O que você está procurando hoje?

Saiba o que é uma Carteira Digital e conheça a do PagSeguro

Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Saiba o que é uma Carteira Digital e conheça a do PagSeguro
/

No mundo cada vez mais digitalizado em que vivemos, por que não ter também uma carteira digital? Elas já existem há alguns anos, e hoje oferecem até mesmo alguns serviços não financeiros. Ao longo desse post você poderá ver quais são eles!

Além disso, vale ressaltar que temos também este conteúdo em formato de podcast, que você consegue ouvir nos players acima do texto. Este podcast se trata de uma conversa com o gerente geral do PagBank, Vitor Figueiredo.

Traremos, portanto, informações também sobre a carteira do PagSeguro, que é bem completa e uma ótima opção entre as existentes no mercado. Sendo assim, vamos ao texto!

 

O que é carteira digital?

As carteiras digitais, ou Digital Wallets, possibilitam que você armazene no seu smartphone aquilo que armazena, também, em uma carteira física.

Sendo assim, é possível adicionar a elas saldo, cadastrar seus cartões de crédito, pré-pagos e, em algumas carteiras, até mesmo cartões de débito. Dessa forma, mesmo que você saia de casa apenas com seu celular, é possível fazer compras com sua carteira virtual.

A partir dos anos de experiência e conhecimentos sobre a evolução do mercado, Vitor, nosso entrevistado do PagBank, dividiu as carteiras digitais em 3 categorias:

  • As primeiras carteiras que chegaram no Brasil, como a Apple Pay e a Samsung Pay, oferecem a mera vinculação de um cartão físico ao aplicativo. Ou seja, você consegue apenas cadastrar seus cartões de crédito nessa carteira.
  • Carteiras com mais opções de serviços, como a Ame ou o PicPay. Nesses aplicativos é possível cadastrar seus cartões, mas também adicionar saldo. Com isso você consegue fazer transferências, pagar contas, fazer compras em lojas físicas e em lojas virtuais, e receber alguns benefícios por isso. No caso das duas carteiras exemplificadas aqui (Ame e PicPay), algumas de suas transações rendem cashback, ou seja, dinheiro de volta.
  • Por fim, existem também as carteiras digitais bem completas. A carteira do PagSeguro, por exemplo, está muito relacionada com o portfólio inteiro de produtos e serviços da marca. Sendo assim, você tem acesso a features de contas digitais e de carteiras virtuais, basta baixar o app PagBank. Ao longo do texto as explicaremos melhor.

 

Como pagar com uma carteira digital?

Para efetuar um pagamento presencial com sua carteira digital online, em primeiro lugar é necessário que o estabelecimento o aceite. Por exemplo, estabelecimentos que recebem pelas maquininhas PagSeguro aceitam pagamentos feitos pela carteira PagBank.

Então, você tem 2 opções:

  • Se o seu aparelho de telefone veio de fábrica com a tecnologia NFC (“Near Field Communication”, ou seja, comunicação em campo próximo), você consegue fazer um pagamento com sua carteira por aproximação.
    Basta entrar no seu aplicativo, selecionar essa opção e aproximar seu aparelho da maquininha de cartões do estabelecimento. Ah, e essa opção também existe para smartwatches, os relógios inteligentes.
  • A segunda maneira de pagar com sua carteira virtual é por meio de um QR Code, código como o da imagem abaixo. Você mais uma vez precisa entrar no seu aplicativo PagBank, selecionar a opção de pagamento por QR Code e, então, apontar a câmera do seu celular para o código gerado pelo vendedor na maquininha de cartões.
QR Code

Pagamento via QR Code.

Vale ressaltar que grande parte das carteiras digitais oferecem benefícios aos clientes que pagarem utilizando-as. A Ame, o PicPay, a SafraWallet e o PagBank são exemplos de carteiras que oferecem cashback nas suas compras. Ou seja, uma porcentagem do que você gasta volta para você em forma de saldo.

 

Carteira digital do PagSeguro

O PagSeguro é uma marca já muito conhecida no mercado em função de suas maquininhas de cartão, as famosas Moderninhas e Minizinhas. Elas são muito bem avaliadas, e caso queira conhecê-las melhor, temos um conteúdo dedicado às maquinas de cartão PagSeguro.

A empresa, porém, passou a oferecer diversos outros produtos aos seus clientes, a começar pela conta digital e carteira digital PagBank.

A carteira digital PagBank oferece serviços que a diferenciam de uma conta virtual: é possível incluir seus cartões de outros bancos nessa carteira.

Em uma conta digital comum, por exemplo a do Nubank, incluir outros cartões não é possível, e você só consegue utilizar o seu cartão de crédito do próprio Nubank.

Já na carteira PagSeguro, é possível que você utilize cartões de crédito ou pré-pagos de qualquer banco, além do cartão de débito virtual da Caixa Econômica Federal. Essas são as principais características de carteira digital do PagBank.

Suas características de conta digital são primeiramente o fato de a marca oferecer cartões próprios aos seus clientes (em 3 diferentes modalidades, especificadas mais à frente no texto), o que não é comum entre as carteiras digitais mais simples, que não estão ligadas à uma conta digital.

Existem ainda o empréstimo PagSeguro, algumas opções de investimento e até mesmo seguros.

Quer conhecer várias opções de bancos digitais? Confira nosso Simulador de Contas Digitais!

 

Como fazer carteira digital?

No caso do PagSeguro, para criar uma Carteira Digital você deve baixar aplicativo carteira digital PagBank, disponível para Android e iOS, ou entrar pelo site.

Então, é necessário que você preencha algumas informações, como número de celular, nome completo, CPF e e-mail. Também é possível criar uma conta para pessoa jurídica, utilizando os dados da sua empresa.

Assim, você já terá acesso aos produtos da Carteira Digital PagBank, como a possibilidade do cadastro de cartões de crédito de outros bancos e o depósito de dinheiro.

No entanto, todo o portfólio de produtos ainda não estará disponível caso você pare por aí. Para ter acesso à conta digital como um todo, podendo fazer empréstimos, investimentos e contratar seguros, você precisa enviar uma selfie (foto do seu rosto) e uma foto de um documento (RG ou CNH).

O cadastro, seja para os serviços da carteira digital, seja o que disponibiliza os serviços da conta digital, é bem simples. Vale lembrar, ainda, que ele é gratuito, assim como a manutenção da sua conta.

Como cadastrar seus cartões na carteira?

Dentro do aplicativo carteira digital PagBank, selecione a aba “cartões”. Então, toque em “adicionar novo” e inclua as informações do seu cartão de crédito. Então, no momento de fazer algum pagamento, selecione o cartão que você deseja utilizar e informe o código de segurança.

Ah, e vale lembrar que a empresa por trás desse operação, no caso o PagSeguro, é conhecido, consolidado no mercado e extremamente seguro.

Você se preocupa com a segurança de seus dados e informações pessoais na internet? Confira nosso post sobre segurança digital!

 

Cartões PagBank

Além dos cartões que você pode vincular à sua carteira digital, de outros bancos, a sua conta PagBank também oferece os próprios cartões. As opções são:

Cartão PagBank da conta

Com esse cartão é possível movimentar todo o saldo disponível na sua conta. Ele é gratuito, internacional, e permite que você faça compras online e em lojas físicas.

Cartão de crédito PagBank

Essa modalidade não é liberada a todos os clientes, apenas para alguns selecionados. Se esse for o seu caso, ele é sim uma ótima opção de cartão.

Você consegue parcelar suas compras, usar o saldo da sua conta para pagar a fatura, fazer compras online e em lojas físicas, sacar dinheiro, e ainda tem descontos e benefícios exclusivos.

Tudo isso de forma gratuita.

Cartão pré-pago

Por último, também é oferecido o cartão pré-pago PagSeguro. Ele é bem parecido com a primeira opção de cartão, com a diferença que você consegue deixar apenas o valor que deseja disponível para uso.

Ou seja, é uma opção para quem deseja deixar um cartão com outra pessoa, filhos ou funcionários, por exemplo. Dessa forma, só é possível gastar o saldo disponível no cartão, e você consegue acompanhá-lo pelo app carteira digital.

Para adquirir um cartão desse tipo, porém, você deve pagar R$12,90.

 

Tipos de cliente da conta PagBank

O PagSeguro divide seus clientes da conta PagBank em 2 grupos:

 

Como depositar dinheiro na sua carteira?

Como vimos acima, o vendedor já tem uma entrada de dinheiro automática em sua conta, que é por meio das suas vendas. Mas como o cliente consumidor terá saldo em sua carteira? Além disso, caso o vendedor queira depositar mais dinheiro na conta, como deve fazê-lo?

Uma das opções é o boleto bancário. Na sua conta PagBank você encontra a opção de emitir um boleto. Quando o paga, seja por meio de outra conta bancária, seja em dinheiro, em alguma lotérica ou banco, o dinheiro cairá na sua conta PagBank.

Em segundo lugar, há a opção de depositar por meio do Pix. No momento, grande parte dos brasileiros já ouviu falar do Pix e o utiliza. Se você é um dos que não o faz ainda, está perdendo tempo! As transferências via Pix são gratuitas, instantâneas e simplificadas. Confira nosso post sobre o Pix para saber mais!

Outra maneira de ter “dinheiro disponível” na sua carteira é vinculando um cartão de crédito à ela. Mas atenção: você não estará adicionando saldo à sua carteira, e sim tendo a possibilidade de utilizar seu limite do cartão por meio dela.

Além disso, é possível vincular também o cartão de débito virtual Caixa à sua carteira. Outros cartões de débito não são aceitos.

Cartão de débito virtual Caixa

A possibilidade de vincular um cartão virtual Caixa à conta PagBank atraiu muitos clientes no ano de 2020.

As pessoas que receberam o auxílio emergencial do governo tinham como opção emitir um boleto de alguma conta bancária e quitá-lo pela conta da Caixa Econômica Federal, ou cadastrar o cartão virtual em uma carteira digital que o aceitasse. A conta PagBank oferece as duas soluções.

 

Praticidade trazida pelo Pix

Ao falar sobre inovações no mundo digital e financeiro, é essencial citar, também, o Pix Banco Cental.

Se você é um consumidor, saiba que é possível utilizar sua carteira digital PagSeguro para efetuar pagamentos via Pix. Você consegue fazer transferências a amigos e, ainda, pagar estabelecimentos por meio de um QR Code.

No entanto, se você é um cliente PagSeguro vendedor, ou seja, tem um estabelecimento, saiba que é possível ampliar suas formas de recebimento por meio do Pix. É possível oferecer ao seu cliente tanto a opção de pagar pela maquininha de cartão, quanto por meio do Pix.

Apesar de o Pix já estar sendo amplamente utilizado por todo o Brasil, os pagamentos em estabelecimentos ainda representam cerca de 3% das suas transações totais, enquanto os outros 97% são as transferências. Isso ocorre, em grande parte, devido à falta de conhecimento dos lojistas dessa opção, que é bem vantajosa!

Receber via Pix tem taxas, mas elas são mais baixas que as existentes nas maquininhas de cartões. O arranjo institucional por trás de uma transação de cartão é mais complexo, e envolve mais intermediários do que o arranjo que subsidia o pagamento via Pix. Dessa forma, os agentes do mercado conseguem passar essa simplificação para o cliente final por meio do preço.

Sendo assim, considere oferecer essa opção aos seus clientes também! Todas as maquininhas da PagSeguro aceitam esse tipo de recebimento.

Conhecer as maquininhas PagSeguro

Vale ressaltar que oferecer apenas o Pix como meio de pagamento não é uma opção interessante. A maioria das pessoas ainda utiliza os cartões, e muitas delas desejam parcelar uma compra ou adiar seu pagamento apenas para o dia do pagamento da fatura, optando, assim, por uma compra no cartão de crédito.

Sendo assim, ter uma maquininha de cartões em seu estabelecimento é essencial.

Ranking melhores maquininhas segundo Educando seu Bolso

Posição Maquininha Saiba Mais
1 Moderninha Pro 2
Moderninha Pro 2 73% OFF
73% OFF
2 T3 Básico
T3 Básico 76% OFF
76% OFF
3 Point Pro 2
Point Pro 2 81% OFF
81% OFF
4 Sumup Solo Printer
Sumup Solo Printer 30% OFF
30% OFF
5 InfiniteSmart
InfiniteSmart 7% OFF
7% OFF
6 Minizinha Chip 3
Minizinha Chip 3 72% OFF
72% OFF
7 T2 + Básico
T2 + Básico 76% OFF
76% OFF
8 SumUp TOP
SumUp TOP 54% OFF
54% OFF
9 Point MINI NFC 1
Point MINI NFC 1 87% OFF
87% OFF
10 SafraPay Mini
SafraPay Mini

 

Ter uma carteira digital vale a pena?

Por fim, podemos ver que uma carteira digital consegue trazer algumas simplificações que podem ser vantajosas ao cliente. Além disso, na maioria das vezes a carteira é um produto gratuito.

Sendo assim, não custa testar! Ela pode acabar te salvando de alguma situação em que você tenha esquecido sua carteira física em casa, por exemplo.

E a carteira digital do PagSeguro?

Ainda, podemos afirmar que a carteira do PagSeguro é sim uma boa opção do mercado.

Como apresentamos ao longo do texto, ela se trata de um produto faseado: quando você se cadastra utilizando apenas seus dados, tem direito a uma carteira digital. Quando envia fotos de seus documentos, pode acessar o portfólio completo do PagSeguro, tendo, então, uma conta digital.

A conta oferecida pela marca é bem completa. No entanto, caso você queira conhecer outras opções, não deixe de conferir nosso Simulador de Contas Digitais! Por meio dele você pode conhecer diversos bancos e encontrar o melhor para você.

Ainda, caso queira ser um cliente PagSeguro vendedor, não deixe de conhecer as maquininhas da marca! Caso queira comparar suas condições com as de máquinas de cartões de outras empresas, confira nosso Simulador de Máquina de Cartão, e encontre a maquininha mais barata para você.

Conhecer o simulador agora

Ah, e caso tenha alguma dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *