, é muito comum que as instituições consultem seu CPF em busca de alguma pendência. E, nessas situações, estar negativado ou vai tornar mais difícil para você conseguir o crédito, ou, se ele for aprovado, as taxas cobradas vão ser mais caras. Isso acontece porque as empresas de empréstimo entendem que o risco de inadimplência do crédito é maior se você está negativado. Assim, as taxas cobradas são mais caras para cobrir o risco. Portanto, consultar antes como está sua situação é indispensável.

Fazer essa consulta parece um grande desafio para você? Fique tranquilo, não é nenhum bicho-de-sete-cabeças! Se, por qualquer motivo, você precisa conferir se seu CPF tem restrição, não deixe de ler este texto. Aqui, vamos te ensinar a examinar online e de maneira simples se seu nome está sujo. Ao final, você já estará pronto para fazer essa consulta sempre que precisar!

 

Por onde começo? (consulta de nome sujo)

Em primeiro lugar, existem três órgãos que disponibilizam a lista de negativados do Brasil: Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC.  E você precisa consultar seu CPF nas três entidades para saber se está com o nome sujo. Isso acontece porque cada uma dessas instituições tem acesso a informações de determinadas empresas. Ou seja, talvez uma delas tenha dados recolhidos das “Lojas Americanas”, e outra não. Assim, pode acontecer de você consultar o site da Serasa e estar tudo certo por lá, mas seu nome estar sujo no SPC Brasil.  (Dica extra: se quiser se certificar seu status e relacionamento com instituições (financeiras ou não) que você pode ter compromisso, sugerimos que você consulte o registrato do Banco Central).

 

Caso o consumidor descubra que está com o nome sujo, as plataformas também informam o valor da dívida, a quem se está devendo e um telefone para contato, para tornar mais fácil a negociação e o pagamento. Dito isso, aprenda abaixo a consultar seu CPF online, em cada uma dessas instituições:

 

Boa Vista (SCPC)

Administrado pelo Boa Vista, o SCPC (Sistema Central de Proteção ao Crédito) disponibiliza consulta online e gratuita de CPF pelo site Consumidor Positivo. Para utilizar o recurso, basta que você faça um cadastro no site da instituição. Serão solicitadas apenas informações simples, como CPF, nome e data de nascimento.

 

Feito o cadastro, é só entrar no site, selecionar as opções “Para você” e, em seguida, “Consulta CPF Grátis”, como mostra a imagem abaixo.

 

nome sujo, negativado, serasa, spc, boa vista scpc, dívida

Então, serão apresentados o seu score de crédito e, logo abaixo, se você tem alguma restrição no nome. Caso não possua nenhuma, aparecerá o termo “Nada consta”.

Serasa

A consulta no site da Serasa também é feita de forma online, gratuita e simples. Após fazer o cadastro no sistema, você será direcionado para uma página que apresenta seu score de crédito e se você possui pendências. Uma observação! É possível que o score de crédito apresentado pela Serasa seja diferente do que você vai ver no Boa Vista SCPC. Mas não se preocupe, isso não é nenhum problema. Ambas as empresas têm acesso a uma base de dados enorme, mas cada uma delas faz seus cálculos e pesquisas de maneira diferente. Por isso, é comum que os scores sejam diferentes.

 

Caso não existam pendências, o site te informará: “Você não possui dívidas na Serasa”.

nome sujo, negativado, serasa, spc, boa vista scpc, dívida

 

SPC Brasil

Por fim, a consulta no SPC também é simples e online, porém não é gratuita. Para realizar a consulta do CPF, é preciso acessar o site do SPC. Na plataforma, fazer uma busca com o CPF em busca de negativação custa R$9,90. Pagando esse valor, você tem acesso a:

 

  • Registro de inadimplência no SPC.
  • Informações cadastrais.
  • Último endereço e telefone vinculado.
  • Informações do poder judiciário.
  • Crédito concedido em seu nome.
  • Registro de título protestado em cartório.
  • Inserção no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).
  • Consultas realizadas em seu documento, nos últimos 180 dias.
  • Alerta de documentos, mediante registro de furto junto à CDL ou Associação Comercial

 

E atenção! O valor de R$9,90 vale para apenas uma pesquisa. Caso você precise, no futuro, fazer a consulta  de nome sujo novamente, o valor será cobrado outra vez.

 

Descobri que estou com nome sujo. O que fazer?

Bem, a resposta mais certa e direta é: liquidar as dívidas pendentes, de preferência o quanto antes. Após o acerto do valor, a empresa que te negativou tem a obrigação de retirar seu nome da lista de inadimplentes em até 5 dias. Inclusive, caso fique decidido que o pagamento da dívida será parcelado, a empresa também deve retirar o seu nome logo após a liquidação da primeira parcela.

 

Porém, caso você não possa pagar neste momento, é preciso buscar condições para saldar as dívidas. Em primeiro lugar, fazer seu planejamento financeiro é fundamental. Dessa forma, colocando as contas no papel, vai ficar mais fácil para você entender como vai fazer para negociar e pagar a dívida. Inclusive, existem algumas empresas online que te ajudam a renegociar dívidas de maneiras mais simples: Quero Quitar, Acordo Certo, Blu365… Se você tiver problemas nesse processo, buscar a ajuda de fintechs especializadas pode ser muito útil.

 

Além disso, é possível que você esteja com uma dívida cara. Por exemplo, se você estiver devendo uma fatura do cartão, um cheque especial, tem que tomar cuidado com os juros de atraso no pagamento, que são muito altos. Assim, para sair dessa dívida cara, pode ser interessante para você substituir uma dívida cara por uma mais barata.

nome sujo, negativado, serasa, spc, boa vista scpc, dívida

 

Posso pegar empréstimo com o nome sujo?

Sim. Bem como foi apresentado no início do texto, é possível pegar empréstimo mesmo com o nome sujo. Entretanto, é mais difícil, porque muitas empresas não concedem, e as taxas são mais altas. Portanto, avalie com cuidado se, enquanto negativado, é um bom momento para você solicitar empréstimo. Mas, caso você precise do crédito, principalmente para liquidar dívidas caras, sugerimos que utilize nosso simulador de empréstimo. Assim, você pode encontrar a linha de crédito mais indicada para a sua situação. Além disso, você pode conferir no ranking abaixo algumas das menores taxas de empréstimo para negativados.

 

Não Consignado
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
GERU
Crédito Pessoal4.20%
2
Just.
Crédito Pessoal5.05%
3
Ibi Digital
Crédito Pessoal5.99%
4
Credisfera
Crédito Pessoal6.15%
5
Rebel
Crédito Pessoal6.65%
Consignado
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
GERU
Consignado - INSS1.80%
2
GERU
Consignado - Público1.80%
3
Agibank
Consignado - INSS2.03%
4
Agibank
Consignado - Privado2.42%
5
Creditoo
Consignado - Privado4.89%
Empréstimo Para Negativados
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Livre.digital
Crédito Pessoal3.47%
2
Ferratum
Crédito Pessoal13.10%
3
Agibank
Crédito Pessoal17.91%
4
Crefisa
Crédito Pessoal21.77%
5
Unobank
Crédito Pessoal22.45%
6
Simplic
Crédito Pessoal22.45%
7
Moneyman
Crédito Pessoal28.44%
Empréstimo Para Empresas/Refinanciamentos
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Bcredi
Empréstimo com Imóvel em garantia1.82%
2
Creditas
Empréstimo com Imóvel em garantia2.67%
3
Tutu Digital
Peer-To-Peer PJ2.80%
4
Nexoos
Peer-To-Peer PJ3.32%
5
Kavod Landing
Peer-To-Peer PJ4.40%

 

Por fim, esperamos que tenham ficado claras as instruções de como descobrir se você está com o nome sujo. Se tiver qualquer outra dúvida nesse processo, é só comentar aí embaixo que estamos sempre dispostos a ajudar. Grande abraço!

8 comentários

  • Olá

    Na hora de liquidar a dívida (no meu caso tenho 3). Negociar no feirão do serasa ou diretamente com o credor? O que é melhor para aumentar meu score?
    O score avaliado para um cartão nubank é o mesmo do serasa?

    Responder
    • Fernanda Almeida

      Olá, Jennifer. Tudo bem?

      Excelentes perguntas. Quanto ao feirão para negociar as dívidas, acredito que seja válido você olhar as duas opções para descobrir qual oferece as melhores condições. Afinal, alguma pode ter o Custo Efetivo Total um pouco menor, o que vai ser melhor para o seu bolso. Pagar menores taxas é sempre bom.
      Em relação ao score de crédito, não é tão certo. Sem dúvidas, quitar as dívidas é a melhor solução para aumentar o score. Mas não é possível saber se o local que você fizer sua renegociação vai influenciar nisso. Provavelmente não. O mais importante é quitar as dívidas, limpar o nome (se for o caso) e manter seus dados cadastrais atualizados no Serasa.
      Por fim, segundo as informações disponíveis pelo Nubank, o score que eles usam para fornecer crédito é, sim, o do Serasa.

      Se tiver qualquer outra dúvida, estamos dispostos a ajudar.

      Fernanda Almeida
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
    • Fernanda Almeida

      Olá Sirlei!

      Para descobrir em qual banco seu nome está sujo, é preciso seguir os passos apresentados no post acima. Você teve alguma dúvida com o conteúdo?

      Fernanda Almeida
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
    • Fernanda Almeida

      Olá Regis!

      Você teve alguma dúvida na explicação apresentada no artigo? Estamos dispostos a ajudar.

      Fernanda Almeida
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *