
Abrir uma conta bancária para um menor de idade pode gerar dúvidas comuns. ”Será que posso abrir uma conta para o meu filho?” ”O que é preciso para abri-la?”
Descubra agora as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o assunto!
Menores de 18 anos podem ter contas bancárias?
Sim! Entretanto, é bom ressaltar que existem diferenças entre contas para menores de 16 anos e para pessoas que tenham entre 16 e 18 anos.
Caso você tenha menos de 16 anos, quem deve representá-lo no contrato é seu responsável legal. Ou seja, para que a conta seja aberta em um banco tradicional, o responsável legal maior de idade deve comparecer no banco e realizar a abertura.
Já para quem tem entre 16 e 18 anos, o responsável legal deve apenas assistir o menor no contrato. Ou seja, quem tem mais de 16 anos e menos de 18 deve também comparecer à instituição financeia na criação de sua conta, juntamente com seu responsável.
Quais são os documentos exigidos para abrir a conta?
Os bancos exigem documentos tanto do menor de idade quanto de seu responsável legal no momento de abertura da conta. Esses documentos geralmente são RG e CPF de ambos, além de um comprovante de endereço em nome do responsável.
É possível abrir uma conta poupança para menor de idade?
Para quem deseja abrir uma conta apenas para manter um dinheiro, com certo rendimento e segurança garantidos, a conta poupança é a ideal. É comum que muitos pais, inclusive, criem contas poupança para juntar dinheiro para seus filhos.
A criação desse tipo de conta é semelhante à citada no primeiro tópico do texto: precisa ser feita por um maior de idade responsável legal pelo menor, no caso de menores de 16 anos, e precisa ser feita pelo próprio menor e assistida pelo seu responsável, no caso de pessoas que tenham entre 16 e 18 anos de idade.
Os documentos exigidos na maioria dos bancos geralmente são os mesmos: CPF e RG do menor e do responsável, além de um comprovante de endereço em nome do responsável.
Menores de idade podem ter cartão de crédito?
O cartão de crédito no Brasil no geral é autorizado apenas para maiores de 18 anos. Ou seja, mesmo que você tenha uma conta bancária, provavelmente não vai poder ser titular de um cartão de crédito.
Entretanto, mesmo não sendo titular do cartão, se você tem a partir de 16 anos pode solicitar um cartão de crédito adicional ao do seu responsável. Isso significa que seu responsável poderá determinar o limite do seu cartão, e que é ele quem recebe a fatura.
Além disso, caso você seja menor de 18 anos mas esteja matriculado em uma faculdade, pode ser que você tenha acesso a um cartão universitário. Essa liberação depende da análise do banco, mas vale tentar.
Por fim, a última opção para um menor de idade ter um cartão de crédito é no caso de ele ser emancipado.
Sugestões de bancos
O público jovem dificilmente se identifica com os modelos de operação dos bancos tradicionais: ter que comparecer a uma agência para abrir a conta, para resolver determinados problemas, para finalizá-la etc. Além disso, geralmente esse público tem grande facilidade com os meios digitais. É por isso que, uma sugestão para jovens que desejam abrir uma conta bancária é procurar bancos digitais.
Os grandes bancos tradicionais também possuem opções de contas para menores de idade (por exemplo Santander e Banco do Brasil). Entretanto, aqui focaremos nos bancos digitais que oferecem conta corrente para menores de 18 anos.
O diferencial desses bancos é que, assim como os jovens normalmente preferem, tudo pode ser resolvido pelo celular, sem ter que comparecer a agências. Além disso, as taxas nos bancos digitais costumam ser mais baratas que as de bancos tradicionais. Existem contas digitais que são até mesmo gratuitas, e esse é um diferencial que também pode atrair os mais jovens. Separamos aqui alguns exemplos:
Banco Inter – conta para menor de idade
Na hora de criar sua conta no Inter não perguntam se você é menor de 18 anos ou não: quando você preenche sua data de nascimento eles identificam isso.
Então, além de solicitadas foto de um documento de identificação seu, também serão pedidas fotos de um documento de identificação do seu responsável legal. Solicitam, também, o envio de uma foto de um comprovante de endereço em nome do responsável legal. Depois de enviado o documento é só mandar uma selfie (foto do seu rosto) e a conta é criada.
Nessa conta você tem direito, gratuitamente, à TEDs ilimitadas, saques ilimitados, emissão de boletos ilimitada, cartão de débito etc, tudo isso de forma gratuita. Temos aqui no blog um artigo que fala um pouco mais sobre o Banco Inter, caso você tenha se interessado.
Social Bank
O Social Bank é um outro banco digital, um pouco menos conhecido, que permite que pessoas entre 14 e 17 anos abram conta bancária. Para isso é necessária a autorização do responsável legal, que será requerida durante o cadastro.
Você receberá um e-mail com o Termo de Autorização, e seu responsável deverá enviar para [email protected] os seguintes documentos:
- o termo de autorização para abertura e manutenção de conta de pagamento digital preenchido e assinado;
- cópia do seu documento de identidade com foto.
Vale lembrar que é necessária a participação do responsável legal na abertura da conta, e não qualquer pessoa maior de idade. Ou seja, apenas são permitidos os pais ou tutores.
Ah, e se você for emancipado, é possível enviar uma cópia do seu documento de emancipação para o mesmo e-mail citado acima.
Então…
Esperamos ter te ajudado com nossas dicas sobre conta kids, para crianças e adolescentes! Se ainda tiver ficado alguma dúvida, pode deixar nos comentários que a gente te ajuda.
E caso você já seja maior de idade e também queira conhecer algumas opções de bancos digitais, não deixe de conferir nosso Simulador de Contas Digitais! Ele te mostra, gratuitamente, qual é a melhor opção para o seu caso, e pode te ajudar bastante.
111 Comentários
Discussão ativa
111 comentários com respostas e threads
Participe da conversa carregando os comentários abaixo