O que você está procurando hoje?

O que é o registrato e como funciona?

“Fica a sugestão de comentar sobre o Registrato na próxima postagem. Parabéns pelo blog, está muito legal.”
Nizam, via Facebook.

Obrigado, Nizam, pelo elogio e pela sugestão de tema. Vamos ao registrato que, apesar do nome, não é um novo sabor de café da Nespresso, risos… 

o que é registrato?

Registrato é um sistema que te ajuda a controlar suas operações financeiras.

ENCONTRE MELHOR CRÉDITO

 

O que é registrato?

O Registrato é um sistema criado pelo Banco Central para simplificar a vida das pessoas. Ele permite que os cidadãos acessem facilmente, pela internet, informações sobre suas operações de crédito e outros relacionamentos financeiros.

Agora, em vez de precisar ir pessoalmente a agências do Banco Central ou enviar solicitações pelos correios com documentos autenticados e firma reconhecida em cartório, as pessoas podem acessar seu histórico financeiro online, com total segurança, garantindo assim a confidencialidade de suas informações.

 

Como funciona o registrato do Banco Central?

Funciona assim, de acordo com o próprio site do Banco Central:

  1. Acesse a página do registrato no endereço eletrônico do BC, selecione a opção “Clientes bancários que fazem uso de internet banking” e clique no link “ Obter a frase de segurança”.
  2. Insira o CPF, o nome de um banco com o qual tenha relacionamento (internet banking), a data de nascimento e o nome da mãe. Feito isso, o sistema irá fornecer uma frase de segurança.
  3. Valide a frase de segurança, fornecida pelo sistema, no internet banking do banco indicado no momento do acesso. Para isso, será necessário clicar no ícone com o logotipo do BC em local de fácil acesso no internet banking do banco.
  4. Acesse novamente o endereço eletrônico do Banco Central, volte à página do registrato e clique em “3 – Cadastrar”. Será necessário inserir o CPF, o nome da instituição financeira que validou a frase de segurança e o e-mail. Feito isso, o cadastro estará concluído e o sistema informará uma senha provisória para acesso aos relatórios.
  5. Troque a senha provisória, acessando novamente a página do registrato no endereço eletrônico do BC e clicando em “Acessar o Registrato”.

Os cidadãos que já possuem cadastro no Banco Central podem acessar o sistema diretamente, bastando informar seu Usuário Sisbacen e senha. Para isso, devem clicar em “Já possuo cadastro” na página do sistema .

Fonte: https://inclusaofinanceira.bcb.gov.br/novo-sistema-permite-acesso-a-informa%C3%A7%C3%B5es-sobre-opera%C3%A7%C3%A3o-de-cr%C3%A9dito-pela-internet

Além disso, confira abaixo algumas opções de crédito recomendadas.

Crédito Pessoal
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
GERU
Crédito Pessoal4.20%
2
Provu
Crédito Pessoal4.80%
3
Bom Pra Crédito
Crédito Pessoal8.00%
Consignado
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Creditas
Consignado - Privado1.80%
2
bxblue
Consignado - Público2.05%
3
bxblue
Consignado - INSS2.14%
Negativados
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Moneyman
Crédito Pessoal8.75%
2
Simplic
Crédito Pessoal17.90%
Empréstimo
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Bom Pra Crédito
Empréstimo com Imóvel em garantia1.00%
2
Creditas
Empréstimo com Imóvel em garantia1.36%
3
Tutu Digital
Peer-To-Peer PJ2.83%
4
Nexoos
Peer-To-Peer PJ4.18%
5
IOUU.
Peer-To-Peer PJ4.40%

 

Testamos o sistema: veja o que achamos

Para responder ao Nizam, testei o acesso para o meu CPF.

O extrato das operações de crédito trazia informações corretas sobre minha fatura de cartão de crédito em aberto e meus limites de crédito pessoal e de cheque especial não utilizados.

No segundo extrato, sobre o relacionamento bancário, quase tudo ok. Estava lá todo o meu histórico de contas correntes, desde minha primeira conta, aberta pelo meu primeiro empregador, passando por contas que encerrei devido a mau atendimento ou altas tarifas bancárias, até chegar às minhas atuais duas contas correntes.

Uma surpresa, porém: uma conta que eu dava como encerrada não tinha registro da data do fim do relacionamento.

Se isto não for erro de informação do banco, pode ser que eu não tenha tido o devido cuidado no encerramento da conta lá atrás. Vou procurar saber, afinal, não se deve manter conta corrente aberta desnecessariamente.

 

Resumindo: vantagens do registrato

Em resumo, acho que o acesso aos dados por meio da internet é um avanço, pois facilita:

  1. A gestão das suas finanças;
  2. O processo de análise cadastral quando você precisar contratar novo crédito; e
  3. A correção de informações financeiras inadequadas associadas ao seu CPF ou, como foi meu caso, alerta para a necessidade do devido encerramento de uma conta corrente em desuso.

ENCONTRE MELHOR CRÉDITO

Obrigado, Nizam!

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *