O que você está procurando hoje?

Cuidado Nathalia Arcuri, um novo digital influencer vem aí!

Banner_afiliado_XP
Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Cuidado Nathalia Arcuri, um novo digital influencer vem aí!
/

O investimento é capaz de proporcionar grandes oportunidades. Entrentanto, num cenário de grande incerteza, como a pandemia da covid-19, é importante ouvir especialistas da área para evitar perdas e fazer boas escolhas, né?

Por isso, nossa conversa hoje foi com Daniel Calonge, digital influencer, CEO e Cofundador da Monetus, a qual surgiu em 2012 e, desde 2016, é uma gestora de investimento digital. Ele nos falou sobre o comportamento do investidor no auge da crise e da sua vida como digital influencer.

Essa conversa com o Daniel está disponível em todos os players acima e, caso prefira a leitura, é só continuar.

Esse texto possui os seguintes blocos:

 

Investir com corretagem ZERO!

Como surgiu a necessidade de se tornar digital influencer em tempos de crise?

Do ponto de vista do gestor de investimento, na jornada das pessoas vivendo a vida que elas sempre sonharam tem pontos importantes e o conhecimento talvez seja o principal. Pois, é através dele que as pessoas vão poupar e não fazer bobagem em situações complexas.

Monetus FIA.

A necessidade de tranquilizar as pessoas

No contexto de crise, as pessoas estão aflitas, pois veem seu patrimônio ir embora, e por isso, bate o desespero. Logo, o Daniel aumentou a quantidade de lives para tranquilizar essas pessoas. 

Segundo ele, foi um momento de muito aprendizado, pois as pessoas estavam bem preocupadas e com as emoções à flor da pele. O gestor entende a preocupação, pois quando você perde muito dinheiro pela primeira vez, realmente bate o desespero.

O gestor de investimento diz que a crise de 2020 não fazia muito sentido. Pois, a China já tinha quase resolvido o problema de covid e tinha caído até 15%, os Estados Unidos decresceu 20% e estava se recuperando, enquanto o Brasil decrescia 50%, com isso era necessário entender o que estava acontecendo aqui.

Coronavírus: como proteger seu bolso da crise? Confira!

 

A dupla função: gestor de investimento, digital influencer ou os dois?

Daniel diz que teve um dia que pensou em formas de estar mais próximo do cliente. Pois a qualidade das informações que chegavam eram cada dia pior, também, existia o problema das informações pessimistas entre as pessoas.

Ele ressalta que como gestor de uma empresa, encontrava-se satisfeito, pois é só entregar o máximo de retorno para as pessoas, mas enquanto CEO de uma empresa, que deseja estar perto do cliente, ele estava pecando.

Com isso, ele começou a ser “influencer”, com grande dificuldade, pois não entendia de redes sociais e foi aprendendo no meio do caminho. 

Segundo o gestor de investimento, as pessoas falavam com ele que a sua presença nas mídias sociais era boa, pois passava confiança, porque ele fala de um jeito simples e explica suas teses. 

 

O mesma lado da mesa

Daniel diz que enquanto for gestor, terá seu dinheiro 100% no Monetus FIA. Porque essa atitude o credencia para conversar com seus clientes, porque quando eles perdem, o gestor perde mais. 

Segundo ele, gestor e cliente estão no mesmo lado da mesa e não em lados opostos. E foi um aprendizado perceber que, às vezes, como o gestor, ele gostaria de cobrar de seus clientes para que eles tivessem atitudes mais racionais.

Ou seja, que o cliente comprasse na crise e fosse mais conservador na euforia, atitude diferente do que é visto hoje em dia. Por exemplo, quando se tem uma crise todos ficam preocupados em resgatar seus investimentos com medo de perder dinheiro.

Porém, o entrevistado percebeu que isso não é passado aos clientes como deveria ser e que o gestor tradicional está limitado simplesmente a divulgar cota uma vez por dia. Então, ele vê isso como um erro por parte dos gestores.

Na perspectiva do gestor de investimento, é importante a comunicação contínua com os clientes para que assim adquira a confiança deles e, em momentos de crise, o cliente esteja mais confortável.

Consequentemente, a cada dia as pessoas irão tomar mais decisões como um ser racional do ponto de vista dos investimentos, pois é importante que o cliente entenda que no mercado vão ter momentos bons e ruins.

 

Investir com corretagem ZERO!

Experiências como educador e digital influencer

Daniel compartilha conosco a sua experiência nas mídias sociais como gestor de investimento e digital influencer junto aos seus clientes no dia a dia.

 

Efeito educador e animador como digital influencer e gestor de investimento

Como digital influencer, além de ter um efeito educador em preparar o cliente para as próximas crises, o trabalho nas mídias sociais tem um efeito na melhoria do ânimo das pessoas. 

Pois, muitas delas podem passar a investir mais à medida que veem o exemplo do Daniel. 

Com isso, o gestor de investimento diz que todos os dias recebe bons indicativos do aumento da confiança dos clientes. Ele compartilhou conosco um relato em que mexendo no seu WhatsApp, recebeu a foto de um bebê de um cliente que lhe mandou dizendo que dentro de alguns meses o filho teria cpf e logo seria cliente da Monetus

O digital influencer ficou muito alegre, pois seu desejo é dar melhor qualidade de vida para as pessoas. Ainda, Daniel diz que ser gestor vai além de uma pessoa que fica no computador o dia inteiro, vendo gráficos diante daquele estresse. 

Para dar um up nos investimentos, aprenda gestão financeira  através do curso Jornada Para o Equilíbrio Financeiro.

 

Adquirindo a confiança do cliente

Para Daniel, a chave para a confiança é a comunicação clara

Segundo ele, a tese de investimento vai muito além da compra ou venda de ações, ela é construção mais complexa. A sua formulação precisa ter início, meio e fim, além de ser explicativa e foi isso que ele percebeu que passa tranquilidade para as pessoas.

 

Você precisa confiar no seu gestor de investimento como confia em um médico

Daniel nos da como exemplo uma ida ao médico. Uma vez que o médico fala que você está doente, por exemplo, com um tumor, ele te explica qual o tipo e em quanto tempo pode ser retirado. 

Ou seja, o que o médico fez foi explicar algo para o paciente de forma que ele entenda. Pois, o paciente não sabe operar, não conhece completamente um tumor, mas o médico passou confiança, pois ele explicou tudo para o paciente. 

Na perspectiva do digital influencer, o gestor está fazendo com seu cliente o mesmo. Ele está expondo a situação de uma empresa, mostrando o crescimento, os cortes de custos, se a construção da tese está certa e o motivo de montar posição na empresa para o cliente.

Dessa forma, o cliente começa a fazer parte da gestão e começa a entender as coisas. 

 

A importância de ser “shiita” e se comportar como sócio

A partir do momento que Daniel comprou ações do posto Ipiranga para o Monetus Fia, ele  não abasteceu mais em outros postos.

Isso pois ele acredita que é importante valorizar as coisas em que seus investimentos estão aplicados. Não importa quantas ações você tem, pode ser uma ou várias, mas ele ressalta a importância de se comportar como sócio pois, de fato, você é sócio.

Quando esse tipo de posicionamento é comunicado com o cliente, isso torna mais fácil as negociações.

Investir com corretagem ZERO!


Lidando com o público diretamente

Na perspectiva do digital influencer, ele sempre achou que as pessoas que não investem estavam perdendo tempo.

Mas no momento em que a sua equipe conversou com elas, descobriu que elas sabiam que tinham que investir, mas sabiam, também, que para fazer aplicações precisavam investir bem e sabiam que sozinhas não conseguiriam investir. 

O gestor de investimento disse entender a pessoa e que não consegue dizer que ela está errada, pois ela tem razão, porque, pelo menos, ela não entrou em fraude, em golpe ou em uma pirâmide que prometia rendimento.

Com isso, o digital influencer destaca um ocorrido:

Ele estava no hotel uns três meses atrás com sua namorada e estavam conversando sobre ações. Um cara começou a perguntar sobre o que Daniel investia e ele disse que era gestor de investimento.

Então, o homem perguntou o que um gestor fazia, logo, Daniel disse para ele que tem um fundo e que todos os cotistas possuem uma participação percentual. Em seguida, o homem o questionou sobre o fato de que poderia estar ganhando com ações sem estar precisando comprar e vender ações todos os dias.

Daniel destaca que essa pessoa tinha uma carteira de mais de 1 milhão de reais e ele não sabia sobre o fundo.

O gestor de investimento aponta que, às vezes, os gestores estão sentados com todo esse conhecimento de mercado financeiro que para eles parece óbvio, mas que para a maioria das pessoas não é.

Quer saber mais sobre fundo de investimentos? Confira! 

 

Maiores desafios como gestor e digital influencer

Daniel demonstrou como lidar com os desafios de cada dia no mercado financeiro em conjunto com seus clientes no meio da crise.

 

Não seja um emocionado rsrs

Daniel diz que o que as pessoas mais veem, normalmente, é o marketing. O marketing não necessariamente é o melhor para o cliente, mas é o que dá mais dinheiro para as empresas que estão fazendo. 

Então, infelizmente, se faz marketing de comprar e vender ação todo dia, curso de day-trade, de promessas milagrosas. 

Porém, a chave para investir é que todo mês, independente de cair ou subir o valor dos ativos, é necessário pegar esses ciclos econômicos, os quais não podem ser levados com emoção. 

Uma vez que devemos ter emoção quando fazemos o que gostamos, como andar de moto, andar a cavalo. Na visão do digital influencer, investir não é emoção, pois se colocamos emoção estamos fazendo outra coisa. 

Veja como ter boa saúde financeira em 7 passos para ter uma boa saúde financeira | Cuide do bolso!

 

Não é sexy investir

De acordo com o gestor, não é sexy investir, sexy é você começar a viver com os recursos dos seus investimentos

Então as pessoas vendem soluções de curto prazo, como se você tivesse um problema na vida. Por exemplo, você está sem dinheiro e tenta resolver investindo em ação, porém, na perspectiva do digital influencer, isso é uma ilusão, pois você vai piorar seu problema. 

Segundo o gestor de investimento, o investimento não deixa ninguém rico, ele multiplica riqueza, visto que é necessário você fazer sua parte poupando seu dinheiro e investindo para ele render para você. 

Logo, Daniel acredita que esse ambiente em que as pessoas não entendem, que acham que a solução é investir sem planejamento financeiro é difícil, e está no papel do gestor dizer a verdade.

Conheça nosso curso Jornada para o Equilíbrio Financeiro, nele você encontra conteúdos de orçamento pessoal, consumo consciente, crédito e dívidas e poupança e investimento, para que você coloque suas finanças em dia e não tenha mais dores de cabeça!

 

A continuação com o trabalho como digital influencer

O digital influencer acredita que começou tarde a atuação da Monetus na internet. 

Hoje, é dedicado 2 horas por dia e ressalta que os frutos são muito maiores. No momento, a empresa está criando uma estrutura na equipe para conseguir produzir conteúdo de maior qualidade e em maior quantidade. 

Daniel diz que é importante elencar prioridades para um bom planejamento, com isso, ele destacou que sua prioridade é cuidar do fundo de investimentos.

Logo, para dar continuidade ao trabalho nas mídias sociais, hoje está sendo preparada uma equipe. O entrevistado acredita que a atuação nas redes sociais não irá parar, pois parar as publicações é o mesmo que dar um passo para trás. 

Fundos Imobiliários: entenda tudo sobre esse investimento! Veja aqui!

 

Os principais desafios para poupar

A chave para começar a investir é: poupar! Como assim? Vamos te explicar! Rapidinho você vai entender!

 

Ahhh poupar

O gestor de investimento diz que no início acreditava que o desafio maior das pessoas era investir bem, mas percebeu que o desafio real era as pessoas fazerem o necessário para investir, ou seja, poupar. 

Poupar nada mais é do que gastar menos do que ganha, porém o gestor de investimento destaca, que isso é de uma complexidade grande.

Isso se dá no mundo de hoje, principalmente pelo fato de que as pessoas têm redes sociais e lá existem os influenciadores de Lifestyle, os quais têm muita demanda por comprar coisas. É importante abrir mão do consumo desnecessário de agora para desfrutar de um consumo melhor no futuro.

Para começar a poupar, aprenda gestão financeira  através do curso Jornada Para o Equilíbrio Financeiro.

 

Nunca desista do seu objetivo, troque os caminhos para chegar até ele

Daniel aconselha que se você escolher um caminho que não te leva ao seu objetivo, não desista do objetivo, desista do caminho e trace outro para alcançar o objetivo. Se for necessário planejar 10 caminhos, que seja, mas mantenha o objetivo. 

digital influencer conta que quando começaram a colocar alguns assessores internos foi observado uma mudança completa no perfil do cliente, na satisfação dele, e foi possível ver mais clientes alcançando seus objetivos.

O interessante é que não foi cortando os pequenos prazeres, como o cafezinho e a pizza, mas no policiamento nas poucas grandes decisões que precisam ser tomadas e que podem causar mudanças na nossa vida. 

Então, tem que prestar atenção naquele emprego que precisamos trabalhar um pouco mais duro para conseguir uma promoção. Para quando receber o aumento, não começar a gastar no mês seguinte tudo aquilo que recebeu!

É assim que a Monetus muda a vida das pessoas, não é cortando seu cafezinho!

 

O desafio

Realizando uma projeção dentro da Monetus, o digital influencer constatou que precisam de 100.000 pessoas para resolver o problema de 63 milhões de brasileiros endividados.

Daniel diz que diante desses desafios de pensar como crescer e ajudar as pessoas na velocidade que elas precisam, começam a surgir algumas ideias. Com isso, ele pensou sobre o que fizeram nesses últimos 12 anos de poupar, investir e alcançar objetivos. 

Então, foi adotada na Monetus uma metodologia, testada com mais de 2.000 pessoas, através de um planejamento financeiro que funciona e que as pessoas alcançam seus objetivos e saem satisfeitas.

Dessa forma, ele pensou: “será que a gente não pode ensinar outras pessoas para multiplicar isso que conseguimos, alcançar nosso objetivo do brasileiro viver a vida que sempre sonhou, mais rápido?

Num acesso de fúria empreendedora, que segundo ele, você não pensa em nada, somente resolve e faz, ele conversou com um amigo e, juntos, lançaram o curso em 15 dias, e iniciaram e concluíram o curso.

Então, começaram a cuidar dos clientes, entrando em contato com eles e os entendendo, logo, o curso obteve grande sucesso.

 

Investimento é um tema sensível

Segundo Daniel, investimento é um tema muito sensível e a confiança na pessoa que está te passando finanças é fundamental. 

Dessa forma, o digital influencer vê que é muito importante dar conhecimento para pessoas para que elas possam difundir tudo o que aprendeu nos seus relacionamentos, como amigos e familiares, e, com isso, colher frutos no futuro.

Como exemplo, o gestor de investimento ter uma presença digital mais forte no Instagram permitiu que as 10 pessoas que compraram o curso, confiassem no trabalho da equipe Monetus e, agora, elas estão atendendo os clientes da empresa. 

 

Aprenda um pouco mais sobre aplicações no mercado financeiro aqui! 

 

Atendendo às expectativas das pessoas e a importância do gestor de investimento

Daniel diz acreditar que nada é 100% ruim e nada é 100% bom. Por exemplo, você faz uma viagem e ela foi perfeita. Porém, no último dia aconteceu um problema gigantesco, depois, quando você lembra daquela viagem, ela parece ter sido péssima porque no último dia ocorreu um problema. 

Segundo uma pesquisa da Harvard relacionada à felicidade, realizada desde 1970, se você teve uma vida inteira triste, mas no último ano você foi feliz, você lembra da sua vida feliz ou vice-versa. 

Então, tem um efeito natural do ser humano e, às vezes, quando o gestor emite uma opinião, boa ou ruim, sobre algum político por exemplo, as pessoas têm reações e o param de seguir nas redes sociais, pois estão decepcionadas.

Investir com corretagem ZERO!


O papel do gestor de investimento

O digital influencer fala que o papel de gestor de investimento é tentar cada dia mais ser racional, ir aos fatos

Por exemplo, ele consegue elencar coisas boas em qualquer governo ou empresa e elencar coisas ruins em qualquer governo, empresa ou pessoa. Segundo ele, quando você olha por esse ângulo em que a pessoa não entende ou não concorda, parece que você vira inimigo.

Então, hoje, às vezes, o digital influencer evita entrar em alguns temas que até poderiam educar pessoas mais abertas. Isso, por perceber que, não necessariamente a maioria das pessoas, mas algumas podem criar problemas para o gestor, ele decide não falar. 

Na perspectiva dele, esse é um dos efeitos colaterais negativos, mas existem coisas legais também. O digital influencer cita que muitas pessoas o perguntam muito no Instagram sobre a vida dele. 

Sua história é totalmente diferente, pois ele veio do curso de Veterinária e, por isso, às vezes, tem que provar muito mais para as pessoas do que alguém que é formado em Economia!

 

Algumas dicas para os investidores

Algo que o digital influencer percebeu é que na vida há coisas que funcionam muito bem para um tipo de negócio. Porém, para outro tipo de empreendimento, podem ser um tiro no pé!

O gestor de investimento diz que quando se pensa em investimento a diversificação é fundamental. Ele destaca que sempre vai ter no mínimo 12, 13, 15 empresas na carteira. Mas, quando ele pensa na sua vida pessoal, tocar uma empresa, diversificação pode ser o tiro no pé

Nova Futura: investimentos em 2021 e carteira recomendada. Confira!

 

Nada de Plano B

Daniel diz que nem gosta de pensar que existe plano B. Pois quando você não tem plano B, você se adapta até conseguir colocar o plano A em ação. Isto é, o que você não consegue fazer quando você só tem um plano A?

Enquanto ele explicava a história da Monetus, disse achar legal que, olhando de trás, percebe como as coisas se conectam, então a missão é a mesma desde o dia zero.

E qual é a missão? Ajudar o brasileiro a viver a vida que sempre sonhou, e sua equipe vai nessa direção independente de haver uma crise ou qualquer outro impedimento.

O gestor de investimento diz que focou seu esforço em só ter um plano A e isso resultou para ele coisas inimagináveis.

 

Não precisa acordar às 6h da manhã e ler sobre o mercado Chinês!

O digital influencer vê pessoas extremamente capacitadas, as quais poderiam dedicar um pouco mais ao trabalho e dobrar a renda dela, mudando seu futuro. Porém, ela tenta prever o que vai acontecer na eleição dos EUA, ela acorda às seis da manhã lendo notícia sobre acontecimentos no mercado chinês.

Daniel diz que como gestor não está preocupado com essas coisas, mas que se preocupa apenas em tentar prever para onde as empresas estão indo, para onde o mercado está indo.

Então ele estuda o balanço da empresa e, no curto prazo, ele estuda um pouco de macroeconomia para entender o que acontece com as empresas, o motivo pelo qual elas estão dando certo. 

Investimento seguro e rentável: como escolher?

 

Investir com corretagem ZERO!

A importância do conhecimento para um gestor

Segundo Daniel, o “não saber” evita a perda de dinheiro. Isso pois, quando você não sabe, você não age e, não agindo, você pensa e, pensando, você descobre o que fazer. 

Ele diz que consegue saber o que é uma empresa mal ou bem administrada, ou se ela tem vantagem competitiva. Ou seja, aquela que, se chegar um concorrente, ele não consegue tirá-la do mercado rápido. 

O digital influencer diz conseguir saber o que é uma empresa que tem uma vantagem competitiva duradoura, pois existem empresas que possuem vantagem competitiva hoje, mas não a possuem amanhã. 

Por exemplo, surgiu no bairro o primeiro restaurante japonês, ele vai ganhar dinheiro, pois é o único restaurante no bairro, hoje ele possui vantagem competitiva, mas, quando chegar outro, logo acaba essa vantagem. 

 

Nem todas as bolas devem ser rebatidas

Segundo o digital influencer, nem todas as bolas devem ser rebatidas, ele deve rebater aquelas que casam com a tese dele. Logo, o papel do influenciador digital não está limitado à escolha de uma empresa, mas em montar um portfólio. 

Então, quando há uma estratégia em que proporcione 10 vezes mais ganho no ano mas que ele possui 10% de chance de perder a empresa, ele desiste dessa estratégia. Pois, esse custo não vale a pena. 

Logo, ele precisa de uma estratégia em que ele consiga permanecer, colocar em prática os aprendizados que teve com seus erros e gerar resultado acima do mercado no próximo ano. 

Quando ele vê uma empresa que está indo bem só porque o dólar ou commodity estão altos, além de não possuir vantagem competitiva, ele não a adiciona em seu portfólio. 

Faça as melhores comparações e escolha o tipo de investimento mais adequado ao seu perfil acessando nosso Simulador de Investimentos!

 

QUERO ENCONTRAR O MELHOR INVESTIMENTO!

 

Aprender com o público

Segundo o gestor de investimento, há uma empresa na carteira em que o fundador morreu, então, houve a troca de gestor. Com isso, um executivo da empresa pediu para o Daniel revisar a análise.

O digital influencer diz que ninguém tem mais informação do que o CEO de uma empresa e com certeza o executivo da empresa, com quem ele estava conversando, possui mais informação que o próprio Daniel. 

Então Daniel diz que, o trabalho do gestor é como achar a ponta de um novelo e, à medida que ela é desembolada, ele consegue desenvolver a sua tese. 

Como achar a ponta do novelo?

A ponta do novelo pode ser um funcionário da Renner que concede informações para o Daniel.

Como uma vez que o funcionário da loja disse que as pessoas estão comprando mais, somado ao fato de que não estavam durante a pandemia. 

Então, o digital influencer analisa o balanço da empresa, e, com base nisso, ele pensa no que pode ser vendido nos próximos anos e nos possíveis resultados. Se o resultado é favorável e o mercado não espera isso, ele conclui que pode comprar.

De acordo com o Daniel, gestão é coletar informações diárias. Por exemplo, conversar com o funcionário da loja Renner, pois gerir está nos detalhes mais simples.

 

Quer conhecer mais sobre investimentos?

Depois de perceber todas as dificuldades que um gestor de investimento e seus clientes passam, vemos a necessidade de conhecer mais profundamente o mercado financeiro. Por isso, nada é melhor do que ter em mãos um pouco mais de conhecimento sobre investimentos, né?

 

Por isso, faça as melhores comparações e escolha o tipo de investimento mais adequado ao seu perfil acessando o simulador de investimento!

 

QUERO ENCONTRAR O MELHOR INVESTIMENTO!

Por fim, caso você ainda tenha alguma dúvida ou sugestão, basta deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *