Privatização da Casa da Moeda

Privatização da Casa da Moeda

No final de agosto o Governo Federal anunciou a intenção de privatizar empresas públicas, entre elas a Casa da Moeda. Esse foi o tema da nossa conversa com o Pedro Vieira, no Em Boa Companhia, da Rádio Inconfidência.

Mas afinal: você sabe o que é a Casa da Moeda? “Ah, é o órgão que emite o dinheiro”, alguns costumam responder. Errado. Emitir dinheiro é outra coisa. A Casa da Moeda produz o dinheiro. Isto é, imprime cédulas, fabrica moedas, além de produzir outros documentos, como os passaportes brasileiros.

“A Casa da Moeda dá prejuízo”, alguns falaram recentemente, como justificativa para a decisão de privatizá-la. É isso mesmo? Não, não é bem assim. Mas, na verdade, o mais importante não é se ela dá lucro ou prejuízo. Afinal, ela não é uma empresa comum, que concorre normalmente no mercado. Seu principal cliente é o Governo, por isso ela não pode ser analisada como se fosse uma gráfica qualquer.

Gráfica? Sim, a Casa da Moeda é uma gráfica. Diferente de todas as outras, claro. Afinal, o produto dela é oficial, estratégico, cercado de todo tipo possível de cuidados.

.

Mas para que privatizar a Casa da Moeda?

Esta decisão faz parte de uma outra, bem maior: Qual tamanho o Estado deve ter? No Brasil, foi feita a escolha de manter a produção do dinheiro sob a responsabilidade de uma empresa pública. Em outros países isto é dividido entre empresas públicas e privadas. Em outros, a produção é totalmente privada. Muitos, aliás, terceirizam a produção do dinheiro para gráficas de outros países!

.

O que pode acontecer?

A toda hora vemos comerciantes reclamando que falta troco no mercado. Isto é, moedas, notas de baixo valor, como R$ 2 e R$ 5. Moedas de 1 centavo, então, nem se fala – há quanto tempo você não vê uma? Será que a privatização pode piorar – ou melhorar  – essa situação?

Será que faz tanta diferença, para o cidadão, se o dinheiro é produzido por uma empresa pública ou privada?

Ouça e entenda!

 

Assine nosso Podcast no

CastBox - Download no Google Play

Autor

Frederico Torres
Profissional do mercado financeiro há 20 anos e interessado em como fazer o $$$ parte de nossa vida de forma mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *