Em mais uma horinha de descanso depois do almoço, Luana abriu o TikTok e acabou mergulhada no feed. Sem sair do aplicativo, comprou um kit de potes organizadores, uma ring light, um difusor de aromas com luz colorida, um suporte de celular para carro (mesmo não dirigindo) e uma escova secadora que sempre quis “testar”. Tudo isso clicando em sacolinhas laranjas que apareciam nos vídeos de influencers animadíssimos, jurando que era “o melhor produto da vida”.
Quando voltou à realidade, Luana já tinha gasto mais de R$400. E o pior: não precisava de quase nada daquilo.
Com a chegada do TikTok Shop ao Brasil, milhares de pessoas estão se rendendo à nova forma de comprar. Mais rápida, mais divertida e, por isso mesmo, mais perigosa. Afinal, quando a compra se mistura com o entretenimento, o impulso fala mais alto.
O que é o TikTok Shop?
O TikTok Shop é nada mais nada menos que uma plataforma de comércio integrada ao TikTok. Lá estão sendo comercializados produtos de cinco segmentos: beleza e saúde, moda, casa e decoração, eletrônicos e esportes.
Os produtos variam, mas os que fazem mais sucesso são os itens de casa e maquiagem. Principalmente de marcas conhecidas como os kits de perfume para casa da Coala e a famosa base da Boca Rosa.
Números do TikTok Shop no Brasil
Mais da metade da população brasileira acessa o TikTok, o deixando como a quarta rede social mais utilizada do país. Além disso, 80% dessas pessoas acessam o app pelo menos uma vez por dia, resultando em um tempo de tela de, em média, 2 horas. Isso quer dizer que ele já faz parte da rotina de muitos brasileiros.
Com o grande potencial de consumo, fomos o 12° país a receber a nova funcionalidade do app, ficando atrás dos Estados Unidos, México, Reino Unido e claro, a China. Projeções do Santander mostram que o TikTok Shop deve movimentar pelo menos 39 bilhões de reais até 2028, se mostrando um grande concorrente para os marketplaces mais famosos como a Shopee, Mercado Livre e Amazon.
Como funciona o Tik Tok Shop
O potencial do e-commerce chinês está num novo modo de consumo, a “compra por descoberta”. Ela acontece não quando você vai a procura de um produto específico, mas sim o algoritmo leva o produto até você.
É aí que começam os problemas, porque com uma experiência de compra hiper simplificada fica muito fácil gastar um dinheiro que você não tem com algo que você não precisa. Principalmente quando o seu influenciador favorito está falando do produto. Isso junto com a onda de dopamina que seu cérebro está recebendo pelos vídeos e um cartão de crédito com limite liberado é a receita do consumo exagerado.
Vem entender como o app funciona na prática.
Como funciona o TikTok Shop para compradores
O grande diferencial do TikTok Shop está na integração das vendas online com o feed principal de vídeos. Dessa forma, você não precisa sair do vídeo, muito menos do app, para finalizar a compra. Para comprar basta:
- Se você quiser comprar um produto específico direto do vídeo: clicar na sacolinha laranja que fica na parte de baixo da tela; selecionar o produto; inserir seus dados e forma de pagamento e esperar o produto chegar na sua porta. Fácil né?
- Se quiser conhecer todo o catálogo da loja: ir até o perfil da marca que deseja, clicar em “loja”, ver os produtos disponíveis e adicionar os itens no carrinho.
Outra estratégia comum para venda de produtos no TikTok são as “live shops”, um modelo de vendas online em que produtos são apresentados e vendidos em transmissões ao vivo. Para comprar os produtos da live é só seguir o mesmo passo a passo do produto em vídeo e clicar na sacolinha laranja.
Como funciona o TikTok Shop para vendedores
Para vendedores, o TikTok Shop funciona de uma forma parecida com os outros e-commerces. Você precisa criar uma conta, ser aprovado e pronto, já pode cadastrar os produtos. Para montar sua loja online, é preciso ter um CNPJ, o que significa que apenas empresas, PJs e microempreendedores individuais (MEI) podem vender no app.
Importante lembrar que o TikTok cobra uma comissão de 6% sobre a venda dos produtos, mas essa taxa está isenta nos primeiros 90 dias. Além disso, vendedores e lojas podem participar do programa de afiliados, oferecendo uma comissão extra para quem quiser divulgá-los, fazendo a integração entre os vídeos virais e os produtos.
Isso quer dizer que, para vender no TikTok antes de tudo, é importante bombar no TikTok. Não necessariamente com vídeos de dancinha, mas com conteúdos que façam sentido para o seu público. Ah e se você não quiser produzir conteúdo, dá pra terceirizar pros influencers que vão fazer o papel daquele vendedor que fica na porta da loja chamando pra entrar.
Como criar minha loja no TikTok Shop
Siga o passo a passo:
- Acesse a página do TikTok Shop para vendedores
- Faça login ou crie sua conta empresarial. Para isso, você vai precisar indicar o tipo de negócio (se é MEI, LTDA. etc.) e inserir os dados da empresa e do representante (como CNPJ, CPF, conta bancária para recebimento, dados de contato, entre outros).
Depois de inserir todas as informações, é necessário aguardar aprovação do app e confirmação da criação da sua conta. Segundo o TikTok, alguns dos motivos pelos quais sua conta pode não ser aprovada são: URL do site inválido, falta de documentos ou informações fiscais ou da empresa inválidas.
Com a conta pronta e criada, para ativar sua loja você precisa:
- Acessar a Central de Negócios do TikTok e fazer o login;
- Ir no menu do lado esquerdo e clicar em “Contas” e depois em “Lojas”;
- Clicar em “Adicionar loja” e seguir o passo a passo para criar o catálogo de produtos;
- Escolher o catálogo que quer conectar e terminar a configuração.
Depois disso é só cadastrar os produtos e pronto! Os clientes podem pagar com pix, cartão de crédito ou boleto e o vendedor recebe a grana em até 15 dias após a confirmação de recebimento do cliente.
Como ser afiliado do TikTok shop
Podemos dizer que o programa de afiliados é o que está fazendo o TikTok Shop fazer tanto sucesso. Funciona assim: uma pessoa se cadastra para divulgar um produto e recebe uma comissão a partir das vendas feitas pelo link que ela divulgou.
O afiliado produz o conteúdo para viralizar e ganhar dinheiro com isso. Então, o que tem acontecido é que você entra no TikTok para assistir uns vídeos e relaxar, mas está dando de cara com milhares de propagandas disfarçadas de entretenimento.
Mas calma que piora, em um vídeo de uma criadora incentivando as pessoas a serem afiliados a dica é divulgar produtos que as pessoas vão comprar no impulso e não necessariamente produtos bons. Então você pode parar e pensar “ah se meu influenciador favorito indicou é porque o produto é bom né?” quando na verdade ele só quer ganhar dinheiro em cima da venda. Fica esperto…
Pode até parecer fácil e vantajoso comprar um produto abaixo do preço, mas o desconto bom mesmo é aquele que engana menos que o vendedor.
O perigo de misturar compra e entretenimento
Já imaginou você estar vendo um filme, o personagem principal está usando um relógio lindo e claro que você quer um igual. Aí você só clica na tela, copia a chave Pix, paga e pronto o relógio é seu. Parece incrível né? Até você perceber que nem usa relógio e que não podia gastar mais um real porque o dinheiro que você tinha era pra pagar a conta de luz que vence amanhã.
É isso que acontece com o que chamamos de shoppertainment, mais um desses termos em inglês que mostram como tudo funciona junto, compra e entretenimento. Esse modo de consumir é mais intuitivo e espontâneo, fazendo você comprar por impulso só porque é fácil e o vídeo que você estava assistindo era legal.
Aí que mora o perigo, em um país que cada vez mais jovens estão ficando endividados e com nome sujo, uma experiência de compra tão fácil com a do TikTok Shop pode ser o pontapé inicial para uma bola de neve de dívidas.
Você está consumindo publicidade o tempo todo e nem está percebendo. O processo de compra começa antes de você abrir o carrinho e você só segue o fluxo. Chega no fim do mês e você está cheio de Tupperware em casa, sendo que nem cozinha direito e 3 tons da base da Boca Rosa que nenhum encaixa com o seu.
Conclusão: o TikTok Shop é inovador, mas merece cuidado
Por mais que o TikTok Shop tenha chegado para bater de frente com as gigantes do comércio online, ele tem algo que os outros não tem: o poder da mídia, já que ele mistura o consumo de conteúdo com o consumo de produtos. E é aí que temos que ficar atentos.
Pense 3 vezes antes de comprar um item novo. Você realmente precisa dele? Compare preços. Te garanto que ter que pausar o vídeo para abrir uma outra aba não vai acabar com seu dia.
Não se deixe levar pelo que os influenciadores falam e pelo que os algoritmos te mostram. Quem te conhece de verdade é só você mesmo. E no fim, quem paga o boleto também é você.