Search
Search

O GERENTE RESPONDE: Amortização de financiamento imobiliário – Parte 3!

banner leaderboard minuto seguros

Bom dia, tenho um financiamento habitacional, e falta pagar 80 mil. Vendi meu carro e tenho 30 mil para abater na divida. Minha duvida é: vale a pena abater no valor ou no prazo? (o valor da parcela esta dentro do meu orçamento)

Eduardo Soares

.

Prezado Eduardo, obrigado pela sua mensagem!

Decidi transformar sua pergunta em mais um “O Gerente Responde”, porque ela me permite falar de um aspecto que tem ficado fora das análises sobre amortizações. Algo menos financeiro e mais comportamental.

Para avaliar bem a sua situação, eu precisaria levar em conta alguns fatores que você não nos informou. Por exemplo, a taxa de juros efetiva do seu financiamento. Suponhamos que seja de 9% ao ano. Você consegue encontrar aplicações seguras, líquidas (isto é, que te permitam sacar a qualquer momento, sem perder capital), e com rendimento líquido (descontado o Imposto de Renda) maior que isso.

Nesse caso, sob o ponto de vista estritamente financeiro, compensaria mais você manter o dinheiro aplicado, em vez de amortizar o financiamento. Mas, para isso, você precisaria ficar constantemente atento a algumas coisas. Primeiro, a disciplina: você não poderia gastar o dinheiro, mas sim mantê-lo reaplicado. Além disso, você precisaria vigiar os números que afetam o preço do financiamento, principalmente a TR, que corrige o saldo devedor, e os seguros, que vão ficando mais caros de acordo com sua faixa etária. E precisará sempre cuidar para conseguir reaplicar seu dinheiro a taxas favoráveis.

Vamos supor agora que a taxa de juros efetiva do seu financiamento seja mais alta que o rendimento de investimentos líquidos e seguros. Nesse caso não vai compensar manter o dinheiro aplicado, mas sim amortizar seu financiamento.

Mas vamos sair um pouco da análise puramente financeira e considerar outro motivo para você optar por amortizar o financiamento: você pode simplesmente QUERER amortizar.

Muita gente não tem perfil para administrar ao mesmo tempo um financiamento e um investimento. Não vê sentido em manter uma dívida e um dinheiro aplicado. Vê mais sentido em usar o dinheiro para diminuir o valor e o prazo da dívida. Não gosta da sensação de ter uma dívida.

Eu não sou assim. Como gosto de lidar com números, não acho trabalhoso gerenciar uma dívida e uma aplicação, se eu souber que é financeiramente vantajoso. Mas muita gente prefere simplificar a vida; prefere a sensação de estar mais próximo de quitar a dívida; prefere não ter o dinheiro disponível, exposto à tentação de gastar com algo menos nobre.

Eu entendo e respeito isso. A única coisa que sugiro é que a pessoa reflita sobre o assunto e, para isso, eu apresento todos os aspectos financeiros a que ela precisa ficar atenta. E a convido a ter disciplina, a não se acomodar e a ter cuidado com as sensações.

Mas, se depois de tudo isso a pessoa concluir que o melhor é amortizar o financiamento, então vamos escolher a melhor opção: diminuir o prazo ou o valor da parcela. Já falei sobre isso recentemente, veja:

Diminuir o valor da parcela te permite ter mais dinheiro disponível. Quando o orçamento está apertado, pode ser uma boa opção. E pode também ser uma boa opção caso a pessoa esteja usando o FGTS – que rende pouco. Nenhuma das duas situações é o seu caso, pelo que você disse.

Diminuir o prazo te deixa menos tempo exposto aos juros e à variação da TR. No final das contas, você paga menos juros e se livra da dívida mais rapidamente.

Resumindo para concluir, Eduardo: se a taxa de juros do seu financiamento for baixa o suficiente para que você consiga uma boa aplicação com rendimento razoavelmente maior que ela, eu sugiro que você mantenha o dinheiro aplicado, em vez de amortizar. Caso a taxa de juros não seja tão baixa, ou caso você queira amortizar, para simplificar sua vida, me parece que a opção de diminuir o prazo seja mais adequada para você, já que o valor atual da parcela cabe no seu orçamento.

Caso queira entrar em contato novamente, nos trazendo mais informações, fique à vontade, será um prazer!

24 Comentários

💬

Discussão ativa

24 comentários com respostas e threads

Participe da conversa carregando os comentários abaixo

💭 Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima