O que você está procurando hoje?

Pesquisa aponta: 6 em 10 brasileiros voltam a se endividar em até um ano. Você é um deles?

Quer uma prova de como o brasileiro e desorganizado financeiramente? Bom, se você ainda tem alguma dúvida disto, leia esta reportagem. Segundo ela, nada mais nada menos do que 6 em cada 10 brasileiros voltam a ficar inadimplentes em até um ano após a renegociação. Pasmem, quase 4 voltam a ficar inadimplentes em até 3 meses… Imaginem! Você ter que passar pelo constrangimento de ter seu nome sujo na praça e pelo inconveniente de ter que limpá-lo e nem assim tomar jeito?! Incrível.

Há uma frase célebre (não me lembro mais de quem) que diz que “o ser humano não é muito bom em aprender com a experiência dos outros, mas é bem melhor em aprender com seus próprios erros”. Pois é, neste caso nem com os próprios erros estamos aprendendo. Brincadeira!

Bom, a única explicação que tenho para isso é mesmo a falta de planejamento financeiro, atestada pela pesquisa da CNDL, que diz que 81% dos brasileiros não controlam suas finanças adequadamente, que aliás tratamos aqui no blog. Para limpar o nome, o cidadão aceita qualquer acordo proposto pela instituição financeira, sem antes avaliar seu comprometimento de renda, ou em outros termos, se aquela nova prestação cabe no bolso, tema do qual tratamos aqui também no blog.

Então, tá na lista negra? Se prepare antes de renegociar para limpar seu nome. Faça um orçamento familiar e veja quanto sobra, pois de nada adianta assumir um compromisso que ainda não caiba no seu orçamento. Afinal, imagino que você não queira ser um desses 4 que terão que renegociar de novo daqui a 3 meses né?! Tenho certeza que você tem mais o que fazer….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *