Você já ouviu falar em domicílio bancário? Embora o nome pareça complicado, o conceito é bem simples: uma conta bancária com uma plataforma simples para você controlar seus recebimentos.
Mas porque ter um domicílio bancário? Se você quer entender a importância dele e como você pode melhorar o dia a dia do seu negócio com segurança e agilidade, esse texto é para você.
O que é domicílio bancário?
Se você vende produtos ou serviços, provavelmente possui uma conta bancária onde recebe os pagamentos. Se utiliza uma única conta, você já tem um domicílio bancário, mesmo que não conhecesse esse termo antes.
O domicílio bancário é a conta ou instituição financeira que empresas e profissionais autônomos escolhem para concentrar seus recebimentos de vendas por cartão, aplicativos, sites e plataformas de vendas.
Muitas vezes, nem paramos para pensar se a conta que usamos é a melhor opção. Quem usa maquininha de cartão, por exemplo, geralmente fica com a conta digital oferecida por ela, sem avaliar se é vantajosa, e acaba pagando altas taxas por isso.
Assim, trocar de domicílio bancário pode te permitir economizar com taxas, caso precise antecipar os recebíveis ou então facilitar o acesso a capital de giro. Além disso, ter um domicílio bancário pode aumentar suas chances de ter crédito, com todas as movimentações em uma única conta, os bancos conseguem analisar melhor a saúde financeira do seu negócio. Veja um exemplo.
Exemplo
Imagine que você fez uma venda parcelada em 10 vezes, mas precisa do valor total agora para repor seu estoque. Muitas empresas de maquininhas, como PagBank e Mercado Pago, oferecem essa antecipação, mas com taxas que podem ser elevadas, reduzindo a margem de lucro da venda. Por isso, optar por outro domicílio bancário pode ser a melhor opção para fazer essa antecipação de recebíveis.
Para quem é indicado o domicílio bancário?
O domicílio bancário é indicado principalmente para empresas (de qualquer porte) e para profissionais autônomos. Ele facilita o processo de recebimento das vendas e serviços prestados, permitindo que os pagamentos sejam direcionados automaticamente para uma única conta bancária.
Como o domicílio bancário funciona?
O domicílio bancário junta seus recebimentos em uma única conta, melhorando o controle do fluxo de caixa e facilitando a antecipação de recebíveis com taxas mais atrativas. Se o seu banco atual não oferece antecipação ou empréstimos para capital de giro usando os recebimentos futuros como garantia, talvez seja hora de buscar outras opções.
Para tornar uma única conta seu domicílio bancário, informe às maquininhas e empresas de recebimento que essa será a conta onde deseja receber pelas vendas e serviços. Então as empresas irão direcionar seus recebimentos para a conta que você informou e comprovou ser seu domicílio bancário.
Por que tirar o comprovante de domicílio bancário?
O comprovante de domicílio bancário é um documento que confirma a conta onde você realiza suas transações financeiras. Ele é frequentemente solicitado por instituições financeiras para abertura de contas, solicitação de empréstimos ou comprovação de receitas.
Caso precise informar seu domicílio bancário para receber suas vendas ou solicitar um empréstimo, você precisa separar os documentos necessários para fazer essa comprovação.
Quais bancos podem ser domicílios bancários?
Qualquer banco pode ser seu domicílio bancário, basta informar para a empresa que você faz suas vendas a conta que deseja ter seus recebimentos. Para isso você pode seguir os seguintes passo a passo:
Infinite Pay
Passo a passo para alterar seus dados bancários na Infinite Pay:
Para alterar seus dados bancários, você pode usar o App InfinitePay (disponível para Android e iOS). Certifique-se de você possui a versão mais recente do aplicativo e siga os passos abaixo:
- Acesse o app informando o celular cadastrado
- Clique no ícone “Configurações”
- Selecione a opção “Editar Perfil”
- Clique em “Editar” ao lado de “Dados bancários”
- Insira os novos dados
- Clique em alterar
- Pronto!
A confirmação da troca dos dados bancários leva até 1 dia útil para acontecer.
PagSeguro
Passo a passo para cadastrar uma nova conta bancária no PagSeguro:
Acesse Transferências na tela inicial do app PagBank e em seguida basta pressionar
“adicionar conta”, e informar os dados da conta que deseja salvar.
Lembre-se: Os dados das suas transferências na PagSeguro ficam salvos na lista de recentes, nas próximas transações você só precisa selecionar uma conta já cadastrada anteriormente.
Stone
Para trocar sua conta de recebimento da stone, siga o passo a passo:
1. Vá em Recebimentos na tela inicial do aplicativo;
2. Selecione Contas de recebimento;
3. Agora toque em Ir para Contas de recebimento;
4. Selecione sua conta atual;
5. Depois toque em Trocar e siga as orientações.
Lembre-se: as vendas do link de pagamento sempre serão pagas na conta da Stone. Então, nesse caso, não será possível alterar a conta de recebimento.
Pagar.me
Passo a passo para criação e alteração de conta de recebimento na Pagar.me:
Você pode deixar contas bancárias salvas na dashboard da Pagar.me, para alternar o
recebimento quando for de sua vontade. Para realizar essa alteração, a conta deve ser do
mesmo documento cadastrado em seu recebedor principal. Se quiser alterar o documento atrelado a conta, entre em contato com o atendimento Pagar.me.
Siga o passo a passo para a criação de novas contas:
Entrar em Recebedores > Selecionar o recebedor desejado > Configurações > Conta Bancária
Sumup
Passo a passo para alterar sua conta bancária na Sumup:
1) No canto superior direito, clique sobre o ícone de perfil e em seguida, “Detalhes do perfil”;
2) Na tela seguinte, selecione “Dados bancários”;
3) Você verá seus dados bancários atuais. Para mudar, clique em “Alterar número da conta”;
4) Insira os novos dados, lembrando que a nova conta deve estar registrada no mesmo CPF/CNPJ do titular do cadastro. Se você é MEI, poderá escolher se deseja receber os pagamentos numa conta bancária de pessoa física ou jurídica;
5) Clique em “Salvar” e a mudança estará feita!
Lembre-se: Sempre que você mudar a conta do banco, a Sumup verifica sua conta com o micro depósito de 1 centavo. Esse processo pode levar até 3 dias úteis.
Cielo
Ao acessar a área exclusiva do cliente cielo no site, clique no “meu cadastro”, na parte esquerda
superior da tela. Nela, você terá as opções de “Dados do estabelecimento”, “Dados de usuário” e “Dados da conta”.
Para realizar alterações nesses campos, clique no botão “Editar”, destacado em azul. Para alterar os dados do proprietário do equipamento, clique na aba “Dados do usuário” e faça as modificações.
Getnet
Na Getnet, a alteração deve ser feita por telefone:
Basta você entrar em contato com a Central de Atendimento Getnet no telefone 4002-4000 e
solicitar a mudança.
Como escolher o melhor domicílio bancário?
Antes de definir qual conta vai ser seu domicílio bancário, é importante analisar os benefícios de cada banco e como essas vantagens podem ajudar o seu negócio. Por exemplo: quais serão as tarifas de manutenção da conta? Quais são as opções de crédito? Qual é a taxa cobrada sobre as vendas feitas por meio da maquininha de cartão?
Por isso, é importante verificar a possibilidade de antecipar seus recebíveis, ou seja, receber o dinheiro que receberia parcelado antes do prazo. Além disso, é importante entender as implicações da trava de domicílio bancário, para que não acabe sem capital de giro para sua empresa.
Por isso, tenha calma e estude bem antes de definir qual será seu domicílio bancário. Afinal, ele pode facilitar o dia a dia da sua empresa, mas também pode acabar sendo uma pedra no seu sapato.
Como fazer a transferência de domicílio bancário?
Transferir o domicílio bancário é um processo simples, mas tenha atenção para garantir que todos os seus pagamentos e recebimentos sejam direcionados corretamente. Para isso, siga os passos abaixo:
1 – Escolha seu novo banco ou conta (ele precisa fazer parte do sistema SLC) ;
2 – Abra a nova conta (se necessário);
3 – Atualize seus dados de domicílio bancário para seus fornecedores e clientes;
4 – Verifique se seus recebíveis estão caindo na nova conta;
5 – Cancele a antiga conta.
Mas o que é SLC? O Sistema de Liquidação de Cartões é o meio do caminho do dinheiro. Após o pagamento ser autorizado, uma notificação é enviada ao SLC (ou SILOC) para que o valor seja liberado ao estabelecimento comercial. |
Conclusão: qual a importância do domicílio bancário para empresas?
O domicílio bancário pode parecer apenas um detalhe, mas é uma chave importante para ajudar na gestão de caixa. Ter seus recebimentos em uma única conta facilita o controle e simplifica processos como a antecipação de recebíveis, algo que pode ser um alívio para empresas que precisam de dinheiro em caixa.
Imagine não ter que esperar meses para receber aquela venda parcelada, e ainda conseguir manter seu capital de giro… Com o domicílio bancário você pode ter essa facilidade. Mas a escolha desse banco deve ser feita com cuidado. Afinal, algumas empresas oferecem juros altíssimos para antecipação de recebíveis.
Pesquise e alinhe suas prioridades com seu banco, se você sabe que vai precisar de empréstimos e antecipações de recebíveis já procure o banco com menores taxas, para não sair no prejuízo.
Então se você quer saber qual a melhor conta digital para você, visite nosso ranking de contas digitais.
Você também pode gostar:
- Vendas Online: tudo que você precisa saber para vender com segurança
- Link de pagamento: qual a melhor opção? Veja as 10 melhores
- Ranking de Maquininha de Cartão
- Qual a melhor máquina de cartão para quem está começando um negócio? Veja as 7 melhores de 2024