É difícil conhecer alguém que não use Pix. Seja para pagar contas ou comprar uma balinha no sinal, o Pix trouxe muita praticidade para nossas vidas. Então, dá até medo ouvir que o Pix vai ser taxado ou vai acabar, certo? Mas não é bem assim.
O Pix é revolucionário e está sempre sendo aprimorado, para funcionar cada vez melhor. Como novas regras estão sendo criadas para o Pix, vem mudanças por aí, mas pode respirar que ele não vai acabar.
Para te ajudar, continue a leitura e entenda as novas regras do Pix e como elas podem mudar o seu dia a dia.
Quais as novas regras do Pix?
O Pix vem sofrendo alterações desde o seu lançamento, para que fique cada vez mais completo e prático. Em 2023 tivemos três novas regras, anunciadas pela Instrução Normativa Bacen Nº 331/2022, que merecem destaque, são elas:
- alteração nos limites diários de transação via Pix;
- mudança no limite do Pix Saque e Pix troco;
- lançamento de novas regras de segurança para o Pix;
Para o ano de 2024 a principal novidade é o lançamento do Pix automático, que vai acontecer em outubro.
Então, para entender em detalhes sobre as novas regras do Pix, confira os detalhes abaixo:
Regras do Pix vigentes desde 2023

Limite do PIX
Desde 2023, o Banco Central eliminou o limite máximo para cada pagamento ou transferência feita pelo Pix e, em contrapartida, estabeleceu limites que variam conforme o horário do dia.
Isso significa que agora você encontra um valor limite específico para o período diurno e outro diferente para o período noturno. Além disso, você pode solicitar ao seu banco o ajuste desses limites de acordo com a sua necessidade.
No caso do período noturno, geralmente entre 20h e 6h, o limite fica em 1.000 reais. Já durante o dia, não existe um limite fixo imposto pelo sistema do Pix.
Entretanto, ao realizar pagamentos ou transferências nesse horário, você ainda fica sujeito às regras do seu banco. Ou seja, o valor que pode transferir continua restrito ao máximo permitido em uma transferência TED ou ao limite do seu cartão de débito, dependendo de qual critério a instituição adotar.
Caso você precise mudar o limite do Pix para períodos noturnos é preciso comunicar diretamente com o seu Banco ou Instituição Financeira.
Apesar dessas mudanças trazerem mais flexibilidade, é preciso redobrar a atenção com relação aos golpes. Além disso, uma dica é considerar a contratação do Seguro Pix.
![]() Sempre confirme para quem você está fazendo o Pix, afinal, é muito difícil reverter essa transferência. Evite decisões financeiras impulsivas para não se arrepender depois. E lembre-se, com a facilidade de fazer transações altas, o risco de se endividar também cresce. Mantenha o controle das suas finanças e evite dívidas que não pode pagar. |
O que é o Seguro Pix?
O Seguro Pix é um serviço que algumas instituições financeiras oferecem para proteger você contra perdas em casos de fraudes ou erros nas transações via Pix. Nesse modelo, você paga uma taxa e, em troca, tem direito ao reembolso se cair em um golpe ou transferir dinheiro por engano.
Além disso, quando algo dá errado, você precisa acionar a seguradora e apresentar as evidências do ocorrido. Se a situação estiver dentro das coberturas previstas, a seguradora devolve o valor perdido, sempre respeitando o limite máximo definido em contrato.
Por isso, antes de contratar, leia com atenção as regras do serviço para entender exatamente o que está incluído na cobertura e como solicitar o reembolso caso precise.
PIX saque e PIX troco
O Pix Saque é uma modalidade que permite a você retirar dinheiro em espécie diretamente em lojas e estabelecimentos comerciais. Para isso, você realiza um Pix para o local e, em troca, recebe o valor em dinheiro no caixa.
Por sua vez, o Pix Troco funciona de forma parecida, mas com uma diferença importante: ele acontece no momento de uma compra. Nesse caso, você paga um valor maior via Pix e recebe a diferença em espécie. Por exemplo, Ana compra um café de 5 reais, paga 20 reais pelo Pix e recebe 15 reais de troco em dinheiro na própria cafeteria.
Entretanto, o grande destaque de 2023 não foi a criação dessas modalidades, mas sim a mudança nos limites de uso. A partir da normativa do Banco Central, os valores máximos foram ampliados para 3.000 reais durante o dia e 1.000 reais no período noturno.
Novas regras de segurança
Em relação à segurança das transações, o que foi anunciado pelo Banco Central são medidas para diminuir os golpes impulsionados por inteligência artificial. São elas:
- Bloqueio e desbloqueio de funções: possibilidade dos usuários bloquearem e desbloquearem a função recebimento de PIX, aumentando o controle sobre as transações.
- Tempo de espera para aumento de limites: introdução de um período de espera após a solicitação de aumento do limite de transferência, permitindo tempo para avaliação e prevenção de fraudes.
- Marcação de contas suspeitas: contas que movimentam muitos recursos rapidamente podem ser marcadas para investigação, podendo ser bloqueadas temporariamente.
- Educação para usuários: iniciativas do Banco Central e das instituições financeiras para ensinar os usuários a realizar transações seguras e identificar tentativas de golpes.
E se você quer se proteger ainda melhor contra golpes financeiros, confira nosso podcast sobre o assunto. Com a participação de especialistas, neste episódio você confere dicas valiosas e estratégias eficazes.
Além disso, leia nosso texto sobre como se prevenir de golpes financeiros e veja dicas práticas para o seu dia a dia.
Novas regras do PIX para 2024
Pix automático
A nova regra do Pix que será lançada em 2024 é o Pix automático. Essa funcionalidade permite que empresas solicitem autorização para cobrar pagamentos de forma recorrente diretamente de sua conta, através do Pix.
Qual a diferença entre o Pix automático e o Pix agendado?
Diferente do Pix Agendado, no qual você mesmo escolhe e programa pagamentos regulares para pessoas ou empresas, o Pix Automático funciona de outra forma: nesse caso, a empresa solicita a autorização e inicia o pedido para debitar os valores automaticamente.
Além disso, o Pix Automático ajuda a simplificar a vida financeira, porque elimina a necessidade de lembrar de prazos. Assim, você mantém suas contas em dia e, consequentemente, evita atrasos e multas desnecessárias.
Esse recurso se torna especialmente útil para pagamentos recorrentes, como assinaturas, mensalidades ou contas fixas. Por exemplo, a Netflix pode solicitar a autorização para debitar a mensalidade diretamente da sua conta. A partir do momento em que você concede a autorização, o sistema realiza o pagamento automaticamente todos os meses.
Portanto, você mantém o acesso ao serviço sem interrupções, evita esquecimentos, reduz preocupações e, acima de tudo, ganha praticidade no seu dia a dia.
Qual a diferença entre o Pix automático e o débito automático?
A principal diferença entre o Pix automático e o débito automático é a velocidade com que o pagamento é processado e reconhecido. No Pix automático a transferência do dinheiro é instantânea, enquanto no débito automático ela pode levar alguns dias para ser completamente processada.
Pix vai cobrar taxa?
Não! Não há nenhuma previsão no momento para que aconteça a taxação do Pix para pessoas físicas. No caso de empresas, existe uma taxa para PIX feitos a partir de uma conta de pessoa jurídica ou recebidos por meio de uma maquininha de cartão.
O custo do Pix para empresas pode ser de 0,99% a 1,45% do valor transferido, com o valor cobrado sendo pelo menos 1 real e no máximo 10 reais.
Atualmente, para pessoas físicas, a única situação em que há cobrança de taxa no Pix é se você optar pelo Pix parcelado, também conhecido como Pix no crédito. Isso significa que, no momento, a taxa aplicada não é pelo uso do Pix em si, mas pelo serviço de parcelamento.
O que é o Pix parcelado e como ele funciona?
O Pix parcelado é uma modalidade que permite fazer um Pix usando o limite do seu cartão de crédito. Ao usá-lo, é preciso pagar uma taxa sobre a transação, que é definida pelo banco ou instituição financeira na qual você realizou o pagamento.
Conclusão: O que muda na prática com as novas regras do Pix?
Em suma, as atualizações do Pix estão aqui para tornar sua vida financeira ainda mais prática. Agora, com o Pix Saque e o Pix Troco, você não precisa mais correr atrás de um caixa eletrônico ou agência bancária para ter dinheiro em mãos.
E se você é daqueles que não tem cartão de crédito mas quer assinar serviços recorrentes, o Pix Automático vai ser perfeito para você. Isso sem falar que pode dar adeus à dependência do cartão de crédito em várias situações.
Essas mudanças vão ajudar principalmente quem precisa movimentar quantias maiores de dinheiro. Aumentar os limites diários do Pix significa menos dor de cabeça para você nas suas transações mais pesadas.
Mas é preciso atenção: com mais liberdade, vem mais responsabilidade. Tem gente por aí que pode tentar se aproveitar dessas novidades para aplicar golpes. Então, sempre que algo parecer suspeito, melhor pensar duas vezes.
Além disso, uma opção é contratar o seguro Pix. Assim você consegue se prevenir de grandes perdas causadas por golpes ou roubo de celular, por exemplo.
E aí, quer ficar por dentro de como essas e outras mudanças no Pix podem afetar seu bolso? Dá uma olhada nos nossos conteúdos sobre educação financeira. Vamos juntos descomplicar sua vida financeira!
Também achamos que você vai gostar: