O que você está procurando hoje?

Descontos para compras em dinheiro

Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Descontos para compras em dinheiro
/

Comerciantes podem conceder desconto aos clientes que optarem por pagar suas compras em dinheiro, em vez de usar cartão. Muitos já faziam isso, mesmo que não fosse permitido, mas agora é lei. Esse é o assunto do nosso podcast de hoje, no programa Em Boa Companhia, da Rádio Inconfidência.

Já falamos sobre isso aqui no blog. Explicamos que a proibição de conceder desconto era ruim para o consumidor que pagava em dinheiro. Isto porque o comerciante tem custos ao receber por meio de cartão. E, como precisava estabelecer um preço único, logicamente esse preço precisava cobrir os custos do cartão. Assim, quem usava dinheiro acabava pagando mais do que precisaria.

.

O que pode acontecer?

O esperado é que as várias empresas envolvidas nas transações por cartão se mexam. Se mais pessoas aproveitarem o desconto e usarem menos cartão, as empresas podem sentir isso no bolso. E aí, esperamos, elas podem passar a cobrar taxas menores do comerciante nas vendas com cartão.

Esse efeito pode ser acelerado pelo aumento no número de empresas de cartão. Enquanto as chamadas bandeiras sejam basicamente as mesmas – Visa, Mastercard etc. –, muitas outras empresas fazem parte do processo, Já reparou quantas maquininhas novas têm surgido por aí? Pois é. As empresas que fornecem as máquinas estão em concorrência cada vez maior. E elas podem fazer a diferença na hora de baixarem os preços.

Falando nisso, se você é comerciante e vende – ou quer vender – por meio de cartão, já conhece o nosso Comparador de Máquinas de Cartão? Ele pode te ajudar a escolher a maquininha mais adequada para seu negócio!

.

Boletos

Outro assunto que tratamos no programa foi outra nova lei. A que permite que os boletos vencidos possam ser pagos em qualquer banco. Vai acabar aquela história de ter que ir ao banco emissor do boleto para pagar uma conta vencida. Por enquanto a lei só vale para boletos de valor muito alto. Mas em breve vai chegar a nós, mortais. Quer saber que história é essa e quando isso vai chegar até você? Já sabe: ouça o podcast!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *