Privatização da Casa da Moeda

Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Apple Podcasts
Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Spotify
Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Google Podcasts
Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Castbox

No final de agosto o Governo Federal anunciou a intenção de privatizar empresas públicas, entre elas a Casa da Moeda. Esse foi o tema da nossa conversa com o Pedro Vieira, no Em Boa Companhia, da Rádio Inconfidência.

Mas afinal: você sabe o que é a Casa da Moeda? “Ah, é o órgão que emite o dinheiro”, alguns costumam responder. Errado. Emitir dinheiro é outra coisa. A Casa da Moeda produz o dinheiro. Isto é, imprime cédulas, fabrica moedas, além de produzir outros documentos, como os passaportes brasileiros.

“A Casa da Moeda dá prejuízo”, alguns falaram recentemente, como justificativa para a decisão de privatizá-la. É isso mesmo? Não, não é bem assim. Mas, na verdade, o mais importante não é se ela dá lucro ou prejuízo. Afinal, ela não é uma empresa comum, que concorre normalmente no mercado. Seu principal cliente é o Governo, por isso ela não pode ser analisada como se fosse uma gráfica qualquer.

Gráfica? Sim, a Casa da Moeda é uma gráfica. Diferente de todas as outras, claro. Afinal, o produto dela é oficial, estratégico, cercado de todo tipo possível de cuidados.

.

Mas para que privatizar a Casa da Moeda?

Esta decisão faz parte de uma outra, bem maior: Qual tamanho o Estado deve ter? No Brasil, foi feita a escolha de manter a produção do dinheiro sob a responsabilidade de uma empresa pública. Em outros países isto é dividido entre empresas públicas e privadas. Em outros, a produção é totalmente privada. Muitos, aliás, terceirizam a produção do dinheiro para gráficas de outros países!

.

O que pode acontecer?

A toda hora vemos comerciantes reclamando que falta troco no mercado. Isto é, moedas, notas de baixo valor, como R$ 2 e R$ 5. Moedas de 1 centavo, então, nem se fala – há quanto tempo você não vê uma? Será que a privatização pode piorar – ou melhorar  – essa situação?

Será que faz tanta diferença, para o cidadão, se o dinheiro é produzido por uma empresa pública ou privada?

Ouça e entenda!

 

2 comentários

  • Olá amigos! Gostei muito do assunto ,o qual foi abordado pois, terminaram com algumas dúvidas ,as quais conviviam a tempos comigo! Gostaria também de informar ,que a única casa da moeda existente no Brasil ,fica aqui bem pertinho do bairro ,o qual eu resido! Fica entre Santa Cruz (zona oeste) e Itaguaí ( Zona rural )do Rio de janeiro,sentido Angra dos Reis!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *